Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486014 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

zulo_kiko

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1797
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2190 em: 05 de Dezembro, 2016, 00:28:10 »
Afonso, sim é muito simples. Precisas do esquema do mesmo rádio mas com referência "R", pegas no part number do sintonizador e colocas no ebay.  Compras algum de alguém com bom feedback. Já com o novo sintonizador vais a uma casa de electrónica e mandas soldar o novo.. Se calhar até te consigo ajudar, mas o meu tempo anda muito limitado. Um abraço e boa sorte,  a parte do rádio é muito simples e adiciona enorme valor ao carro.
;)
Tópico do Punto QS, visitem,participem.


http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2191 em: 18 de Dezembro, 2016, 19:27:28 »
Tenho estado a apaixonar-me pelo rádio e vou ficando com ele, mesmo sem apanhar todas as estações.
O Uno esta semana fez uma viagem até à Serra da Estrela! Está um espectáculo, cada vez mais solto e fiável.


E hoje experimentei pela primeira vez ligar o alarme que está instalado. Tem corte de corrente e uma buzina dedicada.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2192 em: 18 de Dezembro, 2016, 22:03:50 »
Sempre a papar kms.  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2193 em: 30 de Dezembro, 2016, 01:06:35 »
O Uno hoje pregou-me uma partida! Tem sido daily driver e tem estado em grande forma.


Mas hoje resolve amuar!
1. O trinco da porta traseira direita ficou errático, no que toca ao controlo pelo fecho central. Ora funciona, ora não funciona. Isso já aconteceu na porta traseira esquerda: tive de desforrar a porta, lubrificar o mecanismo e ficou bom. Fiquei logo com trabalho de casa agendado para a noite.

2. Ia eu todo contente em plena subida, ouço um CLACK. O pedal do acelerador ficou colado ao tapete. Em baixo.


Fui ver. Não era neve; gente não era certamente; e a chuva não CLACKA assim. Era um cabo de acelerador. Todo partidinho.


Isto foi claramente castigo divino.
Ainda ontem estava a comentar que não percebia porque é que os carros modernos tinham abandonado o cabo de acelerador e passado para o fly-by-wire. Até parecia que os cabos de acelerador partem assim tantas vezes!
PIMBA! Ora toma.

Enfim, a vantagem de ter um carro mais velho é que também não foi difícil de solucionar. Graças à existência de carburador e ao seu estrangulador (starter / choke / fecho do ar), consegui enriquecer a mistura de forma a acelerar suficientemente o carro e, com o ralenti, levá-lo para casa.
Ficou quietinho à espera de intervenção.


Peguei no outro carro e fui à casa de peças. Felizmente, lá consegui o cabo.



Depois de ler as instruções de montagem do Haynes, esta noite deitei mãos à obra.


Tirei a caixa do filtro do ar:


Depois fui desaparafusar os restos mortais do cabo da parte que permite ajustar o acelerador.


De seguida, retirei o cabo dos encaixes que o guiam até à corta-fogo.



Depois, dentro do carro, desencaixei a extremidade da haste superior do pedal do acelerador.


Voltei ao cofre do motor. Foi um pincel para conseguir tirar o travão de borracha que prende o cabo à parede corta-fogo. Mas lá consegui!


Saiu o cabo velho e fui comparar com o novo. A olho nu, pareceram-me iguais. Talvez a qualidade do que lá estava fosse ligeiramente melhor (cá para mim, ainda era de origem). 


Montei o cabo fazendo o trabalho inverso. Mais uma vez, o mais difícil foi o travão de borracha na corta-fogo. Mas consegui.

Simplesmente, este cabo é ligeiramente mais curto do que o original! Colocando, mesmo na posição mais próxima da borboleta, ficava sempre a acelerar, sem ir ao mínimo quando se largava.


Será que a espia ainda vai ceder um pouco?
Espero que sim. Entretanto, improvisei uma solução. Ao prender o cabo ao suporte, em vez de colocar uma porca de cada lado para prender o cabo na posição correcta, tive de colocar as duas porcas do lado de fora. Assim, consegui aproximar o cabo da borboleta e, dessa forma, voltei a ter ralenti no mínimo.


Enfim, prova superada! Amanhã o Uno volta a circular na estrada. ;)

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2194 em: 30 de Dezembro, 2016, 01:29:46 »
A diferença de tamanho pode estar na curvatura da zona metálica do cabo, sendo que se a endireitares um pouquinho ficas com o cabo maior.


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2195 em: 30 de Dezembro, 2016, 08:50:45 »
Tens de ter uma porca de cada lado para trancar a bainha.

A bainha deve estar mais comprida do que devia em relação ao cabo

Quando a fly by wire,  faz sentido,  deixas  de ter de o tps no ambiente hostil do motor para teres o potenciómetro do pedal dentro da cabine

Sent from my 5095K using Tapatalk

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2196 em: 30 de Dezembro, 2016, 08:53:49 »
Tens de ter uma porca de cada lado para trancar a bainha.

A bainha deve estar mais comprida do que devia em relação ao cabo

Quando a fly by wire,  faz sentido,  deixas  de ter de o tps no ambiente hostil do motor para teres o potenciómetro do pedal dentro da cabine

Sent from my 5095K using Tapatalk

Então que sugeres que faça para resolver o problema? Se coloco a bainha no sítio devido (uma porca de cada lado), deixo de ter mínimo...

A diferença de tamanho pode estar na curvatura da zona metálica do cabo, sendo que se a endireitares um pouquinho ficas com o cabo maior.


Bem pensado! Como achas que tente?

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2197 em: 30 de Dezembro, 2016, 09:52:20 »
Fui outra vez olhar para aquilo. O cabo está bem preso à bainha; simplesmente, para ficar mais perto da borboleta, está mesmo no fim da rosca, sem ter uma porca atrás. Mas isso não influencia a sua fixação: como está no fim da rosca, e bem apertado, ficou bem preso.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2198 em: 30 de Dezembro, 2016, 09:55:20 »
Se conseguiste prender,  tudo bem,  tens é  de corrigir o ângulo de ataque,  isso é  que estraga os cabos

Sent from my 5095K using Tapatalk

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2199 em: 30 de Dezembro, 2016, 11:21:40 »
Pra coisa ficar impek,...
Nao consegues abrir um pouco mais de rosca na bainha? Ai metias uma porca de cada lado.  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2200 em: 25 de Janeiro, 2017, 01:14:34 »
Tenho usado o Uno todos os dias. Tem sido o daily driver desde há 2 meses! E estou a adorar.

Hoje atingiu uma quilometragem respeitável:


E, como presente, foi altura de lhe dar dois mimos.
Por um lado, algo que preocupava há imenso tempo: maneira de melhorar os botões das fêmeas dos cintos de segurança, que estavam completamente desbotados pelo sol. (não olhar para o estado imundo do carro...)

Finalmente consegui comprar no OLX uns em bom estado.

Fui limpar com uma escova de dentes velha e detergente da loiça. Ainda sujo:


Resultado final:



Depois fui colocá-los no Uno. Está outro, fez imensa diferença.


O segundo mimo foi um pequeno conserto.
Desde há uns dias que o  fecho central nem sempre activava a porta traseira direita. Isto começou a ser aborrecido, pois quando trancava o carro contava que aquela porta tivesse ficado trancada, mas nem sempre acontecia.
Como isso já tinha acontecido na porta traseira esquerda, eu já sabia o que fazer: lubrificar o mecanismo, por dentro da porta.


1. Retirei as tampas dos parafusos:


2. Retirei o travão do manípulo interior, chegando-o para trás:


3. Soltei a anilha de tração da manivela do vidro, para depois a soltar:


4. Tirei a quartela :

5. Descolei parte do filme isolante:


6. Coloquei WD40 e um pouco de  massa consistente no mecanismo:

E voltei a montar tudo!
Ficou perfeito!!


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2201 em: 25 de Janeiro, 2017, 08:51:35 »
O teu Uno tem a mesma kilometargem da francesa de trabalho... :P

O encixe dos cintos ficou mt nice,  :t_up:

Nao reparar na imundice so com uma venda nos olhos.  :point:

A reparaçao do tranque da porta dava um DIY.  :t_up:
 
 :palmas:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2202 em: 25 de Janeiro, 2017, 08:56:42 »

A reparaçao do tranque da porta dava um DIY.  :t_up:
 
Boa ideia! Daqui a pouco trato disso!

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2203 em: 13 de Fevereiro, 2017, 19:47:06 »
Boas reparacoes...  :P

O uno esta muito bonito...  :laugh:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2204 em: 20 de Fevereiro, 2017, 11:19:02 »
O Uno foi oficialmente promovido a daily driver. Uso-o todos os dias e com grande prazer, salvo quando é preciso fazer viagens em família (caso em que uso o mais moderno).


ForM meses de grande agradabilidade, economia e fiabilidade.

Isto até quinta-feira, onde me deixou ficar mal.
Ia eu, ao fim do dia, atrasadíssimo para ir buscar a minha garota mais velha quando apanho um trânsito absurdo. Foram 15 minutos de para-arranca. Até que... Parou. O motor parou simplesmente.
Rodei à chave e o motor rodava, mas não pegava. Dava a sensação de não ter gasolina ou de não ter faísca.
Lá pegou. Arranquei (tendo ainda piorado o trânsito...) e consegui andar 10 metros. Outra vez a mesma coisa: não pegava, como se não chegasse gasolina ou não chegasse faísca.
Pegou e andei mais 10 metros. Tudo na mesma.
Abandonei o carro num passeio e fui buscar a rapariga que, provavelmente se estava a sentir abandonada.
Voltei para o carro, coloquei a filhota na cadeirinha e tentei voltar a ligar o motor; ao fim de algum tempo a rodar com o motor de arranque, lá pegou. Mais 15 metros e desligou.
De noite, com uma criança de 4 anos no carro e cheio de stress, não era altura para descobrir o que se passava. Pensei em voltar a tentar pôr o motor a trabalhar para o estacionar, e depois apanhar um táxi ou ir a pé para casa.
Mas o raça do italiano pegou e trabalhou impecavelmente até casa! ?!?! Não percebo.

Agora vinha pedir a vossa ajuda: o que poderá ter sido? Onde procuro? Será a bomba da gasolina? Será o módulo electrónico do distribuidor? Como saber, quando voltar a acontecer?

2. Estive fora no fim de semana. Hoje de manhã ia rodar a chave e.... Nada. As luzes do quadrante acendem muito levemente, como se o carro nem para isso tivesse bateria. 4 piscas não funcionam. Parece completamente sem energia.
Acho muito estranho que em dois dias de inactividade tivesse derretido a bateria... até porque usei na sexta e a bateria tem 2 anos. Pode estar relacionado com a avaria de quinta-feira?

Agora à hora de almoço tento ir a casa e ver se é da bateria ou se há qualquer coisa a mais...