Esquema Bosch LE2Jetronic MPI
- 1- Deposito de combustivel
- 2- Bomba de gasolina
- 3- Filtro de gasolina
- 4- Regulador de pressão de gasolina (FPR)
- 5- Colector de admissão
- 6- Injector de gasolina
- 7- Corpo de borboleta
- 8- Valvula de relanti (aux air valve)
- 9- AFM
- 10- Centralina de injecção (Bosch)
- 11- Sensor de posição de borboleta (TPS)
- 12- Coolant temperature sensor (sensor de temperatura do liquido de refregeração)
- 13- Tachemetric relay (relay da bomba de gasolina)
- 14-Ignição
- 15- Colector de escape
- 16- Wastegate
- 17- Intake temperature sensor (sensor de temperatura do ar de admissão)
- 18- Valvula de recirculação (BOV)
- 19- Turbocompressor
- 20- Intercooler
- 21- Valvulas de overboost
Circuito de GasolinaBomba de GasolinaA bomba de gasolina é do tipo "rollercell", utiliza combustivel para arrefecimento (como não ha ar uma explosão não é possivel). É importante não usar com pouco combustivel para evitar o sobreaquecimento e eventual falha da bomba.

- 1- Disco excentrico
- 2- Rolos metalicos
- 3- Controle de fonte
- 4- Valvula anti-retorno
- 5- Valvula de pressão excessiva (dispara a 7bar)
- 6- Camera de fornecimento
O disco excentrico (l) que foi colocado no veio da bomba, faz com que os rolos do metal (2), que são pressionados pela força centrifica contra o anel exterior do curso, em conseqüência o enchimento é garantido.
Os fluxos de combustível nos espaços vazios são comprimidos no controle de fonte (3). Uma valvula anti-retorno (4) impede que o controle de fonte se esvazie com o motor parado. A valvula de pressão excessiva (5) abre um canal da forragem na câmara de fornecimento (6) se a pressão aumenta acima de 7bar.

Outra vista da bomba, a legenda é a mesma acima..
Bomba em suporte
- 1- Bomba de gasolina
- 2- Cesto de enchimento e prefiltro da bomba (surge tank)
- 3- Suspenção
- 4- Suporte
- 5- Tubo de alimentação (gasolina a sair da bomba)
- 6- Tubo de retorno
Quando se tem problemas de pressão de gasolina OU o motor não desenvolve a alta rotação é provavelmente o tubo numero 5 que está a romper, é uma falha comun..
Houve uma alteração que foi feita em carros que foram á fiat com esse problema. A fiat resolveu o problema a usar 3 tubos, as argolas ficam as originais, leva um bocado de tubo entre as argolas e a bomba e outro entre as argolas e a tampa.Por norma o que vai a tampa é que rebenta sempre.
Filtro de Gasolina
O filtro de gasolina acho que não é necessario explicar nada, é uma peça de "desgaste" que se troca na manutenção.
Injecção
- 1- Regua de injectores
- 2- Regulador de pressão de gasolina (FPR)
- 3- Injector
- 4- Referencia de admissão (vai ligar ao colector de admissão)
- 5- Entrada de gasolina (tubo que vem do filtro)
- 6- Saida de retorno
Injectores
- 1- Filtro
- 2- Ficha electrica
- 3- Valvula electromagnetica (solenoid)
- 4- Plunger
- 5- Mola da valvula
- 6- Ponta de spray
Os injectores no Thema são de baixa resistencia e necessitam usar resistencia externa para evitar queimar a centralina.
Regulador de pressão de gasolina (Fuel Pressure Regulator) 
- 1- Entrada de gasolina (tubo que vem da regua de injectores)
- 2- Retorno (tubo que devolve gasolina ao deposito
- 3- Suporte de mola
- 4- Membrana central
- 5- Mola
- 6- Tubo de referencia de admissão
- 7- Valvula de retorno
O regulador de pressão de gasolina mantem uma pressão estatica de 2,5bar com uma variação maxima de 0,2bar. O regulador é referenciado ao colector de admissão e sobe a pressão de gasolina consoante a pressão na admissão. Ao relanti a pressão é de 2,5bar, com o motor parado a pressão deve ser 3bar.
Circuito de ArMedidor de ar (AFM) 
- 1- Porta
- 2- Mola
- 3- Potenciometro
- 4- Camera amortecedora
- 5- Valvula de compensação
- 6- Parafuso de CO (afinação da mistura de relanti)
- 7- Tampa de segurança
- 8- Bypass de ar não medido
Potenciometro (3)- 5,7,8- Saidas do potenciometro
- 9- Sensor de temperatura do ar
- E- Não usado (afinado na fabrica)
A AFM mede a quantidade de ar atraves de uma "porta" movel equipada com uma mola de retorno, quanto maior a quantidade de ar maior a abertura da "porta".
A valvula de compensação e camera amortecedora actua como um amortecedor, absorvendo o choque e permitindo que a porta se estabeleça rapidamente e se faça insensível à pulsação do vácuo dos cilindros.
Corpo de Borboleta
- 1- Borboleta
- 2- Passagem de ar não medido para o relanti
- 3- Parafuso de regulação do relanti
- 4- Valvula de cancelação (activada mecanicamente a WOT)
- 5- Contra-porca do parafuso de regulação do relanti (3)
- 6- Ligação a valvula de regulação de relanti (aux air valve)
- 7- Ligação do liquido de refrigeração
Valvula de regulação de relanti (aux air valve)
- 1- Valvula a abrir
- 2- Veio central
- 3- Valvula fechada
- 4- Porta movel
- 5- Resistencia
A valvula de relanti é uma peça completamente mecanica e simples, a centralina não tem controlo absolutamente nenhum sobre ela e apenas activa a resistencia quando motor está frio.
A valvula começa a fechar aos 20º e está fechada aos 25º, a ficha electrica apenas coloca 12v na resistencia para ajudar a aquecer o veio central e fechar a valvula mais depressa.
Afinação é atraves de uma porca que se desaperta e se puxa o parafuso, para um lado fecha e para outro abre. no fim volta a apertar a porca.
O ar que passa na valvula já foi medido pela AFM e serve apenas para subir o relanti em frio.
Circuito electricoCentralina Bosch Le2jetronic
- 1- Sinal de ignição (vem do pin 21 da centralina microplex, vai ao pin 1 do relay tachimetrico antes de chegar aqui)
- 2- Sinal de WOT (pin 2 no sensor TPS)
- 3- Sinal do modulo de relanti (enrichment module, pin 3)
- 4- voltagem de ignição +15
- 5- AFM pin 5 (e massa)
- 6- Modulo de relanti pin 5
- 7- AFM pin 7
- 8- AFM pin 8
- 9- AFM pin 9 (e bloco de ligações 43)
- 10- Sensor da temperatura do liquido de refrigeração
- 11-NC
- 12- Injectores
- 13- Massa (ligado no bloco 19)
- 14- NC
- 15- NC
- 16- NC
- 17- NC
- 18- NC
- 19- NC
- 20- NC
- 21- NC
- 22- NC
- 23- NC
- 24- NC
- 25- NC
Ficha da centralina
Tachemetric relay (relay da bomba de gasolina)
TPS sensor
Ao contrario de um verdadeiro TPS este não indica a posição da borboleta. Apenas indica se o motor está ao relanti, em acelaração e WOT. Lá dentro contem dois botões, um indica relanti e o outro WOT, tudo o resto é acelaração. Um TPS verdadeiro contem um potenciometro.
Sensor de temperatura do liquido de refrigeração
Modulo de relanti (Enrichment module) 
- 1- Centralina Microplex
- 2- AFM
- 3- TPS
- 4- Centralina Bosch
- 5- Modulo de relanti
- 6- Injector

- A- Voltagem de batteria do pin 9 da centralina Bosch, origina do pin 87 no relay tachemetrico
- B- Centralina Bosch pin 3
- C- TPS pin 3 (activa quando o interruptor de relanti é activado, pin 3 e 18)
- D- Centralina Bosch pin 6
- E- Massa
- F- Ligação á ignição +15 (+12v com a chave ligada)
FuncionamentoAgora que já conhecemos as peças todas da injecção é mais fail entender como realmente funciona o sistema Le2jetronic. A diferença entre o LEjetronic e LE2jetronic é unicamente que o LE tinha um injector extra para arranque a frio enquanto o LE2 usa os mesmos injectores e apenas aumenta o tempo de abertura dos mesmos para adicionar combustivel extra.
Como devem ter reparado o sistema Bosch Le2jetronic não possui uma sonda lambda o que nos indica que trabalha sempre em open loop e não tem maneira de corrigir a mistura. A centralina apenas mede a quantidade de ar e a temperatura do motor para saber o tempo que deve manter os injectores abertos. Facilmente chegamos a conclusão que é a pressão de gasolina que define a quantidade de combustivel injectado, qualquer deviação do normal na pressão de gasolina vai causar problemas e é umas das coisas mais importantes de verificar.
A centralina Bosch controla os injectores com um sinal da centralina Microplex (pin 21 da Microplex para Pin 1 da Bosch), resumindo se não há ignição tambem não havera injecção.
Afinações e testesPressão de gasolina com o motor parado. 
A pressão de gasolina com o motor parado é de 3bar com uma divergencia possivel de 0,2bar.
Pressão com o circuito fechado
A pressão minima fornecida pela bomba em circuito fechado é de 6bar com um maximo de 7,5bar.
Teste ao regulador de pressão
Teste de Volume
Teste a efectuar com o motor parado e a usar o tubo do retorno para um recipiente de 1000cm3.
Em 15segundos da bomba ligada produz um volume de 540cm3.
Pressão ao relanti
A pressão de gasolina ao relanti é de 2,5bar com uma divergencia possivel de 0,2bar.
Afinação do corpo de borboleta
A afinação da borboleta fechada é de 0,03 a 0,005 mm.
Afinação de relanti
O relanti a quente é de 850rpm com uma divergencia possivel de 50rpm.
Afinação da valvula de relanti
Com o motor a temperatura ao fechar o tubo o relanti não deve mexer mais de 50rpm.

A valvula de relanti é uma peça completamente mecanica e simples, a centralina não tem controlo absolutamente nenhum sobre ela e apenas activa a resistencia quando motor está frio.
A valvula começa a fechar aos 20º e está fechada aos 25º, a ficha electrica apenas coloca 12v na resistencia para ajudar a aquecer o veio central e fechar a valvula mais depressa.
Afinação é atraves de uma porca que se desaperta e se puxa o parafuso, para um lado fecha e para outro abre. no fim volta a apertar a porca.
O ar que passa na valvula já foi medido pela AFM e serve apenas para subir o relanti em frio.
Afinação da mistura de relanti/CO
A mixtura de relanti/CO é apenas para ser afinado com equipamento adequado

A afinação de CO (mistura de relanti) só deve ser mexida com equipamento adequando, é para ser afinado com o motor a quente ao relanti (850rpm) para uma medida entre 0,75% e 1,75%
Localização de componentes(imagem apenas para ilustrar)

- 1- Filtro de gasolina
- 2- Injectores
- 3- Regulador de pressão da gasolina
- 4- Sensor TPS
- 5- Corpo de borboleta
- 6- Relay tachemetrico (relay bomba de gasolina)
- 7- Sensor de temperatura do liquido refrigerante
- 8- Valvula de relanti
- 9- AFM
- 10- Resistencias dos injetores (ballast resistors)
- 11- Modulo de relanti
Atenção: A centralina de injecção Bosch encontra-se atrás do porta luvas, por cima da centralina de ABS.
Centralina de injecção
- 1 Pin 21 da centralina Microplex atraves do pin 1 do relay tachemetrico
- 2-9 Sinal de relanti, TPS pin 2 e 18
- 3-6 Pin 3 e 5 modulo de relanti, (falta adicionar aqui mais duas ligações)
- 4 Pin 50 na ignição
- 5 Pin 5 AFM, massa
- 7-8 Pin 7 e 8 na AFM
- 9 Pin 9 da AFM, valvula de relanti, pin 2 modulo de relanti, pin 87 relay tachemetrico
- 10 Sensor de temperatura do liquido de refrigeração do motor
- 12 Injectores
- 13 Massa
Esquema de injecção/ignição
- 2 Bloco de massa (zona dos farois na frente)
- 12 Centralina microplex
- 13A Bobine cil 2-3
- 13B Bobine cil 1-4
- 14 Bateria
- 15 Bloco de distribuição
- 16 Massa principal da bateria
- 17 Relay tachimetrico/relay bomba de gasolina
- 18 Sensor de temperatura do liquido de refrigeração
- 19 Massa
- 20 Valvula de relanti (aux air valve)
- 21 AFM
- 22 Sensor TPS
- 23 Lancia test plug
- 27A Modulo de ignição cil 2-3
- 27B Modulo de ignição cil 1-4
- 27C Ficha de energia para circuito de ignição
- 28 Velas de ignição
- 29 Injectores
- 30 Crank sensor
- 35 Sensor de rotação (no volante do motor)
- 35B Overboost switch 2nd stage
- 35D Overboost switch 1st stage
- 36 Motor de arranque
- 37 Regulador de voltagem do alternador
- 43
- 44 Ficha de injectores
- 44A Ballast resistors
- 46 Massa
- 47 Caixa de fusiveis
- 48
- 49
- 50
- 51 Painel de instrumentos
- 52 Painel de teste
- 58 Modulo de relanti
- 66 Ficha de CO
- 67
- 79 Chave de ignição
- 83
- 89 Centralina de injecção bosch
- 106 Bloco de massa na mala
- 109 Bomba de gasolina
- 120 Overboost solenoid 2nd stage
- 120A Overboost solenoid 1st stage
- 121 Safety overboost switch
- 122
- 159
- 235 Detonation sensor/knock sensor
Os numeros não mencionados descrevem circuitos que não interessam a esta legenda, os numeros que aparecem e não têm descrição são fichas que infelizmente ainda não tenho a certeza da localização.
Relay tachemetrico
Verificações da ligações do sistema de injecção. Remover o relay tachimetrico da ficha e usar um aparelho de medidas ligado para medir OHM e verificar se ha continuição:87 e pin 9/2 da aux air valve (através da ficha 43)
87 e pin 2 do modulo de relanti (através da ficha 43)
87 e injectores através dos Ballast resistors (44A)
87 e pin 18 do sensor TPS (através da ficha 43)
87 e pin 9 da centralina Bosch (através da ficha 43)
87b e bomba de gasolina através do fusivel 22
1 e pin 1 da centralina Bosch
1 e pin 21 da centralina Microplex
15 e pin 15 da ignição (ignition keyswitch)
15 e pin 7 do modulo de ignição
30 e positivo da bateria atrvés do bloco de distribuição
50 e pin 4 da centralina Bosch
Verificar as massas usar novamente um aparelho de medidas ligado para medir OHM e verificar se ha continuição:massa e pin 76 da aux air valve
massa e pin 13 da centralina Bosch
massa e pin 6 do modulo de relanti
massa e pin 38 do sensor de temperatura do liquido de refrigeração
massa e pin 5 da centralina Bosch
Se uma decontinuidade for encontrada o circuito em questão tem de ser reparado.
Medidas dos componentes mais importantes:remover as fichas dos componentes e medir directamente ao componente.
Aux air valve: a resistencia deve ser de 40ohms com uma deviação maxima de 3ohms a 20ºC. A valvula deve fechar completamente quando o motor chega aos 70ºC, como por exemplo o motor a trabalhar 5 min com uma temperatura abiente de 20ºC.
AFM: Entre os pins 5 e 8:a resistencia deve ser de 350ohms com uma deviação maxima de 20ohms a 20ºC.
Entre os pins 8 e 9:a resistencia deve ser de 200ohms com uma deviação maxima de 10ohms a 20ºC e de 180ohms com uma deviação maxima de 10ohms a 60ºC.
Sensor de temperatura do liquido de refrigeração20ºC entre 2 e 4ohm
50ºC entre 600 e 900ohm
90ºC entre 100 e 300ohm
Tabela de componentes usados e respectivos numeros Bosch ou Fiat/WeberComponente | Quantidade | Numero |
Centralina Bosch | 1 | 0.280.000.370 |
Relay tachimetrico/relay bomba de gasolina | 1 | 0.280.230.006 ou 0.280.230.009 |
AFM | 1 | 0.280.202.114 |
Injectores | 4 | 0.280.150.802 |
Valvula ar condicionado | 1 | 0.280.141.014 |
Regulador de pressão de gasolina | 1 | 0.280.160.216 |
Modulo relanti | 1 | 7633718 Bitron |
Sensor temperatura liquido de refrigeração | 1 | 0.280.130.026 |
Aux air valve/Valvula relanti | 1 | 0.280.140.189 |
Sensor TPS | 1 | 0.280.120.307 |
Bomba de gasolina | 1 | 0.580.464.997 |
Corpo de borboleta (Fiat-Weber) | 1 | 52 CFL 26/50 |
Resumo:
Injectores 284cc a 3bar.
Bomba de gasolina 120lph, pressão nominal 4bar, pressão maxima 7,5bar.
Relanti 850rpm com uma deviação maxima de 50rpm.
Avanço de ignição ao relanti 4graus.
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