Autor Tópico: Motor da sofagem  (Lida 608 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

MFB

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Motor da sofagem
« em: 22 de Abril, 2017, 18:44:14 »
Boas,

tenho um Punto de 2004 1.4 16v 95cv em que o motor da sofagem deixou de funcionar. Chamo a atenção para o facto de se tratar de um AC bi-zona como o da imagem.

O meu carro não possuí a famosa resistência verde. Pelo menos, o local onde deveria encontrar-se, está selado.
Começou pelo AC/sofagem que apenas funcionava intermitentemente e somente a velocidades mais altas (70km/h). Eventualmente deixou de funcionar de todo.
O compressor do AC funciona pelo que posso excluir essa hipótese.
Se ligar a sofagem no quente e circular com o carro, o vento que é induzido para dentro do carro sai quente.
Comecei por remover o motor e testá-lo directamente na bateria. Funciona. Liguei-o directo à ficha do carro e também funciona. Existe uma board de circuitos entre a ficha e o motor. Poderá estar aí o problema? Não consegui testar os outros dois fios (devem ser da velocidade e/ou da temperatura).
Tenho lido que existe um relé entre os comandos e o motor. É verdade?
Tirei duas fotos à board em questão.




Obrigado desde já.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Motor da sofagem
« Responder #1 em: 23 de Abril, 2017, 20:54:05 »
Arranja um multimetro / voltimetro, mede a tensao na entrada da placa. Se la tiveres aproximadamente 12V e nao tiveres nada ou muito pouco na saida ou tens essa placa marada ou nao estao a chegar os dados a placa para que o ventilador funcione.
Deduzo que os dois terminais mais largos liguem ao ventilador. (Sem informaçao mais especifica nao posso ajudar muito mais.)