Autor Tópico: A história dos motores movidos a Diesel  (Lida 1191 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

sergiorafael_punto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 263
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Mia macchina, mia anima!
A história dos motores movidos a Diesel
« em: 26 de Maio, 2011, 22:52:59 »
A história dos motores movidos a Diesel


''Muitos possuem uma ideia equivocada sobre os motores diesel e pensam que eles emitem mais poluentes que os movidos a gasolina/etanol. Ledo engano, apesar de serem mais robustos e utilizados em veículos pesados no Brasil, os motores de ciclo diesel emitem menos dióxido de carbono e são mais econômicos que os motores a gasolina com potência semelhante.

O projeto de um motor a Diesel foi lançado por Rudolf Diesel, em 1893 e, desde lá, houve uma grande evolução para redução de desvantagens, como o ruído e a aspereza de funcionamento.  No exterior, o motor a diesel equipa desde veículos básicos até os mais luxuosos. Já no Brasil, é proibido o uso dos motores diesel em veículos de passeio. Segundo as autoridades, a restrição aos motores a diesel para os carros de passeio está relacionada à grande demanda de consumo apresentada pelo setor de transporte de cargas. Como no Brasil a produção é escoada através das rodovias, todo o estoque de diesel é direcionado para este público.

Rudolf Diesel, engenheiro alemão, inovou ao produzir um propulsor que não cria centelha ao queimar o combustível. Sua dinâmica, denominada Ciclo Diesel, é caracterizada pela ignição por compressão, em que o combustível é injetado na câmara de combustão depois que o ar foi comprimido, levando o agente à autoignição. Desta forma, o motor Diesel tem alta taxa de compressão, aumentando sua eficiência.

O primeiro veículo equipado com motor Diesel foi o 260 D da Merdedes-Benz, muito utilizado pelos taxistas da época. Depois, diversas montadoras adotaram a tecnologia, como a Fiat em 1953 e a Peugeot em 1958.

Entre as principais evoluções estão a adoção do turbocompressor, em 1978 e da injeção direta, em 1986. Mas a injeção de duto único ou sistema Common Rail, em inglês, é a principal otimização. O Common Rail é um sistema de injeção de alta pressão, acima de 1.000 bars, que usa injetores do tipo piezoelétrico e gerenciamento eletrônico.

Como já foi citado, o motor Diesel emite menos poluentes que o motor a gasolina com potência semelhante, mas contribui para o efeito estufa e o aquecimento global, através da liberação excessiva de óxidos de nitrogênio (NOx). O setor automotivo trabalha na criação de alternativas para neutralizar o problema.

O que a área de desenvolvimento busca também é associar as vantagens dos motores de ciclo Otto e Diesel, com a criação da tecnologia HCCI (Homogeneous Charge Compression Ignition). O intuito é tornar o motor de ciclo Otto mais eficiente e com gerenciamento eletrônico mais preciso, como ocorre nos motores Diesel.

Em breve, as novas tecnologias estarão no mercado. Em 2007, no Salão de Frankfurt, a Merdedes-Benz apresentou o carro-conceito F700, equipado com o motor Diesotto, uma clara mescla dos dois tipos de ciclos. O Diesotto possui dois tubos sequenciais e é associado a um motor elétrico, chegando à potência de 261 cv com 1,8 litros de cilindrada.

É aguardar e ver o que os projetistas reservam para o futuro dos Motores Diesel!''


FONTE: Núcleo Empresarial de Oficinas Mecânicas Guarabira

97 Punto 55 SX Mk1

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: A história dos motores movidos a Diesel
« Responder #1 em: 27 de Maio, 2011, 17:15:32 »
É verdade o motor diesel emite menos CO2, mas o problema não é o CO2 são os outros poluentes que emite  :t_up:





sergiorafael_punto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 263
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Mia macchina, mia anima!
Re: A história dos motores movidos a Diesel
« Responder #2 em: 27 de Maio, 2011, 18:21:30 »
Concordo contigo Tifossi !

Os motores a gasóleo são bons, mais económicos, têm força ! Mas não tem nada a ver com os a gasolina...

Motor a gasolina é aquela base  :yeah:

97 Punto 55 SX Mk1

Hybs_1.4ie

  • Illuminati
  • Moretti

  • Offline
  • *****
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: A história dos motores movidos a Diesel
« Responder #3 em: 03 de Junho, 2011, 23:37:08 »
ainda bem que existe o diesel, a gasolina o gpl etc etc!!!
assim, podemos ter durante a nossa vida várias experiênciaS de condução!
actualmente se comprasse um carro novo ia ficar indeciso entre o diesel e uma maquina a gasolina para converter a GPL...
«« Fiat Uno sx70ie 1.4cc 71cv´s »»


hmlopes

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 589
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
Re: A história dos motores movidos a Diesel
« Responder #4 em: 08 de Junho, 2011, 14:56:58 »
O documento é muito parcial.

Para o mesmo consumo em litros, o gasóleo é mais poluente em tudo até no CO2.

A diferença é que o motor de ciclo diesel é mais eficiente e consome menos litros por cada 100Km.

Ainda assim, com menos CO2, emite mais NOx, SOx, PM10, sendo as ultimas responsáveis por cancro nas vias respiratórias.

Não há comparação. Quanto mais refinado for o combustível menores as emissões de poluentes.

Cumprimentos!

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: A história dos motores movidos a Diesel
« Responder #5 em: 08 de Junho, 2011, 16:05:09 »
A gasolina pode ser mais refinada mas os poluentes permanecem na natureza, mas isso são outras histórias.






hmlopes

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 589
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
Re: A história dos motores movidos a Diesel
« Responder #6 em: 09 de Outubro, 2011, 09:40:16 »
Sempre que sejam queimados combustíveis fosseis, estamos a libertar poluentes.

As emissões zero são o objectivo, mas não venham alguns defender acerrimamente os motores diesel, pois embora gastem menos que os gasolina e GPL (em litros) são mais poluidores em termos de emissões por litro de combustível queimado.

Cada um faz a sua opção, mas acho profundamente errado que se catalogue um determinado carro de ser pouco poluente apenas porque emite menos CO2.

Pela experiencia, ponham um 500 1.3Mjet e um twinair, por exemplo, a arrancar a frio numa garagem de cave e digam o cheirinho que se sentem de um para outro....
 :blush: