Autor Tópico: DIY- substituir comutador de luzes cinquecento  (Lida 3240 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

conti

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 47
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
DIY- substituir comutador de luzes cinquecento
« em: 02 de Junho, 2013, 23:11:31 »
      mudar comutador de luzes


Eu tive de fazer este trabalho porque de um momento para outro fiquei sem médios e não podia ser em pior hora ,cerca das 6:00 da manhã em pleno inverno e só podia conduzir com máximos e mínimos .Depois de ter procurado várias causas: lâmpadas fundidas (o que era estranho serem os 2 médios ao mesmo tempo mas...), fusíveis fundidos, botão das luzes , relés etc ...Depois de pesquisar na net cheguei á conclusão que era o comutador de luzes.


È um trabalho relativamente fácil

Ferramentas necessárias
chave de fendas e de estrela
chave de caixa 23mm
chave de bocas de 8mm
martelo
1 hora de trabalho +ou-
 

Talvez fosse melhor desligar a bateria ,mas eu não o fiz só desliguei a buzina retirando o cabo que vai á mesma para que não andasse a apitar quando fosse colocar a capa de buzina

Isto é o que vamos remover e substituir:



Ok , vamos endireitar a direcção e manter o volante o mais possível



Retiramos o centro do volante e buzina com uma cgave de fenda existem 3 clips que a seguram no sitio



Retiramos as duas molas, desapertamos a porca no centro do volante, podemos usar um roquete com chave de caixa de 23mm e segurando o volante com a outra mão, desapertar e retirar a porca e anilha , depois com o martelo dar uma pequena pancada no centro da coluna de direcção para ajudar a soltar o volante. Depois com uma mão de cada lado do volante agitar um pouco e puxar o volante (devagar para não ficar com o volante colado á testa).



Tenham atenção ao buraco que está na peça plástica que tem de coincidir com o perno que está na parte de trás do volante para quando montarem o novo poder desfazer o pisca



Retirar a protecção da coluna de direcção ,3 parafusos por baixo, separem as 2 metades para ter acesso á cablagem



Puxar a cablagem e as fichas para fora




Ao retirá-las não é preciso decorar onde o que liga aonde porque as fichas são bem diferentes e não há que enganar
                                                                                                         

Para remover o comutador , desapertar a porca de 8mm que segura o comutador á coluna, depois é só puxar para fora da coluna de direcção











Para colocar o novo


Fazer deslizar o comutador na coluna até ao fim, como não existe algo a impedir que o comutador rode para a direita ou para a esquerda como umas estrias para o manter no sitio certo acerta-se a olho mantendo as hastes do pisca e do limpa vidros o mais a direito possível e aperta-se a porca de 8mm para o fixar.






Agora acertamos a posição do buraco para que depois seja possível desfazer o pisca


Ligamos as fichas


E empurra-se a cablagem para dentro da coluna



Nesta altura o melhor é fazer um teste ligar a ignição e experimentar para ver se tudo está afuncionar.

 

Colocar as protecções da coluna



Recolocar o volante tendo em atenção o perno por trás do volante para ver se encaixa no pequeno "buraco" no comutador



Recolocar a anilha e a porca e apertar bem assegurando que fica bem justa



colocar as molas da buzina




localizar os 3 clips que a capa da buzina tem e encaixar no volante




Está feito!
Bruno conti

JoãoDiogoSilva

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: DIY- substituir comutador de luzes cinquecento
« Responder #1 em: 02 de Junho, 2013, 23:33:43 »
Bom D.I.Y., dá jeito mesmo para quem outros modelos! Obrigado  :t_up:

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: DIY- substituir comutador de luzes cinquecento
« Responder #2 em: 03 de Junho, 2013, 11:18:00 »
Quando se está a tirar um volante deve-se desapertar a porca mas não totalmente.

A porca deve ficar a uns 3 ou 4 fios de rosca do fim. Assim pode-se bater e puxar o volante à vontade... Nunca se corre o risco de ficar com a testa "tatuada"!

Depois do volante solto, tira-se então a porca!  :t_up:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: DIY- substituir comutador de luzes cinquecento
« Responder #3 em: 03 de Junho, 2013, 14:41:38 »
podes tirar a porca por completo, o volante solta-se a bater alternadamente nas 3 e nas 9 horas com os punhos fechados estilo "murro-na-mesa", assim não salta
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Pedroso

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 398
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Eles andem ai..."
Re: DIY- substituir comutador de luzes cinquecento
« Responder #4 em: 03 de Junho, 2013, 15:02:53 »
Uma duvida... Aqui tu falas em médios ou máximos? Não são coisas distintas?
Fiat Cinquecento - Red Machine

conti

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 47
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: DIY- substituir comutador de luzes cinquecento
« Responder #5 em: 03 de Junho, 2013, 22:13:33 »
Uma duvida... Aqui tu falas em médios ou máximos? Não são coisas distintas?

Sim são coisas distintas o que eu disse é que não tinha médios portanto só podia usar os máximos e os mínimos  :t_up:
Bruno conti

Braz

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1713
  • Karma:
    +3/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: DIY- substituir comutador de luzes cinquecento
« Responder #6 em: 09 de Junho, 2013, 15:08:12 »
Tive de mudar o do meu Cinquecento.

De tão fácil que é nem precisei pesquisar sobre DIY. Aquilo é tudo muito simples!  :d_grin: :t_up:

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD