Autor Tópico: 2º Fiat Panda Cross  (Lida 2962 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
2º Fiat Panda Cross
« em: 21 de Dezembro, 2007, 18:08:10 »
2º Fiat Panda Cross Adventure já está em marcha      



A iniciativa organizada pelo Clube Escape Livre, marcada para os dias 23, 24 e 25 de Maio, já começou a ser preparada no terreno  

Depois de uma primeira edição coroada de êxito, em que mais de duas dezenas daqueles pequenos "grandes" modelos da marca Fiat enfrentaram sem temores as bonitas paisagens da Beira Interior, desde os limites da Serra da Estrela até às margens do Douro, o Clube Escape Livre já está no terreno a preparar mais uma edição daquele evento, tendo para isso sido deslocado, a partir de Lisboa, um Fiat Panda Cross que irá permitir aos responsáveis do Clube avaliar percursos e recolher desde já as primeiras imagens de promoção que servirão de "convite" a mais uma jornada de todo-o-terreno de lazer.

Luís Celínio, o responsável máximo pelo Clube Escape Livre, esteve esta quarta-feira em Lisboa para tratar de vários assuntos também relacionados com a actividade da entidade que dirige, nomeadamente para responder ao convite endereçado pelo Fiat Group Automobiles Portugal S.A. para o "Jantar de Natal" promovido para reunir alguns profissionais da Comunicação Social que dedicam o seu trabalho anual à área automóvel, e em que também o LusoMotores também esteve presente. No final, o regresso à Guarda, a cidade-sede do Escape Livre, foi feita a bordo de um Panda Cross, que servirá assim de "batedor", com o qual será marcado o trilho a seguir no final de Maio por aqueles que se quiserem aventurar ao volante daquele agradável pequeno grande todo-o-terreno.



Aliás, se dúvidas existissem quanto às capacidades do Fiat Panda Cross, bastaria recordar que ainda recentemente, na última edição das 24 Horas de Fronteira, um Fiat Panda Cross concluiu a prova sem quaisquer problemas, provando assim a sua fiabilidade numa das provas mais duras do calendário do TT desportivo nacional. Naturalmente que o 2º Fiat Panda Cross Adventure não terá a mesma componente de competição, surgindo antes como um jornada de aventura e lazer, em que uma vez mais, e a exemplo do que é apanágio do Clube Escape Livre, será apresentada a região em que este se insere, com a beleza paisagística, a qualidade do bem receber e o prazer da boa gastronomia. Para já, o percurso a realizar este ano ainda está apenas traçado na mente da Organização, mas ao que o LusoMotores pôde apurar, depois da descida às margens do Douro, o evento deverá ser este ano marcado pela subida ao cume de Portugal.

Fonte: LusoMotores, por Jorge Reis





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
2º Fiat Panda Cross
« Responder #1 em: 04 de Abril, 2008, 17:47:56 »
Fiat Panda 4x4 à descoberta da Serra da Estrela      



Embora à distância de mais de um mês para a realização daquele que será o 2º Fiat Panda Cross Adventure, é já possível antecipar o que será mais esta jornada de aventura com o Clube Escape Livre

O Clube Escape Livre, em colaboração com a Fiat Group Automobiles Portugal, dá continuidade aos passeios todo terreno turísticos e de lazer exclusivamente para os proprietários dos Fiat Panda 4x4, com a organização do 2º Fiat Panda Cross Adventure, marcado para o fim-de-semana de 23 a 25 de Maio. E se em 2007 o Fiat Panda Cross Adventure percorreu a região do Douro, em 2008 o objectivo é descobrir a Serra da Estrela e repetir o extraordinário convívio entre quantos são incondicionais do 4x4 da Fiat.

A história, a paisagem e a gastronomia vão ser, uma vez mais, os pontos fortes de um fim-de-semana a não perder para quem deseja descobrir novos horizontes por fora de estrada, em segurança, respeito pelo ambiente e com a emoção que só um Fiat Panda 4x4 proporciona. Para tal, o Clube Escape Livre seleccionou um conjunto de caminhos com paisagens deslumbrantes e com os indispensáveis e característicos corta-fogos da serra mais alta de Portugal que os pequenos e robustos Panda vão ultrapassar proporcionando aos seus proprietários a emoção dos grandes momentos e a satisfação de poderem dispor da mais avançada tecnologia 4x4 da Fiat.

O centro das operações é o Hotel Serra da Estrela, o 4 estrelas situado nas Penhas da Saúde, onde os participantes ficam alojados nas noites de 6ª feira e Sábado. Ao longo do fim-de-semana, e para além do prazer do fora de estrada, estão previstas visitas ao Museu do Pão e ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela, para além de um passeio em tele-cadeira na Torre, a mais de 2000 metros de altitude, usufruindo de um panorama único sobre as lagoas menos conhecidas da Serra.

E porque este tipo de iniciativas sáo são possíveis devidos aos apoios que conseguem recolher, há que dar espaço de divulgação também a quem dá esse mesmo apoio, pelo que não poderíamos deixar de referir que o 2º Fiat Panda Cross Adventure tem o alto patrocínio da Fiat Group Automobiles Portugal, o patrocínio Selénia, Spal e Camel Active, a colaboração Auto Foco, RFM, Todo Terreno e Lusomotores e o apoio das câmaras municipais da Guarda, Seia e Covilhã assim como da Região de Turismo da Serra da Estrela.

Estaremos assim perante um fim-de-semana onde o Clube Escape Livre espera reunir várias gerações Panda e sobre o qual pode encontrar mais informação, programa e ficha de inscrição em www.escapelivre.com. Pela nossa parte, o LusoMotores trará aqui brevemente algumas memórias da primeira edição deste Fiat Panda Cross Adventure, uma iniciativa ímpar com um carro igualmente ímpar como certamente aqueles que participarem este ano na segunda edição terão oportunidade de confirmar.

Fonte: LusoMotores





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
2º Fiat Panda Cross
« Responder #2 em: 09 de Abril, 2008, 18:55:59 »
Fiat Panda 4x4 descobrem a Estrela  


 
O Clube Escape Livre, em colaboração com a Fiat Group Automobiles Portugal, dá continuidade aos passeios todo terreno turísticos e de lazer exclusivamente para os proprietários dos Fiat Panda 4x4, com a organização do 2º Fiat Panda Cross Adventure, marcado para o fim-de-semana de 23 a 25 de Maio.

Se em 2007 o Fiat Panda Cross Adventure percorreu a região do Douro, em 2008 o objectivo é descobrir a Serra da Estrela e repetir o extraordinário convívio entre quantos são incondicionais do 4x4 da Fiat. A história, a paisagem e a gastronomia vão ser, uma vez mais, os pontos fortes de um fim-de-semana a não perder para quem deseja descobrir novos horizontes por fora de estrada, em segurança, respeito pelo ambiente e com a emoção que só um Fiat Panda 4x4 proporciona.

O Clube Escape Livre seleccionou um conjunto de caminhos com paisagens deslumbrantes e com os indispensáveis e característicos corta-fogos da serra mais alta de Portugal que os pequenos e robustos Panda vão ultrapassar proporcionando aos seus proprietários a emoção dos grandes momentos e a satisfação de poderem dispor da mais avançada tecnologia 4x4 da Fiat.

O centro das operações é o Hotel Serra da Estrela, o 4 estrelas situado nas Penhas da Saúde, onde os participantes ficam alojados nas noites de 6ª feira e Sábado. Ao longo do fim-de-semana, e para além do prazer do fora de estrada, estão previstas visitas ao Museu do Pão e ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela, para além de um passeio em tele-cadeira na Torre, a mais de 2000 metros de altitude, usufruindo de um panorama único sobre as lagoas menos conhecidas da Serra.

O 2º Fiat Panda Cross Adventure tem o alto patrocínio da Fiat Group Automobiles Portugal, o patrocínio Selénia, Spal e Camel Active, a colaboração Auto Foco, RFM, Todo Terreno e Lusomotores e o apoio das câmaras municipais da Guarda, Seia e Covilhã assim como da Região de Turismo da Serra da Estrela. Um fim-de-semana onde o Clube Escape Livre espera reunir várias gerações Panda e sobre o qual pode encontrar mais informação, programa e ficha de inscrição em www.escapelivre.com.
 
Fonte: Tudo Sobre Rodas





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
2º Fiat Panda Cross
« Responder #3 em: 09 de Maio, 2008, 20:29:39 »
Fiat Panda 4x4 desafia novos horizontes
 


No fim-de-semana de 23 a 25 de Maio, os proprietários dos modelos Fiat Panda 4x4, que gostam de aventura e conhecer a história, a paisagem e a gastronomia de cada região de Portugal, têm encontro marcado na Serra da Estrela para o 2.º Fiat Panda Cross Adventure que o Clube Escape Livre organiza.

Neste momento, e quando ainda é possível aceitar inscrições, já foi ultrapassado o número de 26 Fiat Panda que participaram o ano passado no primeiro encontro na região do Douro organizado pelo Clube Escape Livre em colaboração com a Fiat Group Automobiles Portugal.



Agora os pequenos e robustos 4x4 da Fiat vão conhecer a região da Serra da Estrela e subir até aos 2000 metros de altitude da Torre.

Em dois anos consecutivos mostramos aos proprietários dos Fiat Panda 4x4 e apreciadores do todo terreno turístico e de lazer o melhor de duas regiões emblemáticas do país: o Douro o ano passado e a Serra da Estrela este ano”, refere Luís Celínio da organização. E acrescenta “o objectivo de reunir 20 a 25 Fiat 4x4 em cada iniciativa está de novo cumprido e agora esperamos que os participantes se enriqueçam com o programa escolhido e descubram as potencialidades do Panda 4x4 em ambiente de convívio”.

O centro as operações para o fim-de-semana é o Hotel Serra da Estrela, unidade 4 estrelas, instalado nas Penhas da Saúde. A partir daqui o Clube Escape Livre desenhou três etapas procurando aliar a visita a alguns dos equipamentos que melhor mostram o que é a Serra da Estrela a caminhos pouco conhecidos e de uma paisagem admirável.

A etapa nocturna tem lugar na encosta sul virada para a Cova da Beira enquanto a etapa de Sábado liga as Penhas da Saúde às Penhas Douradas com passagem em Manteigas e paragem em Seia para o almoço no Museu do Pão. O regresso faz-se subindo até à Torre para um passeio em telecadeira sobre as lagoas menos conhecidas da Serra da Estrela.

Os participantes vão ainda ter a possibilidade de conhecer o Centro de Limpeza de Neve e os homens e as máquinas responsáveis pelo trabalho de manter abertos e sem neve os acessos à Serra da Estrela.

A etapa de Domingo percorre a encosta oeste e permite a subida e descida de alguns corta-fogos.

O 2º Fiat Panda Cross Adventure tem o alto patrocínio da Fiat Group Automobiles Portugal, o patrocínio Selénia, Spal e Camel Active, a colaboração Autofoco, RFM, Todo Terreno, Motor, Lusomotores e TSM e o apoio das Câmaras Municipais da Guarda, Covilhã, Manteigas e Seia, assim como da Região de Turismo da Serra da Estrela.

As últimas inscrições podem ainda ser feitas junto do Escape Livre através do telefone 271 205 285, fax 271 205 289 ou ema. Em www.escapelivre.com encontra mais informações sobre o passeio.

Fonte: Motores





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
2º Fiat Panda Cross
« Responder #4 em: 21 de Maio, 2008, 19:14:32 »
2º Fiat Panda Cross Adventure no topo da Serra da Estrela      



No próximo fim-de-semana perto de 100 pessoas em 31 Fiat Panda 4x4 vão conhecer melhor a Serra da Estrela percorrendo caminhos com paisagens deslumbrantes e visitando equipamentos e museus locais  

Esta iniciativa, uma vez mais a cargo do Clube Escape Livre, tal como todas as que organiza e percorrem parques naturais, foi autorizada pelo Instituto de Conservação da Natureza - ICN, e analisada pelo Parque Natural da Serra da Estrela - PNSE, de forma a garantir que seja possível mostrar o melhor que a Serra tem, cativando assim os participantes a voltarem mais tarde e com mais tempo, com os seus familiares e amigos, para conhecerem a região, mas sempre com o respeito devido e os cuidados necessários pelo atravessamento do Parque Natural da Serra da Estrela.

Se a paisagem de montanha vai deliciar os participantes, as visitas programadas ao Centro de Limpeza de Neve nos Piornos, bem como ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela, e ao Museu do Pão, em Seia, vão enriquecer os conhecimentos sobre a nossa única montanha com dois mil metros de altitude.

Estaremos assim perante mais uma oportunidade para estes pequenos mas robustos modelos da Fiat, os Panda 4X4, supreenderem pelas suas capacidades, que o transformam numa excelente proposta para quem pretende um veículo citadino que permite, também, um elevado grau de aventureirismo.

Resta referir que o 2º Fiat Panda Cross Adventure tem o alto patrocínio do Fiat Group Automobiles Portugal, ainda o patrocínio Selénia, Spal e Camel Active, a colaboração Autofoco, RFM, Todo Terreno, Motor, Lusomotores, TSM e Dom Digital, e o apoio das Câmaras Municipais da Guarda, Covilhã, Manteigas e Seia, assim como da Região de Turismo da Serra da Estrela.

O programa, diversificado e interessante, inicia-se sexta-feira com o "jantar de Boas Vindas", no Hotel Serra da Estrela. Quanto a nós, deixamos-lhe aqui, em pormenor, o programa de mais esta iniciativa do Clube Escape Livre a que naturalmente o LusoMotores se associa com todo o agrado. Entretanto, nos próximos dias, ainda aqui trataremos mais algumas imagens sobre a realidade daquilo que foi a primeira edição deste Fiat Panda Cross Adventure, pelo que recomendamos-lhe que esteja atento.
 
2º PANDA CROSS ADVENTURE

23 de Maio – Sexta-feira
17h00
Penhas da Saúde – Hotel Serra da Estrela
Abertura do Secretariado
Distribuição de material aos participantes e comunicação social
19h00
Visita ao Centro de Limpeza de neve nos Piornos
20h00 / 21h30
Hotel Serra da Estrela
Jantar de Boas Vindas
22h00 / 23h30
1ª Etapa – Percurso nocturno na Serra da Estrela
Encerramento do Secretariado
Alojamento no Hotel Serra da Estrela
24 de Maio – Sábado
08h30
Hotel Serra da Estrela
Saída do participante Nº 1 para a 2ª Etapa
Passagem no Poço do Inferno
12h00
Seia – Visita ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela
13h30
Final da 1ª Secção da 2ª Etapa
Visita ao Museu do Pão
14h30
Almoço no Museu do Pão
16h30
Inicio da 2ª Secção
Passagem no Sabugueiro, aldeia mais alta de Portugal
18h00
Passeio de telecadeira na Torre
19h00
Penhas da Saúde – Hotel Serra da Estrela
Final da 2ª Etapa
20h45
Hotel Serra da Estrela
Transfer em autocarro para a Estalagem
Varanda dos Carqueijais
21h00
Estalagem Varanda dos Carqueijais
Jantar e no fim Transfer
Alojamento no Hotel Serra da Estrela
25 de Maio – Domingo
10h00 Hotel
Serra da Estrela
Saída do 1º participante para a 3ª Etapa
13h00
Hotel Serra da Estrela
Almoço de encerramento
Entrega de troféus SPAL a todos os participantes

Fonte: LusoMotores
 





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
2º Fiat Panda Cross
« Responder #5 em: 26 de Maio, 2008, 16:33:57 »
2º Fiat Panda Cross Adventure na Serra da Estrela



No passado fim-de-semana, de 23 a 25 de Maio, realizou-se o 2º Panda Cross Adventure, organizado pelo Clube Escape Livre em parceria com a Fiat Group Automobiles Portugal e que levou cerca de 30 Fiat Panda ao longo dos trilhos da Serra da Estrela, para que os partricipantes pudessem deleitar-se com as cativantes paisagens das zonas da Penha da Saúde, Manteigas e Seia.



Este evento, que contou com o apoio das edilidades da da Guarda, Covilhã, Manteigas e Seia, bem como da Região de Turismo da Serra da Estrela levou os proprietários dos cerca de 30 Panda 4x4 presentes de nesta acção de TT Turístico a conhecer de perto  a história, a paisagem e a gastronomia da zona da serra da Estrela, sendo ainda de salientar a descoberta de novos horizontes fora de estrada e o respeito pelo meio ambiente.



Os mais de oitenta participantes oriundos de todo o País puderam comprovar as extraordinárias capacidades fora de estrada dos seus Fiat Panda 4x4 em todas as condições de aderência pois S. Pedro resolveu mostrar as 4 estações do ano ao longo do fim-de-semana e nem a neve faltou no 2.º Fiat Panda Cross Adventure.



O centro das operações ficou sediado no local de pernoita, o Hotel Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde, de onde se partiu para visitas ao Museu do Pão e ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela, bem como uma passagem Torre, a mais de dois mil metros de altitude.



Logo deste o primeiro momento, ficámos muito bem, impressionados pela organização deste passeio, rubricada pelo Clube Escape Livre, pautada pela excelência em todos os detalhes, sendo aqui de enaltecer a qualidade dos road books, marcados por uma precisão quase milimétrica e que levaram os participantes ao longo deste passeio pelas deslumbrantes paisagens destas serranias beirãs sem qualquer sobressalto.



Relativamente ao passeio propriamente dito, há a salientar a beleza ditada pelo relevo acidentado da montanha que nos levou a altitudes acima dos 1.900 metros no planalto superior da Serra da Estrela, marcado pelos vestígios da última acção glaciar.



Descendo aos férteis vales que se aninham à sombra da Serra, foi possível admirar uma natureza menos agreste, onde o verde das plantas e o brilho da àgua que abundam nestas paragens estão na base de paisegens de rara beleza, onde a acção do homem se faz notar nos socalcos das terras altas e pelo mosaico das muitas e pequenas culturas que se situam entre lameiros, bosques,charcas, matos e muros de pedra pintada de verde pelo musgo.



O percurso idealizado pelo Clube Escape Livre, cumprido à risca e dentro do horário previsto abriu o coração da Serra da Estrela aos pequenos mas resistentes Panda 4x4 que tiveram a oportunidade de descer o vale glaciar do Zêzere, passar no Poço do Inferno, atravessar a vau o Rio Zêzere e subir ao Observatório de Meteorologia nas Penhas Douradas.



Sol, mas também alguma chuva acompanharam a caravana Fiat que chegou a atravessar lamaçais e a subir íngremes corta-fogos antes de circular mesmo sobre neve na subida da Lagoa Comprida para a Torre.

O capítulo cultural iniciou-se com a visita guiada ao Centro de Limpeza de Neve para conhecer as diversas e enormes máquinas utilizadas no Inverno para a limpeza das estradas, numa altura em que todos estavam longe de imaginar que no dia seguinte elas teriam de ser utilizadas e que os Panda iriam beneficiar das suas características 4x4 para subir com facilidade, diga-se, aos 2000 metros da Torre onde um manto branco os aguardava, numa altura em que nevava com intensidade.

Em Seia as visitas guiadas ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e ao Museu do Pão (o segundo museu mais visitado em Portugal) enriqueceram os participantes de pormenores sobre a mais conhecida montanha portuguesa e sobre a história e confecção do pão.

Ao jantar com a magnífica panorâmica da Cova da Beira que se abrangia da Estalagem Varanda dos Carqueijais e ao som do grupo musical de Santa Maria da Covilhã os episódios do dia iam brotando e animando o convívio dos participantes das várias gerações Panda.

No último dia desta aventura beirã, o “programa de festas” incluia um breve percurso misto, com mais um emocionante subida de um corta-fogo, a que se seguiu um almoço de encerramento e despedida.

O saldo deste passeio de TT foi o mais positivo possível, sendo de referir o ambiente de camaradagem que se viveu ao longo dos três dias desta aventura, bem como a amabilidade, cortesia e profissionalismo de todos os membros da organização que não furtaram a esforços para tudo estivesse de acordo com as mais elevadas regras da hospitalidade, da segurança e, acima de tudo, da amizade.

Por tudo isto, e fazendo uso das palavras do amigo Luis Celinio: “Um grande bem hajam

 
CISE

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) é uma estrutura do Município de Seia, criada em 2000, vocacionada para a promoção do conhecimento e divulgação do património ambiental da serra da Estrela.

Sedeado em Seia, o CISE apresenta um conjunto de espaços e equipamentos multivalente que o convertem num local modelar para o desenvolvimento de actividades de educação e divulgação ambiental, promoção turística e investigação e um ponto privilegiado para partir à descoberta da serra da Estrela.

A interpretação da natureza consiste num conjunto de actividades organizadas com o intuito de auxiliar o público a compreender o mundo natural, proporcionando, simultaneamente, uma justificação para a sua conservação.

Neste contexto, o CISE oferece condições para transmitir os conhecimentos que permitem compreender a dinâmica natural da área da serra da Estrela. A persecução destes objectivos é feita através da organização de exposições, da realização de cursos temáticos de natureza, de saídas de campo e da publicação de materiais informativos relativos ao património ambiental da região.

O CISE está instalado num parque com uma área de cerca de 23 mil metros quadrados, situado no centro de Seia, constituindo o principal espaço arborizado da cidade.

O acesso rodoviário a Seia pode ser feito a partir das seguintes estradas:

- IP 3 / IC 12 / EN 231 - Coimbra / Nelas / Seia;

- EN 17 - Celorico da Beira / Gouveia / Seia;

- EN 231 - Viseu / Nelas /Seia.

Transporte Rodoviário

Ligações Nacionais:

De Lisboa, Porto e Coimbra há serviços diários de autocarro com ligações a Seia.

Para mais informações acerca das empresas rodoviárias que efectuam transporte para Seia, pode aceder ao sítio: www.transpor.pt

Transporte Ferroviário

Linha da Beira Alta– serve Seia, através da estação de Nelas.

Para mais informações, consulte o sítio: www.cp.pt

 
Museu do Pão

O Museu do Pão é um complexo museológico privado onde se exibem e preservam as tradições, história e arte do pão português.

Em mais de 3.500m² o visitante encontra uma gama de actividades destinadas à cultura, pedagogia e lazer. Através de quatro salas expositivas e de vários outros espaços do complexo museológico, poderá conhecer os antigos saberes e sabores da terra portuguesa.

Destaque para o restaurante deste espaço, mais do que um mero restaurante, trata-se de um local onde se recuperam os sabores tradicionais da nossa gastronomia. Através de uma investigação sempre renovada, a tradição da mesa nacional ressurge diariamente.

Como chegar ao Museu do Pão:

Do centro de Seia (Fonte das Quatro Bicas) seguir pela estrada do Sabugueiro. A seguir ao Hospital de Seia, virar na primeira rua à esquerda, seguindo a indicação dos painéis.

Fonte: Motores





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
2º Fiat Panda Cross
« Responder #6 em: 27 de Maio, 2008, 17:14:36 »
Fiat Panda Cross Adventure no "Coração" da Serra da Estrela      

Ao longo de três dias, este evento, organizado pelo uma vez mais pelo Clube Escape Livre, permitiu aos robustos Panda 4X4 enfrentarem todo o tipo de clima pois até a neve fez questão de aparecer



Após o êxito da primeira edição deste Fiat Panda Cross Adventure, evento então realizado nas margens do Douro, mas já então com a chancela de qualidade da organização do Clube Escape Livre e com as capacidades ímpares do pequeno mas robusto Fiat Panda Cross um modelo aparentemente citadino com capacidade para alguma aventura mas onde a realidade é calaramente inversa, pois estamos perante um veículo aventureiro que também se adapta bem à cidade, cerca de três dezenas de unidades deste modelo da Fiat, entre eles dois veículos da primeira geração, avançaram para o 2º Fiat Panda Cross Adventure, desta feita no coração da Serra da Estrela, onde foi possível, em apenas três dias viver as quatro estações do ano, já que até a neve fez questão de aparecer em força ao longo da tarde de sábado.



O ponto de encontro era o agradável Hotel Serra da Estrela, uma unidade hoteleira de três estrelas instalada nas Penhas da Saúde onde a calma da vida serrana é evidente, e no qual uma noite de sono num ambiente particularmente tranquilo permite retemperar forças para avançar no dia seguinte para a descoberta da sempre surpreendente e faustosa Serra da Estrela. A partir dali, e antes do início da aventura, houve que visitar o Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela, para se perceber o trabalho daqueles que procuram manter as estradas operacionais quando o frio, gelo, geada, e naturalmente a neve, tornam impraticável os caminhos para o coração da Serra. Depois, um jantar no qual a broa e os legumes da região acompanharam de forma ímpar um agradável bacalhau, permitiu reencontrar as forças necessárias para a aventura que começaria pouco depois, com a etapa nocturna realizada a partir das 22h00 de sexta-feira.

A essa hora, pouco mais de metade da caravana -- alguns dos Fiat Panda só puderam chegar para o programa estabelecido para Sábado e Domingo -- lá foi enfrentar caminhos aqui e ali mais complicados, nos quais as dificuldades pareciam bem maiores devido ao breu nocturno, mas em que, ainda assim, todos ultrapassaram os obstáculos naturais, mesmo um determinado corta-fogo que viria a ser revisitado no último dia. Passados os caminhos mais complicados, e admirada a bonita paisagem natural permitida pela iluminação de uma cidade em claro crescimento como é a Covilhã, lá regressámos ao Hotel Serra da Estrela para uma curta noite de sono, porque na manhã seguinte o programa estabelecido pelo Clube Escape Livre começava bem cedo, havendo ainda a promessa de neve que, efectivamente, viria a aparecer mas apenas ao início da tarde na enconsta norte do maciço da Serra da Estrela.



Assim, às 8h00 da manhã de sábado, o sempre presente "senhor Gonçalves" um dos elementos da equipa do Clube Escapa Livre que a cada evento mantém sempre um sorriso contagiante que permite um agradável início de jornada, lá deu a ordem de partida para o primeiro de cerca de 30 Fiat Padna Cross 4X4 que avançaram para um percurso idealizado pelo Clube Escape Livre, cumprido à risca e dentro do horário previsto, e que levou os Fiat Panda 4X4 ao coração da Serra da Estrela, descendo o vale glaciar do Zêzere, passando no Poço do Inferno, e atravessar a vau o Rio Zêzere para, a partir dali, subir ao Observatório de Meteorologia nas Penhas Douradas. Mais tarde viriam ainda alguns lamaçais que houve que ultrapassar para se poder circular sobre neve, na subida da Lagoa Comprida para a Torre.

Mas vamos a pormenores. A passagem a vau do Rio Zêzere, num local que havia sido inspeccionado às cinco da manhã pelo Pinto Monteiro, outro dos elementos do Clube Escape Livre, que verificou as condições de travessia para os Fiat Panda, foi apenas um episódio num dia em que a caravana pôde parar no CISE de Seia, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, onde foi possível conhecer um pouco mais da fauna e flora deste parque natural, mas também os seus recursos hídricos e a sua história geológica, entre outras curiosidades. Depois, a partir dali, a próxima paragem era o Museu do Pão, onde, depois de uma visita ao mundo do pão -- sabia que quando os mais jovens usam a expressão "Daa" estão a pedir pão... em checheno? --. houve lugar ao retemperador almoço.



Findo o repasto, e quando foi altura de voltar à estrada, ou fora dela, numa paisagem simplesmente fabulosa, a chuva fez questão aparecer em força, dando lugar mais tarde à neve e ao nevoeiro que rapidamente pintaram a Serra da Estrela de branco, nomeadamente a Torre, onde foi possível beber um café a 2000 metros de altitude. O frio era então bem real, a neve não parava de cair, mas o calor humano de um grupo de amigos unidos em torno do Fiat Panda Cross, e a própria segurança que este modelo automóvel permitiu sempre, bem assim como a excelência da organização do Clube Escape Livre, fizeram desparecer qualquer sentimento de temor que pudesse querer surgir entre os participantes nesta aventura. Para trás já tinha ficado um simulacro de acidente, em que ficaram claras falhas de preparação dos nossos soldados da paz para enfrentar algumas situações de crise -- embora sendo um simulacro, deveria ter sido criada uma zona isolada a que o público anónimo não tivesse acesso, e a forma como os cabos de aço foram colocados para içar um Renault 5 que, alegadamente, caíra numa ponte, deveria ter merecido outra atenção, já que teria bastado que um daqueles cabos se partisse para o que foi um simulacro pudesse ter sido um acidente sério com ceonsequências certamente menos agradáveis para os bombeiros de Seia.



Na subida para a Torre, houve a oportunidade para ver a neve a cair, ao ponto de dois veículos do centro de limpeza de neve terem que subir à Torre para permitirem a saída do local de dois autocarros de turismo que ali estavam retidos pela neve. Os Fiat Panda não se atemorizaram perante a neve, e lá puderam descer uma vez até ao Hotel Serra da Estrela, para um merceido descanso das máquinas. Quanto aos seus proprietários, estes ainda puderam deslocar-se, agora em autocarro, até às bonitas instalações da Varanda dos Carqueijais, onde houve lugar a um saboroso jantar ao som do grupo musical de Santa Maria da Covilhã, e onde os episódios do dia iam brotando a cada conversa e animando o convívio dos participantes das várias gerações Panda.



No Domingo, o último dia deste 2º Fiat Panda Cross Adventure, o programa foi bem mais curto, isto apesar dos obstáculos naturais terem sido ainda assim aparentemente mais complicados, mas sempre ao alcance das capacidades dos Fiat Panda 4X4. No final, após subidas e subidas de vários corta-fogos e passagem por percursos aparentemente mais complicados, o balanço dos danos resumiu-se a um furo, rapidamente resolvido pela equipa de mecânicos que acompanharam a organização do Clube Escape Livre.

Aproximava-se a hora de abandonar a Serra da Estrela para o regresso aos locais de origem dos participantes nesta aventura aos seus locais de residência, mas houve lugar ainda ao almoço de encerramento, de novo no Hotel da Serra da Estrela, e desta vez com a presença do anfitrião Artur Costa Pais, o responsável máximo pela empresa Turistrela, proprietária daquela unidade hoteleira. O balanço desta iniciativa, no entanto, foi feito por Luís Celínio, o presidente do Clube Escape Livre e impulsionador de mais este evento, e ainda de Frederico Battaglia, do Fiat Group Automobiles Portugal, que não hesitou em considerar os percursos escolhidos pelo Clube Escape Livre como "extraordinários e adequados a demonstrar as capacidades fora de estrada do Fiat Panda 4x4".



"Pude verificar a satisfação de todos e a surpresa dos participantes mais recentes, alguns a estrear aqui os carros, admirados com a forma como o Panda atravessou rios e subiu íngremes corta-fogos", acrescentou ainda Frederico Battaglia antes de deixar a promessa de que, no caso dos clientes da Fiat assim o desejarem, esta iniciativa terá, no próximo ano, a terceira edição. Curiosamente, o primeiro pedido para que isso seja possível foi feito ao próprio Frederico Battaglia por uma das participantes neste evento, no momento da despedida, que não se coibiu em solicitar: "Por mim, fica já o meu pedido. Fica colocada a cunha!"



Resta esperar agora pelo final do ano, para a altura em que é conhecido o programa de actividades do Clube Escape Livre, para se saber se será cumprida aquela máxima popular segundo a qual não há uma sem duas duas nem duas sem três, e se este Fiat Panda Cross Adventure terá a sua terceira edição. Até lá, deixamos dois desafios: o primeiro é o de passar por um concessionário Fiat por forma a visitar com atenção este pequeno mas robusto modelo Fiat pois verá que poderá ser uma aquisição interessante; o segundo é estar atento ao programa de actividades do Clube Escape Livre e não perder a oportunidade de se inscrever numa das próximas actividades pois a aventura, o conhecimento histórico e gastronómico, e o convívio, estão garantidos à partida.

Para mais tarde fica a promessa, aqui no LusoMotores, de uma galeria mais alargada de imagens deste evento, mas também de duas conversas com Luís Celínio e Frederico Battaglia, que nos deram a resposta à pergunta feita por todos: "haverá um terceiro Fiat Panda Cross Adventure?" Como acreditamos que vai continuar a honrar-nos com a sua visita, será uma questão de ficar atento e logo retirará as suas conclusões.

Fonte: LusoMotores, por Jorge Reis
 
 





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
2º Fiat Panda Cross
« Responder #7 em: 27 de Maio, 2008, 17:29:19 »
Imagens do 2º Fiat Panda Cross Adventure na Serra da Estrela































Imagem: LusoMotores
 





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
2º Fiat Panda Cross
« Responder #8 em: 06 de Junho, 2008, 18:06:51 »
Sol e neve na aventura Panda na Serra da Estrela



O desafio do Clube Escape Livre era descobrir as paisagens menos conhecidas da Serra da Estrela a par de um roteiro cultural de excelência, mas os mais de oitenta participantes oriundos de todo o País puderam comprovar as extraordinárias capacidades fora de estrada dos seus Fiat Panda 4x4 em todas as condições de aderência pois S. Pedro resolveu mostrar as 4 estações do ano ao longo do fim-desemana e nem a neve faltou no 2.º Fiat Panda Cross Adventure.

O percurso idealizado pelo Clube Escape Livre, cumprido à risca e dentro do horário previsto abriu o coração da Serra da Estrela aos pequenos mas resistentes Panda 4x4 que tiveram a oportunidade de descer o vale glaciar do Zêzere, passar no Poço do Inferno, atravessar a vau o Rio Zêzere e subir ao Observatório de Meteorologia nas Penhas Douradas.

Sol mas também alguma chuva acompanharam a caravana Fiat que chegou a atravessar lamaçais e a subir íngremes corta-fogos antes de circular mesmo sobre neve na subida da Lagoa Comprida para a Torre.

O capítulo cultural iniciou-se com a visita guiada ao Centro de Limpeza de Neve para conhecer as diversas e enormes máquinas utilizadas no Inverno para a limpeza das estradas, numa altura em que todos estavam longe de imaginar que no dia seguinte elas teriam de ser utilizadas e que os Panda iriam beneficiar das suas características 4x4 para subir com facilidade, diga-se, aos 2000 metros da Torre onde um manto branco os aguardava, numa altura em que nevava com intensidade.

Em Seia as visitas guiadas ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela e ao Museu do Pão enriqueceram os participantes de pormenores sobre a mais conhecida montanha portuguesa e sobre a história e confecção do pão.

Ao jantar com a magnífica panorâmica da Cova da Beira que se abrangia da Estalagem Varanda dos Carqueijais e ao som do grupo musical de Santa Maria da Covilhã os episódios do dia iam brotando e animando o convívio dos participantes das várias gerações Panda.

Para João Alberty que veio de Lisboa ao volante de um Panda 4x4 o passeio “foi um êxito. Vai toda a gente satisfeita. O Clube Escape Livre está de parabéns pela organização e conseguiu juntar num passeio todo terreno uma parte social e cultural de grande nível”.

Já João Oliveira de Aveiro que também participou no evento anterior no Douro salientava que “foi mais uma vez muito giro e o melhor é mesmo o convívio. Tenho este Panda da anterior geração há cerca de 2 anos, sobe muito bem, é leve, económico e muito fiável pois nunca teve nenhum problema. Até para o ano!”

Na hora de fazer o balanço Frederico Battaglia da Fiat Group Automobiles Portugal, parceiro do Clube Escape Livre neste 2.º Fiat Panda Cross Adventure afirmava que “os percursos escolhidos pelo Clube Escape Livre foram extraordinários e adequados a demonstrar as capacidades fora de estrada do Fiat Panda 4x4. Pude verificar a satisfação de todos e a surpresa dos participantes mais recentes, alguns a estrear aqui os carros, com a forma como o Panda atravessou rios e subiu íngremes corta-fogos”.

Missão cumprida é o que se pode dizer de mais esta iniciativa do todo terreno turístico e de lazer organizado pelo Clube Escape Livre.
 
Fonte: Tudo Sobre Rodas, imagem Motores  Magazine