Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 487137 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1740 em: 02 de Março, 2016, 22:57:12 »
Viva, para falhas (de um cilindro apenas!?) diria: velas, cabos de velas, placa do distribuidor e não me recordo de mais nada... Tens a certeza que é um cilindro a falhar? Esses cachimbos devem ser daqueles que fazem ventosa (até custam puxar fora das velas), sugeria tirar todos, (e agora maravilha) aplicar WD40 :)  :hail:, espremer o cachimbo para o contacto metálico dar mais contacto.
De resto, e peço desculpa o comentário, apesar de a pintura desse carrito parecer upa upa, parece que está com casca de laranja junto à sigla.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1741 em: 03 de Março, 2016, 09:31:26 »
Afonso,... em relaçao aos travoes ha uma coisa que eu acho que deverias perceber difinitivamente ( e nao me leves a mal a frontalidade, as xs acordo assim. ) o ar no circuito nao entra por entrar. Ou ja la estava ou entrou ao tentar sangrar. Repara, se tiveres uma fuga de oleo algures para que entrasse ar era quase obrigatoriamente que o oleo saisse pelo mesmo local. Tentando aprofundar a razao da coisa, para entrar ar e necessario que de alguma forma a pressao exterior seja superior a pressao do circuito. Ora estamos a falar da pressao atmosferica. Esta pressao em comparaçao com a pressao exercida durante o atuar do pedal do travao sao abismais. muitos bar acima no circuito enquanto que em estado estacionario sao iguais ou mt proximas. A unica forma ou local onde poderia existir uma entrada de ar seria na junta entre o deposito de oleo e a bomba central, que ai ate, se poderia admitir uma pressao mais baixa que a atmosferica devido a sucçao necessaria do oleo do reservatorio. Mas num caso desses, tanto o ar que entrasse sairia logo para o reservatorio como a bomba teria que estar babada devido a "pressao" exercida pelo peso do oleo em estado estacionario. Estou a falar de autenticas pintelhices que so com aparelhos de uma sensibilidade extrema se consegue medir. Alem disso quando fazes atuar o travao a quantidade de oleo do reservatorio usada e minima provavelmente impercetivel. Para tirares essa duvida, fazes o seguinte, acionas o pedal do travao e ve se notas alteraçao no nivel do reservatorio.

Desculpa o testamento mas acho que estas a "queimar pestanas" desnecessarias com fugas e entradas de ar que n controlas. ;)
Em 99% dos casos onde possa entrar ar existe residuo de oleo de travao. Se encontrares alguma coisa disso plo circuito foca-te nesse ponto, caso contrario segue em frente/passa pra outra.

Mudando de assunto,...
a cena do cilindro que falha, qd digo para verificar as velas nao quer dizer que o defeito seja da vela, podes ter eventualmente uma entrada exagerada de gota que encharca a vela e so depois dela akecer e que volta a dar faisca. ;) A ideia e: olha pras velas e depois vamos ver o que o estado delas nos diz sobre o funcionamento.  :t_up:

Alem do que o zampano ja disse deixa acrescentar algo que aconteceu no thema ha dias, as velas tem aqueles casquilhos em alumineo que roscam no eltrodo da vela e faz contacto com no cachimbo, ve se nao tens isso meio desapertado. Em principio os sintomas seriam algo diferentes mas ja que estas a mexer nas velas nao custa.

Fico-me por aki, alem de ja sido motivo para mta gente adormecer a ler, inda sou punido com coima por excesso de uso de carateres... :D

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1742 em: 03 de Março, 2016, 10:47:43 »
TwinThema e Zampanò: muito obrigado.
Quanto a travões, estou na mesma onda. Por isso andava à procura de fugas de óleo.

Ontem à noite, acabei por começar os trabalhos em busca disso. Preocupava-me a junção tubo flexível / tubo rígido na roda direita, aquela cuja porca está moída. E aproveitei para verificar a montagem das pastilhas e discos (cuja autoria é minha e, por isso, capaz de ter sido mal feita).
Resultados:
1- não há fugas de óleo na junção


A outra extremidade do flexível também não perde óleo:


O disco está bem fixo e as pastilhas no local onde deviam:



Enfim, deste lado não há causas de problemas. Montei tudo outra vez.

Como não estava com paciência para continuar a tirar e colocar rodas, passei para o assunto "falha do motor a frio".
Sinceramente, esperava o pior. Na minha cabeça, não podia ser nada eléctrico porque já troquei tudo o que havia para trocar.
Assim, liguei o motor (frio), com a tampa do radiador aberta, temendo ver lá umas bolhas de ar a sair (perda de compressão para o circuito de refrigeração).
Nada disso! Está tudo bem por ali.

O motor a falhar e eu a ficar mais descansado. Até que... Ouço um CLACK! tipo o som de um choque eléctrico. E, desde aí, o motor não falhou mais!
Ou seja, havia claramente uma vela que não estava a funcionar e, de repente, voltou a trabalhar. É desde aí, tudo ficou bem! Que alívio! À primeira vista, é mesmo electricidade e nada de perdas de compressão.
Desliguei e liguei os cachimbos todos, despistando se seria algo mal ligado (estupidamente, agora reparo que só o fiz do lado das velas, e não do lado do distribuidor...).
Como o motor entretanto estava quente, não fui mexer nas velas, fica para hoje.

Hoje de manhã, voltou a falhar no primeiro minuto, até que a vela preguiçosa voltasse a trabalhar.

Zampanò: tem lá paciência para mim. O que é efeito casca de laranja? É a tinta a descolar, deixando buracos?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1743 em: 03 de Março, 2016, 11:19:09 »
Zampano,
explica la ao homem que se o carro fosse laranja e na foto nao tivesse pisca nem a placa com o SX, a foto parecia mais de um fruto que da chapa de um carro. ;)  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1744 em: 03 de Março, 2016, 21:46:03 »
Fui la ver. Já percebi! Há lá de facto uma zona assim, uma bolinha por baixo da sigla do modelo. Nunca tinha reparado!


O que provoca isto? Só se repara com pintura nova ou vai lá com polimento?

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1745 em: 03 de Março, 2016, 22:56:04 »
Isso acontece porque quem pintou não soube pintar...

Um bom polimento PODERÁ eventualmente disfarçar qualquer coisita mas perfeito nunca vai ficar enquanto não dor lixado e pintado de novo.
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1746 em: 03 de Março, 2016, 23:10:26 »
Explicado de forma simples, casca de laranja será a tinta estar um pouco áspera e com formação de poros. Em oposição a ser lisa e brilhante. Uma pesquisa sobre "orange peel" poderá explicar melhor. Para corrigir, lixa 2000, massa de polir e polish deixa a coisa arranjada.
Sempre pode ajudar a desviar a atenção dos problemas dos travöes :)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1747 em: 04 de Março, 2016, 00:03:36 »

Isso acontece porque quem pintou não soube pintar...

Como, ao que sei, o carro nunca foi pintado, isso é sinal que aquele painel (o guarda-lamas) já deve ter apanhado pancada.
A mim sempre me pareceu que aquele painel tem um branco menos brilhante que o resto do carro. Agora está explicado!

Obrigado a ambos!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1748 em: 04 de Março, 2016, 08:49:02 »
Como, ao que sei, o carro nunca foi pintado, isso é sinal que aquele painel (o guarda-lamas) já deve ter apanhado pancada.
A mim sempre me pareceu que aquele painel tem um branco menos brilhante que o resto do carro. Agora está explicado!

Obrigado a ambos!

O carro se calhar nao, mas esse painel ja.
Mas nao devera ter sido nada de grave, um raspanço mais num muro, uma manobra mal calculada e perfeitamente suficiente para provocar a reparaçao ou substituiçao e pintura dum painel. ;)

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1749 em: 04 de Março, 2016, 09:25:46 »

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1750 em: 04 de Março, 2016, 10:30:57 »
O painel nem que seja pintado pela mesma pessoa com a mesma máquina e com a mesma tinta, vai sempre notar-se para os olhos vais "apurados", em alturas diferentes vai haver sempre diferenças no briluo/cor devido à exposição ao tempo/sol.

Mas nada muito perceptível, uma polidela de qualidade pelo carro todo e vais ver que melhora bastante
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1751 em: 06 de Março, 2016, 20:51:16 »
Enquanto não escrevo o relato todo, fica o pedido: alguém conhece um electricista auto na zona de Coimbra onde eu possa levar o alternador?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1752 em: 06 de Março, 2016, 21:08:49 »
Que pretendes fazer ao alternador?

nao sou nem conheço nada em coimbra, por iso nao te posso ajudar. :D

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1753 em: 06 de Março, 2016, 21:14:19 »

Que pretendes fazer ao alternador?

Levá-lo a ver por que razão está a fazer acender a luz dele! ;))
Eu sou mesmo básico, não sei o que se passa com ele. Podem ser só escovas, pode ser regulador... Não sei!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1754 em: 07 de Março, 2016, 00:09:58 »
Hoje de manhã, dia bonito, foi pegar no Uno e sair. Duas cadeirinhas colocadas e fui passear com as miúdas no "carro muito alto", como elas chamam ao Uno graças à posição elevada dos assentos e à enorme superfície vidrada.


Primeira paragem:  Dolce Vita, à expoclassicos Coimbra.
Enfim, mais uma desilusão como habitualmente. Poucos clássicos, poucas peças. Principalmente stands de várias marcas a vender veículos actuais.

Deu para ver o Tipo e gostar muito! Sinceramente, parece-me um carro excelente!

Enfim, de regresso a casa, decidi ir de Uno passar o dia à Figueira da Foz, com a família toda.
Lá fomos nós, pela EN111, com o Uno a portar-se maravilhosamente!


Sempre a andar muito bem, silencioso e com força qb, mesmo com 4 pessoas no carro. Até em estrada o Uno surpreende, embora seja na cidade que está como peixe na água.
Chegados à figueira, desapareceu o sol!




Depois de almoço, porém, o sol voltou a brilhar. E o Uno também!



Fomos para casa pôr as miúdas a dormir a sesta. Uno sempre à altura das responsabilidades!


Durante a sesta da criançada, ainda fui dar uma voltinha e tirar umas fotos...




... Chegar a uma marca quilométrica...


E estar cá fora quando uma chuva absolutamente brutal começa a cair!
Decisão seguinte, colocar o Uno debaixo de telha, na garagem.


Ficou a partilhar o espaço com um irmão mais novo (um 45S Evolution), cujo dono é uma pessoa de idade que já não conduz.
O carro está naquele lugar há 3 ou 4 anos. É provavelmente, não sairá dali para sítio bom... O que é uma pena... :(


Enfim, deu para comparar como a versão SX do meu tem acessórios ligeiros mas que tornam o Uno muito mais interessante do que as versões S.

Ao fim da tarde ainda deu para uma voltinha...




E partir para Coimbra.
Ao ligar o carro, estranhei que a luz da bateria não tivesse apagado imediatamente... Demorou uns 2 ou 3 segundos, depois do motor a trabalhar, até desligar. Fiquei com a pulga atrás da orelha, mas não fiz caso...

Eis que, sensivelmente a meio da viagem...


Na fotografia não se percebe, mas não acendia totalmente. Apenas com uma luz mais fraca do que quando está o carro desligado. E a potência da luz oscila...

Enfim, tenho ali um problema certamente. Amanhã ainda vou verificar com o multímetro, mas aposto que não está a carregar.
Assim, queria agora ver se levava o alternador a um electricista para o ver. Podem ser só as escovas a precisar de ser trocadas...
Alguém conhece algum, aqui na zona de Coimbra?

Chegados a casa, o guerreiro ficou a descansar. Foi uma excelente companhia!