Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 481815 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #75 em: 21 de Junho, 2014, 18:52:46 »
não, não acende, é um circuito independente, directo da boia
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #76 em: 21 de Junho, 2014, 23:25:17 »
Obrigado, Luke!
Então se a bóia está a enviar informação para o ponteiro, devia ser da lâmpada. Vou esperar para ver se acende!

Só mais uma questão: para limpar o circuito de refrigeração, depois de mangueirada devo colocar um daqueles produtos de limpeza de circuito? Ou basta colocar bom anti-congelante? A julgar pela rela, aquilo deve ter muita ferrugem lá por dentro...

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #77 em: 22 de Junho, 2014, 17:42:48 »
Tenho a cabeça num nó...
Então lá lavei o circuito de refrigeração. A cor da água era assustadora. Tirei o líquido, usei mangueira até sair limpa, enchi com água e fui dar uma volta. Depois agua fora, nova mangueirada e enchi com líquido de refrigeração.
Tentei sangrar o mais que pude, mas acho que não o fiz certeiramente... Só encontrei um parafuso de purga, junto à tampa do radiador. Será o único? Depois de encher o circuito apertei as mangueiras e deixei a tampa aberta. Saiu bastante ar. Repus o nível e repeti a operação.
Quanto ao ventilador, lá curto-circuitei a coisa e ele funciona bem.

Pois bem: se já troquei o fusível e a válvula, se o ventilador funciona, porque é que continua a não disparar aos 90°?? É de ter o circuito mal sangrado? De facto, a luzinha do nível da água parece ligeiramente acesa no check panel... Se for por isso, que devo fazer? Ou a presença de ar não teria esse efeito?

Obrigado pela ajuda a quem a puder dar...


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #78 em: 22 de Junho, 2014, 17:51:01 »
Como n conheço o circuito de refrigeraçao em questao nao me vou alongar muito.
De qq forma um circuito mal sangrado pode resultar no nao acionamento do ventilados aos 90º.
Qt a luz meia acesa, julgo que ou deve estar acesa ou apagada. O meio termo sera sintoma duma fugazita da cablagem a massa ou algo parecido.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #79 em: 22 de Junho, 2014, 23:41:37 »
tens de tirar o sensor fora e limpa-lo, tem sedimentos de oxido agarrados ao sensor e faz com que "ligue" incorrectamente

a purga é só aí, tens de o deixar fazer um ciclo de aquecer e arrefecer para depois o voltar a por a nível, ao segundo ciclo já deve estar bom ou precisar de muito pouco
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #80 em: 30 de Junho, 2014, 15:36:31 »
Novidades boas: refrigeração está a funcionar OK!
Aquece aos 90, mantém-se aí em andamento. Parado chega talvez aos 95/100 antes da ventoinha ligar, mas liga e rapidamente retorna aos 90! Demos hoje uma volta bem agradável...
Se puser uns pneus, creio que já o posso levar à IPO (os dois mais recentes que tem são de 2002; os outros são de antes de eles trazerem data)!

Agora só para fechar o assunto "refrigeração/climatização":

1- Quanto ao sensor da água do check panel:
tens de tirar o sensor fora e limpa-lo, tem sedimentos de oxido agarrados ao sensor e faz com que "ligue" incorrectamente

Algum truque especial para tirar o sensor? É que ele está bem agarrado! Ainda o consegui rodar mas não fui capaz de o tirar...


2- A ventilação agora manda só ar quente... Ou é da espia (pouco provável) ou da válvula.
Ora bem: onde é que está a válvula? Como lá chego? Tem reparação possível? Ou só substituição?

Muito obrigado, amigos! Um Uno está quase a voltar à vida! ;)


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #81 em: 30 de Junho, 2014, 16:53:56 »
rodar, e depois sai sem esforço, vai mandar muito anti-congelante fora

não devia ultrapassar os 90, no meu e no do meu pai, e em todos os outros que já vi, dispara a ventoinha quando o ponteiro está nos 90-92

a válvula da chaufagem não tem manutenção, é de troca, é possível fazer com a chaufagem no sitio, mas não aconselho tal loucura, é trabalho para ser feito com o tablier fora e a chaufagem também fora, está do lado dos pés do pendura, atrás de uma protecção, (segue os tubos que vem da corta-fogo)
« Última modificação: 30 de Junho, 2014, 16:56:02 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #82 em: 30 de Junho, 2014, 21:38:35 »
não devia ultrapassar os 90, no meu e no do meu pai, e em todos os outros que já vi, dispara a ventoinha quando o ponteiro está nos 90-92

Então, atendendo que a válvula é nova, que será que está errado? Será que ainda tenho ar no circuito?

a válvula da chaufagem não tem manutenção, é de troca, é possível fazer com a chaufagem no sitio, mas não aconselho tal loucura, é trabalho para ser feito com o tablier fora e a chaufagem também fora, está do lado dos pés do pendura, atrás de uma protecção, (segue os tubos que vem da corta-fogo)
Ui... Então isso é tarefa para demorar pelo menos uma tarde inteira, não? Ou, para um nabo como eu, várias tardes... E só depois de desmontar é que vou saber de onde vem o problema, não é?
Vou colocar na lista de coisas a fazer...

Entretanto, tenho óleo a babar por baixo do distribuidor. Estou na esperança de ser só a junta da tampa das válvulas (que já encomendei), mas receio que seja mesmo do distribuidor. É comum, não é?

Por fim, um mistério eléctrico:
O check panel funciona impecavelmente no que toca às portas abertas, indicando sempre quando alguma das portas não está fechada. No entanto, a iluminação interior só liga quando se abrem as portas do lado direito (frente ou trás) mas não quando se abrem as do lado esquerdo! Ora, haverá interruptores diferentes para check panel e luz interior? Não me parece... Então que justifica isto?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #83 em: 30 de Junho, 2014, 21:53:54 »
sim, é comum, troca o o-ring do distribuidor ;)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #84 em: 30 de Junho, 2014, 21:59:16 »
A malta dos Unos q confirme ou desminta. Mas se no thema os interruptores do check panel sao independestes dos q ligam a luz interior nada impede q nos unos n se use o mmo sistema. :dry:

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #85 em: 01 de Julho, 2014, 00:12:11 »

Por fim, um mistério eléctrico:
O check panel funciona impecavelmente no que toca às portas abertas, indicando sempre quando alguma das portas não está fechada. No entanto, a iluminação interior só liga quando se abrem as portas do lado direito (frente ou trás) mas não quando se abrem as do lado esquerdo! Ora, haverá interruptores diferentes para check panel e luz interior? Não me parece... Então que justifica isto?


Isto pode acontecer ao trocarem-se os fios das luzes por cima do forro do tejadilho (que é um bom petisco de tirar sem o estragar), se já tiraram fora o forro podem ter trocado as posições das fichas,  julgo que a ligação nos que não têm tecto de abrir, é diferente.. o teu tem e sei que isto acontece  ;)
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #86 em: 01 de Julho, 2014, 22:57:25 »
Hoje foi dia de sair da garagem para dar uma micro volta ao quarteirão. Face à última vez, um motor muito mais solto, ausência de problemas de refrigeração e um painel de instrumentos todo funcional.
Por fora, ainda não teve qualquer atenção desde a compra, mas continua com aspecto "recuperável":


Por dentro, teve direito a um pano do pó nos plásticos. Continuo verdadeiramente deslumbrado pela qualidade e pelo estado de interiores de 24 anos, de um modelo de produção em série e gama baixa. Não creio que os modelos da concorrência estejam hoje neste estado. Nem mesmo os da própria casa... O meu Y10 nunca teve está qualidade interior.


Agora voltando ao trabalho:
Isto pode acontecer ao trocarem-se os fios das luzes por cima do forro do tejadilho (que é um bom petisco de tirar sem o estragar), se já tiraram fora o forro podem ter trocado as posições das fichas,  julgo que a ligação nos que não têm tecto de abrir, é diferente.. o teu tem e sei que isto acontece  ;)

Mmmm.., significa isto que, para um nabo como eu, é melhor deixar como está? Ou devo lançar mãos à obra? Nesse caso, como chego aos fios?

sim, é comum, troca o o-ring do distribuidor ;)
O-Ring vem a caminho!

Aeminium

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 68
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #87 em: 02 de Julho, 2014, 03:01:47 »
Está com um aspecto ótimo e a ficar cada vez melhor.  Força nisso  :palmas:

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #88 em: 02 de Julho, 2014, 08:34:41 »
No teu caso, e com a informaçao devida, eu tentava ver isso dos fios. Em ultimo recurso se nao te entenderes deixas tudo como encontraste.
Ou entao combinas com um fiatista que conheça o carro que ele ajuda-te pela simbolica quantia de  :buba:. :D

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #89 em: 02 de Julho, 2014, 11:16:05 »
Dois miminhos acabados de chegar:

1- Um tubo para admissão do ar. O que está montado está todo roto, o que faz o rapaz respirar só ar quente:


A montar logo à noite, espero.


2- A junta da tampa das válvulas (pois o babar do óleo junto ao distribuidor pode vir daí. Sim, eu sei, o mais provável é que seja do O-Ring, mas esta também já fica mudada):


A montar no fim de semana... Ou quando tiver tempo...