Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485975 vezes)

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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #960 em: 22 de Abril, 2015, 23:57:19 »
Ok, amanhã trato de arranjar as lixas. Hoje dediquei meia hora ao X-acto e ao removedor de juntas na cabeça do motor. Não correu mal, mas ainda não saiu tudo. Tenho ainda 3 focos de restos de junta:
Um junto ao primeiro cilindro:

Outro junto ao cilindro 4 e ainda um pedaço à volta da entrada do líquido de refrigeração:

Aqui a chatice é o mau acesso e os pernos, que estão sempre a atrapalhar.
Pode ser que amanhã já saia...

Rara

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #961 em: 23 de Abril, 2015, 00:01:58 »
Os pernos não nasceram aí, com porca e contra porca sacas os gajos.... depois é só voltar a meter os gajos. ;)
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Luke

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« Responder #962 em: 23 de Abril, 2015, 08:51:03 »
Tens é de meter QQ coisa dentro da admissão para não ir nada para dentro do motor
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #963 em: 23 de Abril, 2015, 08:56:50 »
Que sugeres? Uns panos?

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #964 em: 23 de Abril, 2015, 14:45:05 »
Que sugeres? Uns panos?
Por exemplo, ou então o vulgar papel de cozinha, fazes uns rolos e metes dentro das janelas da admissão.

Quando isso estiver tudo limpinho, junta nova e colector apertado no sítio, esse motor merece uma limpeza  :laugh:

Fazes umas mistura 50/50 de mistolin e água e borrifas, deixa actuar uns 20/30 minutos, depois usa uma trincha ou um pincel e esfrega todos os cantinhos e pormenores, depois passa com água de preferência com alguma pressão. Também podes usar o mistolin puro, desde que não deixes a marinar muito tempo  :lol:

P.S.: Podes usar também um anti-gorduras de cozinha, tipo Cif tira gorduras ou algo semelhante.

Vais ver que vai ficar um must!  ;)
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Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #965 em: 23 de Abril, 2015, 16:57:01 »
eu prefiro uma pistola de parafinar e aguarás
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #966 em: 23 de Abril, 2015, 20:36:19 »
Eu prefiro uns tremoços e Super Bock,... e se for com fartura ate deixo de ver a sujidade!!!  :lol:

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #967 em: 24 de Abril, 2015, 00:19:46 »
(Quanto a preferências, estou com o TwinThema: atendendo a que não percebo nada disto, tremoços e uma cerveja fresquinha parece-me sempre a melhor solução para qualquer problema ;))

Trabalhos de hoje:
Colector faceado! Primeiro com lixa de água 500 e depois com 1200. Colada a um vidro grosso, tal como me explicaram.
Eu não noto diferença nenhuma, parece-me tão lisinho como antes. Mas desapareceram os riscos que o C-acto tinha deixado. As partes escurecidas são mesmo alumínio deteriorado pelo refrigerante DelCano e não restos de junta.


Depois foram 2 horas na cabeça do motor. Ora poe removedor de juntas, ora espera que actue, ora ataca com X-acto e espátula. Repeti 6 vezes. No fim, passei a lixa de água. Fiquei mesmo satisfeito com o resultado, que julgo ser o melhor que é possível.
Do lado do cilindro 1, temos alumínio escurecido mas não há junta.


Do lado do cilindro 4 a coisa é menos boa: a água ferrugenta corroeu um pouco do alumínio, de modo que ele vai ligeiramente para dentro naquela zona, sente-se ao toque. Como a junta tem aí um rebordo, espero que não comece a ter aí uma fuga... De todo o modo esta lisinho. Aqui a lixa ajudou bastante.
Na extremidade do colector, o acesso do refrigerante à cabeça ficou lisinho, sem restos de junta. Mas aqui o alumínio volta a estar escurecido, porque atacado


E pronto! Não posso esperar pelo dia de amanhã, hei-de arranjar tempo para montar tudo e voltar a ouvir o meu querido FIRE a ronronar.

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #968 em: 24 de Abril, 2015, 00:30:27 »
eu prefiro uma pistola de parafinar e aguarás
Uma vez experimentei e não limpou nada  :point:

As partes mais encrostadas ficaram todas na mesma.  ;)
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #969 em: 24 de Abril, 2015, 00:41:40 »


Parabéns!!! Finalmente os restos da junta desapareceram totalmente  :palmas:

Talvez ainda fosse a de origem  :lol:

Agora é passar diluente celuloso na cabeça do motor e no colector (aproveita que o colector está fora e limpa-o, podes borrifar com mistolin vai ficar novo  :D) depois junta no sítio e dá um encosto às porcas e ao parafuso só depois apertas começa do centro para os lados e o ideal seria apertar com uma chave dinamométrica, mas à falta dela aperta um pouco antes de partir  :smash:

Força com isso  :t_up:
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #970 em: 24 de Abril, 2015, 08:32:03 »
Uma duvida,...
Na 2ª foto o cilindro 3 (se n estou em erro) ve-se uns valentes riscos na diagonal. Aquilo sao marcas de x-ato ou marcas da "qualidade" da maquina fotografica? :)

Sou da mma opiniao do Mickey, lava o coletor por dentro, deixa o mistolin atuar um minuto ou 2, passa agua com fartura de preferencia com jato de alta pressao e vais ver como e um coletor novo por dentro. ;)

Quanto ao aperto, o dito antes pouco de partir, pra quem n esta habituado a isto, so descobre onde esse ponto fica qd o parte o 1º. :D

O que eu faria era, tentar aplicar +/- a mesma força que precisaste para desapertar. O facto de a junta ser metalica limita mt a tolerancia ao erro no que toca ao aperto. Uma de composito era, entre " ", mais bocado menos bocado.
Friso, pra quem n esta familiarizado com a coisa, penso q e preferivel mais tarde voltar a reapertar em caso de fuga que ter de lidar com um parafuso partido na cabeça.
Nao falta ajuda  :fiatistas: para isso, mas se me fosse possivel evitar isso eu evitava.  :D

Gud Luqe.  :t_up:

P.S. Qd tiveres isso a rolar, num apanhes nenhuma carraspana pq depois n podes conduzir.  :sombrero:

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #971 em: 24 de Abril, 2015, 08:39:17 »
Uma duvida,...
Na 2ª foto o cilindro 3 (se n estou em erro) ve-se uns valentes riscos na diagonal. Aquilo sao marcas de x-ato ou marcas da "qualidade" da maquina fotografica? :)

Quando vi os riscos também fiquei assustado! Até voltei à garagem pra ver. Mas não, é simplesmente a refracção da luz... ;) não tem riscos nenhuns!

Quanto ao aperto, eu tenho chave dinamométrica. Ponto e saber se tenho espaço para a usar, pois atrás do colector não sobra muito. Vou ver se arranjo hoje um bom extensor que me permita ter a chave mais atrás, se necessário.

lovefiat

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #972 em: 24 de Abril, 2015, 10:34:17 »
Eu no teu caso usava uma junta de composto, pois parece-me que, claro que não estou com as peças na mão, apresenta riscos e picotado e a junta de metal não o preenche.

Eventualmente surgirão fugas...neste caso entradas de ar.
« Última modificação: 24 de Abril, 2015, 10:38:40 por lovefiat »

Mickey

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« Responder #973 em: 24 de Abril, 2015, 10:37:00 »
Ora aqui está um autodidata que sabe o que quer e mais importante sabe o que faz!

Chave dinanométrica, quantos "mecânicos" com porta aberta não a têm? E quantos dizem que esse tipo de ferramenta e para quem não sabe nada de mecânica? Um bom mecânico não precisa de chaves dinanométricas... Já ouvi estas coisas vindas de mecânicos, ou que dizem ser mecânicos.

Parabéns pelo trabalho que tens feito, certamente que muito mais estará para vir ;)

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #974 em: 24 de Abril, 2015, 13:43:19 »
quando fores montar, usa um filme de cola de juntas, aplica na cabeça e no colector, deixa secar um bocadinho até não sujar as mãos mas ainda não estar totalmente seco, mete a junta e o colector no sitio e aperta de seguida, garantes uma vedação perfeita, atenção para não pores demais e ficares com cola de junta dentro dos orificios!

p.s.: esta era uma altura PERFEITA para acertar as portas :P
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