Aqui está um guia de como eu fiz a operação. Fica como primeiro esboço, sujeito a sugestões e críticas de melhoria!
A bomba, pelo que percebo, é igual em qualquer Uno, mk1 e mk2, turbo ou aspirado.
A única especificidade estará nos Uno 45 (mk1), com o motor 903cm3, que não tem servofreio.
Material necessário:
- Bomba de travões;
- Oleo de travões (DOT4 ou DOT5.1);
- Chave colarinho de 11mm para desapertar os tubos rígidos. É como uma chave luneta mas com uma abertura numa ponta;
- Chave de 8mm, para os parafusos de purga;
- Uma seringa grande para retirar o óleo de travões do sistema;
- Água para atirar para cima de qualquer parte de chapa onde pingue óleo de travões;
- Panos;
- Manual Haynes.
1. Colocar panos debaixo da bomba e desligar os fios eléctricos do sensor de nível de óleo de travões:
2. Retirar a tampa do reservatório e respectiva bóia.
3. Com a seringa grande, retirar o líquido de travões do reservatório.
Como não sai todo, o ideal é, depois de retirado a maior parte do óleo de travões, abrir um parafuso de purga numa das rodas e carregar algumas vezes no pedal de travão para expulsar o líquido todo.
5. Retirar o reservatório do óleo de travões. Sai apenas puxando da bomba, para cima. É preciso algum tipo de alavanca; uma ideia é, com duas chaves de fendas, fazer duas alavancas de modo a fazer desencaixar o reservatório.
Primeiro a parte da frente, que abastece o pistão secundário:
E depois a de trás (que abastece o pistão principal), com a mesma técnica.
6. Reservatório retirado, pode lavar-se com água e sabão, desde que se seque muito bem antes de voltar a colocar.
7. Colocar WD40 nos tubos rígidos de travões, a preparar o seu desaperto da bomba.
8. Retirar, com a chave colarinho, as porcas tos tubos rígidos (11mm).
9. Com tubos rígidos retirados, a bomba desaperta-se do servofreio, desapertando duas porcas e anilhas de fixação.
10. Comparar bomba nova e velha, para ter a certeza que são iguais. Se sim, colocar a nova no sítio.
11. Retirar os pipos de protecção com uma chave de fendas e coloquei os tubos rígidos:
12. Lubrificar os o-rings de entrada do líquido com um bocadinho de óleo de travões novo.
13. Com muita força e paciência, recolocar o reservatório do óleo de travões. Entra só fazendo pressão, no sítio certo, até que encaixe.
14. Encher com óleo novo:
15. E sangrar o sistema, roda por roda, duas vezes.
É possível aceder aos parafusos de purga das 4 rodas sem as tirar. Os da frente acendem-se bem virando a roda para o lado de cuja roda se está a purgar; os de trás estão na parte superior do tambor, muito acessível.
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Recolocar a tampa e os fios eléctricos do sensor de nível:
E está! Pronto para as curvas!
Críticas e sugestões são bem vindas para ajudar quem precise de fazer este trabalho.