Autor Tópico: Fiat 126 - Carburador Weber 28  (Lida 5746 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Augusto Fernandes

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Fiat 126 - Carburador Weber 28
« em: 10 de Novembro, 2013, 22:45:22 »
O meu 126 já começou a deixar-me a pé. :mecry:
Foi à inspeção, passou com tudo ok, dei um pequeno passeio domingueiro para testar o bicho e estava a trabalhar bem, só notava um consumo excessivo.
De um momento para o outro começou a ser difícil colocá-lo a trabalhar, não se aguenta ao ralenti, faz um fumo preto do caraças e puxar a alavanca do ar ou não é igual ao litro, não tem qualquer efeito.
Tirei as velas e estão muito negras.
Li num tópico antigo que isto são sinais de mistura muito rica, o que poderá estar a isolar as velas, certo?
Se estava a trabalhar bem o que é que se passa? 16 anos parado tiraram-lhe a vontade de andar?
Já desmontei o básico do carburador, os giglers estão ok, a bóia funciona bem, e as juntas parecem-me bem.
Tenho receio de mexer demais por isso se alguém tiver alguma ideia do que possa ser, agradeço

luis moreira

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1017
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #1 em: 10 de Novembro, 2013, 23:37:31 »


Isso pode ser derivado a diversas coisas como
Filtro de ar sujo ,penso que não seja  .
Mistura rica ,penso que não .
Velas ,platinados ,condensador ,bobine ,para estar como deve de ser , a faísca nas velas tem que ser de cor azul , e não rosa ,ou avermelhado , começa a ver por aqui .

claudio vilas

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 839
  • Karma:
    +0/-0
    • http://claudiovilas@sapo.pt
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #2 em: 12 de Novembro, 2013, 20:38:17 »
O meu 126 já começou a deixar-me a pé. :mecry:
Foi à inspeção, passou com tudo ok, dei um pequeno passeio domingueiro para testar o bicho e estava a trabalhar bem, só notava um consumo excessivo.
De um momento para o outro começou a ser difícil colocá-lo a trabalhar, não se aguenta ao ralenti, faz um fumo preto do caraças e puxar a alavanca do ar ou não é igual ao litro, não tem qualquer efeito.
Tirei as velas e estão muito negras.
Li num tópico antigo que isto são sinais de mistura muito rica, o que poderá estar a isolar as velas, certo?
Se estava a trabalhar bem o que é que se passa? 16 anos parado tiraram-lhe a vontade de andar?
Já desmontei o básico do carburador, os giglers estão ok, a bóia funciona bem, e as juntas parecem-me bem.
Tenho receio de mexer demais por isso se alguém tiver alguma ideia do que possa ser, agradeço

Se o carro, estava a andar pode e tem os sintomas que indica, efetivamente a mistura és mt rica.
Tal como também diz, se a alavanca que controla o ar em frio não funciona, o problema deve estar ai.
Geralmente os fiats usam um tirante que faz movimentar a borboleta e por vezes, esse tirante se não estiver bem fixo, por vezes cai e a borboleta fica fechada.
Pode acontecer também o cabo ter ficado preso e não estar a fazer a função devida.

Tire o filtro de ar, espreite para dentro do carburador e veja se a borboleta  funciona, mexendo no cabo.~
~
Cláudio

nnuno

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 265
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #3 em: 14 de Novembro, 2013, 20:35:51 »
Boas.
Verifica o condensador. Um vez o meu Fiat 127 começou a engasgar quando ia perto dos 100 Km/h e depois não aguentava ao ralenti e ia abaixo depois de verificar muitas coisas com o troca do condensador ficou logo bom. E o condensador era novo!

Augusto Fernandes

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #4 em: 16 de Novembro, 2013, 13:06:48 »
O problema está mesmo no carburador.
Tirei as dúvidas em relação à corrente, o motor está no ponto, o platinado com a folga certa e para certificar tirei uma das velas fora e verifiquei que a faisca da vela aparece no momento correto.
Depois de limpar as velas (são novas) o carro até pega mas afoga logo, as velas ficam logo encharcadas.
Tenho de ver o que se passa com o carburador.

luis moreira

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1017
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #5 em: 16 de Novembro, 2013, 13:14:39 »

Tira a boia fora , e verifica se a boia , não tem gasolina dentro da mesma , essa boia ainda é em metal ,ou já é em plástico !
 

luis moreira

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1017
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #6 em: 16 de Novembro, 2013, 13:25:53 »

Afina essa boia ,para que não deixe encher tanto ,  a cuba do carburador, pode ser essa a razão de afogar .

Augusto Fernandes

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #7 em: 16 de Novembro, 2013, 18:28:09 »
Pois, é esse mesmo o problema.
A boia é em metal e estava tinha uma estaladela quase imperceptivel mas acabou por ficar cheia de gasolina.
Por isso é que ele trabalhou bem durante algum tempo.
Alguém sabe aonde posso comprar uma bóia nova (weber 28 imb)?

luis moreira

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1017
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #8 em: 16 de Novembro, 2013, 18:54:23 »

Não sei se consegues arranjar isso novo ,vai ser difícil ,o furo que tem , é mesmo pequeno .
Se é uma estaladela  pequena ,com um ferro de soldar a estanho ,tapas o furo , mas atenção não pode ser com um ferro de soldar, daqueles pequenos ,tem que ser com um grande .

Depois do ferro quente, soldas a estanho ,mas tem que ser rápido ,e pouca solda ,para que não tornar a boia muito pesada .

Augusto Fernandes

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #9 em: 16 de Novembro, 2013, 19:18:25 »
Vi este kit no ebay numa casa de peças fiat na polónia por €47 + portes de envio.
Não sei se é caro, mas reparar aquela bóia não vai ser fácil sem alterar o peso dela.
É aconselhavel comprar o kit de reparação?

luis moreira

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1017
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #10 em: 16 de Novembro, 2013, 19:32:54 »


Poem uma foto da boia que de para ver.
Isso não é para encher de solda, é só dar uma passajem .

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #11 em: 16 de Novembro, 2013, 20:12:18 »
Penso que nao precisas de pensar em novo para ja e faria o que o luis esta a  dizer, um ferro de soldar a estanho bem quente e a zona da boia onde esta estalada bem limpa, com uma lixa fina por exemplo.
Se tiveres decapante de estanho tanto melhor (mes que seja bom pq se nao e melhor nao usar nehum) das.lhe uma capa fina de estanho na estaladela. Basta tapar a rachadela. Se por acaso ficar um alto na solda podes ainda lixar com cuidado para reduzires o peso da solda.

Pedro Recoba

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 386
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    VINCERE NON É IMPORTANTE,È l'UNICA COSA CHE CONTA
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #12 em: 17 de Novembro, 2013, 00:51:13 »
Não há fotos do carrito?
Fabbrica Italiana Automobili Torino

Augusto Fernandes

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #13 em: 18 de Novembro, 2013, 23:01:03 »
Segui os vossos conselhos e já está a trabalhar.
Afinal a boia tinha três estaladelas que foram por mim devidamente estanhadas.
Fiz um furo num dos topos e submeti a boia a vácuo que revelou mais um poro.
Depois de tapado, coloquei ar comprimido (alguns milibares) no furo que fiz com a boia dentro de água - sem fugas.
Tapei o buraco e mergulhei a boia num copo com diluente ACT, uma solução à base de acetona, mais volátil que a gasolina, com um peso por cima durante seis horas - sem vestigios de produto no interior.
Depois foi só montar o carburador e o motor renasceu. Só faltar dar uma afinadela ao avanço do distribuidor e ao carburador mas já não tive tempo para mais.
Quanto a fotos, queira tirá-las num sítio mais aprazível que uma velha oficina mas para isso é preciso que ele ande e não me deixe a pé.
Mas vão ter acesso a elas, sem dúvida.

luis moreira

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1017
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat 126 - Carburador Weber 28
« Responder #14 em: 18 de Novembro, 2013, 23:49:44 »

Não te apercebeste , porque razão a boia , furou !