Autor Tópico: Problema Algo Insolito  (Lida 2244 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

mauzinho

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 57
  • Karma:
    +0/-0
Problema Algo Insolito
« em: 30 de Dezembro, 2008, 22:58:23 »
tenho um problema numa marea 2.4td depois de levar um termostato novo (abre foi testado antes de montar)ainda tenho o mesmo problema a temperatura vai subindo lentamente ate ao vermelho manda a agua toda fora mas o radiador nao aquese e nao liga o ventilador e ainda outra a sofagem tambem nao da quente a bomba de agua esta boa ja se viu.pergunto eu a quem me possa responder o que sera

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Problema Algo Insolito
« Responder #1 em: 31 de Dezembro, 2008, 00:39:59 »
O meu pai teve um problema igual numa L200 de 1987. Levou termostato novo, mas a temperatura subia até lá cima, deitava agua fora e nada de arrefecer, mas tinha o ar quente no ventilador.

Sem o termostato não aquecia. Quando fomos ver, o termostato novo, também testado, depois de ter sido colocado, por algum motivo deixou de funcionar e nem indo novamente a dentro de uma panela se voltava a abrir. Limpámos muito bem o termostato antigo (já com 20 anos), colocámos lá e voilá, nunca mais aqueceu.
De notar que o antigo termostato tava habituado a água de torneira e ficou meio avariado quando lavámos o radiador e respectivo sistema de refrigeração e lhe deitámos anti-congelante do modelo.
Fora com o anti-congelante que estava limipinho, termostato antigo já bem limpinho, água destilada desta vez e pronto. Já tá assim á um ano, já levou uma ou outro puxete e a temperatura nem subiu.

Agora se não sair ar quente no ventilador...não será algum tubo entupido? É que a bomba de água pode tar boa, o termostato ser novo, mas alguma tubagem estar entupida, não permitindo que o líquido chegue ao radiador. No caso da Marea não sei onde fica o sensor de temperatura mas se fica no radiador, e se este não aquece é porque a água quente não tá a chegar lá e por consequente a ventoinha não liga, visto que a água que lá está, lá fica.
Era mesmo água ou anti-congelante?
 
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

José Fernandes

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Zé Foguete
  • 13303
  • Karma:
    +14/-37
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Problema Algo Insolito
« Responder #2 em: 31 de Dezembro, 2008, 00:54:08 »
Citar
O meu pai teve um problema igual numa L200 de 1987. Levou termostato novo, mas a temperatura subia até lá cima, deitava agua fora e nada de arrefecer, mas tinha o ar quente no ventilador.

Sem o termostato não aquecia. Quando fomos ver, o termostato novo, também testado, depois de ter sido colocado, por algum motivo deixou de funcionar e nem indo novamente a dentro de uma panela se voltava a abrir. Limpámos muito bem o termostato antigo (já com 20 anos), colocámos lá e voilá, nunca mais aqueceu.
De notar que o antigo termostato tava habituado a água de torneira e ficou meio avariado quando lavámos o radiador e respectivo sistema de refrigeração e lhe deitámos anti-congelante do modelo.
Fora com o anti-congelante que estava limipinho, termostato antigo já bem limpinho, água destilada desta vez e pronto. Já tá assim á um ano, já levou uma ou outro puxete e a temperatura nem subiu.

Agora se não sair ar quente no ventilador...não será algum tubo entupido? É que a bomba de água pode tar boa, o termostato ser novo, mas alguma tubagem estar entupida, não permitindo que o líquido chegue ao radiador. No caso da Marea não sei onde fica o sensor de temperatura mas se fica no radiador, e se este não aquece é porque a água quente não tá a chegar lá e por consequente a ventoinha não liga, visto que a água que lá está, lá fica.
Era mesmo água ou anti-congelante?
 :palmas:  :bompost:  :tasla:  :t_up:  
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

ahugo

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 193
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Problema Algo Insolito
« Responder #3 em: 31 de Dezembro, 2008, 11:16:22 »
Ou a junta da culassa queimada... No meu 127 tenho de a mudar, está a trabalhar 2 ou 3 min. nem tem tempo de aquecer, e começa a mandar a agua pela tampa do radiador... e o problema é na junta...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Problema Algo Insolito
« Responder #4 em: 02 de Janeiro, 2009, 11:56:45 »
radiador entupido?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Problema Algo Insolito
« Responder #5 em: 02 de Janeiro, 2009, 14:58:10 »
mauzinho: Vê se o tubo que vai do motor para o radiador aquece. Se o tubo aquece mas o radiador não aquece, será entupimento do próprio radiador como referiu o Luke ou alguma obstrução do tubo á entrada do radiador.

mauzinho, ainda não referiste se o carro tava a trabalhar com anti-congelante ou
água.
É que se tem tado a trabalhar á muito tempo a água, poderá ser algum resíduo de ferrugem que tenha criado e que agora se tenha soltado, visto que o motor fica uma porcaria por dentro e agora esteja a bloquear os tubos. É preferível reatestar/ encher com água destilada a água da torneira.

A solução será ir com o carro a uma oficina decente para lavarem todo o sistema de refrigeração assim como todos os tubos e o radiador. Depois deitar ANTI-Congelante.
Penso que uma limpeza Decente e Anti-congelante novo do mesmo que a FIAT coloca quando o carro é novo, devem resolver o problema.
Atenção é limpar mesmo TUDO e não apenas metade.
Inclui também lavar o radiador da ventilação e respectivas tubagens para que o serviço fique decente porque depois ter o radiador da ventilação cheio de porcarias e o restante sistema limpo, irá acabar por sujar tudo na mesma.  
« Última modificação: 02 de Janeiro, 2009, 15:03:13 por CarlosLucas »
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792