Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485975 vezes)

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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #390 em: 03 de Novembro, 2014, 11:21:19 »
Que chatice... Mas sem tirar o colector de escape não chego às relas...

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #391 em: 03 de Novembro, 2014, 11:29:09 »
Que chatice... Mas sem tirar o colector de escape não chego às relas...
Desaperta a abraçadeira de molas que fica por baixo do motor e retiras os colectores e os 2 tubos que estão acopolados a eles, é a forma mais fácil, tens é de retirar os colectores também
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #392 em: 03 de Novembro, 2014, 11:38:08 »
podes lavar o radiador de chaufagem no sitio, só tens que fazer circular água em sentidos opostos à vez
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #393 em: 03 de Novembro, 2014, 13:52:48 »
Que chatice... Mas sem tirar o colector de escape não chego às relas...

Cuidado!!! Podem sair disparates dos meus dedos:
Dado que n conheço mt bem esse motor, nao e viavel aquecer as porcas c maçarico? Tem e de ser alguem que saiba "dar calor".  :unsure:

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #394 em: 03 de Novembro, 2014, 14:12:48 »
Cuidado!!! Podem sair disparates dos meus dedos:
Dado que n conheço mt bem esse motor, nao e viavel aquecer as porcas c maçarico? Tem e de ser alguem que saiba "dar calor".  :unsure:

O calor até pode ajudar a libertar as porcas mas também pode ajudar a dar cabo das roscas... usa com moderação...  ;)

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #395 em: 03 de Novembro, 2014, 14:16:52 »
meu amigo... tens uma união no escape, desmontas aí, e tiras completo com o colector (4-2) e a peça seguinte (2-1)
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #396 em: 03 de Novembro, 2014, 14:58:17 »
meu amigo... tens uma união no escape, desmontas aí, e tiras completo com o colector (4-2) e a peça seguinte (2-1)

Obrigado! Vou tentar isso! Tenho de me meter debaixo do carro ou tenho acesso por cima?

Cuidado!!! Podem sair disparates dos meus dedos:
Dado que n conheço mt bem esse motor, nao e viavel aquecer as porcas c maçarico? Tem e de ser alguem que saiba "dar calor".  :unsure:

Fica a ideia em caixa para o caso de tudo falhar! ;)

podes lavar o radiador de chaufagem no sitio, só tens que fazer circular água em sentidos opostos à vez

Isso foi o que fiz da última vez. Mas julgo que o líquido refrigerante, que o Uno não devia ver desde 1992, tem feito soltar muita porcaria. Vou ver se vou substituindo o líquido todos os meses e lavando sempre o circuito. A rezar que a rela do lado da caixa não dê o berro (essa não sou capaz de mudar...)

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #397 em: 03 de Novembro, 2014, 15:30:26 »
Obrigado! Vou tentar isso! Tenho de me meter debaixo do carro ou tenho acesso por cima?

Fica a ideia em caixa para o caso de tudo falhar! ;)

Isso foi o que fiz da última vez. Mas julgo que o líquido refrigerante, que o Uno não devia ver desde 1992, tem feito soltar muita porcaria. Vou ver se vou substituindo o líquido todos os meses e lavando sempre o circuito. A rezar que a rela do lado da caixa não dê o berro (essa não sou capaz de mudar...)

Levantas o carro e metes-te debaixo dele pelo lado do condutor e desapertas os 2 parafusos 13mm da abraçadeira e depois tens outro de 13mm também no apoio que fica entre os 2 tubos.

Cuidados a ter em conta:
- Ao meteres-te debaixo do carro vê se está bem seguro para não haver acidentes

- Cuidado a remover parte do escape com os colectores, já vi partirem a cabeça do motor ao retirar os colectores à bruta
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #398 em: 05 de Novembro, 2014, 23:31:50 »
Ora então lancei mãos à obra, já que os diabos das 3 porcas dos pernos que ligam o colector de escape ao tubo nem se mexem. E já levaram um senhor banho de WD40:


Vai daí, tentando aplicar os ensinamentos do Luke e do Mickey, fui levantar o carro, pô-lo em preguiças e tentar retirar o tubo na junção seguinte.
Lá me deitei debaixo do carro e encontrei o apoio de que o Mickey falou. Ontem pus WD40 e deixei de noite a actuar.



Hoje saiu com facilidade o parafuso.
Depois fui dedicar-me à junção seguinte. Um pouco de WD40 e comecei a tirar as porcas.
Mas parei porque fiquei com uma dúvida: depois como volto a colocar a porca com estas molas? Preciso de alguma ferramenta tipo saca molas? Ou elas são molinhas e volta a pôr-se com facilidade?

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #399 em: 06 de Novembro, 2014, 00:30:42 »
É isso mesmo!  :t_up:

Retirando aquele parafuso que atravessa os tubos e desapertando as molas já consegues retirar essa parte toda do escape.

As molas consegues voltar a colocá-las facilmente à mão  ;)

Isso parece que está mesmo feio aí na zona por trás do tubo metálico  :o muita corrosão, provavelmente as relas estão mesmo todas podres, retira-as limpa bem o sítio e coloca novas e por aí ficas descansado  :t_up:
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #400 em: 06 de Novembro, 2014, 22:50:23 »
Obrigado, Mickey! Hoje tive um dia de cão e não tenho energia para me meter na garagem a continuar o trabalho. Fica para amanhã.

Com esta técnica de tirar o colector e o tubo juntos, só tenho mais uma dúvida: eu sozinho consigo tirar e recolocar o colector + tubo? É que se me meto debaixo do carro a empurrar o tubo, não estou a ver o colector e posso estragar alguma coisa na cabeça do motor.
Do lado do colector até devo ser capaz de tirar tudo, puxando por lá o colector + tubo. Mas serei capaz, sozinho, de depois recolocar? É que se estiver preocupado a pôr os pernos no colector, não vou estar a ver o encaixe debaixo do carro...

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #401 em: 06 de Novembro, 2014, 23:11:57 »
és capaz sim, desaperta em baixo, depois desaperta o colector, a montagem é inversa, apenas tens cuidado para apontar as porcas no colector, e depois apontar as do tubo antes de apertar tudo
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #402 em: 07 de Novembro, 2014, 10:45:53 »
Isso mesmo  :t_up:

O Luke já disse tudo, apontas os furos dos colectores nos pernos da cabeça e depois apontas o tubo em baixo, quando tudo estiver alinhado é só apertar.

Cuidado ao apertar os colectores, encosta todas as porcas à mão e depois aperta com chave em cruz
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #403 em: 07 de Novembro, 2014, 13:46:31 »
Nao confundir "chave em cruz" com "chave de cruz"  :D

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #404 em: 07 de Novembro, 2014, 14:33:23 »
Nao confundir "chave em cruz" com "chave de cruz"  :D

ya, tens de comprar, é assim
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