Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486000 vezes)

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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #375 em: 01 de Novembro, 2014, 09:08:56 »
Água com óleo forma uma pasta tipo maionese na tampa do reservatório e a água fica da cor de café com leite.

O óleo baixou um pouco, que pouco? Em quantos Kms?
Baixou talvez 1/4 do espaço entre o mínimo e o máximo. Em 600kms. Mas bastantes horas de funcionamento, com carro parado. Equivalem a uns 1000kms, talvez.
Pasta na tampa não tenho. Quanto à cor de café com leite, tenho dúvidas: Assim que puder, vou fotografar o líquido e peço opinião.
« Última modificação: 01 de Novembro, 2014, 10:23:00 por afonsopatrao »

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #376 em: 01 de Novembro, 2014, 09:11:04 »
Entretanto: os problemas de massa podem dever-se a ter o borno neste estado? Ou não tem interferência?

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #377 em: 01 de Novembro, 2014, 12:35:03 »
o teu carro tem aí gremlins de certeza, já andou um inteligente a mexer nele, vê-se logo pela buzina!
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #378 em: 01 de Novembro, 2014, 13:50:34 »
Aquilo é o alarme... Que pode ser o responsável por isto tudo, ainda que eu o tenha desligado...

Comandante

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #379 em: 01 de Novembro, 2014, 14:09:15 »
Fogo esses bornes de bateria fazem-me lembrar os do meu cinquecento... todos gastos e amassados de andarem a usar chaves de fendas para abrirem os bornes e de andarem a usar bocas de crocodilo para darem enconstos na bateria... ao longo dos anos deram cabo daquilo tudo... Solução: Tive que comprar 2 cabos novos... o do positivo e o do negativo... so que nas versões com imobilizador o cabo positivo tem alguns extras como o fusivel de corrente geral na caixinha preta que é agarrado ao cabo e mais umas cenas maradas... que serviram logo para encarecer o preço final.  :wacko:

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #380 em: 01 de Novembro, 2014, 14:40:38 »
mon ami, tens ali dois relés que não são de origem, e tens uma buzina eléctrica, aquilo não é um alarme!
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Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #381 em: 01 de Novembro, 2014, 14:45:53 »
Essas invenções todas podem estar na causa do teu problema!

Desliga tudo e faz um teste  :t_up:
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #382 em: 01 de Novembro, 2014, 14:51:11 »
Luke, mas aquela buzina não toca quando carrego no volante (toca só a outra, perto do radiador). Aqueles relés estão ligados ao alarme, penso. Julguei que aquela buzina fosse dedicada ao alarme. É impossível ser assim?
Bom, como nunca liguei o alarme, tenho de ver se o faço para ver o que acontece.

Quanto à minha dúvida de ontem sobre a cor do refrigerante, acho que não será óleo na água. Hoje está com aspecto de ter terra lá dentro, não oleo; a tampa não tem maionese nenhuma; não há bolhas quando acelero. Só o cheiro é que me deixa de pé atrás, pois está um pouco adocicado.
O óleo na vareta está preto, e não castanho.

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #383 em: 01 de Novembro, 2014, 14:56:08 »
Essas invenções todas podem estar na causa do teu problema!

Desliga tudo e faz um teste  :t_up:

A ver se sou capaz... Hoje se tiver tempo dedico-me às relas. Espero que corra bem...

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #384 em: 01 de Novembro, 2014, 16:04:49 »
A ver se sou capaz... Hoje se tiver tempo dedico-me às relas. Espero que corra bem...
Fura-as com uma chave de fendas e puxa-as com um alicate, ou então com a chave de fendas bates na abas até ficarem de lado e depois puxas, não as batas ao meio arriscas-te a enfia-las para dentro do bloco e depois é pincel  :smash:
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #385 em: 01 de Novembro, 2014, 17:01:02 »
Consegui ter uma hora inteira para me dedicar ao bicho. Atendendo à urgência do problema, resolvi atacar as relas e deixar para depois o mistério da falta de massa no quadrante.

Primeiro as boas notícias: não havia óleo na água. Pelo contrário, havia muita porcaria. Impressionante pensar que há 2 meses lavei peça por peça todo o circuito (com excepção do radiador da chaufagem). Terra, lama, porcaria.
Lembram-se do sensor de nível da água, comprado novinho em Agosto e colocado já em Setembro?
Estava neste estado:




A água estava como se antecipa.


Limpei o sensor e voltou à vida:


Depois parti para o acesso às relas da frente.
As porcas do colector de escape saíram bem, depois de litros de WD40.
Mas não consegui tirar as porcas que ligam o colector ao tubo de escape! Tentei durante 40mins, sempre a pôr WD40, e nem se mexeram. Com roquete, com chave de boças, nada. Só faltou mesmo martelar.

Como faço para os tirar? Deixei mais WD40 a ver se faz efeito até à noite...

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #386 em: 01 de Novembro, 2014, 17:56:57 »
Ora aqui esta u berdadeiro carro de guerra!!! pelo menos a avaliar pelo estado do borne de massa.  :laugh:

Ia apostar que esse borne ja nem aperto da na bateria. como e que fixas excaixas e fazes força pra baixo? Embora no borne da bateria nao tenha visto sintomas disso mas podes ter ai uma falha responsavel por mta quebra de tensao. Se tiveres comprimento de cabo suficiente, compras um borne de massa numa casa de peças auto, cortas esse e aplicas o novo. se o positivo estiver em estado identico faz o mesmo. Mas so se tiveres cabo suficiente para isso, se nao sera melhor comprar cabos prai.  :dry:

Qt a agua, acho que ja foi dito aqui, mas lava como deve ser esse radiador da sofagem. Na altura que fizeste a lavagem geral se isso tivesse sido feito agora escusavas voltar a lavar tudo novamente. ;) Mas enquanto fazes isso estas entretido.  :P

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #387 em: 03 de Novembro, 2014, 10:28:56 »
Até sugeria meter um detergente de limpeza no radiador, mas a avaliar pelo aspecto da água e da porcaria que se soltou em 2 meses, usá-lo é arriscado pois podem começar a aparecer pontos de vazamento.

Ainda assim lava isso e mete água destilada e circula 1 semana com o carro, depois volta a tirar e a lavar... Vais fazendo isso até que um dia a água vai sair limpa e aí sim já podes mete anticongelante  :t_up:

Se quiseres ser mais radical, radiadores novos e tubagens e fica novo  :palmas:
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #388 em: 03 de Novembro, 2014, 11:00:35 »
Eu queria era escapar a tirar o radiador da chaufagem, que me cheira a ser um pincel. Mas se calhar não escapo.

Quanto à minha actual empresa: ontem ainda voltei à carga para soltar as porcas dos pernos que ligam o colector de escape ao tubo de escape. Nem se mexeram. Voltei a pôr muito WD40 e espero que hoje à noite tenha mais sorte.
Devo começar a dar martelada?

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #389 em: 03 de Novembro, 2014, 11:20:10 »
Eu queria era escapar a tirar o radiador da chaufagem, que me cheira a ser um pincel. Mas se calhar não escapo.

Quanto à minha actual empresa: ontem ainda voltei à carga para soltar as porcas dos pernos que ligam o colector de escape ao tubo de escape. Nem se mexeram. Voltei a pôr muito WD40 e espero que hoje à noite tenha mais sorte.
Devo começar a dar martelada?
Vão partir  :smash:

Precisei de retirar isso à uns anos porque estava com uma fuga e só saiu com rebarbadora  :smashfreakB:
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