Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485968 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1050 em: 05 de Maio, 2015, 09:03:17 »
Calçado novo para a chuva e tudo  :laugh:
   Fiat Panda YOUNG

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #1051 em: 05 de Maio, 2015, 09:53:00 »
O uno do meu pai tem Yokohama de gama baixa... Aquilo tem anos como o raio... Não gretam, não acabam... E tem uma performance em seco impressionante!!! O problema é em molhado... Mas sempre dá para treinar para a patinagem artistica
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1052 em: 05 de Maio, 2015, 10:03:44 »
Eu escolhi Pirelli apenas por duas razões: por um lado, foram os únicos que consegui a 40Euros que não fossem chineses ou de marcas de gama mais baixa (pelo menos, não-PREMIUM, como Debica ou Mabor); por outro (e esta foi a razão determinante), quis tentar manter o sangue italiano nos pneus, pois o Uno veio com Pirelli de origem.

(Sim, eu sei que a Pirelli já não é tão italiana como outrora. Mas é o que se pôde arranjar de mais transalpino... ;))

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1053 em: 05 de Maio, 2015, 12:51:52 »
por outro (e esta foi a razão determinante), quis tentar manter o sangue italiano nos pneus, pois o Uno veio com Pirelli de origem.

(Sim, eu sei que a Pirelli já não é tão italiana como outrora. Mas é o que se pôde arranjar de mais transalpino... ;))

Tu és é muita corajoso, o meu Y veio com uns P6000 de origem e posso dizer-te que NUNCA mais...  :unsure: :unsure: :unsure:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1054 em: 05 de Maio, 2015, 12:53:43 »
Compreendo-te. Em tempos tive uns P6000 e tenho a mesma opinião... ;)

Suponho que a coisa tenha melhorado entretanto!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1055 em: 06 de Maio, 2015, 13:44:12 »
Ora, cá venho eu pedir mais ajuda:
Quando me alinharam a direcção, avisaram-me que sentiram uma folga muito ligeira na direcção. Eu nunca notei nada, e o Uno passou na inspecção sem espinhas. Mas, agora que fiquei mais atento, a única coisa que noto é mais barulho quando passo em empedrado.

Isto é necessariamente o terminal da direcção? Ou pode haver outras causas? Como posso diagnosticar se é um terminal ou não? Outra coisa: se for um terminal, devo trocar os dois ou basta o que estiver defeituoso?

(é que como na segunda-feira vai curar a rela do lado da caixa, trocar embraiagem, valvolina e retentor da cambota, dava o caso por perdido e trocava também o que fosse para trocar...)

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1056 em: 06 de Maio, 2015, 13:51:52 »
Se for terminal troca os 2. se um esta meio marado o outro, devido a idade,num estara mt melhor. ;)

jmonteiro

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3829
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Movidos pela paixão.
    • Forum Puntoevolution
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1057 em: 06 de Maio, 2015, 14:02:50 »
belo aspecto esse uno  :t_up:
parabens  :palmas:

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1058 em: 06 de Maio, 2015, 16:02:20 »
na caixa direcção tem um casquilho, e fazia algum barulho no empedrado... e tinha uma certa folga que foi aumentando

mas vê se é das ponteiras..
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1059 em: 06 de Maio, 2015, 18:46:42 »
Ora, cá venho eu pedir mais ajuda:
Quando me alinharam a direcção, avisaram-me que sentiram uma folga muito ligeira na direcção. Eu nunca notei nada, e o Uno passou na inspecção sem espinhas. Mas, agora que fiquei mais atento, a única coisa que noto é mais barulho quando passo em empedrado.

Isto é necessariamente o terminal da direcção? Ou pode haver outras causas? Como posso diagnosticar se é um terminal ou não? Outra coisa: se for um terminal, devo trocar os dois ou basta o que estiver defeituoso?

(é que como na segunda-feira vai curar a rela do lado da caixa, trocar embraiagem, valvolina e retentor da cambota, dava o caso por perdido e trocava também o que fosse para trocar...)

A caixa de direcção do uno (e dos pandas... e provavelmente outros fiat's da mesma epoca) usam um casquilho interior do lado direito.. de certeza que é disso, se tens folga na caixa, tá aí o problema.
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

Unista

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 139
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1060 em: 06 de Maio, 2015, 19:04:03 »
Bela máquina que aí tens !

Com certeza um motor a durar anos e anos ! Uno é uno eheh Abraço!
Opel Corsa 1.2 45CV (160.000km / 165.000km)

Fiat Uno 45S (Brevemente 1.1 60sx com 70.000km)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1061 em: 06 de Maio, 2015, 20:54:23 »
Já identifiquei o casquilho EPER! Como amanhã vou à FIAT buscar o litro de valvolina ZC90 que me falta, ainda o encomendo a tempo da ida à oficina de segunda-feira, se for dai.
Agora: como posso saber se o ruído/folga vem mesmo dai? Ponho o uno em preguiças e, pedindo a alguém para abanar o volante, devo sentir a folga se tiver a mão no casquilho?

Desculpem lá as perguntas básicas...

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1062 em: 06 de Maio, 2015, 23:57:56 »
Fiat 600 71 e er.loves.fiat: só tenho uma palavra para vocês. BINGO! Acertaram na mouche. É de certeza o casquilho. A folga é do lado do passageiro e é mais visível com as rodas direitas. Fiz um vídeo, mas acho que não se percebe nada...


Amanhã compro o casquilho. Isto não dá para fazer em casa por um curioso, pois não? E deve ser um balúrdio de não de obra, ou estou enganado?

Já que tinha posto o Uno em preguiças, aproveitei para examinar bem os terminais de direcção e estão em bom estado, sem folgas em nenhum sentido.

O que me pareceu pior foi o fole da caixa de direcção do lado do condutor. Parece que está mal preso na extremidade e deixa sair a graxa.


Ao tacto, não me pareceu ter nenhum rasgão; só mesmo a extremidade a vedar mal. Que faço quanto a isto? Troco o fole? Ou falta lá simplesmente uma abraçadeira? Ou ignoro?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1063 em: 07 de Maio, 2015, 08:54:43 »
Ora entao tenho a dizer o seguinte,...

- o Video:
O video,... nao se percebe nada pq nao paraste quieto com a camara 2 segundos que fosse. Eu percebo era a ansiedade.  :laugh:
Com a camara parada talvez se conseguisse perceber algo. Fica pra proxima.  :t_up:

- o Casquilho:
O casquilho nunca troquei nenhum, mas era menino pra ir desmontando e ver se estava ao meu alcance. Eu a ti faria o mesmo  :d_naughty:, a n ser que te digam ja nao mexas nisso.

- o Fole:
O fole nao deve deitar "graxa" pra fora a n ser que sejas sapateiro e estejas com alguma em falta no stock.
Isso e pra estar limpo e nao nhanhento como esta, o carro nao merece isso.
Verifica se efetivamente o fole nao esta rasgado. Verifica se existe alguma abraçadeira na extremidade do fole, se n tiver mete la uma, limpa isso bem limpinho, e se n houver rasgos na suja tao cedo.  :t_up:

Uma coisa que n sei e se suposto o fole ter a dira abraçadeira nessa extremidade ou nao. alguem deve saber responder a isso. Se for suposto nao levar deverias trocar o fole. ;)

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1064 em: 07 de Maio, 2015, 09:07:07 »
 casquilho penso que seja fácil de trocar, é dentro da caixa, não fui eu que troquei porque se era dai a folga.

quanto ao fole, deve ter algum rasgo, e de certo falta a braçadeira. isso trocas bem, tens que é marcar bem a ponteira onde está.

"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."