BAC Mono, um Fórmula com permissão para circular na estradaPrimeiro projecto da Briggs Automotive Company é um monolugar com permissão para circular na estrada:
Neil e Ian Briggs, dois engenheiros britânicos que já passaram por marcas como Ford, Mercedes e Porsche, divulgaram os primeiros detalhes do «Mono», um monolugar de competição com permissão para circular na estrada, «apontado» aos apaixonados dos «track days».
O Mono (cujo nome deriva de monolugar ou monoposto) tem lugar para apenas um, o condutor, e conta com motor Cosworth, de 2,3 litros de cilindrada, com 280cv, acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades com comandos no volante, e um diferencial autoblocante da Hewland, para se assumir como uma alternativa aos tradicionais desportivos e aos mediáticos Caterham, Ariel, Westfield ou Donkervoort, desportivos que apostam no baixo peso para proporcionar sensações só ao alcance dos monolugares de competição.
Para isso, este desportivo está assente num chassis é feito em fibra de carbono e integra uma célula tubular em aço, permitindo reclamar um peso de apenas 540kg e anunciar uma relação peso/potência de 520 cv/tonelada, batendo neste domínio o mediático Bugatti Veyron.
Os responsáveis da Briggs Automotive Company (BAC) garantem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos, 0 a 160 km/h em 6,7 segundos e uma velocidade máxima superior a 270 km/h.
Na suspensão, elementos oriundos dos carros de competição, como amortecedores Sachs, travões AP Racing e jantes OZ Racing.
Os planos iniciais dos irmãos Briggs passam por produzir entre 50 a 100 unidades por ano do Mono. O preço no Reino Unido, incluindo impostos, arranca nos 90 mil euros.
FONTE:
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/novidades/bac-mono-um-formula-com-permissao-para-circular-na-estrada