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Desde as primeiras décadas do século XX circularam pela Argentina as primeiras unidades Fiat. Em 1919, a FIAT de Turim estabelece uma filial em Buenos Aires e 4 anos mais tarde, em 1923, constitui-se a Fiat Argentina S.A. para a venda e assistência técnica dos automóveis e caminhões importados da Itália. Em 1948 é criada a DAL (Delegação FIAT para a América Latina), com a missão de estudar a possibilidade de contribuir com técnicos e capital ao desenvolvimento do país em âmbitos fundamentais como a agricultura, a energia e o transporte. A sede é estabelecida na rua Sarmiento 767, Buenos Aires. A atividade inicial da Fiat na Argentina esteve vinculada com o agro. Com esse fim, cria-se em 1949 a Agromecânica S.A.C.I.F. para a comercialização, importação e assistência técnica de tratores Fiat. Outro ramo de atividade foi a manutenção e assistência técnica de grandes motores diesel. A empresa dedicada a esta atividade, Fidemotor, foi fundada em 1951.Em 1952, a Fiat S.A. da Itália celebra um acordo de assistência técnica com a fábrica de tratores da empresa estatal IAME (Industrias Aeronáuticas y Mecánicas del Estado). Primeiro o agro e os ferrocarrrilesPara a produção de tratores, é criada em 1954 Fiat Someca Construcciones Córdoba (mais tarde Fiat Concord) mediante um acordo com IAME e SEVITAR. A fábrica é construída nesse mesmo ano no município cordobês de Ferreyra. No ano seguinte é erguida na mesma cidade a fábrica de Grandes Motores Diesel. Em 1956, a Fiat ganha uma licitação da Ferrocarriles Argentinos para o fornecimento de 300 locomotivas Diesel e seus reboques. Este acordo serviu de base para a constituição da Materfer, empresa destinada à produção de material de rodagem ferroviário. A fábrica também é construída em Ferreyra, Córdoba, sendo inaugurada em 1958. Em 30 de setembro de 1959, o governo argentino aprova a proposta da Fiat de investir 4,5 milhões de dólares para a construção de uma fábrica no município de Caseros. Em 8 de abril de 1960, um Fiat 600 D cinza claro torna-se o primeiro Fiat argentino. Pouco tempo depois soma-se à linha de produção o 1100, completando entre ambos modelos uma produção de 4000 unidades nesse ano. Em 1963, deixa de ser produzido o Fiat 1100 e é lançado o Fiat 1500 Gran Clase cuja versão familiar é dada a conhecer no ano seguinte. Em 1964, começa a exportação de partes para a fabricação de automóveis na República do Chile. A linha cresce com os modelos Pick Up Multicarga, o 1500 cupê e o Fiat 770 cupê, que em 1966 muda sua denominação por 800 e acrescenta a versão Spider Fiat, líder do mercado argentinoEm 1967, a Fiat lidera o mercado local com uma participação de 23% e uma produção superior a 40.000 unidades. A produção chega a 50.000 em 1969 quando é lançado o Fiat 1600, sucessor do 1500. Nesse mesmo ano, começam a ser produzidos em Ferreyra os primeiros caminhões pesados 619 N. Em 1970, é lançada a cupê 1600, um modelo exclusivo para a Argentina. A produção da empresa continuou crescendo e em 1971, ao lançar-se o Fiat 128, superava 60.000 unidades anuais. É criada a IAVA S.A. (Industria Argentina de Vehículos de Avanzada), empresa destinada à construção de automóveis especiais. No ano seguinte, o Fiat 1600 é substituído pelo 125. Realiza-se a exportação de partes para a fabricação de automóveis na República Oriental do Uruguai. Começa a exportação de peças à casa matriz de Turim e de motores do modelo 128 à Iugoslávia para a fabricação do modelo Yugo. Também a Colômbia é outro destino das exportações da Fiat. Desde meados dos anos 60, o Fiat 600 é o carro mais vendido do país, e em 1976 alcança o récord de 250.000 unidades produzidas. Baseado em sua mecânica aparece em 1977 o Fiat 133. Sevel e a fusão com PeugeotEm 1980 se realiza a fusão com a Peugeot, formando a Sevel S.A. Em 1982 é produzido localmente o Fiat 147. Em 1985 é lançada a linha Regatta e a oferta se amplia em 1987 com o Duna e em 1989 com o Uno.Em 1995, a Fiat Auto decide retomar o controle de sua filial argentina e anuncia um investimento de 600 milhões de dólares para a construção de uma fábrica na província de Córdoba. Em apenas 18 meses a fábrica é inaugurada oficialmente, no dia 20 de dezembro de 1996. Em abril de 1997 começam a ser produzidos os modelos Siena e Palio.