Autor Tópico: 26 Anos Depois  (Lida 1587 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

disconn3cted

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1380
  • Karma:
    +0/-0
    • http://unknownsource.pt.to
26 Anos Depois
« em: 07 de Janeiro, 2007, 21:24:53 »
26 anos depois na Peninha!!!
 07 de Janeiro de 2007
   

 
Apesar de já ter 26 anos a história de Markku Alen na edição de 1981 do Rali de Portugal Vinho do Porto é relativamente bem conhecida por grande parte dos adeptos de ralis.

O piloto finlandês, ao cortar demasiado uma curva na segunda passagem pelo troço da Peninha, na famosa sequência de Sintra acabou por bater forte com o lado direito do Fiat 131 Abarth, arrancando a roda e tudo o que a ela estava associado (disco de travão, amortecedor, etc).

A famosa roda ficou na posse de um adepto, que recentemente a vendeu a António Figueiredo (seu actual proprietário), e que agora serviu de mote a que Markku Alen fosse de novo ao troço da Peninha, 26 anos depois, mais concretamente ao local em que perdeu essa mesma roda, a convite da RTP, aproveitando a sua presença em Portugal para disputar o Dakar.

"Rodava a 150 ou 160 Km/h com o Fiat 131 Abarth, cortei em demasia a esquerda e acabei por bater do lado direiro", recordou com alguma precisão Markku Alen, aquilo que pensava que fosse o fim do seu Rali de Portugal de 1981, quando de facto ainda o veio a vencer.

Logo de seguida, sem que Alen tivesse conhecimento prévio, foi-lhe mostrada a roda. Estupefacto com o que estava a ver, o finlandês disse de pronto "é de facto a roda do Fiat... fantástico. Isto é verdadeira história".

Muito emocionado com o que estava a ver, Markku Alen, depois de analisar em pormenor a roda afirmou que "é de facto tudo original. Seria também incrível para o Robbie, o mecânico que no final do troço concertou o carro, ver esta roda".Agradecimentos

Sem dúvida um excelente momento da história do Rali de Portugal, recordado por um dos pilotos mais bem sucedidos e mais carismáticos deste prova.

Para quem pretende ver a roda ao vivo, agora assinada por Markku Alen, poderá deslocar-se à loja M43 - Modelismo, na zona da Expo.

Agradecimentos: Paulo Solipa, RTP, António Figueiredo e Filipe Trindade
Fonte:
http://www.ralis.online.pt/



 
 
[Luis Vieira]
+ Rally!! - Futebol!
Team www.RalisMadeira.com
Fiat Cinquecento 1.1 ie  [span style=\'color:red\']Sport [/size][/span]<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/183734.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]
Registado Oficialmente nos Fiatistas!