Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 485981 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

NunoAntunes93

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 538
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1980 em: 21 de Julho, 2016, 10:07:53 »
Duvido muito que o problema seja esse...dado que o indice de travagem traseiro é muito residual...quase de certeza que a bruxa anda na parte dianteira...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1981 em: 21 de Julho, 2016, 14:08:29 »
Duvido muito que o problema seja esse...dado que o indice de travagem traseiro é muito residual...quase de certeza que a bruxa anda na parte dianteira...

Errrr,... agora que referes isso do indice de travagem,... es capaz de ter razao.  :blush:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1982 em: 31 de Julho, 2016, 14:20:04 »
O problema está nas pinças, tem de ser revistas

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1983 em: 01 de Agosto, 2016, 00:37:14 »
O problema está nas pinças, tem de ser revistas

respondido com Passione


compro um kit de reparação e troco tudo? É uma coisa de se fazer em casa?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1984 em: 01 de Agosto, 2016, 01:12:36 »
O problema estara em algum lado que ainda n foi intervencionado.
Qt as pinças, nao vejo problema de maior em ser feito em casa.
O maior cuidado a ter sera ao colocar os vedantes novos ter o cuidado de nao os danificar...  :dry:
Claro que podera haver algum parafuso que nao queira colaborar no desaperto, mas isso so depois de tentar. :D

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1985 em: 01 de Agosto, 2016, 03:21:31 »
Pressiona os embolos dos bombitos traseiros para dentro devagarinho e verifica se perdem oleo pelos retentores, as vezes nao parecem maus por nao existir vestigios de oleo nos calcos de travao mas ao serem comprimidos sai bolhinhas de ar e oleo, o que indica que ja nao estão muito fixes...
E convém passares lixa nos calcos também para travar melhor e também no interior das polis... No fim com uma lata de spray de travões lavas tudo.
A frente as vezes as bombas também ficam presas e também tens que verificar o estado dos embolos( espetas-lhe wurth rost off ou WD40) e lubrificar os pernos das bombas com massa consistente ou massa cobreada para a bomba trabalhar melhor. (os pernos onde se apertam os parafusos da bomba)
As vezes também sao problemas no servofreio e ninguém se lembra dele ate ele deixar de fabricar vacuo de vez.
Se ele estiver bom ao desligares o tubo de vacuo que liga nele deve ter alguma resistencia ao ser desligado por estar em vacuo e ao ser desligado faz fzzzz ao descarregar o vacuo, indica que esta bom e nao esta routo por dentro.
Boa sorte com isso :)
« Última modificação: 01 de Agosto, 2016, 03:26:45 por Comandante »

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1986 em: 01 de Agosto, 2016, 09:14:17 »
Não pode ser servo freio, senão sangrar não fazia nada

Fazer a revisão em casa às pinças... Podes fazer, mas a tua Maria ainda te dá um tiro

Bombitos, não merecem grande atenção, primeiro porque não há lá problema, segundo, porque quando há dúvidas sobre eles, é trocar directamente, são baratos.

respondido com Passione
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1987 em: 01 de Agosto, 2016, 11:07:55 »
Não pode ser servo freio, senão sangrar não fazia nada

Fazer a revisão em casa às pinças... Podes fazer, mas a tua Maria ainda te dá um tiro

Bombitos, não merecem grande atenção, primeiro porque não há lá problema, segundo, porque quando há dúvidas sobre eles, é trocar directamente, são baratos.

respondido com Passione

Ja tenho apanhado um pouco de tudo nesta oficina :P mas sim um sujeito suja-se todo a limpar os calcos... E eu que o diga :D

Tu es fixe :)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1988 em: 18 de Agosto, 2016, 23:37:41 »
I twat i twaw a putty tat!



respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1989 em: 20 de Agosto, 2016, 00:53:55 »
Estou com azar, segundo tópico teu que abro hoje e segundo que se fala tudo menos português!!   :P :P :P

Tenho que dizer alguma coisa, ainda ficam com maus hábitos...  :lol: :lol:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1990 em: 21 de Agosto, 2016, 00:03:33 »
Novidades da máquina: continuo apaixonadíssimo pelo Uno. Um carro fora de série, como a história virá a dar razão. A coisa vai de tal ordem que o trouxe para férias, onde curiosamente partilha a garagem com um irmão. Trata-se de um Uno 1.0ie Evolution, já dos últimos (creio que 1993), que está abandonado há já uns 5 anos. Parece que o dono, pessoa de idade, já não conduz. O carro está na garagem há já uns bons anos e começa aliás a ser utilizado como estante / porta-objectos.


De problemas com ele, não tem havido. Mas passar com ele em mau piso dava já uma sensação de carroça que não tinha paralelo... Achei que eram triângulos, mas falei com quem sabe (o Luke) e ele avisou-me que, independentemente de precisar de triângulos, podia simplesmente ser a borracha de apoio das molas.
Por outro lado, a porcaria dos travões começava a esgotar-me: ao fim de algum tempo, eu sentia os travões esponjosos. Depois, a frio, sangrava o circuito e tudo me parecia bem. Até que, algum tempo depois, voltava a sensação esponjosa.
Bom, lá combinei com o Luke e resolvi dedicar um dia das minhas férias ao Uno. Entrei no carro  a umas lindas horas.


Mas ainda fui tomar café antes e, por isso, atrasei-me a sair.


Bom, lá me meti à estrada. Uma viagem agradabilíssima, confortável e com muita potência fornecida pelo pequeno FIRE1100, carburado. Ninguém acredita que um motor tão pequeno e simples consegue dar aquilo que este FIRE dá.





A coisa boa é que chegou a Almada impecavelmente, sem queixas. Os travões, que à saída estavam impecáveis, à chegada estavam já esponjosos... Clássico.

Bom, Passione Auto com ele.
Os barulhos da suspensão eram por causa das borrachas das molas e também por ter os triângulos a precisar de reforma. O triângulo morto:


Assim, foi devidamente equipado com braços dianteiros, borrachas nas molas das 4 rodas, e ainda beneficiou de uma operação de manutenção aos rolamentos nos topos dos amortecedores: tudo limpo e lubrificado com massa.







A máquina de lavar peças é um must, ficando tudo a brilhar.


Passo seguinte, o mistério dos travões. Apesar de se ter comprado um kit de reparação das pinças (julgando-se que haveria alguma fuga de óleo imperceptível na zona do pistão, que fizesse entrar ar no circuito), a verdade é que os pistões estavam sequinhos.
Agora, havia algo estranho sim... O disco da roda esquerda, no lado de fora, com menos de 3.000 kms, está com um desgaste muito estranho.


Ora, como não havia já tempo (eu tinha de voltar para cima), o Luke fez só uma limpeza às borrachas e aos suportes das pastilhas (um compressor de ar faz milagres com o pó de travão), colocando massa de cobre nos sítios devidos.
Pois bem, não é que o problema ficou estupidamente melhor???

Ou seja, o meu pensamento é este: há ali uma prisão qualquer no pistão da pinça do lado do condutor que não o deixa circular livremente. Essa prisão será talvez lixo e pó de travão, que bloqueia o curso do pistão. Simplesmente, não se notará quando os travões estão frios; assim que aquecem, a dilatação do pistão será suficiente para o impedir de circular livremente.
Assim, quando os travões estão quentes, lá vem a sensação esponjosa: o pistão não desce logo, por estar preso; vai descendo. O mesmo quando largo o travão, em que não destrava logo. Isso também explica que eu diga que o problema passa quando sangro: uma vez que eu sangro sempre o circuito com os travões a frio, quando testo depois de sangrar, eles parecem-me óptimos!

Bom, o que é certo é que ficou outro.
Foi alinhar a direcção e tirar umas fotos com o mano.



Depois vim para cima. Em autoestrada o ponteiro da temperatura fica um pouco acima do habitual: normalmente, fica no tracinho abaixo dos 90º; em autoestrada vai para o tracinho superior.



Quando saí de casa de manhã tinha pouco mais de meio depósito, todo ele gasto em percursos mistos (cidade/estrada). Fui sempre pela Nacional até Aveiras e depois por autoestrada; no regresso, resolvi abastecer em Aveiras, antes de voltar a sair da A1.

Consumos fantásticos: 6,1l/100. Ora, se em Coimbra (a primeira metade do depósito) ele gasta uns 7,5l/100, isso significa que em estrada não deve ter chegado sequer a gastar 5l/100. Uma economia absolutamente invejável.

Cheguei a casa já tarde. Mas cada vez mais apaixonado pelo raio do carro.


Nota muito positiva para a Passione Auto. Conhece os nossos italianos como ninguém, pondo muito brio no que faz. Recomendo vivamente.
« Última modificação: 21 de Agosto, 2016, 00:26:18 por afonsopatrao »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1991 em: 21 de Agosto, 2016, 01:30:55 »
Aproveitaste para dar uma volta no Thema ou no Croma?  :sombrero:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1992 em: 21 de Agosto, 2016, 20:32:00 »
Aproveitaste para dar uma volta no Thema ou no Croma?  :sombrero:
Vi o Thema, mas não andei nele. Andei noutra bomba ao Luke tem... ;)

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1993 em: 22 de Agosto, 2016, 08:46:44 »
Vi o Thema, mas não andei nele. Andei noutra bomba ao Luke tem... ;)

Qual delas? :D

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1994 em: 22 de Agosto, 2016, 21:34:32 »
Este é um relatório de viagem que dá vida a estes nossos prazeres de viverem o usofruto de um carro já veterano. Folgo em ver que o problema dos travöes está resolvido, ou identificado. É bom haver a Passione Auto para tratar destas coisas à confiança, os meus parabéns!