Fiatistas
Tecnica => Restauros => Tópico iniciado por: Ricardo_850 em 21 de Maio, 2012, 17:16:18
-
Marca: FIAT
Modelo: 850
Versão: Berlina Normal
Ano: 1965 (Dezembro)
Nº de anteriores Proprietários: 3
Data de Aquisição: 10/10/2007
CARACTERISTICAS DE ORIGEM
• Motor:
- Tipo: 100G.000
- Cilindrada: 843cc
- Número de Cilindros: 4
- Diâmetro x Curso: 65.00mm x 63.50mm
- Taxa de Compressão: 8:1
- Potência Máxima DIN: 34cv (5000rpm)
- Binário Máximo DIN: 54.0Nm (3200rpm)
- Alimentação: Carburador Holley (licença Weber) 30ICF1 com bomba de gasolina mecânica
• Travagem / Suspensão:
- Dianteira: travões hidráulicos de tambor 185mm / rodas independentes com mola de folhas transversal, triângulos superiores e amortecedores hidráulicos telescópicos
- Traseira: travões hidráulicos de tambor 185mm / rodas independentes com triângulos e molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos
• Rodas:
- Jantes: 12" em ferro
- Pneumáticos: 5,50 x 12"
Breve Historial
Registado na Direcção de Viação do Porto no final do ano de 1965, foi entregue pela agência FIAT de Vila Real em 08/01/1966 ao seu primeiro proprietário. Entre 66 e o final do ano 70 fez 50000km e terá por várias vezes cruzado o Marão dado que as revisões até então foram efectuadas no Porto e em Vila Real de uma forma intercalada, a maioria na FIAT PORTUGUESA SA (filial do Porto). Em Março de 1973 foi registado em Monção pelo seu segundo proprietário. De 1973 a 2007, ano em que começou esta aventura, mudou de proprietário apenas em 2006, passando para o nome de um sobrinho do 2º proprietário que um ano depois me vendeu o carro. E ai veio ele para Valongo.
Quando veio para a minha mão, em Outubro de 2007, embora circulasse sem problemas não tinha IPO e estava praticamente parado num barracão há cerca de meio ano (última IPO em 27/01/2006 com 110.754km). Tinha algumas coisas fora do original como farolins da frente, bancos da frente, consola com manómetros, grelha (opcional dos SEAT 850), alternador do Sport Coupé e coluna de direcção com encravamento que penso ser adaptada de 127, aparentemente apresentava relativa saúde de motor e chapa.
Durante algumas semanas dei umas voltinhas com ele e montei-lhe na altura umas jantes BWA 13".
Decidi então começar a desmontagem para restaurar de chapa e aos poucos começar a restaurar todo o resto, desmontei o carro até ao último parafuso, limpei e protegi as zonas mais afectadas pela corrosão, e claro descobri alguns cancros escondidos (nada que não se resolvesse). Entretanto surgiram outras ideias, comprei outro carro e apareceram outros projectos e este ficou encostado ao fundo da garagem, bem protegido.
Depois de quase 4 anos parado, amadureceram ideias, aprofundou-se conhecimento, juntou-se algum material e, após alguma espera por vaga no chapeiro finalmente começaram os trabalhos na carroçaria que já se encontram praticamente concluídos a nível de chapa.
Na sequência do que já estava a ser pensado para o carro (Projecto “850 Abarthizado”) e depois de alguns avanços e recuos em muitos pontos, pretendo de forma geral um restauro e melhoria estética e de performance com material da marca e preferencialmente da gama 850 e algumas peças Abarth para apimentar a casa das máquinas.
-
As primeiras fotos que vi do carrito..
-
quando chegou a casa e já com as jantolas novas..
-
Havendo tempo vou actualizando até ao ponto atual.. para já ficam umas fotos do ponto de situação durante quase 4 anos (parado)..
-
:palmas: bom trabalho, quero ver isso a avançar :)
-
Adoro este carro :wub: Muitos parabéns e força!!! :t_up: Vai postando todas as novidades :) Vais pintar de que cor?
:abarth: :fiat: :fiatistas: :uikabom: :tasla: :bompost:
-
A cor original, para além de linda é... original!
Eu não alterava!
-
Força nisso;) :t_up:
-
Obrigado pessoal, isto com calma e alguma vontade vai-se fazendo..
Quanto à cor ainda não está bem definida, estava entre o branco (look OT) e o amarelo da época com uns toques Abarth no exterior.. A balança está a pender para o amarelo, foi sempre a cor que me cativou no 850..
Quanto ao castanho, esta não é a cor original do carro, e penso que nem era de catálogo.. A cor original era o bege (tipo café com leite)..
-
Cá estão mais algumas fotos do estado geral da carroçaria (dos cancros vah) antes do chapeiro lhe pegar..
-
mais.. :smash:
-
desejo-te muitas felicidades para o restauro
-
Estava bem maduro! Também voto no amarelo!
-
Mais um Fiat 850 que vai ficar novo :P
Boa sorte e força com o restauro :t_up:
-
o mais preocupante até é o da porta ... os outros são simples .... cor para isso ? hum....
-
(http://bestcars.uol.com.br/carros/classicos/lindoia02/fiat-850-special-1958-g.jpg)
(http://fiat.staal.me/850/abarth_850.jpg)
:D
-
ele quer é fazer uma berlina monstra :D
-
:d_grin:
Não fica nada mal assim:
Vermelho:
(http://farm4.static.flickr.com/3037/4563896529_02ce133fd6.jpg)
Creme:
(http://dayerses.com/data_images/posts/fiat-850-special/fiat-850-special-08.jpg)
-
Gosto deste branco que o Kimo colocou :lovesigh: :abarth:
-
(http://fotos.miarroba.es/fo/34d7/2C4CC7C978334C8FCEB8304C8FC9F6.jpg)
-
(http://fotos.miarroba.es/fo/34d7/2C4CC7C978334C8FCEB8304C8FC9F6.jpg)
:wub: :lovesigh: :wub: :lovesigh: :abarth: :fiat: :uikabom: :bompost:
-
Aquela grelha que vinha com ele é uma delícia! Fica com elaa!!!!
Boa sorte no restauro!
-
850 a sério, leia-se OT tem de levar radiador na frente :P
-
hihihi vamos lá ter calma, o carro não é para correr.. :d_roll:
Quanto a cores já pensei em vermelho, mas na garagem, em 3 carros a andar tenho 2 vermelhos.. por isso nah..
O branco, embora com os toques exteriores que estou a preparar lhe desse o aspecto do OT acho que com o tempo me farto da cor..
A cor que me enche as medidas é o amarelo (Giallo 68-73 ainda a confirmar), e foi a cor que sempre sonhei para este carrito..
Quanto a grelha, a que tinha era extra dos SEAT 850, ainda a tenho guardada mas não tenciono utilizar.. para já tenho uma grelha do Special guardada mas serei capaz de optar ainda por outra coisa..
Fica uma foto inspiradora.. :fiat:
-
(http://fotos.miarroba.es/fo/34d7/2C4CC7C978334C8FCEB8304C8FC9F6.jpg)
2 Mila :hail:
:wub:
-
tens ai muito trabalho pela frente. boa sorte... :fiat:
-
Eu acho que o amarelo assenta muito bem!
-
Eu acho que o amarelo assenta muito bem!
x2 :yeah:
-
Força com isso Ricardo! Tens aí um carro lindo!!! O 850 enche-me as medidas todas... E o amarelo que estás a pensar é muito mas mesmo muito bem escolhido!
Força nisso, mesmo!
-
tanto o branco como o amarelo ficam bem
-
Cá estão umas fotos dos trabalhos já efectuados na carroçaria..
-
E mais umas.. :smash:
Da mão do chapeiro está práticamente terminado, faltam uns "pintelhos"..
Entretanto vai ser montado o trem de suspensão para apontar as Campagnolo com pneus a ver se é necessário alterar alguma coisa nas cavas das rodas..
-
muito bom :)
-
Esta a ficar mt bom.
Afinal, o gajo é bom, eheheh
-
Esta a ficar mt bom.
Afinal, o gajo é bom, eheheh
Parece que sim, demorou a pegar e já teve algumas paragens mais prolongadas mas estou a gostar do trabalho, apesar de o pessoal (chapeiro e pintor) ser diferente por ter mudado a oficina.. Mas trabalham bem e com gosto, é o que importa.. De qualquer forma está a demorar menos tempo do que previa, será que a carroçaria vai ficar reparada e pintadinha em menos de um ano desde que saiu de casa?! (ainda tem 3meses).. :palmas:
-
Muitos parabéns Ricardo, está a ficar um excelente trabalho e dá gosto ver estas evoluções. Vais ver que é rápido! FOrça nisso! Abr
-
Bom trabalho!
parabéns
-
Por falta de tempo o tópico tem estado parado, mas os trabalhos continuam a um ritmo +- certo..
Mais uns trabalhos de chapa..
-
Depois da chapa limpa e primário aplicado no exterior.. :)
-
mais umas..
-
Ricardo:
De que cor, é o primario?
-
Ricardo:
De que cor, é o primario?
é um cinza esbranquiçado.. por cima já levou aparelho de poliester que tem um tom de cinza mais escuro (seguem já as fotos)..
-
já com as jantes apontadas para tirar alturas.. :happy:
levou um pequeno ajuste nas abas traseiras para albergar os 175/50 r13 com jante de 6"..
-
Muito trabalho feito :lovesigh:
-
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
-
Está a ficar divinal, adoro este modelo!!! :hail:
-
Obrigado pelos comentários, a mim está a dar-me imenso gosto ver a carroçaria a ganhar forma, especialmente nas últimas semanas que o ritmo de trabalho tem sido bastante certo..
-
Cá está já com o aparelho.. :uikabom:
-
Tinta para cima rápido por favor :palmas: :t_up: :lovesigh: Já tens previsão para a pintura definitiva?
-
Tinta para cima rápido por favor :palmas: :t_up: :lovesigh: Já tens previsão para a pintura definitiva?
Agora estão a tratar de pormenores como alinhamento e furação para os frisos e espelhos.. vai para o elevador limpar e tratar por baixo para depois levar o anti gravilha e então passar à pintura..
Falaram-me em mais um mês para ter o carro em casa, vamos lá ver.. :blush:
(mas depois disto ainda vai demorar, para além do investimento que ainda falta no próximo ano tenho uma tese para fazer.. :blink:)
-
Caga na tese!!! Avança isso! :D
As "minhas" campagnolo ficam a matar!!
Boa continuação!!
abraço
-
Caga na tese!!! Avança isso! :D
As "minhas" campagnolo ficam a matar!!
Boa continuação!!
abraço
hihihi seja bem aparecido.. :laugh:
Optei por pintar as jantes num tom cinza mais escuro do que o normal, um cinza rato.. Acho que vai casar bem com a cor do carro e o escorpião no centro da jante.. :abarth:
Quanto à tese tem que ser, planos para 2013.. Acabar o curso, e quem sabe ter o carro pronto, mas sem pressas... :deal:
-
à pouco fui buscar um para ser todo restauradinho :fiat:
-
850?
-
Um feliz Natal para toda a família :fiatistas:
Já faltou mais.. :blush:
-
O apontar dos frisos para fazer os respetivos furos.. (ainda aqui não tinha colocado)
Entretanto hoje já me ligaram para ir confirmar a cor, por baixo já está amarelinho.. Para a próxima semana virão as fotos..
-
Cá estão as fotos.. :happy:
Pelo andar da procissão não tardará muito a ter esta fase concluída..
-
Esta a ficar altamente, la para o verao ja damos umas voltas com os nossos 850 :D
-
Esta a ficar altamente, la para o verao ja damos umas voltas com os nossos 850 :D
Gostava muito mas não tenho planos para o acabar antes de Julho, a partir dai haja t€mpo que se fará mas até lá vai quase que hibernar..
Esta semana conto ter mais novidades da pintura.. ;)
-
... :uikabom:
-
Ontem o cenário era este..
-
Mais umas.. E por agora é tudo.. ;)
-
mas que belo "canário"
-
mas que belo "canário"
:P vamos lá ver se virá para casa nas próximas semanas..
Para já a carroçaria está à espera de mais tinta para dar uma camada no exterior e ver eventuais defeitos.. Depois leva a pintura definitiva na estufa e volta para a garagem para passar à fase seguinte.. Com calma vai lá.. :)
-
A parte pior ja está, agora vem a parte que vai dar mais gozo :D
-
Assim que haja tempo será para tratar e preparar para a montagem todo o trem de suspensão, direção e travagem.. mandar lacar tudo o que for necessário e zincar parafusos, juntar todo o material de desgaste etc.. Cada coisa a seu tempo.. :smash: :deal:
-
Se precisares de ajuda quando começares a montagem, é só dizer, não é que perceba muito, mas nem que seja para chegar o material, e assim ainda aprendo umas coisas :)
-
Se precisares de ajuda quando começares a montagem, é só dizer, não é que perceba muito, mas nem que seja para chegar o material, e assim ainda aprendo umas coisas :)
Lá para o Verão pode ser que já haja alguma coisa pronta para montar, a não ser que não me contenha ao ver a carroçaria em casa.. :laugh:
-
Entretanto mais uns avanços.. Juntas dos painéis todas seladas (faltaram fotos da junta do guarda lamas a baixo do para-brisas)..
Está já preparadinho para a primeira mão de pintura no exterior, para a próxima já devemos ter canário.. :lovesigh:
-
está a ficar muito fixe
-
Muitos parabéns amigo, está quase!! Força nisso :t_up: :uikabom: :fiat: :abarth: :tasla: :fiatistas:
-
está a ficar muito fixe
Muitos parabéns amigo, está quase!! Força nisso :t_up: :uikabom: :fiat: :abarth: :tasla: :fiatistas:
Obrigado!! :t_up:
É verdade que já faltou mais.. :happy:
-
Finalmente todo amarelinho.. :laugh:
Ainda vai despolir e corrigir pequenos defeitos para seguir para a estufa para a pintura final..
-
Bom avanço ricardo :t_up:
Bom trabalho...
-
Finalmente todo amarelinho.. :laugh:
Ainda vai despolir e corrigir pequenos defeitos para seguir para a estufa para a pintura final..
JA faltou mais, eheheh
Esta a ficar bonito.
Claudio
-
boas.
está a ficar muito bonito.
força no restauro :fiat:
-
Obrigado pelos comentários.. :hail:
Entretanto a carroçaria tem estado parada à espera de sol para rumar à estufa, o S. Pedro não anda a ajudar.. :OMG:
-
Sem avanços na carroçaria..
Hoje chegaram umas prendinhas que já procurava há algum tempo, vão ser muito úteis no processo de preparação das peças e remontagem.. :wub: :blush:
-
Fantástico.
Engenharia pura!
-
Quem descobre as diferenças? quase um ano e meio depois.. :lovesigh:
-
lavaste o chão? :lol:
-
lavaste o chão? :lol:
Por acaso deu algum trabalho voltar a libertar o espaço, entretanto acumularam-se ali peças e mais peças, motores etc.. Tive que dar uma boa arrumação à garagem.. :d_grin:
Outro pormenor foi que o carro teve alguma dificuldade a entrar na garagem, para quem conhece a entrada é muito baixa.. com a altura que está (sem peso nenhum) não passava.. :lol:
-
estava a brincar, ta com optimo aspecto, força nisso!!!
-
Como está atualmente Ricardo? Tem avançado?
-
toca a montar ricardo... :t_up: ;)
-
Novidades? Ficou concluído?
Cmps
-
Felizmente ou infelizmente ainda não está acabado.. ando a finalizar a preparação de todas as peças e pecinhas para em breve avançar com as montagens..
-
Muito fixe!!!
:t_up:
-
Novidades? Ficou concluído?
Cmps
Está quase concluído, olha o teu prémio prontinho;
(http://i68.tinypic.com/28qyn9s.jpg)