Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485975 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #225 em: 21 de Agosto, 2014, 11:38:30 »
1- Obrigado, Mickey. Já estou em busca de um distribuidor. Pode ser que seja fácil a bom preço.

2- Quanto ao ponteiro da temperatura, acho que vou começar por trocar o sensor. Se a ferrugem que por la andava deu cabo do sensor de nível da agua, é bem possível que tenha também prejudicado o sensor da temperatura. Até porque aquilo oscila entre os 70 e os 140 em segundos. Sem nenhuma lógica.

No EPER aparecem dois sensores. É um para o ponteiro e outro para a luz? Mas o Uno 60SX tem luz avisadora da temperatura? Nunca a vi...

3- Vou começar por colocar spray limpa contactos nas fichas do canhão da ignição. Pode ser que resolva. Algum conselho quanto à marca?

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #226 em: 21 de Agosto, 2014, 11:49:56 »
1- Obrigado, Mickey. Já estou em busca de um distribuidor. Pode ser que seja fácil a bom preço.

2- Quanto ao ponteiro da temperatura, acho que vou começar por trocar o sensor. Se a ferrugem que por la andava deu cabo do sensor de nível da agua, é bem possível que tenha também prejudicado o sensor da temperatura. Até porque aquilo oscila entre os 70 e os 140 em segundos. Sem nenhuma lógica.

No EPER aparecem dois sensores. É um para o ponteiro e outro para a luz? Mas o Uno 60SX tem luz avisadora da temperatura? Nunca a vi...

3- Vou começar por colocar spray limpa contactos nas fichas do canhão da ignição. Pode ser que resolva. Algum conselho quanto à marca?
Quanto à temperatura, essas oscilações cheira-me que é mesmo o sensor que está marado, o sensor custa uns 6 ou 7€ troca-o e vais ver que fica resolvido. O 60SX não tem luz avisadora de temperatura!

Para limpar os contactos tens da Wurth, Berner e da 3-en-uno Profissional, todos são excelentes mas até talvez encontres em hipermercados uma marca branca que acaba por sair muito mais barato e fazer o mesmo serviço.
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #227 em: 21 de Agosto, 2014, 12:54:05 »
Obrigado. Qual será o sensor? Não sei se se percebe nesta foto, pois estou no telemóvel. Será o 3 ou o 4?

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #228 em: 21 de Agosto, 2014, 15:10:28 »
É o número 3
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #229 em: 24 de Agosto, 2014, 17:47:20 »
Ora bem:
1- luz da pressão do oleo continua sem acender. Não é da lâmpada. Que será?

2- Tirei o sensor da temperatura da agua e limpei (estava coberto de ferrugem). Ficou mais estável, mas continua muito sensível às variações de corrente. Se ligar os faróis, sobe um traço de temperatura; se ligar o ventilador, são 2 traços. Que vos parece? Será a resistência do sensor que está  a funcionar mal? Ou é por ter uma bateria muito fraca montada?
« Última modificação: 24 de Agosto, 2014, 19:17:16 por afonsopatrao »

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #230 em: 25 de Agosto, 2014, 01:05:33 »
Resolvido o mistério da luz do óleo. Como habitualmente sucede comigo, uma coisa estúpida: fio mal ligado ao sensor da pressão. Está resolvido.

Outra boa notícia: com muito cuidado, consegui apertar mais a vela do segundo cilindro. Ainda perde por lá compressão (ouve-se se rodar o motor à mão) mas muito mais devagar. Ao ponto de o cilindro já não falhar, nem ao ralenti.

Aproveitei para subir um pouco o ralenti.

Agora voltemos ao problema da temperatura do motor. Fui dar uma volta com a bateria do carro da minha Maria. As oscilações do ponteiro diminuem bastante, mas persistem: se está a 90º com faróis desligados, fica a 100° com eles ligados.
Com a bateria mais fraca que la está, fica a 110° com os faróis ligados (90º com eles desligados). Com os piscas, é uma dança do ponteiro memorável.

De todo o modo, com os faróis desligados e sem luzes à mistura, o ventilador só dispara quando o ponteiro está nos 100º.
Tendo em conta que substituí a válvula do ventilador, a bomba de agua e o termostato, desconfio que esteja tudo ok e que o ponteiro esteja a indicar mais temperatura do que a real.

Pedia a vossa opinião. Troco o sensor para ver se melhora? Ou o problema será da cablagem?
Tenho o quadrante antigo e podia ter experimentado se com ele também acontecia o mesmo, mas não me lembrei hoje.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #231 em: 25 de Agosto, 2014, 07:42:25 »
Vê o estado do cabo de massa, a bateria que lá tens tem quantos anos? Qual é a especificação dela?

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #232 em: 25 de Agosto, 2014, 10:03:21 »
A bateria é nova mas é muito fraca. Cumpre as especificações mínimas (40ah, acho eu).
Com a que experimentei ontem (70Ah) as oscilações diminuem muito, mas o meu problema é aquilo andar nos 100º e não nos 90º.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #233 em: 25 de Agosto, 2014, 10:39:13 »
Tenta medir com um termómetro de infravermelhos ou com o multimetro, alguns têm tremómetro.

Isso parece-me um erro de leitura do sensor, o meu também dispara o ventilador quando o ponteiro passa na totalidade o traço mais largo (90º) no entanto foi medido com termómetro de infravermelhos e concluíu-se que está a disparar aos 91º, o sensor do ventilador actua aos 92º por isso está tudo normal!  ;)
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #234 em: 27 de Agosto, 2014, 12:41:05 »
O meu tambem faz isso, com as luzes desligadas liga o ventilador a 95, se as ligar liga a 100 e o ponteiro de combustivel sobe tambem meio traço. Eu acho que é falta de massa, mas na parte interior do carro, até a luz do relogio diminui para metade quando ligo os minimos/medios

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #235 em: 27 de Agosto, 2014, 13:54:58 »
No meu ponto de vista isso tera de algo comum... assim, no meu ponto de vista, falta de massa. Um esquema eletrico praver onde andam as massas dava jeito... :dry:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #236 em: 27 de Agosto, 2014, 15:16:35 »
pedro303: justamente como no meu. Acender faróis ou ligar ventilação dá efeitos em tudo, até na iluminação interior.
Curiosamente, no meu, o ponteiro da gasolina não se queixa.

TwinThema: vou experimentar primeiro um sensor novo, para ver se é a resistência dele que está louca. Se não for daí, logo vou em busca da massa.

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #237 em: 27 de Agosto, 2014, 15:23:36 »
Antes de lavares o circuito da primeira vez o carro aquecia-te?
Se não te aquecia (apesar de teres o circuito muito sujo... ) Alguma coisa já estava menos boa e com a limpeza ressentiu-se...
A questão é que já trocaste algumas peças chave como a bomba de agua e o termostato etc... e o problema mantem-se...

Experimenta comprar um produto de limpeza para radiadores e mete la para dentro e vai dar umas voltas... pode ser que os radiadores apesar de os teres limpo ainda continuem com uma camada considerável de lama e ferrugem. (Digo eu não sei... é só um palpite... )

Ou então alguma coisa a nível de eletrónica...  (Algum sensor que esteja a dar alguma informação errada... )

Cumps...




afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #238 em: 27 de Agosto, 2014, 15:27:40 »
Comandante: Sim, o problema existe desde que comprei o bicho. No início não disparava o ventilador do radiador e resolveu-se depois de uma válvula nova e de uma purga ao circuito. Como continuava a aquecer (ou a dar informação disso no quadrante) substituí bomba de água e termostato, além de lavar o circuito peça a peça.
Agora vou substituir o sensor de temperatura. Se não resolver, logo penso no passo seguinte...

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #239 em: 27 de Agosto, 2014, 15:59:06 »
Comandante: Sim, o problema existe desde que comprei o bicho. No início não disparava o ventilador do radiador e resolveu-se depois de uma válvula nova e de uma purga ao circuito. Como continuava a aquecer (ou a dar informação disso no quadrante) substituí bomba de água e termostato, além de lavar o circuito peça a peça.
Agora vou substituir o sensor de temperatura. Se não resolver, logo penso no passo seguinte...

Se não resolver começas a ficar sem soluções...

Uma vez fizemos uma experiencia engraçada num carro aqui em casa...... suspeitávamos que era do radiador então fizemos os seguinte:

retiramos o radiador do carro ca para fora tiramos-lhe a agua toda até ficar sem agua e seco. (Retiramos tudo do gajo... ventoinha tubagens... ficou todo despenado com o outro novo que estava na caixa... ) Pegamos nele e vimos que estava pesado... Como vimos que estava mais pesado que o radiador novo que tínhamos mandado vir para o carro vimos logo que estava todo entupido...
porque a sujidade também faz peso.. calcário, barro e ferrugem nas galerias finíssimas por onde passa a agua... tem destas coisas...

E para comprovar tiramos-lhe as tampas de plástico... bem aquilo era só argila... nem passava a agua para baixo... por isso é que o carro aquecia...
Antes de o abrirmos ainda tentamos limpar a pressão mas nada feito... a sujidade era tanta e tão espessa que teve mesmo que ser substituído pelo novo...


Por isso se não for sensores... pode muito bem ser os radiadores... tudo é possível :D
Ainda por cima são logo 2 radiadores...  :laugh:


Cumps :)