Autor Tópico: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito  (Lida 26891 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

ricardo teixeira

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« em: 16 de Janeiro, 2010, 00:07:08 »
Eu tinha 25 anos e concebi as 130R.

O conceito apresentado à direcção do concessionário F3Auto foi simples. Oferecer ao público tudo o que tinhamos desenvolvido para a pista, e que nos tinha possibilitado dar uma tareia aos 320D (na altura vencedores à geral das 24h de SPA). Ou seja, um tunning eficaz!

Eu fazia parte da direcção da F3 Auto Sport, departamento de competição da empresa, e nas férias entre as temporadas de 1999 (campeões) e 2000, desenvolvi e apresentei o conceito à direcção da empresa. Procurei fornecedores para as jantes, bacquets, barra AA, pneus, etc...

O dificil era o equilibrio entre o preço e o eficaz...

Depois, cada 130R era acabada ao gosto do cliente. Uns preferiam as bacquets vermelhas, outros em pele..... Mas eram sempre aconselhados e usarem as bacquets. Um carro que curvava e travava como as 130R tinham que manter o condutor no lugar....

O conceito original era:

- Travagem igual aos do CNV, discos de 286mm e pinças dos Fiat Coupe 20v Turbo

- Molas progressivas Sparco/OMP conforme o gosto do cliente (amortecedores de origem)
- Espaçadores de vias à frente de 15mm para cada lado
- tubos de travão em malha de aço à frente
- ponteira de escape Abarth
- Para choques da frente Abarth e saias laterais
- Spoiler HGT
- Oticas em lupa da Marea (descontinuados nos carros de serie)
- Jantes Stillauto, tipo Venon, com pneus Pirelli Drago
- Bacquest OMP
- Plasticos do tablier e portas pintados em aluminio
- Volante e punho em pele Abarth
- Pedais em aluminio Abarth/Sparco/OMP
- Placa numerada, e pequenas placas nos pilares das portas (detalhe para identificar as 130R originais)
- Logotipos nos guarda lamas dianteiros e mala

Em relação à programação, ela foi feita pelo Fernandes de Viseu. Nessa altura estavamos a tirar 165 cv dos motores de corrida (com limite até 190cv - configuração de origem). Nesse ano (1999) não partimos nenhum  motor , apenas um turbo aos 190cv para saber o limite.

Na opiniao dele, poderiamos ter 140cv nas 130R. No entanto uma decisão da direcção da F3 Auto fez com que o limite ficasse nos 130, por razoes de fiabilidade, consumos e garantia.

Num dia, ele vem ter comigo e diz: a programação está pronta, ficou com 128cv e está muito boa. Não faz fumo, não entra em emergência, e é extremamente progressiva.

A ideia era fazer a melhor programação possível até aos 130cv, e eu sei de várias fontes, testes e donos que nenhuma reprogramaçao até aos 150cv é melhor no dia a dia que a dos 130R.


Até porque perde-se a progressividade do turbo e as embragaigens vão-se.... assim como o fumo e os turbos...

Fico contente por 10 anos depois, ainda se falar nas 130R, na altura elogiadas por todos as que as conduziam. Um chassis fantástico, uma travagem espectacular e um motor viciante.

Hoje, já me começam a nascer alguns cabelos brancos e fez-me bem reler algumas coisas sobre aqueles tempos.

Se alguem duvidar do que digo, tenho comigo todos os ficheiros e placas numeradas das 130R, porque sabia que um dia a autenticidade delas seria posta em causa. Funciona assim como uma salvaguarda dos direitos de autor.

Abraço,
R
 

Tipo11

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165
  • Karma:
    +14/-21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #1 em: 16 de Janeiro, 2010, 12:38:53 »
Muitos Parabéns pelo projecto. Já vi uma 130R ao vivo, a nº 2, e está um trabalho fabuloso. :)

Abraço
p

Beni

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1488
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #2 em: 16 de Janeiro, 2010, 12:59:35 »
È bom ver o nosso empenho reconhecido ao fim de algum tempo, Parabens pelo belo projecto....
Nao tive ainda oportunidade de estar em contacto com alguma, mas nao me vou surpreender porque toda gente diz bem destas carrinhas...

Assú de origem :wacko:
Beni Martins . . .

xx-xx-CM

n0mad3

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1321
  • Karma:
    +12/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #3 em: 16 de Janeiro, 2010, 17:27:21 »
Ainda não fizesTE a apresentação :p

É aqui

Cria lá um tópico  -_-
...por Coimbra sempre a speedar :P
FIAT Uno 45s Evolution 12/1991

ricardo teixeira

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #4 em: 16 de Janeiro, 2010, 18:26:23 »
Obrigado.

já o fiz.


Abraço,
R

n0mad3

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1321
  • Karma:
    +12/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #5 em: 16 de Janeiro, 2010, 19:50:10 »
Agora ficamos a saber um pouco mais da história das 130R ;)

Continuas no ramo? Tens outro tipo de projectos?
...por Coimbra sempre a speedar :P
FIAT Uno 45s Evolution 12/1991

Ev0luti0n_Turbinas

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 435
  • Karma:
    +0/-0
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #6 em: 17 de Janeiro, 2010, 15:25:12 »
Deixei-te pm ricardo

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #7 em: 18 de Janeiro, 2010, 12:01:13 »
bem vindo ao fiatistas!

á muitos anos fiz uma peregrinação á F3 para ver o local onde os fiats eram tratados com garra!

estavam fechados,(era um sabado salvo) mas ainda consegui ver uns quantos bravos de cnv no parque, o 125 que foi para a prova de resistencia de 24 horas só com revisão feita e um santo-antónio la enfiado e que no final deixou todos de boca aberta quando foi desvendado o "segredo", queria ter visto os 127, mas estavam guardados a 7 chaves...

velhos tempos!

as 130R são uma lenda nacional do universo FIAT, um bem haja por tão boa ideia que tiveste!

os meus mais sinceros parabéns!

ja agora, uma pergunta :) como descobriste o forum?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

ricardo teixeira

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #8 em: 19 de Janeiro, 2010, 09:41:02 »
Obrigado pelas mensagens de apoio e felicitação que tenho recebido na minha caixa de mensagens.

Em relação à pergunta "como foi possivel viabilizar este projecto", fica aqui a resposta:

"Bem,

Basicamente os kits aerodinâmicos eram da abarth, por isso a responsbilidade (caso necessaria) seria da Fiat Auto Portuguesa em os homologar.

A reprogramação estava dentro dos parâmetros legais.

Os cintos eram os de origem, e ainda não se colocava em questão a situação dos bancos/bacquets.

Em relação às jantes, estavamos à espera que na altura o HGT ou o JTD GT já viessem com jantes 16 e assim a sua homologação tivesse efeitos retroactivos, mas isso nao aconteceu.

Quando coloquei o problema à direcção da F3 Auto eles disseram-me para não me preocupar, se os clientes tivessem problemas, a direcção comercial trataria do assunto. E assim aconteceu em alguns casos, mas eu ja nao trabalhava lá.

O truque era ulitizar a prata da casa, que ja estaria homologada por defeito.

O nome 130R foi colocado à apreciação da Fiat em Itália, e eles estavam interessados nesse projecto (pediram-nos um carro), mas a Fiat Portuguesa fechou-nos a torneira e não forneceu mais JTD's enquanto não paramos a sua montagem.

Soubemos que eram os outros concessionários, que não dispunham do nosso know-how, que pressionaram a Fiat Portuguesa para não perderem clientes..."

Abraço,
R

ricardo teixeira

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #9 em: 19 de Janeiro, 2010, 09:44:39 »
Muitos Parabéns pelo projecto. Já vi uma 130R ao vivo, a nº 2, e está um trabalho fabuloso. :)

Abraço
p

Uma nota que ficou em segredo muito tempo..... :rolleyes:

A ordem da 130R não foi bem a da numeração das placas...

A primeira 130R a rolar em estrada era o meu carro de serviço. Levava-o para as provas, e muitas vezes serviu para tirar peças para os carros de CNV que tinham precauços nos treinos ou nas primeiras mangas. Levou depois o numero 6 penso eu.... ja nao me lembro.

O primeiro protótipo foi uma 130R branca que montei para a Exponor e para as revistas. Tinha molas demasiadamente baixas que depois foram substituidas....

Abraço,
R

ricardo teixeira

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #10 em: 19 de Janeiro, 2010, 09:48:22 »
queria ter visto os 127, mas estavam guardados a 7 chaves...

ja agora, uma pergunta :) como descobriste o forum?

Os 127 tinham as cabeças de grupo 2 com umas sedes de valvulas muito finas (para não perturbar o fluxo de ar) e que oxidavam muito facilmente se expostos às intempéries. Tinham que ficar sempre guardados ou depois não pegavam e tinham que se rodar válvulas novamente.

Descobri o forum pois encontrei uma 130R à venda no standvirtual e depois fiz uma pesquisa para ver como andava a sua fama/reputação.

Abraço,
R

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #11 em: 19 de Janeiro, 2010, 20:39:33 »
espero bem que fiques por aqui, não é todos os dias que aparece alguem que realmente percebe do que fala  B)

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

ducato100

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 111
  • Karma:
    +0/-0
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #12 em: 20 de Janeiro, 2010, 02:32:19 »
salvo erro a da exponor era preta mas eu vou procurar a foto e coloco aqui...

cheguei a ver algumas, incluindo uma que não tinha baquets, era de um velhote ali pros lados de Custóias salvo erro, preta também.

As jantes acho que as conseguiram homologar assim como um punto Gt amarelo que saiu de lá com OZ F1 em 15 e homologadas e faróis traseiros fumadas.

Foi pena o que aconteceu à casa, muito em parte por pressões posteriores às 130r e motivadas por elas...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #13 em: 20 de Janeiro, 2010, 11:30:29 »
Os 127 tinham as cabeças de grupo 2 com umas sedes de valvulas muito finas (para não perturbar o fluxo de ar) e que oxidavam muito facilmente se expostos às intempéries. Tinham que ficar sempre guardados ou depois não pegavam e tinham que se rodar válvulas novamente.

Descobri o forum pois encontrei uma 130R à venda no standvirtual e depois fiz uma pesquisa para ver como andava a sua fama/reputação.

Abraço,
R

reza a lenda que utilizavam material da gozolli.. e vero?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

ricardo teixeira

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 15
  • Karma:
    +0/-0
Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #14 em: 20 de Janeiro, 2010, 20:15:35 »
Sim, o maior fornecedor de material era o Gozzolli.

Nos 127 era a cabeça de 8 janelas, a arvore de cames, os pistões, o conjunto de rapports, colector de escape, e autoblocante.

Os carburadores eram uns Weber 36DCNF e os amortecedores eram uns Koni modificados.

Abraço,
R