Autor Tópico: Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...  (Lida 6035 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Fermas

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 915
  • Karma:
    +1/-0
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« em: 07 de Março, 2007, 00:22:58 »
Este topico é sobre a lubrificação dos elevadores do meu carro (Fiat Coupe),mas dá em outros modelos que usem o mesmo sistema de "bicha" em expiral...
Todos nos sabemos (ou deveriamos) que a durabilidade e bom funcionamento dos componentes do automovel passa pela sua manuntenção.
Um dia destes decidi dar uma lubrificação nos elevadores e fechaduras,para manter e até melhorar o seu funcionamento.
A minha ideia inicial era desmonta-los e lubrifica-los cá fora,pois no sitio é impossivel,mas dada a complexidade do sistema e a multiplas afinações que tem,decidi efectuar uma lubrificação eficaz,mesmo montados no sitio.
Ora então cá vai...

Material necessario:
-1 chave fendas
-1 chave "Philips" vulgo estrela
-1 chave sextavada de 4mm
-1 berbequim
-1 broca de 4mm
-1 fita de isolar
-1 embalagem de spray lubrificante (o ideal é o das correntes das motas por ser muito duradouro e resistente)
-1 embalagem de lubrificante mais fino para as fechaduras (ex. WD40 ou Bala)
- Uma boa dose de paciencia... :wink:

Dificuldade:media/baixa
Tempo medio:45 min cada porta


Desforrar a porta:

Retirar o parafuso philips e abanar esta peça,para cima e para baixo até ela desencaixar:

Retirar a serie de 5 parafusos philips situados na parte inferior do forro:

Retirar todos estes parafusos com a chave sextavada (têm de retirar as tampas 1º):




Puxar com firmeza o forro da porta para desencaixar esta mola,que fica na lateral do forro,perto da fechadura:

Um aspecto da porta sem o forro:


Bem,então vamos a isto...identificar o tubo da "bicha" do elevador na parte inferior da porta,por baixo do plastico.Fazer um furo com cuidado para não danificar a "bicha" metalica que está no interior:


Depois desta operação introduzir o tubo do spray no interior e ao mesmo tempo fazer baixar e subir o vidro.Durante esta operação façam entrar o spray para dentro do tubo,para que ele se espalhe em todo o circuito:


Metade da operação já está,vamos então á parte de cima.Com a chave de fendas pressionar a patilha para fora e ao mesmo tempo empurrar a alavanca da abertura das portas no sentido do tablier.Ela vai desencaixar:



Repetir a operação feita em baixo...fazer o furo com cuidado e,com o elevador em funcionamento,injectar spray para o seu interior.Não tenham medo de por spray,se for em excesso ele vai sair nas extremidades das guias:



Para evitar entrada de pó pelos orificios podem concluir com a colocação de fita de electricista á volta do tubo,a tapar os buracos:


E chegamos ao final da operação de lubrificação dos elevadores.Vão notar uma boa diferença,tanto um desempenho mais rapido e com menos ruido pois vai ficar muito mais suave e silencioso.
Quanto á lubrificação das fechaduras,é muito basico,utilizem o lubrificante tipo WD40 ou Bala e dêm umas sprayzadas na direcção das fechaduras,por dentro das portas.Tambem devem mandar na parte visivel do lado de fora das portas.
Resta recolocarem tudo no sitio,inversamente á desmontagem para chegarem a esta imagem de novo:


A porta do passageiro é em tudo identica á do conductor...
Espero ter ajudado em alguma coisa e desculpem este looonnnggooo testamento!Alguma questão estejam á vontade...
Abraço e bejocas a todos os  :fiatistas:  

spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« Responder #1 em: 07 de Março, 2007, 00:57:16 »
bom trabalho.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

Tipo11

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165
  • Karma:
    +14/-21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« Responder #2 em: 07 de Março, 2007, 00:59:09 »
:bompost:  :palmas:
Vou fazer o mm ao meu, espero conseguir montar tudo de novo outra vez.  (lol)

E quanto aos vidros manuais? Pareço q tá tudo enferrujado dentro da porta qdo dou à manivela...  (lol)  

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« Responder #3 em: 07 de Março, 2007, 08:57:04 »
belo DIY :)

mas para lubrificar deveria ser algo mais duradouro... o wd40 e seus amigos tem uma tendencia para perder eficacia, temos ca alguem versado nestas andanças para recomendar o melhor lubrificante?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« Responder #4 em: 07 de Março, 2007, 12:04:00 »
O melhor lubrificante sem duvida é o Lubrificante de alta performance da BERNER.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

Fermas

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 915
  • Karma:
    +1/-0
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« Responder #5 em: 07 de Março, 2007, 19:47:54 »
Citar
belo DIY :)

mas para lubrificar deveria ser algo mais duradouro... o wd40 e seus amigos tem uma tendencia para perder eficacia, temos ca alguem versado nestas andanças para recomendar o melhor lubrificante?
Boas Luke!Leste o topico na diagonal :smash:
Os elevadores foram lubrificados com um dos melhores sprays que se pode usar.Agora não o tenho aqui,não sei a marca mas depois posto,é um spray especial para lubrificar correntes de motas e como devem imaginar é um spray muito duradouro e resistente á humidade.É daqueles que "ferve" quando é aplicado e adere de uma forma fantastica.Acredito que tenha os elevadores lubrificados para alguns anos...
Nas fechaduras é que usei Bala,convem que seja um lubrificante mais fino e de rapida penetração,para alem disso as fechaduras contêm material electrico e o outro spray é desaconselhavel.
Abraço!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« Responder #6 em: 07 de Março, 2007, 23:36:21 »
retiro o que disse :)

nas fechaduras n se usa grafite?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

RMace

  • Illuminati
  • Maserati

  • Offline
  • *****
  • 7432
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« Responder #7 em: 10 de Março, 2007, 23:51:52 »
Eu uso ou oleo de motor, massa consistente grafetada ou om spray da wurth.
CARISSIMO :d_umpf:
O material WURTH é bom mas é carissimo :pimba:
Em relação aos elevadores de vidro, desmonto, lavo tudo e lubrifico :d_smoke:
CASAL BOSS Rulez ! ! !

darth vader

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4410
  • Karma:
    +0/-0
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« Responder #8 em: 12 de Março, 2007, 22:38:19 »
WURTH ou o meu antigo spray de corrente da Mota  :d_naughty: , Chain Lube que ainda tenho  :d_cry: . o spray  (lol)

 :bompost:  

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« Responder #9 em: 13 de Março, 2007, 15:21:34 »
Citar
O melhor lubrificante sem duvida é o Lubrificante de alta performance da BERNER.
Um cliente Fiat

Massa consistente em spray e mais duradoiro, pratico e não agarra muito lixo





dj_edob

  • Visitante
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« Responder #10 em: 11 de Abril, 2007, 12:31:59 »
muito bom trabalho, parabéns

abraço

Pmak

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 414
  • Karma:
    +0/-1
Como Lubrificar Elevadores Eficazmente...
« Responder #11 em: 11 de Abril, 2007, 13:24:15 »
Excelente trabalho. :palmas:
Post muito bem documentado.
Parabéns. :t_up:  
Paulo Malaquias