Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486014 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

NunoAntunes93

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 538
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2025 em: 23 de Setembro, 2016, 13:12:36 »
Quando limpares o sistema, desmonta a tubagem que vai ao bloco e tira fora a que vai à parte debaixo do radiador. Conecta uma mangueira com água sempre a correr, liga o motor e vai dando umas bolas gazadas até a àgua começar a sair a ferver, repete o processo várias vezes.

Relativamente ao radiador...deve ser das principais fontes de lama e sujidade...sem ser escovado e bem lavado com um produto para dissolver, é difícil.   Tira fora e mete enche de coca cola, deixa estar de molho 1 a 2 horas.

Se fosse vaso de expansão, recomendava o uso de mistolin diluído, ainda o fim de semana passado fiz uma limpeza do circuito refrigeração de uma Nissan Cabstar e foi assim que consegui remover grande parte da sujidade.

Ex: Enchia o vaso de expansão com mistolin e água e depois abanava para os lados, a porcaria toda pegada às paredes do plástico saíu toda!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2026 em: 26 de Setembro, 2016, 23:44:23 »
Obrigado, Nuno. O uno não tem vaso de expansão, enche-se directamente no radiador.
Quanto à coca-cola, tenho algum receio de a colocar. O que tenho feito é trocar o anticongelante de 3 em 3 meses. O paraflu vai fazendo o seu trabalho, descolando a ferrugem que anda por lá.
Nessa altura, tenho feito lavagem peça a peça... em Outubro haverá mais um capítulo.

Hoje estive debaixo do carro a tentar perceber por que razão haverá um desequilíbrio entre a travagem das rodas traseiras no travão de mão (desequilíbrio que não existe no travão de pé).
O travão não precisa de afinação, pois só dá 3 cliques. Ainda lubrifiquei a parte onde o cabo se subdivide entre o accionamento da roda esquerda e direita, mas não sei se consegui alguma melhoria.
Alguém me dá umas luzes sobre o que fazer?

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2027 em: 26 de Setembro, 2016, 23:59:39 »
Verificaste-te se as maxilas estão boas e os tambores , estão ok!?

Se sim verifica se os afinadores das maxilas.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2028 em: 27 de Setembro, 2016, 07:34:29 »
Só não coloquei essa hipótese porque, ao travar com o pé, não há desequilíbrio entre as rodas traseiras. Ou seja, tem de ser algo relativo ao accionamento por cabo...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2029 em: 27 de Setembro, 2016, 09:46:31 »
O que fizeste deverá ser suficiente Afonso

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2030 em: 27 de Setembro, 2016, 12:09:24 »
Obrigado, Nuno. O uno não tem vaso de expansão, enche-se directamente no radiador.
Quanto à coca-cola, tenho algum receio de a colocar. O que tenho feito é trocar o anticongelante de 3 em 3 meses. O paraflu vai fazendo o seu trabalho, descolando a ferrugem que anda por lá.
Nessa altura, tenho feito lavagem peça a peça... em Outubro haverá mais um capítulo.

Quanto à limpeza do circuito de refrigeração, vou ser o mais áspero/sincero possível...
Estás a gastar um pipa de massa no paraflu e com a coca cola ou outro liquido de limpeza o resultado seria mais rápido e menos caro.
Neste momento estás a pensar, o fulano é doido, aquilo vai furar tudo!
Companheiro, o que tiver furado vai abrir com o paraflu ou outro produto, pois o mal está feito ou seja, as relas e tubos que estejam podres vão vazar com qualquer dos produtos, portanto usa o que te dá resultados mais rápidos e seja menos caro.

Agora, queres-me perguntar se tenho experiência nisso!?

e eu respondo-te, tenho... Já limpei 3 circuitos com o dito produto e todos ficara, sem a dita ferrugem, nem uma ponta.  :d_naughty:


lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2031 em: 27 de Setembro, 2016, 12:17:17 »
Só não coloquei essa hipótese porque, ao travar com o pé, não há desequilíbrio entre as rodas traseiras. Ou seja, tem de ser algo relativo ao accionamento por cabo...

Verificaste essa diferença de que forma?

No meu punto tinha essa diferença, que verifiquei no rolos de um centro de inspeção e a mesma foi colmatada com a troca das maxilas , pois tinha o afinador automático avariado e nem mexi nos cabos.

No meu caso , pelo sim pelo não, verifiquei todo o sistema; maxilas, tambores e cabos, à procura de anomalia e a mesma estava no afinador da roda que travava mal com o travão de mão.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2032 em: 27 de Setembro, 2016, 12:37:35 »
Verificaste essa diferença de que forma?

No meu punto tinha essa diferença, que verifiquei no rolos de um centro de inspeção e a mesma foi colmatada com a troca das maxilas , pois tinha o afinador automático avariado e nem mexi nos cabos.

No meu caso , pelo sim pelo não, verifiquei todo o sistema; maxilas, tambores e cabos, à procura de anomalia e a mesma estava no afinador da roda que travava mal com o travão de mão.
Foi na IPO que detectaram. Com o pé, trava exactamente igual das duas rodas. Mas com o travão de mão, trava mais do lado direito.
Logo, pensei eu (se calhar mal!) que não devia ser das maxilas nem do afinador automático, pois se fosse também haveria diferença na travagem com o pé...

Pelo que me pareceu a olhar para debaixo do carro, no Uno, o cabo do travão de mão é só um que sai da alavanca; depois passa num mecanismo tipo roldana junto à roda esquerda (de onde sai outro cabo mais curto para accionar o travão da roda esquerda) e o cabo principal segue para a roda direita.
A roda direita está perfeita; a esquerda trava menos 48% que a direita. Não deu anotação, mas o inspector avisou-me.

Ontem lubrifiquei aquele mecanismo (roldana + saída do cabo curto da roda esquerda). Mas agora não tenho maneira de verificar se resolveu ou não... espero pela próxima IPO... ;)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2033 em: 27 de Setembro, 2016, 12:48:03 »
Qual afinador automático pah?!

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2034 em: 27 de Setembro, 2016, 13:14:59 »






Fui procurar as fotos do teu DB e as maxilas do teu carro não usam afinadores automáticos, portanto, a anomalia residirá no cabo ou na bifurcação do mesmo.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2035 em: 27 de Setembro, 2016, 13:19:09 »
Qual afinador automático pah?!

respondido com Passione

Falei no afinador automático do meu carro, que estava avariado e que poderia ser o mesmo caso...

NunoAntunes93

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 538
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2036 em: 27 de Setembro, 2016, 13:19:40 »
Quando é que trocaste as maxilas?

As anteriores tinham desgaste diferente um da outra? basta o carro ter andado algum tempo com uma diferença entre maxilas e desgaste tambor diferentes de um lado para o outro e...voilá, o cabo onde a maxila tem menos desgaste fica em maior esforço quando accionas o travão de mão, a pouco e pouco um cabo fica mais esticado que o outro.

É só uma teoria... :sombrero:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2037 em: 27 de Setembro, 2016, 13:33:23 »
Falei no afinador automático do meu carro, que estava avariado e que poderia ser o mesmo caso...
Aprendeste a trocar distribuições já das bitaites agora?

É preciso ter cuidado com o que se diz, é muito fácil induzir alguém em erro ;)

E é do melhor para lançar a confusão :D

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2038 em: 27 de Setembro, 2016, 13:35:29 »
Se trava bem com o pé, o problema estará no cabo, o sistema herdado do ritmo é um pouco estranho, pessoalmente prefiro o sistema do 127 ou o do Thema

respondido com Passione

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2039 em: 27 de Setembro, 2016, 13:56:53 »
Aprendeste a trocar distribuições já das bitaites agora?

É preciso ter cuidado com o que se diz, é muito fácil induzir alguém em erro ;)

E é do melhor para lançar a confusão :D

respondido com Passione

Que confusão é que lancei !?
Inicialmente disse que teria de despistar causas, sendo que entre elas poderia ter tambores, maxilas e só depois é que falei nos afinadores.

Que eu saiba existem versões com afinadores automáticos e poderia estar perante uma, na duvida fui procurar fotos no DB do Afonso e esclareci imediatamente, que não tinha afinadores.

Depois disse isto;

Fui procurar as fotos do teu DB e as maxilas do teu carro não usam afinadores automáticos, portanto, a anomalia residirá no cabo ou na bifurcação do mesmo.