Este topico é sobre a lubrificação dos elevadores do meu carro (Fiat Coupe),mas dá em outros modelos que usem o mesmo sistema de "bicha" em expiral...
Todos nos sabemos (ou deveriamos) que a durabilidade e bom funcionamento dos componentes do automovel passa pela sua manuntenção.
Um dia destes decidi dar uma lubrificação nos elevadores e fechaduras,para manter e até melhorar o seu funcionamento.
A minha ideia inicial era desmonta-los e lubrifica-los cá fora,pois no sitio é impossivel,mas dada a complexidade do sistema e a multiplas afinações que tem,decidi efectuar uma lubrificação eficaz,mesmo montados no sitio.
Ora então cá vai...
Material necessario:
-1 chave fendas
-1 chave "Philips" vulgo estrela
-1 chave sextavada de 4mm
-1 berbequim
-1 broca de 4mm
-1 fita de isolar
-1 embalagem de spray lubrificante (o ideal é o das correntes das motas por ser muito duradouro e resistente)
-1 embalagem de lubrificante mais fino para as fechaduras (ex. WD40 ou Bala)
- Uma boa dose de paciencia... :wink:
Dificuldade:media/baixa
Tempo medio:45 min cada porta
Desforrar a porta:
Retirar o parafuso philips e abanar esta peça,para cima e para baixo até ela desencaixar:
Retirar a serie de 5 parafusos philips situados na parte inferior do forro:
Retirar todos estes parafusos com a chave sextavada (têm de retirar as tampas 1º):
Puxar com firmeza o forro da porta para desencaixar esta mola,que fica na lateral do forro,perto da fechadura:
Um aspecto da porta sem o forro:
Bem,então vamos a isto...identificar o tubo da "bicha" do elevador na parte inferior da porta,por baixo do plastico.Fazer um furo com cuidado para não danificar a "bicha" metalica que está no interior:
Depois desta operação introduzir o tubo do spray no interior e ao mesmo tempo fazer baixar e subir o vidro.Durante esta operação façam entrar o spray para dentro do tubo,para que ele se espalhe em todo o circuito:
Metade da operação já está,vamos então á parte de cima.Com a chave de fendas pressionar a patilha para fora e ao mesmo tempo empurrar a alavanca da abertura das portas no sentido do tablier.Ela vai desencaixar:
Repetir a operação feita em baixo...fazer o furo com cuidado e,com o elevador em funcionamento,injectar spray para o seu interior.Não tenham medo de por spray,se for em excesso ele vai sair nas extremidades das guias:
Para evitar entrada de pó pelos orificios podem concluir com a colocação de fita de electricista á volta do tubo,a tapar os buracos:
E chegamos ao final da operação de lubrificação dos elevadores.Vão notar uma boa diferença,tanto um desempenho mais rapido e com menos ruido pois vai ficar muito mais suave e silencioso.
Quanto á lubrificação das fechaduras,é muito basico,utilizem o lubrificante tipo WD40 ou Bala e dêm umas sprayzadas na direcção das fechaduras,por dentro das portas.Tambem devem mandar na parte visivel do lado de fora das portas.
Resta recolocarem tudo no sitio,inversamente á desmontagem para chegarem a esta imagem de novo:
A porta do passageiro é em tudo identica á do conductor...
Espero ter ajudado em alguma coisa e desculpem este looonnnggooo testamento!Alguma questão estejam á vontade...
Abraço e bejocas a todos os