Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485989 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #840 em: 21 de Março, 2015, 20:24:16 »
Sábado é dia de...
Andar de Uno! Cada vez me apaixono mais por ele. Que carro fantástico.


O carburador tinha ficado a precisar de afinação depois da limpeza do fim de semana passado. Eu tinha baixado o ralenti mas, na altura, não me atrevi a mexer na mistura.
Rapidamente percebi que isso não tinha sido suficiente. Ralenti um pouco irregular e cheiro forte a gasolina ao ralenti.
Como estava, não estava bem; e mais tarde ou mais cedo eu ia precisar de mandar afinar a mistura. Achei que não se perdia nada em eu mexer e arriscar afinar a mistura. Se não melhorasse, também não perdia nada.

Segui o Haynes e um post aqui do fórum onde o Luke explicava a coisa: cortar a mistura até ao ponto em que o ralenti começa a descer; depois ajustar o parafuso do ralenti para as 800rpm.

Sucesso! Ficou a puxar muito mais! A diferença é impressionante. O ralenti ficou regular e deixou de cheirar a gasolina.

Há é uma coisa que ele faz desde que o comprei e que não gosto: depois de acelerar com convicção, as rotações demoram um pouco a descer. Parece que depois de puxar por ele fica gasolina a mais na admissão e faz com que as rotações desçam devagarinho.
O que será isso? Carburador a precisar de limpeza a sério? Uma entrada de ar a mais na admissão (tipo a junta do colector com uma fuga qualquer)?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #841 em: 22 de Março, 2015, 16:24:25 »
Aos poucos vais ganhando o bichindo do "Do it myself".
Como eu te compreendo. ;)  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #842 em: 23 de Março, 2015, 09:59:31 »
Ontem à noite ainda fui passar um tempo ali à volta da admissão a ver se descobria a razão de as rotações não descerem logo. Coloquei 3 hipóteses (agradeço mais ideias, se alguém tiver!).

1- Ter o cabo do acelerador preso em qualquer lado e, por isso, não fechar a borboleta logo quando largo o pedal;
2- Haver uma fuga (entrada) de ar qualquer abaixo da borboleta, que faça com que apesar de a borboleta fechar, "alimentar" o motor com mais ar do que o desejado;
3- Ter o carburador a precisar de limpeza "a sério", por ter para lá porcaria que não permita fechar devidamente a admissão de ar.


Com a regra de "começo pelo mais simples e barato", fui tratar de analisar o cabo do acelerador.
Hipótese 1 descartada: o cabo não está preso em lado nenhum. Aliás, os sintomas não jogariam bem com essa causa: as rotações só não descem depressa depois de puxar pelo carro. Se for uma aceleradela em ponto morto, não há nada de anormal. Ou seja, só quando há bastante gasolina ao barulho é que o fecho da borboleta não implica a redução imediata das rotações.

Avancei para a hipótese 2. E estou com fezada que será por aqui a solução, se eu estiver a pensar bem: depois de puxar pelo carro, se houver uma entrada de vácuo a mais, mesmo que eu feche a borboleta, o efeito será exactamente este - rotações a descer devagar.

Assim, estava a pensar substituir a junta do colector de admissão, antes de desmontar o carburador para substituir vedantes e borrachas: pode a junta de admissão entretanto ter apodrecido naqueles 4 anos de carro parado e estar a deixar passar ar.
Isto faz sentido? Que vos parece?


(entretanto, acabei de descobrir que vou mesmo ter de substituir esta junta porque... imaginem lá o que é que descobri... Qual é coisa qual é ela que qualquer proprietário de FIRE teme e o chateia periodicamente?

Mais uma rela a pingar... /&#%&/$%&!&#!$!/%&!.
Agora na parte de trás do motor. Já mudei as da frente e as da distribuição. Agora é uma atrás. Se a seguir vier a da caixa, não conheço palavrões suficientes para poder expressar o meu estado de espírito. Até porque as da frente deram-me 1 mês de Uno parado.
Bom, vou encomendar a junta e preparar-me para intervir na rela. Pode ser que resolva os dois problemas de uma só vez).

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #843 em: 23 de Março, 2015, 14:08:57 »
Tanto afeto entre vcs os dois!!! tu plo carro a encontrar soluçoes e ele por ti a dar-te sempre novos motivos pra nao lhe perderes a atençao.  :P

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #844 em: 23 de Março, 2015, 16:57:39 »
 :point:

Eu avisei, as relas quando começam a dar raia é mudá-las TODAS logo!

Partindo do principio que são todas da "mesma idade" se uma ceder mais tarde ou mais cedo as outras vão acabar por seguir o mesmo caminho.

A da caixa, épa umas horas mas consegues fazer isso com ferramentas básicas  :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #845 em: 23 de Março, 2015, 19:57:19 »
Junta da admissão encomendada na origem. Quando chegar, dedico-me a tirar o colector de admissão e a atacar as relas.

Entretanto, é para não perder o ânimo, tinha uma surpresa ao chegar à casa...


Adivinham?
Estou mesmo feliz por ter encontrado!



Quando o colocar, depois vou aplicar o DIY do Mickey para recuperar o velho, que está completamente num tom azul turquesa esbranquiçado.
Estou mesmo contente!

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #846 em: 23 de Março, 2015, 20:51:39 »
Mais uma prenda! :t_up:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #847 em: 23 de Março, 2015, 21:11:32 »
 :fiat:  :t_up:

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #848 em: 23 de Março, 2015, 21:43:24 »
Boas amigo. Parabéns pelo carro... Esta divinal :)

Até é engraçado como fostes encontrar um símbolo numa casa de peças que vende caixas de velocidades etc lool :)

Eu não tive muita sorte com esse símbolo. O primeiro original que comprei tinha uma micro falha... Lol Depois tive que comprar outro porque achei mais seguro aplicar outro em vez daquele... Lá comprei o segundo original... Mas já comecam a ser um bocadinho difíceis de encontrar... :D

É interessante restaurar estes carros... Dão cá uma luta :P

Espero que tenhas muita sorte com o teu uno, que tu mereces.

Cumps...

:P



afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #849 em: 24 de Março, 2015, 09:51:35 »
Obrigadão, Comandante! Consegui no eBay, só quando chegou é que percebi que vinha de uma casa de transmissões... ;)

Agora uma dúvida, para quem já trocou estes símbolos da mala de um Uno: percebo que aquilo tem dois parafusos; mas como chego à parte de trás da mala para os apertar? É que a mala, pelo que percebi numa olhadela rápida, tem duas placas de chapa (uma interior e uma exterior), sendo que não estou muito bem a ver como chego à parte oca (entre as duas placas) para apertar uma porca de fixação...


Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #850 em: 24 de Março, 2015, 10:15:08 »
Obrigadão, Comandante! Consegui no eBay, só quando chegou é que percebi que vinha de uma casa de transmissões... ;)

Agora uma dúvida, para quem já trocou estes símbolos da mala de um Uno: percebo que aquilo tem dois parafusos; mas como chego à parte de trás da mala para os apertar? É que a mala, pelo que percebi numa olhadela rápida, tem duas placas de chapa (uma interior e uma exterior), sendo que não estou muito bem a ver como chego à parte oca (entre as duas placas) para apertar uma porca de fixação...




Pois... essa parte eu já não te consigo ajudar... porque ainda não retirei o velho do meu cinquecento para ver se é igual aos fiat unos... (Quer dizer igual é igual... mas o meu tem uma pelicula de colar... o único que tem parafuso é o símbolo da frente... pelo menos é o que eu vi até agora...  :mellow:) se dizes que nos fiat unos tem parafuso da parte de traz nos símbolos traseiros...

Pergunta ao Luke que ele deve saber  :P

 :laugh:

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #851 em: 24 de Março, 2015, 12:36:00 »
o simbolo é de encaixe, com jeitinho consegues tirar. tem 2 pinos, tem tendencia a partir
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #852 em: 24 de Março, 2015, 12:37:28 »
o simbolo é de encaixe, com jeitinho consegues tirar. tem 2 pinos, tem tendencia a partir
Ah, boa. Imaginei que houvesse umas porcas por trás dos pinos. Ainda bem que não.
Aconselhas alguma técnica para a respectiva remoção?

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #853 em: 24 de Março, 2015, 12:49:45 »
Mais um detalhe para melhorar a aparência do unão  :palmas:
   Fiat Panda YOUNG

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #854 em: 24 de Março, 2015, 14:47:41 »
tenta por dentro forçar os pinos, ou então com uma espatula enrrolada com fita de papel
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."