Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485972 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #195 em: 29 de Julho, 2014, 11:10:50 »
Rara: não, fiz justamente tudo ao contrário. Fui andar com ele 10 mins para chegar aos 90º e não carreguei no acelerador ao fazer o motor rodar. Fiz asneira?

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #196 em: 29 de Julho, 2014, 11:23:35 »
É estranho as velas não enroscarem todas o mesmo, mas boa sorte na resolução  ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #197 em: 29 de Julho, 2014, 13:26:26 »
O bichinho não me dá descanso e, chegando a casa antes do almoço, fui debruçar-me sobre o Uno por 10 minutos (devo estar prestes a ser expulso de casa pela Maria ou, pelo menos, a enfrentar um ultimato de "ou o Uno ou eu").

Conclusões rápidas:
- pus e tirei a vela do 2.º cilindro várias vezes. Não está encavalitada e aperta bem na rosca. Não tenho dúvidas.
- A rosca do 2.º cilindro é mesmo mais pequena que as outras ou, pelo menos, é mais larga na parte inicial. Certo é que com a vela apertada, ela fica com a mesma profundidade que as demais. Isto é, estive a ver a parte da vela que está cá fora e é igual às outras, mesmo dando menos voltas para apertar.
- Não sei se foi porque o motor estava frio ou se foi por agora ter posto a vela melhor do que das outras vezes, o cilindro estava a funcionar (?!?!!). Logo à noite dou uma volta com o Uno para o motor aquecer e vejo se o cilindro deixa de trabalhar a quente.

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #198 em: 29 de Julho, 2014, 13:50:37 »
Rara: não, fiz justamente tudo ao contrário. Fui andar com ele 10 mins para chegar aos 90º e não carreguei no acelerador ao fazer o motor rodar. Fiz asneira?

Não se pode chamar asneira, mas tens no minimo vá, alguma vantagem,isto pq a gota ajuda a selar os segmentos e como tal a compressão dispara... ;)

Faz isso como te disse, assim não há falha... ;)
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #199 em: 29 de Julho, 2014, 13:56:49 »
O bichinho não me dá descanso e, chegando a casa antes do almoço, fui debruçar-me sobre o Uno por 10 minutos (devo estar prestes a ser expulso de casa pela Maria ou, pelo menos, a enfrentar um ultimato de "ou o Uno ou eu").

Conclusões rápidas:
- pus e tirei a vela do 2.º cilindro várias vezes. Não está encavalitada e aperta bem na rosca. Não tenho dúvidas.
- A rosca do 2.º cilindro é mesmo mais pequena que as outras ou, pelo menos, é mais larga na parte inicial. Certo é que com a vela apertada, ela fica com a mesma profundidade que as demais. Isto é, estive a ver a parte da vela que está cá fora e é igual às outras, mesmo dando menos voltas para apertar.
- Não sei se foi porque o motor estava frio ou se foi por agora ter posto a vela melhor do que das outras vezes, o cilindro estava a funcionar (?!?!!). Logo à noite dou uma volta com o Uno para o motor aquecer e vejo se o cilindro deixa de trabalhar a quente.
Habitua te é fiat e as x's arranja se sozinho  :D

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #200 em: 29 de Julho, 2014, 15:19:41 »
Não estará a perder compressão pela rosca onde aperta a vela? Reparem bem na foto da vela, parece que está a sair qualquer coisa que suja a vela toda de uns do lados.

Tipo se dizes que o buraco é mais largo que os outros, não será que andou aí invenção e lixaram a rosca e agora não faz bem a vedação?
Se assim for é fd*** tens de sacar a cabeça e mandar reparar isso!
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #201 em: 29 de Julho, 2014, 16:06:19 »
regra número 1 - não se anda a por e tirar velas com o motor quente, é óptimo para mandar uma cabeça direitinha para o torneiro!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #202 em: 29 de Julho, 2014, 16:08:00 »
regra número 1 - não se anda a por e tirar velas com o motor quente, é óptimo para mandar uma cabeça direitinha para o torneiro!
Pois, ainda por cima cabeças em aluminio, lixa a rosca com uma pinta doida  :aviso:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #203 em: 29 de Julho, 2014, 20:25:44 »
O bichinho não me dá descanso e, chegando a casa antes do almoço, fui debruçar-me sobre o Uno por 10 minutos (devo estar prestes a ser expulso de casa pela Maria ou, pelo menos, a enfrentar um ultimato de "ou o Uno ou eu").

Conclusões rápidas:
- pus e tirei a vela do 2.º cilindro várias vezes. Não está encavalitada e aperta bem na rosca. Não tenho dúvidas.
- A rosca do 2.º cilindro é mesmo mais pequena que as outras ou, pelo menos, é mais larga na parte inicial. Certo é que com a vela apertada, ela fica com a mesma profundidade que as demais. Isto é, estive a ver a parte da vela que está cá fora e é igual às outras, mesmo dando menos voltas para apertar.
- Não sei se foi porque o motor estava frio ou se foi por agora ter posto a vela melhor do que das outras vezes, o cilindro estava a funcionar (?!?!!). Logo à noite dou uma volta com o Uno para o motor aquecer e vejo se o cilindro deixa de trabalhar a quente.

E nesta altura que nao auguro nada de bom,... dados os testes que fizeste quer-me aprecer que n te livras de tirar a cabeça fora,... mas posso estar enganado...  :dry:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #204 em: 29 de Julho, 2014, 20:30:35 »
Luke: estes testes foram feitos com o motor frio! Não lhe pegava desde ontem à noite!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #205 em: 30 de Julho, 2014, 00:06:48 »
Rara: não, fiz justamente tudo ao contrário. Fui andar com ele 10 mins para chegar aos 90º e não carreguei no acelerador ao fazer o motor rodar. Fiz asneira?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #206 em: 30 de Julho, 2014, 00:28:45 »
Ah, isso. Pois. Fui induzido em erro pelas instruções que vêm com o manómetro, que mandam fazer ponto por ponto o que eu fiz... Para a próxima já não cometo o mesmo erro.

Entretanto, boas notícias: o problema do cilindro 2 está definitivamente resolvido! Suspeito, aliás, que estivesse resolvido desde o dia em que mudei a tampa do distribuidor.
A questão é que, ao ralenti a quente, desligar o cilindro 2 não provoca alterações que se notem no trabalhar do motor. Daí eu ter a certeza que ele estava a funcionar a frio (quando desligá-lo dava sinais evidentes no trabalhar do motor) mas não a quente (porque não se notam alterações quando se desliga aquele cilindro). Mas acelerando, percebe-se perfeitamente quando está a trabalhar a 3 ou a 4 cilindros: as vibrações não enganam!
Não sei porque é que desligar este cilindro provoca tão poucas alterações no ralenti: por ser o que tem menos compressão? Não sei. Mas a verdade é que voltou a funcionar, está visto.

Passo seguinte em direcção à IPO é dar uma volta ao circuito de refrigeração, para ver se o ventilador passa a trabalhar quando deve.
Já comprei a bomba de água ao Netenforcer e vem um termostato novo a caminho. Com uma boa lavagem, peça por peça, estou convicto que ficará tudo bem.

A propósito disto, tenho um dado novo: o ponteiro da temperatura do motor sobe um pouco quando há mais consumo eléctrico. Isto é, se com as luzes desligadas o ponteiro da temperatura estiver nos 90º, ligar os faróis faz saltar o ponteiro para os 95º-100º. Se o ventilador ainda ligar, vai quase para o vermelho.
Porque é que isto acontece? Porque a bateria que lhe pus é demasiado bera e cumpre apenas as especificações mínimas?

De todo o modo, até pode estar tudo ok com a entrada do moto-ventilador, pois só de noite (com faróis ligados) é que eu tenho testado o carro.


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #207 em: 30 de Julho, 2014, 08:43:20 »
Ah, isso. Pois. Fui induzido em erro pelas instruções que vêm com o manómetro, que mandam fazer ponto por ponto o que eu fiz... Para a próxima já não cometo o mesmo erro.

Entretanto, boas notícias: o problema do cilindro 2 está definitivamente resolvido! Suspeito, aliás, que estivesse resolvido desde o dia em que mudei a tampa do distribuidor.
A questão é que, ao ralenti a quente, desligar o cilindro 2 não provoca alterações que se notem no trabalhar do motor. Daí eu ter a certeza que ele estava a funcionar a frio (quando desligá-lo dava sinais evidentes no trabalhar do motor) mas não a quente (porque não se notam alterações quando se desliga aquele cilindro). Mas acelerando, percebe-se perfeitamente quando está a trabalhar a 3 ou a 4 cilindros: as vibrações não enganam!
Não sei porque é que desligar este cilindro provoca tão poucas alterações no ralenti: por ser o que tem menos compressão? Não sei. Mas a verdade é que voltou a funcionar, está visto.

Passo seguinte em direcção à IPO é dar uma volta ao circuito de refrigeração, para ver se o ventilador passa a trabalhar quando deve.
Já comprei a bomba de água ao Netenforcer e vem um termostato novo a caminho. Com uma boa lavagem, peça por peça, estou convicto que ficará tudo bem.

A propósito disto, tenho um dado novo: o ponteiro da temperatura do motor sobe um pouco quando há mais consumo eléctrico. Isto é, se com as luzes desligadas o ponteiro da temperatura estiver nos 90º, ligar os faróis faz saltar o ponteiro para os 95º-100º. Se o ventilador ainda ligar, vai quase para o vermelho.
Porque é que isto acontece? Porque a bateria que lhe pus é demasiado bera e cumpre apenas as especificações mínimas?

De todo o modo, até pode estar tudo ok com a entrada do moto-ventilador, pois só de noite (com faróis ligados) é que eu tenho testado o carro.



Muito provavelmente uma passagem marada em qualquer lado. Mas nada haver na realidade com a temperatura.

Se for passagem provavelmente vai ser um bom pincel descobrir isso, o mais simples que antevejo sera algo no quadrante.  :dry:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #208 em: 30 de Julho, 2014, 08:51:48 »
Boa dica. Tenho cá o antigo quadrante (cujo conta rotações não funciona) e vou experimentar.

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #209 em: 30 de Julho, 2014, 12:04:01 »
Ainda bem que o problema do cilindro esta resolvido.. Experimenta isso do quadrante.. Caso se mantenha fica de olho nas cablagens  ;)