Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486419 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1485 em: 11 de Outubro, 2015, 13:56:42 »
Ahh, pensei que viessem já com as dobras todas feitas. Ok!
Bom, mas não devo precisar. Com o corta-porcas mato o tubo flexível e pronto.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1486 em: 12 de Outubro, 2015, 17:14:59 »
Amigos, estou um pouco desconsolado. À procura de ânimo, portanto...

1- Quando ao parafuso do tubo flexível no lado do passageiro.
Acho que não percebi muito bem a ideia do Luke... O Tubo tem uma parte sextavada para poder rodar sobre a rosca do tubo rígido. Não é assim?
Ora, se assim é, mesmo que eu parta a zona sextavada com um quebra-porcas, como é que o tubo flexível dali sai? Só se eu conseguisse partir até chegar ao tubo rígido... mas não me estou a ver a conseguir fazê-lo. Ou estou a ver alguma coisa de errado?

2- Hoje, como usei o Uno como Daily Driver, reparei que estava a fugir um pouco para a esquerda. Ora, lembrei-me de ir alinhar a direcção, até porque pensei cravar ajuda na casa de pneus onde vou habitualmente para trocar o tubo flexível.
A direcção ficou impecável.
Já o tubo... segundo o tipo que me ajudou, a porca está completamente arredondada; e está assim há muito, segundo lhe parece. Isto é: quem lá mexeu antes de mim já tinha dado cabo da cabeça da porca; e eu só continuei a desgraça, ao tentar rodá-la, mesmo com a chave adequada.
Vai daí, estou desconsolado: o que faço agora? Vou onde? Faço o quê? Se a porca está moída, como recuperá-la? Há forma? Ou tenho de ir de sucata em sucata à procura de tubis rígidos?

3- Já que estava com ele debaixo do carro, resolvi inspeccionar os fundos. Continuam bons, o que me deixou descansado. O mesmo não posso dizer da embaladeira direita: está a apodrecer. Parece-me ser mesmo uma parte podre, e não apenas ferrugem superficial. :(
Vou ter de gastar ali euros e de procurar um chapeiro competente, sem resistência a fazer a coisa bem feita, apesar de ser um Uno (há imenso preconceito quanto a gastar dinheiro num Uno, que não vale nada...).

Bom, desanimado, agradeço se algum de vós me puder indicar o caminho a seguir. Para resolver isto e pronto...



Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1487 em: 12 de Outubro, 2015, 18:49:06 »
tens de partir ou fragilizar a zona onde aperta, que é redonda
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1488 em: 12 de Outubro, 2015, 21:00:33 »
Obrigado, Luke. Pelo menos deste-me uma direcção.

(PS- estou tão desorientado com isto, que qualquer dia me meto em direcção a Almada para te cravar ajuda. E te retribuo em jantarada toda a ajuda que me tens dado. Já esteve mais longe...)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1489 em: 12 de Outubro, 2015, 23:30:19 »
Fui analisar o tubo flexível.
Olhando aqui para o novo que tenho para montar, devo partir esta parte que aqui se vê, certo?


Mas lá por dentro está-se muito longe da porca! Será que resulta?


Pensando num plano B (comprar novo tubo rígido numa sucata).
Quais são os critérios para eu partir do pressuposto que está em bom estado?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1490 em: 13 de Outubro, 2015, 08:40:24 »
Nunca usei um corta porcas, por isso vou opinar mt sobre isso. Contudo e tendo em conta que uma porca convencional tem sempre uma espessura consideravel ate a rosca questiono-me se o corta porcas n estara preparado pra isso.  :dry:

Qt ao tubo, se quiseres ir por ai, eu avaliaria o estado do oleo dos travoes, nivel de corrosao exterior, procurar amolgadelas e confirmar o estado das porcas.
Mas pegando nakilo que ja foi dito plo luke, tirar o tubo com as dobras feitas e capaz de n ser facil sem estragar nada...  :dry:


afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1491 em: 13 de Outubro, 2015, 08:43:05 »

Mas pegando nakilo que ja foi dito plo luke, tirar o tubo com as dobras feitas e capaz de n ser facil sem estragar nada...  :dry:
Ui, eu percebi que não era difícil!! Será que ele quis dizer que não era fácil?
Bom, hoje é dia de ir a uma sucata. (Já estou mais bem disposto).

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1492 em: 13 de Outubro, 2015, 08:48:19 »
Quem conhece os Unos por dentro podera indicar-te mt melhor que eu. Eu apenas estou a tentar imaginar um tubo ja com dobras feitas a passar por passagens estreitas e contornar componentes ate chegar a bomba de oleo ou cava da roda conforme o sentido da montagem.
Retirar o tubo ate pode ser facil tendo em conta que o dador pode ate ja estar meio desmontado, mas n vais andar a desmontar o teu pra montar um tubo dos travoes...
Sorry nesta n consigo ajudar mt mais,... sem ver e a dar palpites e o maximo que posso dizer... ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1493 em: 13 de Outubro, 2015, 11:11:51 »
Estás a ajudar, TwinThema! Nem que seja a dar ânimo! ;)

Bom, a mim não me parece muito complicado de tirar o tubo flexível.  Parece haver muito espaço livre para mexer


E a passagem para a cava da roda é também bastante larga (só tirei foto do lado do cofre, mas no outro é similar):


Assim, antes de começar a trabalhar, ainda passei num centro de desmantelamento:


E, sorte das sortes, tinham acabado de entregar um Uno60Sx para abate.
Ou seja, consegui encontrar o distribuidor, de que precisava há muito.

Assim, comprei:
- Distribuidor (30€);
- Óptica frente esquerda Carello (15€), pois a minha tem os encaixes do pisca partidos;
- Tubo rígido do travão (10€).

Não trouxe o forro do tecto, porque este não tinha tecto de abrir.
Quanto ao comando à distância, este Uno foi entregue para abate sem comando. Mas o homem ficou de ir ver se arranja por lá um igual (de um Tipo ou de um Dedra).

Vou buscar as peças ao fim da tarde. Resta saber se me aventuro a tratar do tubo dos travões no fim de semana ou se ponho o Uno nas mãos de quem sabe.
Por um lado, não quero perder de vista que comprei o Uno para aprender a mexer. E só se aprende, fazendo.
Por outro, não me apetece nada fazer mais asneiras.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1494 em: 13 de Outubro, 2015, 13:46:41 »
Como ja disse nao vendo o carro nem o conhecendo devidamente, apenas opino pelo que julgo mais correto.
Se te parece nao ser complicado quem sou eu para dizer que o e?  :t_up:


Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1495 em: 13 de Outubro, 2015, 14:34:19 »
Viva, deixem-me começar pelo acessório:

Sô Twin, estou em desacordo com isto:
Antes de mais muitissimo obrigado pelo esclarecimento.
Sem querer colocar em causa o teu conhecimento,... tens a certeza?  :point:
Eu explico, em refrigeraçao (que e o meu ganha pao) as unioes que mais se usam sao precisamente flare nut.


Mas ja por diversas vezes me vieram pedir favores para fazer tubos de travao e o sistema utilizado e o bicone. So por ai e que coloquei a questao do "tens a certeza" e em tom de brincadeira, n me leves a mal. Afinal no meio dos problemas com as nossas maquinas tb convem saber ter algum bom humor a mistura.  :t_up:

possivelmente, será tudo um problema de terminologia. Para mim um bicone é uma solução na qual um dos acessórios tem uma superfície cónica e que serve para esmagar (e consequente cravamento no tubo) o anel de compressão. Aliás, há quem chame bicone precisamente a este anel. No Uno.. muito embora nunca tenha feito este trabalho num (Uno), custa-me a crer que alguém use uma solução bicone num tubo de 6mm (+ coisa menos coisa..). Algumas fontes para dar substância a esta explicação sofrível:

link1
link2


Para mim, os tubos do Uno é algo conforme fotografia em anexo e retirado daqui. Vale bem a pena ver este link, é muito didático, só é pena não ter procurado mais cedo no computador (tenho usado o tlm para seguir esta sequela).

Voltando ao nosso amigo Afonso: uma coisa que me faltou dizer foi que essas porcas (flare nut .. de acordo com a minha terminologia, peço desculpa ... ;) devem ser desapertadas com uma força seca (qt mais próximo do impacto, melhor). A aplicação da força progressiva costuma dar mau resultado, em particular nestas porcas.

O mais difícil nessa missão será separar o flexível (velho) do tubo (metálico). Esse tubo (metálico) pode bem ser re-aproveitado no futuro (pode não faler a pena o incómodo). Podes ainda contar com muito óleo dot4 espalhado no chão.

Tens alguma forma de cortar o tubo flexível pelo acessório metálico cravado? Assim tipo dremel? Outra coisa, para tirar o tubo da bomba de travões, começa já a aplicar wd40 para desapertar a  flare nut :blush: e não esquecer: punho firme e desaperto seco!

Já agora, para poder melhorar o meu capital de (des)conhecimento, poderias partilhar uma fotografiazita do tubo que compraste?

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1496 em: 13 de Outubro, 2015, 14:50:08 »
Twin: eu acho que não é muito complicado de ser feito por quem sabe... Isso não é equivalente a eu conseguir fazer. ;)
Há que recordar a minha nabice tradicional em tudo o que é simples. O que vale, é que sei de outras coisas. Se não, estava com uma depressão completa. ;)

Ou seja, estou mais inclinado em mandar fazer o trabalho, em vez de o fazer. Simplesmente, levo comigo para a oficina um tubo rígido extra, para o caso de a coisa não correr bem com o actual. ;)

Zampanò: muito, muito obrigado. Esta aventura está a dar para conhecer como é que a coisa funciona. Ou seja, mesmo que eu venha a não fazer isto sozinho (contrariando, por isso, o meu objectivo ao comprar este carro), já serviu para o seu objectivo último: aprender.

Só vou buscar o tubo rígido ao fim da tarde. O Uno que lá estava foi entregue ontem e ainda só tinham desmontado as ópticas e a grelha. Por isso, vão agora desmontar as peças que pedi. Ao fim da tarde, tiro foto e mando (isto, claro, se ele estiver em bom estado, pois foi a condição que coloquei na compra).

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1497 em: 13 de Outubro, 2015, 16:02:09 »
ok, mas sê amigo do mecânico e aplica wd40 na ligação do tubo à bomba central! Se a coisa está mesmo perdida, e tendo o tubo suplente, podes então usar o alicate de grifos na condição de ser com a máxima convicção possível. Mesmo que prejudiques a porca ao máximo, o mecânico pode-se sempre abrir uma porca nova (como fizeste na chave de luneta) e dar um pinguinho e soldar à flare nut. Só não sei se soldar com dot4 por dentro é uma coisa segura de se fazer.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1498 em: 13 de Outubro, 2015, 20:03:01 »
Zampanò: aqui estão as fotos! Do tubo rígido e do terminal!



Infelizmente, a óptica do outro Uno estava partida... E as que eles lá tinham não eram Carello.
Por isso, além do tubo, só trouxe o distribuidor:



Quanto a este último, já vi que não tem molas partidas. Até parece em muito bom estado.
Vou testar o módulo de avanço a vácuo (soprando) e depois limpá-lo antes de o montar. Alguma dica mais?
Dicas para limpeza? Mistolin? Não humedeço o módulo electrónico, certo?

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1499 em: 13 de Outubro, 2015, 20:20:31 »
Ok Afonso, obrigado pelas fotografias, para mim isso é uma flare nut em aparente bom estado. Uma correcção: desconheço o material dessa porca e por isso a ideia de soldar pode ser impraticável.
Se o módulo de avanço estiver estragado poderás substituir pelo que está montado no Uno. 1ab