Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485964 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1575 em: 11 de Novembro, 2015, 22:27:33 »

Não só percebes do assunto como já crias tutoriais promenorizados para instruires os demais, parabéns! Guardas o antigo na mesma certo? Para o desenrasque caso precises.
Claro! Até porque ele está bom, tirando a carcaça.

Agora o passo seguinte é voltar à luta com a dobradiça da porta do condutor.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1576 em: 14 de Novembro, 2015, 23:44:49 »
Dia de aniversário: 25 anos de matrícula.


Nada como um passeio nocturno para comemorar!


Estou a pensar seriamente em promovê-lo a daily driver permanente, deixando o Volvo para as viagens. Pelo menos enquanto continuo a ignorar o que se vem passando na embaladeira direita. ;)
« Última modificação: 14 de Novembro, 2015, 23:58:12 por afonsopatrao »

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1577 em: 15 de Novembro, 2015, 23:46:18 »
Parabéns, continua o melhor uno do país. :fiat:

Em relação ao daily driver.... Humm não fazia isso.
Não sei qual é a tua ligação à Volvo mas ao Uno ja vimos que é forte. Pôr o Fiat a uso diario é expor o mesmo às condições meteorológicas ( algo que o Uno nunca foi muito fã). Vais também expor certas peças ja muito dificeis de arranjar (letterings e simbolos) aos amigos do alheio ou a estragos desnecessários, Quando para a Sueca ainda tens tudo disponivel. E por fim, qualquer sinistro com esse carro que afecte mais do que para-choques e opticas e é logo dado como salvado, se quiseres reparar é do teu bolso, mesmo sem ter culpa nenhuma.
Já com a Volvo, para o valor da reparação ser superior à cotação da mesma, creio que a tua ultima preocupação nessa altura vai ser a carrinha..

Mas isto sou eu, que já perdi 2 carros de que gostava muito por fazer deles dalily drivers, nao tinham valor comercial que o seguro cobrisse reparação e do meu bolso simplesmente não tinha orçamento para mandar esticar carros..
« Última modificação: 15 de Novembro, 2015, 23:49:16 por AutoSueco.pt »
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1578 em: 16 de Novembro, 2015, 12:27:03 »
"Life is too short to drive boring cars", queres usar diariamente, usa, ninguém te garante que se o usares só esporadicamente não levas com um cromo em cima que to manda para a sucata na mesma, o melhor conselho que te posso dar é esse, faz aquilo que te dá prazer, e fá-lo muito, Carpe Diem!

o uno do meu pai teve um pequeno toque que deu uma reparação de 600€ que foi o limite de valor venal do carro, é sempre possível argumentar um pouco o valor, mas neste caso foi mais que suficiente para a reparação total do carro. claro que é chato e claro que não queremos que nos estraguem o que é nosso... mas viver com medo... não! os meus carros são usados, é para isso que os tenho, o Thema ontem foi o meu companheiro, não olhei para o que lhe meti no deposito e segui viagem, é um prazer enorme sempre que ando com ele... só me arrependo do tempo em que não o pude fazer, faz o mesmo com o teu uno, usa-o, protege-o dentro do sensato, mas usa-o, é o melhor que podes fazer, vais criar recordações, para ti, para os teus filhos, para quem te rodeia, vais escrever a tua história, e é isso o que ter um veiculo antigo é!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1579 em: 16 de Novembro, 2015, 13:17:43 »
Autosueco: sou sensível ao argumento. Sinceramente. Não queria nada ficar sem ele. Mas, ainda assim, tendo a pensar como o Luke e por isso o queria promover a daily driver.
Primeiro, porque me dá imenso gozo andar num carro a que ninguém dá valor. Até já vi alunos meus a gozar com o facto de eu guiar um Uno! E isso só me diverte.
Depois, porque o sacana do carro é mesmo uma delicia de guiar em cidade. Estaciona-se mesmo bem, responde em baixas como nenhum outro, as portas têm um ângulo fabuloso.
Quando ando com as miúdas, ficam maravilhadas com a altura do banco traseiro associada à grande superfície vidrada.
Por isso... Acho que vou ver se o promovo. Bem sabendo que o risco a que te referes, Autosueco, é bem real.


Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1580 em: 16 de Novembro, 2015, 18:14:38 »
Por isso... Acho que vou ver se o promovo. Bem sabendo que o risco a que te referes, Autosueco, é bem real.

Nisto concordo com o AutoSueco, acho que fazes mal. Num exemplo muito mais agressivo, nunca na vida iria usar por ex um Grale como daily driver. Mesmo que tivesse muitos e muitos €€€. E antes de virem falar que é uma comparação descabida, sou estou a meter na balança o amor que o Afonso tem ao Uno.

Tens o azar de levar uma passa e até logo, ficas sem o Unito...  :( :(

Com isto não quero dizer que o deixes dentro da garagem,mas como daily driver, para mim, not a good ideia, pelo amor que tens ao carro.
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1581 em: 16 de Novembro, 2015, 18:21:54 »
Nisto concordo com o AutoSueco, acho que fazes mal. Num exemplo muito mais agressivo, nunca na vida iria usar por ex um Grale como daily driver. Mesmo que tivesse muitos e muitos €€€. E antes de virem falar que é uma comparação descabida, sou estou a meter na balança o amor que o Afonso tem ao Uno.

Tens o azar de levar uma passa e até logo, ficas sem o Unito...  :( :(

Com isto não quero dizer que o deixes dentro da garagem,mas como daily driver, para mim, not a good ideia, pelo amor que tens ao carro.

Estou completamente de acordo com o nosso "lunático".

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1582 em: 17 de Novembro, 2015, 00:24:50 »
No fim de semana, o Uno esteve de serviço. E excelentemente, como sempre!


De notar que este porta-bagagens foi capaz de trazer um triciclo e uma bicicleta de criança. Sem rebater banco algum!

Hoje tivemos serão na garagem. 3 coisas para fazer:
1- Afinar o fecho da porta traseira esquerda, que custava muito a fechar. Check!

2- Melhorar e afinar o mecanismo ande aceleração do choke/Starter no carburador. Tem um parafuso de afinação que regula uma alavanca onde, a partir de certo ponto em que se fecha o diafragma do ar, ele obriga a borboleta a abrir mais um pouco.
Ora, parecia-me que estava a abrir demais e por isso regulei o parafuso um pouco.

3- Atacar a maldota dobradiça da porta do condutor, que tinha solta a roldana que devia fazer travão, mantendo a porta aberta.
SUCESSO!! Fiquei mesmo contente.


Esta foto, normalissima, é um aumento enorme da qualidade de utilização do uno. A porta aberta. Mmmm!!! ;)

Não foi muito fácil. Como sabem, eu comprei dobradiças ao sersantos, mas tenho andado a lutar com os parafusos das portas, que não mexem por nada.
Todavia, antes de voltar à carga, resolvi fazer uma última tentativa para, munido de chave de fendas e martelo, tentar recolocar a roldana que integra o sistema de travão no sítio certo.
Consegui que ela entrasse um pouco, ao fim de uns 20 minutos! E o sistema ficou a funcionar, mantendo a porta aberta!



Depois tive a infeliz ideia de, já que tinha conseguido isto, colocar a roldana na posição correcta (estava apenas no início da entrada) para ficar tudo sem chanatices.
Maldita a hora. Quando consegui (20mins depois) percebi que foi asneira. Como a cavidade da dobradiça está moída pelo uso, com a roldana no sítio desapareceu o efeito travão. Logo, tudo estava igual.

Não desisti. Voltei à carga e consegui colocar a roldana no local onde funciona.
Estou encantado!
« Última modificação: 17 de Novembro, 2015, 00:33:56 por afonsopatrao »

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1583 em: 17 de Novembro, 2015, 00:46:37 »
Finalmente essa da porta foi ao sitio, tava dificil!!

Afonso, foi só 1 prespectiva acerca do daily driver. Ninguem tem pede que o guardes a sete chaves, mas para o fim de semana solarengo não te soube bem ir de Uno?
Agora usar todos os dias vais fazer sobresair os seus defeitos desnecessariamente.
Quando chove mesmo muito não vais ter ajudas electrónicas nem abs que tem valham, AC para desembaciar os vidros na hora também não, abrir a mala duma carrinha e mandar as coisas la para dentro porque ta a chover ou a fazer vento não o fazes com facilidade no Uno, entre muitas comodidades dos automoveis modernos. Isso vai-te fazer cansar mais depressa do carro.

Mas no final, o Luke tem a sua razão: Faz o que te apetece! Fazeres algo que te deixe menos feliz por causa de factores osbre os quais nunca teremos controlo é que não!
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1584 em: 17 de Novembro, 2015, 07:47:42 »
AutoSueco: sim, percebo exactamente o que queres dizer. No fundo, é isso que eu tenho feito. Uso nos dias de sol, e uso de vez em quando, sempre que ando sozinho. Se calhar, em plena chuva, vou continuar a achar que não o levo. Enfim. ;)

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1585 em: 17 de Novembro, 2015, 09:06:05 »
Ora vou deixar a minha dica,...
Em relaçao ao Thema, que o termo de comparaçao que posso usar em relaçao ao Uno, eu ando com ele qd me apetece. Ou seja, se quero apreciar um pouco mais o carro, fazer umas viagens algo diferentes e sair da rotina diaria pego no Thema. Sempre tendo em atençao tudo o que ja se disse. O que o Autosueco referiu aconteceu-me, andava com ele e despisteime qd apanhei piso escorregadio na VCI. Tive de ir buscar peças ao S1 para o poder por a andar novamente e pagar o serviço de chapeiro. Deu-me a vontade de o guardar a sete chaves mas pra isso era melhor n o ter. Acidentes acontecem a qq um. Pede-se um minimo de consciencia a quem anda na estrada e por norma e o suficiente para se fazer uma boa viagem.
Eu dei-te o meu exemplo tu fazer o que quizeres.  :t_up:

Quanto a porta, e nao querendo agoirar, aproveita bem essa porta a funcionar devidamente pq, na minha opiniao, vai ser sol de pouca dura. o roleto em breve vai encontrar de novo o caminho pra sua zona de conforto. ou seja onde nao faz nada. ;) Mas tb pode ser q eu esteja errado.  :sombrero:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1586 em: 17 de Novembro, 2015, 09:43:51 »
Quanto a porta, e nao querendo agoirar, aproveita bem essa porta a funcionar devidamente pq, na minha opiniao, vai ser sol de pouca dura. o roleto em breve vai encontrar de novo o caminho pra sua zona de conforto. ou seja onde nao faz nada. ;) Mas tb pode ser q eu esteja errado.  :sombrero:

Também acho. Por isso é que estou a apreciar o momento em que tenho travão na porta. Nunca se sabe quantos dias mais terei. ;)

pjrcampos

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 131
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1587 em: 17 de Novembro, 2015, 18:38:48 »
Quando gostamos muito de uma coisa, tendemos a querer usá-la o mais possivel, para disfrutar o máximo. Mas isso, normalmente, leva a cansaço. Confesso que com o meu Uno, e apesar de ter carro da empresa, dei comigo a ir trabalhar de Uno. Mas percebi que, como em tudo na vida, o uso regrado acaba por aumentar o prazer de cada vez que o fazemos. E assim tenho feito com o Uno. No fundo, é quando me dá na gana, e me apetece. Simplesmente isso. Porque depois penso que o uso demasiado habitual, também acaba por desgastar mais o carro. E este tipo de carros começa a merecer mesmo ser preservado, pois na minha opinião, começam a ser reliquias.
Em resumo, na minha humilde opinião, usa mas não abuses.  ;) :charge: :charge:
Abraço!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1588 em: 18 de Novembro, 2015, 23:18:40 »
Está semana tenho usado o Uno todos os dias. E continuo a adorar! É uma delicia de conduzir em cidade.
Mas agora que tenho pouco para lhe fazer (falta-me apenas a rachadela do para-choques frontal), começo à procura de coisas. ;)
Ora bem: desde que o comprei que sinto, em mau piso, um ruído qualquer proveniente da estrutura do carro, junto à roda dianteira esquerda. Dá a sensação que há uma folga qualquer que não devia haver, talvez na zona do triângulo. O bicho já foi a várias IPOs e nunca disseram nada...
Como devo despistar a causa do problema?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1589 em: 19 de Novembro, 2015, 14:13:19 »
Sentes algum tipo de tremideira na direçao? se sim a provabilidade de teres a ponteira de direçao nas couves e alta.
Se nao, entre casquilhos do triangulo e apoio/ rolamento do amortecedor algo deve ser.  :dry: