Autor Tópico: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar  (Lida 9382 vezes)

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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #15 em: 27 de Abril, 2023, 09:14:05 »
È destes dasafios que eu curto ver a resolução...
A questão do GPL tb aconteceu cmg na minha francesa. Depois de varias tentativas em mecanicos considerei comprar algum equipamento com o valor que iria gastar em eletricistas e mecanicos, e acabei por desencantar um defeito no corpo borboleta que provocava erro "Anti-poluição" nos PSAs.
O que acontece por xs a nivel do gpl é que havendo uma discrepancia acentuada entre o tempo de injeção a GPL e a gasolina, ao ligar o motor como vai arrancar a gasolina e a ECU está ainda com o tempo de injeção a GPL, vai resultar numa mistura rica que enquanto regulariza o tempo de injeção para gasolina pode provocar o aparecimento de alguns erros.

Passando agora a coisas bem mais simples que me lembre que podem causar dificuldade em pegar ou nao pegar de todo segundo o que resalvou.
Sensor de posição da cambota/rotação
Codigo da chave

Esse motor tem Valvula de Cames Variavel? Se sim pode tambem ser uma das causas.
Boas não tem cams. Variáveis .
  Ontem depois de mais uns minutos devolta do bicho ... ( Não é fácil testar por causa de ter de estar algumas horas desligado para custar a pegar ) ..
Deparou.se que a borboleta tem uma ligeira folga ... Folga essa que se consegue ler em máquina um ou dois graus quando se mexe com a mão... Será isto a causa do problema ??!!

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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #16 em: 28 de Abril, 2023, 08:16:30 »
Boas não tem cams. Variáveis .
  Ontem depois de mais uns minutos devolta do bicho ... ( Não é fácil testar por causa de ter de estar algumas horas desligado para custar a pegar ) ..
Deparou.se que a borboleta tem uma ligeira folga ... Folga essa que se consegue ler em máquina um ou dois graus quando se mexe com a mão... Será isto a causa do problema ??!!

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Não creio,... 1 ou 2 graus poderia causar um ralenti algo instavel talvez. Em arranque (pelo menos na minha francesa) a borboleta abre bem mais que isso) Se for possivel, tente perceber se as leituras são estaveis e reais.
Outra coisa, (falo pela experiencia que passei embora n seja fiat mas por vezes os principios de funcionamento são os mesmos), o corpo da borboleta deve ter dois encoders. No meu caso ambos os encoders tem de dar leitura identicas embora um em positivo e o outro em negativo. Ou seja se um der um valor de +2vdc ou outro da um valor de -2vdc. Nota: estes valores são apenas para exemplo pq ja n me recordo se os valores eram v ou mv

Efetivamente uma borboleta que não abra corretamente pode impedir o arranque mas nas condições que refere e algo estranho,... mas não impossivel.  :D

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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #17 em: 28 de Abril, 2023, 08:28:29 »
Outra coisa que convinha verificar era se quando custa a pegar, tanto bobines de injetores como de ignição estão a receber comando/tensão de funcionamento. A ideia e perceber se o problema de nao pegar tem origem eletrica/comando ou mecanica.  :dry:
Obviamente mesmo que estes comandos esteja corretos se a borboleta não abrir o motor nao pega...

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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #18 em: 22 de Março, 2024, 15:21:58 »
Outra coisa que convinha verificar era se quando custa a pegar, tanto bobines de injetores como de ignição estão a receber comando/tensão de funcionamento. A ideia e perceber se o problema de nao pegar tem origem eletrica/comando ou mecanica.  :dry:
Obviamente mesmo que estes comandos esteja corretos se a borboleta não abrir o motor nao pega...
Temos aqui mais umas ideias novas.... O carro se tiver acima do meio depósito de gasolina em um.dia que.nao seja frio pega quase sempre á primeira ou segunda vez, se estiver a baixo do meio já é uma guerra para pegar ...

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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #19 em: 25 de Março, 2024, 08:23:48 »
Temos aqui mais umas ideias novas.... O carro se tiver acima do meio depósito de gasolina em um.dia que.nao seja frio pega quase sempre á primeira ou segunda vez, se estiver a baixo do meio já é uma guerra para pegar ...

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Tubo rompido/ rachado no deposito de combustível implica esse problema 90% das vezes.

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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #20 em: 25 de Março, 2024, 10:08:33 »
Tubo rompido/ rachado no deposito de combustível implica esse problema 90% das vezes.
Que tubo? Lá dentro só tem a boia / bomba ..

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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #21 em: 26 de Março, 2024, 07:56:58 »
A bomba de combustivel e boia deve ser identica a esta.
O tubo que me refiro e o assinalado no circulo vermelho. Se aquele tubo estalar e estiver "ao ar" vai entrar ar na tubagem de combustível.


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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #22 em: 23 de Maio, 2024, 07:24:44 »
A bomba de combustivel e boia deve ser identica a esta.
O tubo que me refiro e o assinalado no circulo vermelho. Se aquele tubo estalar e estiver "ao ar" vai entrar ar na tubagem de combustível.
Boas eu tive isso tudo cá fora , meti a trabalhar e tudo e não  existe nenhuma fuga.. a bomba está a fazer 3.5 bar e só perde pressão ao fim de uns bons minutos depois de desligar a ignição..
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« Última modificação: 23 de Maio, 2024, 07:33:34 por power-full »

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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #23 em: 23 de Maio, 2024, 08:26:11 »
Boas eu tive isso tudo cá fora , meti a trabalhar e tudo e não  existe nenhuma fuga.. a bomba está a fazer 3.5 bar e só perde pressão ao fim de uns bons minutos depois de desligar a ignição..
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Pelo que diz custa-me a crer que seja o tal tubo rompido, mas dos relatos que tenho visto (porque nunca passei por isso) é o tal tubo rompido quando o carro pega de forma diferente em função do nivel de combustivel...  :dry:

Creio que a partira daí so me ocorre montar um tubo que permita ver o combstivel passar e um manometro e verificar se pressão esta ok e se não existe ar quando o carro custa a pegar. Se tudo estive normal nestes aspetos teria de se partir para os injetores. Mas seja como for os injetores n adivinham o nivel de combustivel para falharem apenas quando esta abaixo de meio...  :blink: :wacko:

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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #24 em: 23 de Maio, 2024, 09:20:55 »
O carro faz igual ,montando uma bomba directamente aos injectores , os injectores foram testados ... Quase de certeza problema eléctrico.. pois deixamos de conseguir apagar luz de revisão... Entre outras coisas ...

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« Última modificação: 23 de Maio, 2024, 09:25:51 por power-full »

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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #25 em: 23 de Maio, 2024, 13:32:25 »
O carro faz igual ,montando uma bomba directamente aos injectores , os injectores foram testados ... Quase de certeza problema eléctrico.. pois deixamos de conseguir apagar luz de revisão... Entre outras coisas ...

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Existe sempre essa possibilidade, mas que só é possível detetar por profissionais com equipamentos adequados para o efeito...
depois de descartadas todas as hipoteses mecanicas restam apenas as eletricas/eletronicas.

jorge punto

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Re: Fiat bravo 1.4t--jet custa. Apegar
« Responder #26 em: 02 de Junho, 2024, 15:48:50 »
De que zona és? Se calhar precisas de encontrar o profissional certo, que faça o diagnóstico correcto ao invés de andar a trocar material á sorte!