mudar comutador de luzesEu tive de fazer este trabalho porque de um momento para outro fiquei sem médios e não podia ser em pior hora ,cerca das 6:00 da manhã em pleno inverno e só podia conduzir com máximos e mínimos .Depois de ter procurado várias causas: lâmpadas fundidas (o que era estranho serem os 2 médios ao mesmo tempo mas...), fusíveis fundidos, botão das luzes , relés etc ...Depois de pesquisar na net cheguei á conclusão que era o comutador de luzes.
È um trabalho relativamente fácil
Ferramentas necessáriaschave de fendas e de estrela
chave de caixa 23mm
chave de bocas de 8mm
martelo
1 hora de trabalho +ou-
Talvez fosse melhor desligar a bateria ,mas eu não o fiz só desliguei a buzina retirando o cabo que vai á mesma para que não andasse a apitar quando fosse colocar a capa de buzina
Isto é o que vamos remover e substituir:
Ok , vamos endireitar a direcção e manter o volante o mais possível
Retiramos o centro do volante e buzina com uma cgave de fenda existem 3 clips que a seguram no sitio
Retiramos as duas molas, desapertamos a porca no centro do volante, podemos usar um roquete com chave de caixa de 23mm e segurando o volante com a outra mão, desapertar e retirar a porca e anilha , depois com o martelo dar uma pequena pancada no centro da coluna de direcção para ajudar a soltar o volante. Depois com uma mão de cada lado do volante agitar um pouco e puxar o volante (devagar para não ficar com o volante colado á testa).
Tenham atenção ao buraco que está na peça plástica que tem de coincidir com o perno que está na parte de trás do volante para quando montarem o novo poder desfazer o pisca
Retirar a protecção da coluna de direcção ,3 parafusos por baixo, separem as 2 metades para ter acesso á cablagem
Puxar a cablagem e as fichas para fora
Ao retirá-las não é preciso decorar onde o que liga aonde porque as fichas são bem diferentes e não há que enganar
Para remover o comutador , desapertar a porca de 8mm que segura o comutador á coluna, depois é só puxar para fora da coluna de direcção
Para colocar o novo
Fazer deslizar o comutador na coluna até ao fim, como não existe algo a impedir que o comutador rode para a direita ou para a esquerda como umas estrias para o manter no sitio certo acerta-se a olho mantendo as hastes do pisca e do limpa vidros o mais a direito possível e aperta-se a porca de 8mm para o fixar.
Agora acertamos a posição do buraco para que depois seja possível desfazer o pisca
Ligamos as fichas
E empurra-se a cablagem para dentro da coluna
Nesta altura o melhor é fazer um teste ligar a ignição e experimentar para ver se tudo está afuncionar.
Colocar as protecções da coluna
Recolocar o volante tendo em atenção o perno por trás do volante para ver se encaixa no pequeno "buraco" no comutador
Recolocar a anilha e a porca e apertar bem assegurando que fica bem justa
colocar as molas da buzina
localizar os 3 clips que a capa da buzina tem e encaixar no volante
Está feito!