Autor Tópico: Mudar óleo Panda Multijet  (Lida 5923 vezes)

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pgainf

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Mudar óleo Panda Multijet
« em: 24 de Novembro, 2011, 15:20:50 »
Greetings!

Resolvi fazer este post para descrever como se muda o óleo a um Fiat Panda Multijet.
É uma operação fácil mas requer algumas ferramentas fora do normal, que parece que foram escolhidas de propósito para dificultar o trabalho, às pessoas em que querem realizar esta tarefa em sua casa.

O que é necessário:

- Chave allen tamanho 12mm para o bojão do óleo. É uma chave grande que quase ninguém tem em casa, e não vem em conjuntos de chaves allen. Custo 2,5€ numa loja de ferragens.



- Chave de caixa tamanho 27mm, para desapertar o filtro de óleo. É mesmo muito grande. Não vem nos conjuntos que normalmente se compra. Mesmo no Aki não havia à venda. Na ebay arranja-se por 5€. Em casas de ferragens deve ser o mesmo. Eu tive de me desenrascar doutra maneira desta vez...



- Chave de desapertar porcas (chave de caixa) tamanho 8.

- Chave torx tamanho 8



(Arranjem um conjunto de chave de encaixe com várias pontas para as duas ferramentas descritas acima)



- Alguns plásticos grandes para não sujar o chão. (Jornais não resulta tão bem porque ensopam).

- Recipiente para deixar escorrer o óleo que não seja alto demais para colocar debaixo do carro. Um alguidar que aguente 3.5lt serve. Custa 1 a 2 euros...

- Luvas de plástico para proteger a pele.

- Funil para entornar o óleo novo para dentro do motor.

- Tijolo baixo (melhor que seja de cimento) para subir para cima deste com a roda direita do carro.
O macaco da Fiat não levanta muito o carro. Apenas o suficiente para mudar o pneu.

- Roupas velhas para sujar.

- Pano velho para limpar o óleo das mãos e ferramentas quando preciso.

- Garrafão velho para deitar o óleo velho.

Procedimentos:

Andar 5 a 10 minutos com o carro para aquecer um pouco o óleo.

Parar o carro num local plano subindo com a roda direita do carro para cima do tijolo baixo. Puxar o travão de mão!
O bojão no carter fica assim mais acessível.

Usar o macaco da Fiat no carro como segunda segurança, não vá o carro descair.

Vestir as roupas velhas e colocar os plásticos no chão. Vestir as luvas.
O óleo pode vir quente.

Usar a chave allen tamanho 12mm para desapertar o bojão.
Se estiver difícil de sair usar uma chave de caixa em L, encaixada na chave allen e depois com um martelo ir dando cacetadas na chave allen, para ir desapertando o bojão. No meu carro tive de dar umas 10 cacetadas. Cacetadas com o pé não resultou...



Para os esquecidos desapertar é no sentido inverso do relógio e para apertar, no sentido do relógio.

Quando começar a girar meter o alguidar debaixo do bojão e ir rodando a chave allen com a mão.
O bojão salta para o alguidar e o óleo escorre durante alguns minutos.
Apanhar depressa o bojão e limpar com o pano. O alguidar vai encher...

Se quiserem podem tentar baixar o carro para escorrer mais um bocadinho. Não vi grandes saídas de óleo com isso.

Agora vamos tratar do filtro do óleo.

Abrir o capot.



Ao lado da tampa amarela onde se colocar o óleo novo está um corpo arredondado preto (junto ao tubo grosso que vai da frente do carro ao motor), que é uma protecção metálica à caixa do filtro de óleo.

Desapertar as 3 porcas que prendem esta tampa metálica.
É necessário desapertar o tubo grosso que está a impedir um pouco o caminho.
É só pressionar por cima e por baixo do tubo, que o encaixe sai bem.

Numa das porcas usa-se uma ponta de chave de caixa tamanho 8, se não me engano, encaixada na chave de apertar.
Nas outras duas porcas (parafusos...) muda-se para a ponta de torx.

Salta então fora a protecção do filtro do óleo.
Esta deve servir para impedir que se rompa o filtro de óleo quando há um acidente.
Com a chave de caixa tamanho 27mm desapertar a cabeça do filtro do óleo. É uma peça em plástico.

Convém ter uma ferramenta destas para usar com a chave de caixa.


Trocar o miolo do filtro do óleo (em papel) por um novo.
Trocar a borracha (anel grande à volta da tampa) pela borracha nova. Podem com o dedo passar óleo pelo anel.
Dizem que ajuda na pressão que o filtro do óleo sofre, quando o motor está em funcionamento.

Quando tiram o filtro fora, cai mais óleo pelo bojão. Mas só por lá.

Apertar o filtro à mão. No final apertar um pouco com a chave de caixa. Mas só um bocadinho. Não partam o filtro!
Ele não vai a lado nenhum.

Montar a tampa de protecção e colocar o tubo grosso no sitio.

Apertar o bojão debaixo do carro. Primeiro à mão e depois no final com a chave allen.
Lembrem-se do quanto custou a sair. Não apertem demais. Duas apertadas com força à mão deve ser o suficiente.

Colocar 2,8 lt para dentro do motor do carro (tampa amarela), usando o funil. Cuidado não colocar demais! Estraga o motor!
Ver o nível na vareta do motor passados +- 2 minutos.
Deve estar a nível. Não precisa estar mesmo em cima a saltar o máximo.
Mais de meio é suficiente. Se espetarem mais de 3lt lá para dentro fizeram m****...
Como o óleo é muito transparente e não se consegue ver bem, na parte de trás da vareta vê-se por vezes melhor.

Passados uns dias ver novamente e se quiserem, acertar para o topo, mas cuidado!
Nas oficinas têm a mania de espetar óleo a mais. o que depois pode trazer problemas de segmentos e etc, por excesso de pressão dentro do motor.
Bom negócio para eles...

Li num site Polaco, que este motor tem forma de se livrar do óleo a mais, mas não arrisquem.
Na realidade não há muito informação sobre Pandas em fórums. É carro de gaja nos países ricos do sul.
Nos sites ingleses há muita informação e polacos também (usar tradutor do google).
 
O filtro do ar é muito fácil de mudar.
Basta uma chave de caixa tamanho 6 e tira-se fora os 3 parafusos mesmo em cima do motor.
O filtro aparece e é só mudar.

O óleo e filtro de óleo estou a trocar em intervalos de 15.000km.
O filtro de ar deixei estar porque parecia quase novo.

A Fiat recomenda trocar o filtro de ar de 30.000 em 30.000km.

O óleo que usei foi o Shell Helix Ultra 5w40.
(Não precisa de dizer diesel na frente. Na descrição nas 'costas' fala sempre de recomendado para carros a gasolina e diesel com turbos, injectores e etc).

Custou 19,99€ no Jumbo (Novembro 2011), garrafão 4lt. E é verdadeiro 100% sintético. Não da treta como alguns da Castrol e da Dephi e espantem-se, Mobil...

Sabe-se que um óleo serve para um motor moderno a gasóleo quando diz B4 nas normas.

Se o vosso carro tiver Filtro de partículas é preciso que diga também C3 nas normas.

Este óleo que comprei até tinha a aprovação da Fiat para 30.000km

Fiat 9.55535-Z2.

No manual do meu Fiat Panda Multijet 2004 até só pede a norma abaixo
9.55535-N2.

Ambas servem para 30.000km.

Mas prefiro só fazer 15.000km para estar mais descansado.
Mas se tivesse pago o balúrdio que pedem pelo óleo Selénia WR (fabricante Petronas que é a empresa monopolista da Málasia) talvez fizesse os 30.000km.

Mas o Shell Helix Ultra em Normas até é melhor e foi super barato.

Site explicativo do que significam as normas da Fiat, em húngaro.
Usar o tradutor do google.
http://tribologic.hu/hirek/az-uj-fiat-955535-motorolaj-specifikaciok-reszletei

Um bom óleo que podem usar e se encontra a 25€ muitas vezes no jumbo é o Bp Visco 7000.
Bom também para os 15.000km. Mas não tem a norma da Fiat. Se quiserem fazer os 30.000km procurem a norma da Fiat.
Para 15.000km a norma B4 é suficiente. É apenas o que vêm escrito no óleo 5w40 da Galp e que custa +60€. Muitas oficinas das marcas usam Galp.

A norma da GM para estes motores, onde eles recomendam 50.000km entre mudas de óleo, é a GM-LL-B-025.
Se virem esta norma num garrafão de óleo, ao invés da norma da Fiat, podem ficar descansados que serve bem para 30.000km.

O óleo da marca do Leclerc é muito bom em normas e tem a norma GM-LL-B-025 mas anda a subir de preço... 29€. Prefiro comprar o Visco 7000 por 25€.

Se fizerem muitas viagens Lisboa/Porto a 160km/h, o caminho todo ou se fizerem muitos percursos de 5/10 minutos, onde motor não tem tempo de aquecer, trocar de óleo mais cedo.
 
Já li que para estes motores multijet a Fiat entrou com o knowhow (estava falida na altura) e a Opel através da GM entrou com o 'guito'.
Estes motores (multijet 1.3) são fabricados para as duas marcas numa fábrica na Polónia.

A Suzuki usa também estes motores no Swift, mas tem uma fábrica própria na Hungria.

Eu adoro este motor e foi por isso que comprei o Panda.
Tenho feito vários depósitos, com média de computador de bordo, de 3.9lt/100km, em Lisboa e circulares à volta desta.
Uso sempre gasóleo de Hipermercado que é muito bom! Pingo doce e Intermarché são do melhor!

Parece que o truque para gastar pouco (motor a gasóleo) é não passar muitas vezes das 2500rpm. E fazer condução defensiva como se estivessem sempre a conduzir em chuva. Correr de um semáforo para o outro é ser idiota.

No meu motor foi feita uma repro (para consumos) por um individuo muito porreiro e explicativo de Alverca. O carro anda nas horas se se quiser. Dá 180km/h a brincar.
No Google ver  'Repro Alverca'.

Cumprimentos e espero que tenha sido útil.

ps.Eu tive de ir vestido com roupas velhas comprar ferramentas a 1km da minha casa, porque não encontrei informação útil em lado nenhum, sobre os tamanhos exagerados de ferramentas, escolhidos para afastar o pessoal que gosta de fazer as coisas em casa.

O que por vezes parece super simples e ninguém explica em lado nenhum, fica complicado quando se está com o carro no ar e todo besuntado de óleo.
« Última modificação: 24 de Novembro, 2011, 15:39:36 por pgainf »

Artur Branco

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Re: Mudar óleo Panda Multijet
« Responder #1 em: 24 de Novembro, 2011, 17:36:36 »
Vou fazer só alguns reparos. Não quer dizer que tenhas feito mal, é apenas outra visão (sempre útil) das coisas.

1º- O bujão não se deve desapertar à cacetada... Deves aumentar o "rabo" da ferramenta de forma a teres balanço suficiente. É o efeito alavanca. À cacetada corres o risco de estalar o carter. A força tem de ser feita de forma progressiva e continuada.

2º- Escorrer o óleo com o carro inclinado é um erro. Tu dizes para escolher um sitio plano e depois metes uma roda em cima de um tijolo... O óleo deve escorrer com o carro o mais direito possível, para evitar que fiquem "bolsas" de óleo velho no motor. Compra 4 preguiças (não são caras) e levanta o carro todo por igual. É mais seguro e aficaz.

3º- Depois de colocares a quantidade de óleo recomendada pelo fabricante deves ligar o motor por uns segundos. Isto serve para "encher" o filtro... Só depois terás o nível correcto, a ponto de o verificares com a vareta.

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

HSInfor

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Re: Mudar óleo Panda Multijet
« Responder #2 em: 27 de Dezembro, 2011, 08:05:51 »
Oi Dude,

O panda é muito fácil de mexer seja no que for, está tudo ali à mão. Se achas difícil quando voltar a mexer no banal filtro de ar do C4 chamo-te, quase que é preciso tirar o motor fora e mesmo assim é preciso fazer ginástica para lá chegar... muito mau design... francius....

video:    Citroen C4 1.6 HDI Air & Oil Filter Change


Chaves sextavada de 12mm e de caixa 27mm é ferramenta de oficina ainda normal, depois mostro-te umas chaves que praqui tenho  :laugh:

Para levantar o carro o melhor são rampas, há na norauto a 35€ cada em metal, também já vi em madeira feitas em casa muito boas.

Stilo MW JTD 115

Bizarro

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Re: Mudar óleo Panda Multijet
« Responder #3 em: 27 de Dezembro, 2011, 08:51:43 »
Greetings!


- Tijolo baixo (melhor que seja de cimento) para subir para cima deste com a roda direita do carro.
O macaco da Fiat não levanta muito o carro. Apenas o suficiente para mudar o pneu.

Um conselho:

- Não utilizes tijolos para colocar debaixo do carro.  ;)
small sports car...


Artur Branco

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Re: Mudar óleo Panda Multijet
« Responder #4 em: 27 de Dezembro, 2011, 11:09:16 »
Um conselho:

- Não utilizes tijolos para colocar debaixo do carro.  ;)

x2  :t_up:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

JoãoDiogoSilva

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Re: Mudar óleo Panda Multijet
« Responder #5 em: 27 de Dezembro, 2011, 13:05:39 »
A coisa do tijolo foi a primeira coisa em que pensei.. De qualquer forma, muito bom trabalho, está um belo DIY

pgainf

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Re: Mudar óleo Panda Multijet
« Responder #6 em: 16 de Abril, 2013, 15:10:44 »
Greetings!

Entretanto descobri este video que demonstra como fazer o processo de forma simples:

Fiat 1.3 Multijet Diesel Engine Oil Change