Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486000 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:
« Responder #555 em: 05 de Janeiro, 2015, 10:23:16 »
O cabo principal de Mass liga na bat,a meio do caminho no chassis e no final directamente na caixa, vê lá se não tá partido...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #556 em: 05 de Janeiro, 2015, 11:42:47 »
Tenta perceber se se trata de agua ou oleo (notas pela viscosidade) nos cabos por baixo do servo freio. se for oleo, e nao precisa de ser muito, pode ter atacado o isolamento da cablagem e se la passar o cabo da marcha atras estara concerteza a influenciar com outro ou com a massa.
Se so o facto de pisar o pedal influencia algo se tem de passar por ai. Julgo eu que a embraiagem nada tem de eletrico, portanto sendo tudo mecanico tera de existir por ai algo mecanico a influenciar a parte e eletrica,... n sei se estas a seguir o meu raciocinio...  :dry:

Parece ser água. Pelo menos quando torço a forra, pinga algo que parece água. E a tinta da chapa estaria corroída se fosse óleo de travões, certo?
Outra coisa que entretanto descobri: a electricidade volta se puxar o ar. Creio que o cabo do ar passa pelo mesmo buraco do cabo da embraiagem. Ou seja, parece que haverá ali um mau contacto ou um curto-circuito qualquer na calagem que partilha o espaço com o cabo da embraiagem e com o cabo do ar.

O cabo principal de Mass liga na bat,a meio do caminho no chassis e no final directamente na caixa, vê lá se não tá partido...

Não está partido, ou pelo menos não parece. Mas se fosse do cabo principal de massa, não falharia tudo? É que há coisas que nunca deixam de funcionar, como os 4 piscas, a iluminação interior ou as luzes de stop.
De todo o modo, a menos que descubra a causa, vou tentar logo à noite desligá-lo e voltar a ligar.

mete mais um ou dois cabos de massa

Não percebi. Ponho um segundo cabo de massa junto àquele? A fazer o mesmo percurso (bateria - caixa)?

Entretanto, hoje trouxe-o comigo para o trabalho e deixei-o ao sol, a ver se seca tudo:


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #557 em: 05 de Janeiro, 2015, 12:25:00 »
o que descreves parece que estás a fazer massa pelo cabo de embraiagem, o que indica que o teu cabo de massa está com mau contacto ou partido
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #558 em: 05 de Janeiro, 2015, 18:41:55 »
Agora a meio da tarde fui dar uma volta. Fui ter com a pimpolha mais nova ao pediatra e ainda fiz uns 10 kms de estrada. À ida, estava tudo igual: precisava do ar ou da embraiagem para ver corrente de eletricidade; mesmo quando tinha, muitas vezes o rádio se desligava quando acendiam os stops ou ligava os piscas. No regresso, passado um bocado, tudo mudou. De repente, ficou bom! Foi uma coisa milagrosa. De repente tudo ficou OK.
Aliás, melhor do que antes: ponteiro da temperatura certinho, sem oscilar com o consumo eléctrico; rádio não desliga; painel bem iluminado; fecho central com força para trancar e destrancar mesmo as portas de trás, que estão mais perras.
Dá-me a sensação que havia ali água algures e estava a prejudicar a corrente. Quando secou, porque eu entretanto tinha limpo todos os pontos de massa que encontrei, ficou melhor que antes!
Não quero lançar já os foguetes, mas estou contente!

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #559 em: 05 de Janeiro, 2015, 18:49:18 »
Agora a meio da tarde fui dar uma volta. Fui ter com a pimpolha mais nova ao pediatra e ainda fiz uns 10 kms de estrada. À ida, estava tudo igual: precisava do ar ou da embraiagem para ver corrente de eletricidade; mesmo quando tinha, muitas vezes o rádio se desligava quando acendiam os stops ou ligava os piscas. No regresso, passado um bocado, tudo mudou. De repente, ficou bom! Foi uma coisa milagrosa. De repente tudo ficou OK.
Aliás, melhor do que antes: ponteiro da temperatura certinho, sem oscilar com o consumo eléctrico; rádio não desliga; painel bem iluminado; fecho central com força para trancar e destrancar mesmo as portas de trás, que estão mais perras.
Dá-me a sensação que havia ali água algures e estava a prejudicar a corrente. Quando secou, porque eu entretanto tinha limpo todos os pontos de massa que encontrei, ficou melhor que antes!
Não quero lançar já os foguetes, mas estou contente!

O que tens aí é quase de certeza o cabo de massa a fazer mau contacto, se voltar a acontecer pega num daqueles cabos para dar encosto á malta, ligas directamente na bateria e depois no bloco, se resolver já sabes.  :t_up: :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #560 em: 05 de Janeiro, 2015, 20:23:38 »
Isso vai voltar a acontecer. E podes mt bem estar a fazer massa pelo cabo da embraiagem sempre que falha o cabo de massa como referiu o Luke atras.
Mete um cabo na mala como o sugeriu o Rara e se voltar a acontecer liga o cabo entre o borne da bateria e a caixa (de preferencia) ou outro ponto de massa forte na carroçaria.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #561 em: 05 de Janeiro, 2015, 20:32:45 »
O que tens aí é quase de certeza o cabo de massa a fazer mau contacto, se voltar a acontecer pega num daqueles cabos para dar encosto á malta, ligas directamente na bateria e depois no bloco, se resolver já sabes.  :t_up: :t_up:

Boa dica, Rara! Um destes cabos, certo?


Assim fico logo sem dúvidas, quando e se o problema voltar.
Obrigado!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #562 em: 05 de Janeiro, 2015, 21:53:11 »
Certo.  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #563 em: 05 de Janeiro, 2015, 23:50:32 »
Amanhã conto levar outra vez o Uno e saberei se o problema voltou.
Agora outra coisa: desde que comprei o carro, sempre que puxo o ar mais do que um nada, o motor afoga, quase como se estivesse a trabalhar a 3 cilindros.
Pelo que estive a investigar, o carburador tem um sistema de anti-afogamento, que faz abrir a válvula do ar para evitar que o motor afogue. Ora bem, ou isso está avariado ou está desafinado.
Algum de vós tem dicas sobre como atacar o problema?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #564 em: 05 de Janeiro, 2015, 23:54:40 »
manda afinar o CO, já mandaste?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #565 em: 05 de Janeiro, 2015, 23:56:51 »
Não, Luke. Como passou na inspecção sem espinhas, achei que não valia a pena. Achas que pode ser simplesmente a mistura demasiado rica?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #566 em: 06 de Janeiro, 2015, 00:13:44 »
sim, mas não te rales muito com isso, é normal quando fechas demasiado o ar os carros poderem abafar, lembra-te que é para conseguirem pegar em temperaturas muito frias, mas não deve ser possível só puxar uns milimetros
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #567 em: 06 de Janeiro, 2015, 08:01:14 »
Só consigo fechar o ar 1/4 do curso do comando. A partir daí, afoga.
Achas demasiado arriscado que tente afinar eu a mistura, seguindo o "guia" que fizeste para o Mickey?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #568 em: 06 de Janeiro, 2015, 08:41:52 »
Eu não mexia sequer ;) o ar é para pegar e aquecer um bocadinho, não é para mais nada, se anda bem, faz bons consumos, deixa como está, não é defeito, é feitio

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #569 em: 06 de Janeiro, 2015, 09:10:20 »
Amanhã conto levar outra vez o Uno e saberei se o problema voltou.
Agora outra coisa: desde que comprei o carro, sempre que puxo o ar mais do que um nada, o motor afoga, quase como se estivesse a trabalhar a 3 cilindros.
Pelo que estive a investigar, o carburador tem um sistema de anti-afogamento, que faz abrir a válvula do ar para evitar que o motor afogue. Ora bem, ou isso está avariado ou está desafinado.
Algum de vós tem dicas sobre como atacar o problema?

Boas, o sistema anti afogamento que falas é uma peça que funciona por vacuo parecida com a que tens no distribuidor, deves ter essa membrana furada. No meu troquei isso em 2004 e foi caro mais de 70€, mas em Viseu o frio no inverno é muito e era complicado nos primeiros minutos andar com o carro.