Veiculo em questão: Fiat Uno TD, no entanto este DIY serve para basicamente quase todos os motores
como funciona o motor de arranque?
basicamente é um motor com uma redução (para gerar mais força e menos rotação) interna, que mediante a activação de um solenoide(bobina de chamada) é posto em funcionamento, ao mesmo tempo que o solenoide empurra o pinhão do bendix contra o volante do motor, por modo a este ser colocado em marcha, assim que o solenoide deixa de estar sob tensão, o campo magnético dentro do mesmo deixa de existir o que desliga o interruptor do motor de arranque e permite que o bendix volte á sua posição de descanso, não interferindo com a rotação normal do motor
imagem meramente exemplificativa
diagnóstico, o motor de arranque nem sempre gira, e deixou de conseguir fazer rodar o motor empurrar o bendix as vezes todas... ou seja, da-se á chave, nas vezes que trabalha, o motor de arranque começa por trabalhar bem, mas depois de conseguir fazer o motor do carro rodar 1 ou 2 vezes mas depois a embraiagem do bendix cede e o motor de arranque trabalha em seco
desarmei a bobina de chamada, testei-a cá fora e nem sempre conseguia puxar o embolo... é necessário trocar a bobina de chamada e o bendix, rever a unidade por completo para descargo de consciência.
ferramentas utilizadas
chave de impacto(marretada) com ponta philips (desapertar os 3 parafusos da bobina de chamada, e os parafusos da tampa traseira do motor)
roquete pequeno
chave de caixa 7mm (parafusos compridos que apertam o motor de arranque na traseira)
chave de caixa 13mm (porcas dos cabos na bobina de chamada, para desapertar o motor de arranque da caixa de velocidades, 3 parafusos)
torno de bancada
na preparação da carcaça para ser pintada usei:
escova de arame
folha de lixa
lata de preto acetinado
lata de cinza prata
papel embebido em diluente celuloso(para desengordurar antes de pintar)
o procedimento é o seguinte:
remoção do motor de arranque:
- desligar o negativo da bateria
- desligar o cabo positivo da traseira da bobina de chamada (chave 13mm)
- desliga o fio excitador da bobina de chamada (terminal baioneta)
- desapertar os 3 parafusos
desmontagem:
- desapertar o cabo que vai ligar do motor á bobina de chamada (porca 13mm)
- desapertar os parafusos que seguram a bobina de chamada ao "nariz" do motor de arranque (chave de impacto com ponta philips)
- remover a bobina de chamada
- desapertar os dois parafusos que seguram a tampa do veio do motor de arranque (chave de impacto com ponta philips)
- remover a tampa
- remover a alinha de dentro da tampa/de cima do veio
- desapertar os dois parafusos que apertam o motor de arranque todo (sextavados 7mm)
- separar o motor do "nariz"
- retirar o bloco de borracha que segura o pivot do bendix
- remover o bendix do corpo do motor, basta puxar, não ha qualquer forma de retenção
- remover o freio do veio do motor
- retirar a tampa traseira do motor
- remover o suporte das escovas
- puxar o induzido (miolo) do motor para fora da armadura (cilindro)
é necessário neste momento limpar todas as peças, remover a massa consistente velha que vai estar por todo o lado, o interior do motor principalmente a parte de trás vai estar coberta de pó das escovas.
neste caso as escovas apresentavam ainda um tamanho aceitável e não justificavam ser trocadas.
em caso de troca de escovas, deve passar-se uma folha de lixa fina no colector (zona cobreada de contacto com as escovas no induzido)
depois de tudo limpo, removi a tinta antiga e limpei ao máximo o "nariz" do motor de arranque, desengordurei com diluente celuloso, deixei secar e pintei.
pontos a lubrificar, "rolamentos" do induzido(sem exagerar), traseira do bendiz (zona de redução, aplicar qb), embolo da bobina de chamada(aplicar apenas uma "dedada" de lubrificação, se tiver lubrificação em excesso vai fazer vácuo e não vai funcionar!!!!
o processo de montagem é o inverso.
deixo aqui algumas fotos explicativas do processo