Fiatistas

Notizie => Notizie Estere => Tópico iniciado por: Tiffosi em 23 de Abril, 2008, 16:58:18

Título: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Tiffosi em 23 de Abril, 2008, 16:58:18
Mais radares a partir de 2009  
 
Paulo Marques, presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), anunciou que serão instalados mais equipamentos de controlo de velocidade próximo das localidades a partir de 2009. Dos 300 itens previstos, 100 serão radares.

O sistema de controlo automático de radares está a ser desenvolvido pela ANSR em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). A localização, definições do limite de velocidade em cada localidade e as características técnicas do equipamento estão a ser estudadas pelas duas entidades.

De acordo com o responsável de ANSR os radares vão estar sinalizados, apesar de não se identificar quais os que estão a controlar a velocidade.
 
Fonte: Auto Hoje (http://www.autohoje.com/)
Título: Radares
Enviado por: Tiffosi em 30 de Maio, 2008, 18:20:51
Radares avariados por falta de manutenção

Muitos dos radares fotográficos da Brigada de Trânsito da GNR, espalhados por todo o país, estão sem funcionar há mais de um mês, avança a edição de hoje do jornal Público. O contrato entre a GNR e a empresa encarregue da manutenção dos aparelhos caducou e por isso não foram feitas as reparações necessárias

 Pelo menos cinco distritos do país estão a ser afectados pela falta de manutenção dos radares de controlo de velocidade, escreve o Público. Porém, os prejuízos com a abrupta diminuição de multas ainda não foram contabilizados.

Em Lisboa, Leiria, Viseu, Porto e Beja, a BT admite que circula com os radares que «só já servem para enganar os automobilistas. Para lhes meter medo», como declarou ao Público fonte da GNR.

A extinção da Direcção-Geral de Viação é uma das causas do problema, visto que o contrato com a empresa de manutenção foi celebrado com esta entidade. Um novo contrato está agora à espera de decisão do actual comandante da GNR.

O Público escreve ainda que o Governo conhece a situação desde Agosto. Até agora, o Ministério da Administração Interna não esclareceu a situação, remetendo declarações para hoje durante o dia.

Fonte: Jornal Sol, por Andreia Coelho
Título: Radares
Enviado por: RuiG em 30 de Maio, 2008, 21:40:13
só uma correcção: não diviam ter escrito "prejuízos" mas sim "diminuição da rentabilidade"...  :red:  
Título: Radares
Enviado por: Tiffosi em 04 de Fevereiro, 2009, 18:06:54
Longe do céu...

(http://automotor.xl.pt/0209/i/200_sub.jpg)

Para o edil António Costa, os radares controladores de velocidade instalados em Lisboa são a oitava maravilha no combate à sinistralidade rodoviária da capital. Mas os números da comissão de avaliação da videovigilância provam que as leituras optimistas da redução dos acidentes são pura ilusão. E demonstram que o sistema está muito longe do céu

Radares de velocidade

Um ano e meio depois de entrarem em funções, impõe-se uma análise atenta sobre os efeitos (ou a sua ausência) dos radares fiscalizadores de velocidade, instalados nos pontos supostamente nevrálgicos da cidade de Lisboa. O tema está em cima da mesa de António Costa. Mas, apesar de o edil lisboeta ver nestes aparelhos a resolução de todos os acidentes rodoviários na capital, os números desmentem leituras mais optimistas.

Em declarações à AutoMotor, Fer­nan­do Penim Redondo, membro da Comissão de Avaliação do Sistema de Controlo de Velocidade e Vigilância do Tráfego de Lisboa (CASCVT), assume--se muito crítico face a qualquer “conclusão triunfalista” sobre a matéria. Para fundamentar a sua tese, Fernando Penim Redondo recorre a informações disponibilizadas pela Autoridade Nacio­nal para a Segurança Rodoviária (ANSR), nomeadamente na publicação do Observatório de Segurança Rodoviária “Sinistralidade Rodoviária – Distrito: Lisboa”, alusivo aos anos de 2005, 2006 e 2007, e aos dados sobre acidentes no primeiro semestre de 2008, mormente nas vias de Lisboa onde actuam os radares.

Aqui se prova que “é ilegítimo formular qualquer conclusão sobre a influência dos radares na sinistralidade das vias onde foram instalados se se usar como fundamento o número de vítimas graves após a sua entrada em funcionamento, pois tal redução não se verificou”, sublinha a nossa fonte.

Mais mortos no primeiro ano

A observação dos números (ver tabela) não permite atribuir qualquer efeito positivo no número e gravidade das vítimas. Antes pelo contrário: “o número de mortos cresceu no ano em que os radares entraram em funcionamento; e, no mesmo período, os feridos graves, embora tendo diminuído, apresentam uma descida menos acentuada do que a registada antes da instalação dos radares. A redução dos feridos graves de 2005/6 para 2006/7 (-56,9%) mostra que outros factores actuavam já antes da instalação dos radares, no sentido de uma queda acentuada”, explica Fernando Penim Redondo.

Por esse motivo, lamenta que os responsáveis pelo trânsito em Lisboa “não tenham investigado e investido nesses factores”, até porque “obtinham tão bons resultados, antes de se meterem pelo oneroso caminho da proliferação dos radares”.

Leitura errada dos números

O membro da CASCVT considera ainda “inaceitável” a informação do jornal “Público” de 8 de Dezembro de 2008, com o título “Menos mortos e feridos graves devido a radares em Lisboa”. Principalmente o seguinte excerto: “Os radares de controlo de velocidade instalados em Lisboa há cerca de um ano e meio contribuíram, segundo o director municipal de Protecção Civil, S­e­gu­ran­ça e Tráfego, Fernando Mou­ti­nho, pa­ra uma ‘redução objectiva da sinistra­li­dade grave’. Segundo os números a que o Público teve acesso, divulgados na última reunião da Comissão de Avaliação do Sistema de Controlo de Velocidade e Vigilância do Tráfego de Lisboa, num conjunto de 12 das vias com radares houve nove mortos em 2006 e sete em 2007, ano em que aqueles equipamentos entraram em funcionamento”, pode ler-se no diário.

Para Fernando Penim Redondo (que não esteve presente na referida reunião), já que o nome da comissão é mencionado, urge uma explicação: “Tanto quanto sei, a comissão não adoptou formalmente tal tese. Nem eu concordaria com ela”, afirma. Porquê? Porque, apesar de os números utilizados nesta análise serem os mesmos, “é incorrecta a maneira como o jornal interpreta os números do primeiro semestre de 2007, que são associados aos radares, apesar de estes só terem funcionado a partir do segundo semestre”. Para os mais esquecidos, os radares estiveram em testes cerca de seis meses.

O responsável lamenta que este sistema não tenha conhecido uma fase preparatória, onde fossem recolhidos dados sobre os acidentes nos locais a implantar os radares, por forma a permitir, hoje, uma avaliação mais séria e rigorosa dos seus efeitos. Mais: se a velocidade é o excesso a controlar pelos radares, qual o sentido de não existir qualquer apuramento prévio do número de acidentes causados ou influenciados por tal infracção nestes locais? “Qualquer pessoa compreende que, mesmo quando se verifica uma redução da sinistralidade, o que não foi o caso, ela pode não ter nada a ver com os radares, pois há muitos outros factores em jogo”, como sejam “as distracções, as doenças súbitas ao volante, as condições climatéricas, a quantidade de veículos em circulação, todos eles absolutamente variáveis de ano para ano”, enfatiza.

A ANSR tem-se mostrado tentada a mandar instalar mais umas centenas de radares por todo o país. Mas Fernando Penim Redondo, antes de “qualquer demonstração da sua utilidade”, não recorreria à instalação de mais nenhum aparelho desta natureza. Porém, prevê que a próxima reunião que a CASCVT terá na CML, juntamente com a Associação de Cidadãos Auto--Mobilizados (ACA-M) – agendada já para depois do fecho desta edição – ­seja infrutífera. Até porque, no seu entender, todas estas “precipitações e leituras erradas nas conclusões revelam uma intenção da parte da ACA-M de uma ­nova escalada de medidas restritivas do tráfego automóvel, como seja a dos limites máximos de velocidade de 30 km/h e a disseminação das lombas. Quando faltam os estudos prévios, eles são muitas vezes substituídos por campanhas de sensacionalismo”.

E tão melhor aplicado seria o investimento destes radares transferido para outras áreas “mais rentáveis do ponto de vista da preservação de vidas humanas e de acidentes, sem pesar tanto nos automobilistas, quer através de impostos, quer de multas”, conclui.

Acidentes com vítimas graves – Julho de 2005 a Junho de 2008
Radares lisboetas não provam apregoada eficácia

Observando os números dos acidentes com mortos e vítimas graves em 12 dos pontos da capital vigiados pelos radares, verifica-se que a evolução mais positiva se deu ainda antes da entrada em funcionamento dos mesmos. Comparando Julho 2005/Junho 2006 com Julho 2006/Junho2007 (de um ano sem radares para outro ano sem radares) constata-se a ocorrência de menos 10 mortos (-71,4%) e de menos 45 feridos graves (-56,9%).

Ao invés, comparando Julho 2006/Junho 2007 com Julho 2007/Junho 2008 (de um ano sem radares para um ano já com radares), contam-se mais dois mortos (+50%) e menos 12 feridos graves (-35,2%). Para Fernando Penim Redondo, tal é elucidativo que querer apresentar estatísticas com números tão pequenos será sempre um cálculo errado, ficando sempre vulnerável a casos fortuitos. E, neste caso, os proplados números até provam o contrário da mensagem que os responsáveis queriam passar e que tanto apregoam.

Fonte: A abordagem adoptada consistiu na comparação entre os dados relativos ao primeiro ano de actividade dos radares em Lisboa e dos dois anos precedentes. Os dados constantes da tabela estão disponíveis em publicação do Observatório de Segurança Rodoviária

Fonte: Auto Motor (http://automotor.xl.pt/home.shtm)
Título: Radares
Enviado por: roeta em 25 de Fevereiro, 2009, 09:13:38
Boas!!!

Alguem sabe onde ficam os radares fixos na A1 entre Torres Novas e Lisboa?

1abraço  :fiatistas:

roeta
Título: Radares
Enviado por: Jotaghost em 25 de Fevereiro, 2009, 13:43:35
Citar
Boas!!!

Alguem sabe onde ficam os radares fixos na A1 entre Torres Novas e Lisboa?

1abraço  :fiatistas:

roeta
penso que não existem radares fixos, pois é obrigatório por lei ter sinalização... agora móveis é outra coisa...


apenas apanhei uma vez... mas ia devagar :d_cool: ... zona do carregado/ramal ponte das lezirias,etc...

cumps
Título: Radares
Enviado por: roeta em 25 de Fevereiro, 2009, 13:59:52
Será obrigatório???estarão identificados??


roeta
Título: Radares
Enviado por: E.Amorim em 25 de Fevereiro, 2009, 17:26:29
Eu ja ouvi falar que futuramente ia ser assim

(http://farm1.static.flickr.com/160/426988451_655efb205f_o.jpg)

não vão faltar camiões a despistarem-se... sem querer é claro


imaginem o rail já não é mole ainda imagem o coitado do motard que se mandar! :buaaa:


e caso batem no rails temos que os pagar agora com isto deve de ser um valor estúpido
Título: Radares
Enviado por: Dio500go em 25 de Fevereiro, 2009, 18:27:23
Esses radares são um absurdo...

O mais certo é a policia monta-los, e a gente na noite a seguir ir lá com uma rebarbadeira e virar o radar para o ceu...

cumps
Título: Radares
Enviado por: PedroMaia em 25 de Fevereiro, 2009, 19:22:30
Citar
Esses radares são um absurdo...

O mais certo é a policia monta-los, e a gente na noite a seguir ir lá com uma rebarbadeira e virar o radar para o ceu...

cumps
 :palmas:  :palmas:  :palmas:  :palmas:  
Título: Radares
Enviado por: jorgelucas em 27 de Fevereiro, 2009, 16:33:35
Se isto fosse um pais a serio não havia multas de 500 e muitos euros com ordenados de porcaria que nos temos, também não havia um governo que nos quer controlar os passos com chips nas matriculas e com desculpas de ###### para nos obrigar a por o que nos não queremos, com isto apenas quero dizer que os portugas não tem tomates para nada, ninguém bate o pé aos montes de ###### que estão no parlamento, e vem dizer que alguém vai lá com uma rebarbadora e virar o radar para o céu, isso e piada ou anedota.      
Título: Radares
Enviado por: E.Amorim em 27 de Fevereiro, 2009, 16:43:13
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Se isto fosse um pais a serio não havia multas de 500 e muitos euros com ordenados de porcaria que nos temos, também não havia um governo que nos quer controlar os passos com chips nas matriculas e com desculpas de ###### para nos obrigar a por o que nos não queremos, com isto apenas quero dizer que os portugas não tem tomates para nada, ninguém bate o pé aos montes de ###### que estão no parlamento, e vem dizer que alguém vai lá com uma rebarbadora e virar o radar para o céu, isso e piada ou anedota.
Jorge apanhaste uma multa a pouco tempo????

(Brincadeira)

:t_up:

é complicado a sempre com vote Jorge....
Título: Radares
Enviado por: jorgelucas em 27 de Fevereiro, 2009, 17:26:38
Citar
Jorge apanhaste uma multa a pouco tempo????

(Brincadeira)

:t_up:

é complicado a sempre com vote Jorge....
Não por acaso não apanhei multa nenhuma, mas o que eu lã escrevi e 100% verdade, todos se vem lamentar com os impostos que o nosso carro paga, que as multas são caras, que a nossa gasolina e a mais cara da Europa, aqui em Lisboa para se ter o carro na RUA PUBLICA temos que pagar parque a Emel, (que de mel não tem nada) e que nem o ACP faz algo para não ser o coitado do carro ou do dono deste a pagar uma ideia idiota de um tosco que vai para o governo por 4 anos.  
 
 
Título: Radares
Enviado por: lmv em 27 de Fevereiro, 2009, 21:27:06
Andar a determinada velocidade é proibido porque pode causar um acidente, mas causar acidentes não é proibido pois as pessoas não são multadas por isso.

È um bocado estúpido.

È a mesma coisa que prenderem aquele que diz que mata e libertarem aquele que matou.



 
Título: Radares nas estradas
Enviado por: Tiffosi em 14 de Maio, 2009, 22:09:11
Mais cem radares nas estradas Portuguesas

O governo vai instalar mais cem radares nas estradas para controlar excesso de velocidade.

O anuncio foi feito hoje pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, depois de o Conselho de Ministros ter aprovado a nova estratégia nacional de segurança rodoviária (2008/2015).

De acordo com o ministro da Administração Interna, "brevemente", serão instalados "aparelhos de medição para prevenção do excesso de velocidade".

"No âmbito desta estratégia está previsto um plano de instalação de radares, que se traduzirá num aumento significativo. Contamos com esses aparelhos, mas também com a acção das forças de segurança, que controlam de forma móvel os condutores que possam violar as regras", disse.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Tiffosi em 20 de Novembro, 2009, 16:28:10
Radares da A25 rendem 7 milhões em 3 anos

Aparelhos registaram 66.575 infracções nos três primeiros anos de funcionamento


Os radares fixos da auto-estrada 25 (A25), ao quilómetro 94, em Viseu, registaram 66.575 infracções nos três primeiros anos de vida dos aparelhos, a funcionar desde Outubro de 2006, segundo o «Jornal de Notícias».

Feitas as contas, a partir das coimas mínimas aplicadas pela GNR (de 30 a 500 euros), o Estado vai arrecadar 7,7 milhões de euros.

Só nos primeiros três meses (23 979 infracções), os radares valeram 1,8 milhões de euros em multas.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re:Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: AiRMaX em 14 de Janeiro, 2010, 07:46:20
Marginal, entre Oeiras e o Cais do Sodré ta cheia de radares mas sao moveis...carrinho estacionado em cima do passei, triangulo na chapeleira e camera virada pa frente...eu pessoalmente até acho bem um controlo de velocidade mas é pena as multas terem "moradas proibidas", tais como o tal deputado muito importante que pediu ao motorista pra acelerar porque tinha uma p*t@ a espera pra lhe fazer um bico...

foram apanhados a 280 no seu Audi A8...multa?onde está ela?

ou ainda aquele tenente da GNR mandado parar porque ia a 240 na sua passat...multa? onde está ela?

agora, se eu, no meu Puntozinho, se vou a 80 numa zona de 70, pimba..."dobra-te lá que é agora que te vamos ao rabo!"..280€ e 2 meses sem carta...engraçadinhos...

só nao me rio porque a vontade de chorar é maior...mas prontes...quem sou?! nao tenho um A8 ou um BM...
Título: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Tiffosi em 20 de Janeiro, 2010, 20:18:03
Mais 300 radares para as estradas portuguesas

Governo quer «atacar» sinistralidade com uma rede nacional de radares

O governo quer apostar numa rede nacional de radares para reduzir a sinistralidade nas estradas portuguesas. Nos próximos anos, está prevista a instalação de 300 novos equipamentos de controlo de velocidade de norte a sul do país. Os primeiros concursos públicos vão ser lançados já em 2010.

Até 2015, Portugal deverá estar no top 10 dos países da União Europeia com menos sinistralidade. A meta foi traçada pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira que quer «atacar» um dos principais responsáveis pelos acidentes nas estradas portuguesas: o excesso de velocidade.

Em 2009, Portugal atingiu o valor mais baixo em relação ao número de mortos nas estradas: 738. Também no ano passado registaram-se menos feridos graves. Falta agora saber o número total de acidentes, que deverá ser divulgada em Março, no relatório nacional relativo a 2009.

Além dos radares há outras medidas a adoptar: melhorar a sinalização nas estradas e aperfeiçoar o ensino da condução.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re:Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Tipo11 em 20 de Janeiro, 2010, 22:57:42
Já não se pode assapar com uma condução segura?
A maioria dos acidentes acontecem até aos 120 km/h. fora das auto-estradas.
Não a radares na AE !
Título: Re:Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: GT Abarth em 21 de Janeiro, 2010, 02:58:54
Reduzir sinistralidade ou aumetar o pecúlio para encherem as algibeiras deles?  :angry:
Título: Re:Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Luke em 21 de Janeiro, 2010, 10:30:15
reparem as estradas, corrijam a sinalização!
Título: Re:Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: AiRMaX em 21 de Janeiro, 2010, 10:33:00
arranjem-nos é BM's e AUDI's e PASSAT's...assim ninguem nos multa... ^_^
Título: Re:Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Luke em 21 de Janeiro, 2010, 11:18:42
arranjem-nos é BM's e AUDI's e PASSAT's...assim ninguem nos multa... ^_^

com matriculas do governo :)

para mim é um Kappa da judite please :)
Título: Re:Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Tiffosi em 21 de Janeiro, 2010, 14:55:11
arranjem-nos é BM's e AUDI's e PASSAT's...assim ninguem nos multa... ^_^


Só posso conduzir automóveis, estou proibido pelo dermatologista de conduzir carros, fico com urticária    :lol:
Título: Re:Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: AiRMaX em 21 de Janeiro, 2010, 15:22:34
loool... :ph34r:
Título: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Tiffosi em 09 de Dezembro, 2011, 19:35:28
Governo anuncia mais radares para as estradas


Miguel Macedo anunciou que vão ser gastos quatro milhões de euros na instalação de radares de velocidade

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou que no próximo ano vão ser gastos quatro milhões de euros na instalação de radares de controlo de velocidade.

No âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2012 para a área da Administração Interna, a decorrer no Parlamento, Miguel Macedo afirmou que é igualmente «crucial» a diminuição do número de acidentes em ambiente urbano, sendo necessária a colaboração com as autarquias.

Segundo o ministro, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária vai receber no próximo ano 39,5 milhões de euros.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Tiffosi em 09 de Dezembro, 2011, 19:43:38
Radares em cerca de 50 locais de maior sinistralidade

 
Cerca de cinquenta novos radares de controlo de velocidade destinados aos locais onde ocorrem mais acidentes

O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária disse este domingo no Porto que no início de 2012 serão lançados concursos para a instalação de radares de controlo de velocidade nos locais onde ocorrem mais acidentes.

Paulo Marques, que falava na cerimónia comemorativa do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, referiu que foram identificados cerca de 50 locais em todo o país onde existe uma concentração muito elevada de acidentes e onde a velocidade é um factor preponderante para a ocorrência desses sinistros.

«Não existindo outras formas de resolver o problema através da engenharia rodoviária iremos colocar radares para que os condutores circulem a uma velocidade prevista para o local, de acordo com a sinalização colocada. Aquilo que pretendemos é que através do controlo da velocidade deixem de ocorrer aí tantos acidentes», sublinhou o responsável.

Paulo Marques salientou que nos primeiros dez meses deste ano «há uma ligeira redução de vítimas mortais, de feridos graves e ligeiros, relativamente ao ano passado, confirmando-se a tendência decrescente que se tem vindo a verificar nos últimos dez/doze anos».

«Contudo, é um número que não nos descansa e que nos impele a tomar as medidas necessárias para continuar a reduzir esta tragédia que são as mortes na estrada. O que estamos a prosseguir são as medidas previstas na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária», acrescentou.

A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2009/2015 inclui um conjunto de 92 medidas, uma das quais a colocação dos radares de controlo de velocidade nos locais de elevada sinistralidade.

«Vamos agora iniciar uma análise intercalar da estratégia para corrigir, ver o que já foi feito e ver o que teremos de fazer para, até 2015, que foi o prazo estabelecido nesse plano nacional, conseguirmos manter a tendência decrescente que temos vindo a registar», disse.

O presidente da Associação dos Cidadãos Auto-Mobilizados, Manuel João Ramos, atribui o decréscimo do número de vítimas mortais em acidentes de viação não ao avanço civilizacional do povo português, mas a três factores: «Melhor segurança passiva dos automóveis, resolução de pontos negros e a crise».

«Evidentemente, que quando as pessoas não têm dinheiro suficiente tendem a carregar menos no acelerador para consumir menos gasolina e menos dinheiro», considerou.

Sobre a introdução da rede nacional de radares, Manuel João Ramos considerou que pode ser uma medida muito positiva se for acompanhada de outras, em particular na área da justiça rodoviária.

«Se não há uma justiça séria do crime rodoviário, se as pessoas continuam a sair da sala de tribunal depois de matarem uma ou duas pessoas na estrada com 500 euros de multa e dois anos de pena suspensa, todas as outras medidas vão ser deficitárias», frisou o responsável.


Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: AiRMaX em 09 de Dezembro, 2011, 22:10:15
Dava jeito era saber os radares móveis... :P
Título: Re: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: MarcoSilva em 10 de Dezembro, 2011, 11:13:19
Governo anuncia mais radares para as estradas


Miguel Macedo anunciou que vão ser gastos quatro milhões de euros na instalação de radares de velocidade

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou que no próximo ano vão ser gastos quatro milhões de euros na instalação de radares de controlo de velocidade.

No âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2012 para a área da Administração Interna, a decorrer no Parlamento, Miguel Macedo afirmou que é igualmente «crucial» a diminuição do número de acidentes em ambiente urbano, sendo necessária a colaboração com as autarquias.

Segundo o ministro, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária vai receber no próximo ano 39,5 milhões de euros.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)

Bora lá gastar 4 milhões em radares e reduzimos as deduções e apois quanda o "desgraçado" do tuga tá doente e tem de ir ao hospital.... paga uma fortuna no hospital porque a malta tem é de ter 4 milhões em radares... secalhar daqui a uns tempos vão começar a abrir umas casas dessas que compram ouro a dinheiro mas em vez de ouro, compram radares para derreter e vender ao peso...
 :fiatistas:
Título: Re: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: naso em 10 de Dezembro, 2011, 14:30:40
Eles não se cansam de zelar pela nossa segurança :lol: :lol: hummm.... um sitio sem veículos motorizados não devem haver muitos acidentes... :blush:
Título: Re: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: rfsbaptista em 10 de Dezembro, 2011, 15:01:24
Esta gente não tem cabeça, só pode... 4 MILHÕES EM RADARES!
Continuam a insistir que a velocidade é a causa para todos os acidentes... O CIVISMO PORTUGUÊS É A CAUSA!
É o facto de termos "campeões" e aselhas misturados no mesmo espaço! Não quer dizer que nos outros países não os haja, mas existem menos, o civismo na estrada é regra, coisa que não acontece por cá. Vejam-se outros países europeus com limites superiores aos nossos, e num caso em particular inexistente em AE, e a sinistralidade é menor.
Já me manifestei em outros fóruns em tópicos acerca dos limites de velocidade, e não é dificil perceber que estão desadequados á realidade, com veículos cada vez mais seguros e performantes (seja em aceleração ou travagem). Não é a mesma coisa andar a 120 numa AE com um 128 ou com um Tipo, Brava, Stilo... etc. São limites claramente desactualizados, mas uma coisa é certa, com o nível de civismo português, mais vale mante-los assim por muitos anos.  :angry:

Em relação aos radares propriamente ditos... um claro desperdicio de dinheiro numa altura dificil. Fomentar a criação de novas empresas e novos postos de emprego... Não!  Sacar dinheiro a torto e a direito até já nem termos para comer... Sim, infelizmente sim!  :nhedaxe:
Título: Re: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Luke em 11 de Dezembro, 2011, 10:21:42
os limites não foram feitos para 128, foram feitos para millecentos

andar a 120 com um Freemont é pisar ovos!

Título: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Tiffosi em 09 de Março, 2012, 20:04:49
Futuros radares nos locais onde ocorrem mais acidentes


Identificados cerca de 50 locais em todo o país onde existe uma concentração muito elevada de acidentes

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) explicou esta quinta-feira que os locais de instalação dos futuros radares de controlo de velocidade estão identificados, obedecendo a sua colocação a critérios diferentes para cada região do país.

Três responsáveis do LNEC foram ouvidos na Assembleia da República, no âmbito do grupo de trabalho sobre segurança rodoviária, avançando aos deputados que este laboratório elaborou um estudo no qual estão identificados os locais e os critérios de instalação de radares de controlo de velocidade a nível nacional.

O estudo já foi entregue à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que este ano vai instalar a rede nacional de radares.

João Cardoso, chefe do Núcleo de Planeamento, Tráfego e Segurança (NPTS) do LNEC, explicou que os locais a nível nacional estão identificados, cabendo agora à ANSR escolher os sítios onde vão ser instalados.

O responsável do NPTS adiantou que a escolha dos locais de instalação deste tipo de dispositivo obedeceu "a critérios diferentes para cada região do país", sublinhando que o estudo do LNEC abrange toda a rede viária nacional.

Segundo o LNEC, a lista de critérios é vasta, tendo destacado os locais onde "a velocidade é um fator de risco acrescido devido ao estado da estrada".

O presidente da ANSR, Paulo Marques, já afirmou que este ano vão ser lançados concursos para a instalação de radares de controlo de velocidade nos locais onde ocorrem mais acidentes.

Paulo Marques referiu que foram identificados cerca de 50 locais em todo o país onde existe uma concentração muito elevada de acidentes e onde a velocidade é um fator preponderante para a ocorrência desses sinistros.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, também já anunciou que este ano vão ser gastos quatro milhões de euros na instalação de radares de controlo de velocidade.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Miguelhbx em 09 de Março, 2012, 21:08:42
"Segundo o LNEC, a lista de critérios é vasta, tendo destacado os locais onde "a velocidade é um fator de risco acrescido devido ao estado da estrada"

Adoro.
Ah a estrada está uma m*rda e é perigosa?
Espetem-lhe com um radar em vez de a arranjar.
Sinceramente, será que anda tudo lavado do cérebro ou quê?
Título: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Tiffosi em 06 de Julho, 2016, 16:17:12


Primeiro dos 30 radares ‘surpresa’ entra hoje em funcionamento na A5



O primeiro dos 30 radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) entra hoje em funcionamento na A5, autoestrada que liga Lisboa a Cascais.

Sistema para deteção automática da infracção de excesso de velocidade que não necessita de intervenção humana, o SINCRO é composto por uma rede de locais de controlo de velocidade criteriosamente selecionados, mudando os radares de sítio.

"Os radares irão circular aleatoriamente, ou de acordo com as necessidades da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, vão ser mudados de cabine em cabine, para que haja também, da parte do condutor, alguma expetativa em saber se vai ser fotografado ou não", afirmou Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, à rádio Renascença.

O sistema, que deverá estar a funcionar em pleno em janeiro de 2017, vai contar com 30 radares móveis instalados em 50 locais considerados "extremamente críticos" - até final de setembro deste ano estarão em funcionamento 15 radares.

"Quando há uma infracção, estes radares comunicam automaticamente para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária para o sistema SINCRO, que emite de imediato o auto da contraordenção, com respetiva fotografia da viatura e da matrícula e com o certificado de qualidade do radar", explicou Jorge Gomes.

A comunicação da informação dos radares é efetuada através da aplicação Sistema de Gestão de Eventos de Trânsito (SIGET) que fará o interface com o Sistema de Contraordenações de Trânsito (SCoT) para a emissão das notificações aos condutores.

A instalação da rede nacional de radares tem um custo de 3,19 milhões de euros, segundo a verba aprovada em fevereiro em Conselho de Ministros.

Fonte: Auto Monitor

Título: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Tiffosi em 12 de Julho, 2016, 18:03:01

Saiba onde vão estar os novos radares



As 50 cabinas, que irão receber os 30 radares móveis do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), até janeiro próximo, vão ser instaladas em 26 vias.

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), o maior número de cabinas – quatro – será colocado nas autoestradas A1 e A5 que ligam, respetivamente, Lisboa ao Porto, e Lisboa a Cascais, e o menor número – apenas uma – na A8, a autoestrada Lisboa/Leiria, via Caldas da Rainha.

A lista inclui 14 autoestradas, os Itinerários Principais IP 3 (Vila Verde da Raia/Figueira da Foz) e IP7 (Lisboa/Caia), três itinerários complementares, o IC 17 (Algés/Sacavém), o IC 19 (Lisboa/Sintra) e o IC 20 (Almada/Costa de Caparica), e ainda seis estradas nacionais e uma regional, a 125, que se localiza no Algarve.

As cabinas onde serão colocados os radares estão localizadas nos dois sentidos das vias rodoviárias.

Além da A1, da A5 e da A8, serão também colocadas duas cabinas na A2, que liga Lisboa a Albufeira, duas na A3 – Porto/Valença, via Braga -, uma na A4 – Porto/Quintanilha –, outra na A4-1 – Porto/Matosinhos -, uma na A7 – Póvoa de Varzim/Vila Pouca de Aguiar -, e duas na A24 – Coimbra/Vila Verde da Raia.

Serão instaladas também três cabinas na A25 – Aveiro/Vilar Formoso -, duas na A28 – Porto/Valença, via Viana do Castelo -, e três na A29 – Angeja, no concelho de Albergaria-a-Velha/Vila Nova de Gaia.

Quanto a Estradas Nacionais (EN), serão colocadas duas cabinas na n.º 1, que liga Lisboa ao Porto, e outra em cada uma das estradas nacionais 04, 06, 10 e 223, além de duas cabinas na EN 06-3.

A única estrada regional onde serão colocadas cabinas – três – é a 125.

O SINCRO é um sistema para deteção automática da infração de excesso de velocidade, sendo composto por uma rede de locais de controlo de velocidade criteriosamente selecionados, segundo o Ministério da Administração Interna (MAI).

Este sistema, que estará a funcionar em pleno em janeiro de 2017, vai contar com 30 radares móveis, instalados em 50 locais considerados “extremamente críticos”.

Os 30 radares de controlo de velocidade não vão ser fixos, rodando, num sistema rotativo, pelas 50 cabines, sendo a sua instalação aleatória.

De acordo com o MAI, a comunicação da informação dos radares é efectuada através da aplicação Sistema de Gestão de Eventos de Trânsito (SIGET), que fará o interface com o Sistema de Contraordenações de Trânsito (SCoT), para a emissão das notificações aos condutores.

O primeiro dos 30 radares do SINCRO entrou em funcionamento na quarta-feira, e está instalado na A5.

Autoestradas
Quatro na A1 – Lisboa/Porto
Quatro na A5 – Lisboa a Cascais
Uma na A8 – Lisboa/Leiria, via Caldas da Rainha
Duas na A2 – Lisboa a Albufeira
Duas na A3 – Porto/Valença via Braga
Uma na A4 – Porto/Quintanilha
Uma na A41 – Porto/Matosinhos
Uma na A7 – Póvoa de Varzim/Vila Pouca de Aguiar
Duas na A24 – Coimbra/Vila Verde da Raia
Três na A25 – Aveiro/Vilar Formoso
Duas na A28 — Porto/Valença, via Viana do Castelo
Três na A29 – Angeja, no concelho de Albergaria-a-Velha/Vila Nova de Gaia.

Itinerários Principais
IP 3 – Vila Verde da Raia/Figueira da Foz
IP7 – Lisboa/Caia

Itinerários complementares
IC 17 – Algés/Sacavém
IC 19 – Lisboa/Sintra
IC 20 – Almada/Costa de Caparica

Estradas Nacionais
Duas na N.º 1 – Lisboa ao Porto
Uma cada uma das estradas nacionais 04, 06, 10 e 223, além de duas cabinas na EN 06-3.

Estrada regional
Três na 125

Fonte: Auto Portal

Título: Re: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: Borgata em 23 de Julho, 2016, 12:58:44
Tá bem tá
Título: Re: Radares "fixos" nas estradas
Enviado por: lmml em 16 de Novembro, 2016, 13:16:29
A8 radar fixo na descida de Lousa para Loures.
Radar após a área de Serviço de Lousa. Antes do radar, existe uma placa a indicar controlo de velocidade por radar, mas está por fora do "railes" e apenas do lado direito, numa curva à esquerda, ou seja, passa despercebida, assim como o radar.