Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486398 vezes)

0 Membros e 9 Visitantes estão a ver este tópico.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #405 em: 07 de Novembro, 2014, 17:33:12 »
 :point: :point: :point: :point: :point: :point:

Vocês não perdoam!

CORRIGENDA
Onde se lê (...)chave em cruz(...); deveria ler-se (...)chave, em cruz(...)

 :charge:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #406 em: 07 de Novembro, 2014, 22:25:49 »
E pra veres q a malta esta atenta e n le na diagonal.  :D

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #407 em: 07 de Novembro, 2014, 23:22:54 »
E pra veres q a malta esta atenta e n le na diagonal.  :D
:t_up:

 :fiatistas:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #408 em: 08 de Novembro, 2014, 16:27:43 »
Dei um novo avanço nos trabalhos. (Sim, eu sei que qualquer pessoa faria isto tudo em menos de uma hora, mas tenham paciência para quem é mais nabo).
Tirei o tubo de escape e soltei as duas peças (primeira parte do tubo + colector de escape):



Má notícia n.° 1: lembram-se de eu dizer que o parafuso que tem o suporte do tubo, junto ao cárter, ter saído muito facilmente? Pois claro que saiu: partido em dois.
Agora tenho uma dor de cabeça quando  voltar a montar o tubo: o acesso à porca, por cima, não é muito fácil. Acham que monte o tubo sem aquele apoio? Ou vale a pena fazer a coisa bem feita? Ou arranjo outra forma de suportar ali o tubo, por exemplo com uma abraçadeira?

Adiante. O passo seguinte foi tirar o tubo metálico e ver os kilos de terra junto à rela furada. Impressionante. Devia estar furada há anos e a terra vedava as fugas, é a única explicação.



Tirei o mais que consegui com um pano embebido em diluente celuloso e a tela ficou mais ou menos à vista:



Depois comecei o procedimento de substituição mas confesso que tive medo de continuar, pois está rela está mais para dentro do que as outras e está muito enfraquecida. No fundo, achei que precisava de vir colocar umas dúvidas, a quem puder ajudar. (Fui medricas, pronto).
1- onde devo bater para fazer virar a rela? Mesmo na parte mais saída, junto ao bloco? Ou na parte mais de dentro, junto a uma das extremidades?
2- Há risco de a rela entrar para dentro do bloco? Ou não tem espaço para isso lá dentro?
3 - com que devo bater? Uma chave de fendas? Mas isso não faz furar a rela em vez de a virar, atendendo à ferrugem que a deve estar a prender ao bloco?
4- Ajuda pôr WD40?

Obrigado e desculpem!
« Última modificação: 08 de Novembro, 2014, 16:35:19 por afonsopatrao »

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #409 em: 09 de Novembro, 2014, 13:01:23 »
fura-a no meio, aparafusa um parafuso de madeira com rosca grossa, depois arranca a gaja com um martelo de orelhas :P

a ideia de virar é empurra-la só de  um dos lados, para ela girar sobre si propria

tu pára com o WD40, a quantidade que já meteste cá fora, se fosse no interior, nem precisavas de ter óleo :D
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #410 em: 10 de Novembro, 2014, 09:53:53 »
Fico apreensivo se a minha assinatura naonte estara a influenciar negativamente...  :dry:  :D

Nunca troquei uma rela mas do que li aquilo que nao te aconselho a fazer e bater na rela na zona que faz enconto co o bloco. e ai que vai ser feita a vedaçao e como tal deve estar o mais preservado possivel. Riscos de chave de fendas, amolgadelas devido a pancadas e corrosao e algo a evitar ai. ;)
Eu ao contrario do Luke tentaria usar a mesma tecnica mas o mais a um dos lados possivel. Ao furares no meio vais exercer a força por toda a rela e sera mais dificil ela rodar. De um dos lados sendo a força exercida mais a esse lado ela sairá mais facilmente desse lado. Digo eu.  :blush:

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #411 em: 10 de Novembro, 2014, 10:32:56 »
Retira as relas todas e mete uma magueira a correr água à parva para dentro desse bloco  :point:

Sem querer espalhar o pânico, parece-me que estás com uma fuga na junta da cabeça, ou então são os litros de WD40 a escorrer  :lol:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #412 em: 10 de Novembro, 2014, 10:40:31 »
Sem querer espalhar o pânico, parece-me que estás com uma fuga na junta da cabeça, ou então são os litros de WD40 a escorrer  :lol:

Porque dizes isso? Onde vês sintomas de fuga?

fura-a no meio, aparafusa um parafuso de madeira com rosca grossa, depois arranca a gaja com um martelo de orelhas :P

A ideia é muito tentadora! Não corro o risco de depois, ao puxar o parafuso, ele ceder e ficar com um buraco grande a meio da rela, sem ser possível tirar?
E como furo? Com o próprio parafuso, certo?

Eu ao contrario do Luke tentaria usar a mesma tecnica mas o mais a um dos lados possível. Ao furares no meio vais exercer a força por toda a rela e sera mais dificil ela rodar. De um dos lados sendo a força exercida mais a esse lado ela sairá mais facilmente desse lado. Digo eu.  :blush:

Eu também queria fazer isto, até porque é a técnica mais divulgada. Mas a oxidação é tão grande que acho que por bater num dos lados a rela não se vai soltar do outro; isto é, tenho receio que ela não rode sobre si mesma e vá mas é para dentro do bloco (pelo menos do lado onde eu bater). Ou que nem esse lado se mexa mas ela fure.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #413 em: 10 de Novembro, 2014, 11:00:46 »


Pode ser apenas da foto, mas por cima da rela, na junção do bloco com a cabeça, parece que está escorrido de uma mistela. Pode ser óleo ou água, mas o mais provável é ser WD40 a avaliar pela quantidade que usas-te  :point:

Limpa bem isso, mete relas novas e se relamente existir alguma fuga vai aparecer  :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #414 em: 10 de Novembro, 2014, 11:03:38 »
Ah! Sim, creio que é WD40: tinha posto bastante nas porcas dos pernos no colector de escape e julgo que escorreu para ali. Mas se for, logo saberemos. Obrigado, Mickey!

Agora é escolher a técnica de recolha das malditas relas e ver se ponho o carro a andar outra vez...

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #415 em: 10 de Novembro, 2014, 11:08:27 »
A avaliar pelo estado delas, não é dificil removê-las.

A técnica que o Luke deu é óptima e é muito usada, mas dado a degradação das relas não sei se vai funcionar, provavelmente quando tentares retirar o parafuso abre um buraco e a rela permanece no sítio.

Tenta bater-lhes, com uma chave de fendas, o mais encostado possivel à parede da própria rela. Ou seja, não bates entre a rela e o bloco mas sim na parede da rela para que desta forma ela rode e a possas puxar com um alicate por exemplo.
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #416 em: 10 de Novembro, 2014, 16:00:04 »
se ficares com um buraco (cratera) no meio dela é ainda mais fácil tira-la, basta pegares numa chave de fendas comprida, enfiar no buraco, e depois encostares ao bloco e fazeres alavanca
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #417 em: 10 de Novembro, 2014, 16:01:09 »
Isso sai logo!

Uma pancadinha no rebordo para a meteres na horizontal, depois agarras com um alicate e puxas!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #418 em: 10 de Novembro, 2014, 18:19:28 »
se ficares com um buraco (cratera) no meio dela é ainda mais fácil tira-la, basta pegares numa chave de fendas comprida, enfiar no buraco, e depois encostares ao bloco e fazeres alavanca

Eu uso esta tecnica, mas faço o furo no lado que estiver em melhor estado, um furo a uns 3mm da ponta e depois com uma alavanca uma pancadinha e sai bem, mas é preciso ter muito cuidado para a alavanca não estar a tocar la dentro no bloco do motor, um risco e fica o trabalho estragado...  :smash:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:
« Responder #419 em: 10 de Novembro, 2014, 19:18:13 »
A avaliar pelas fotos as relas até à mão saem lol

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014