Junta da Freguesia da Foz:Cemiterio Parochial 1887:Lavadouro da Ervilha:Ainda em funcionamento aproveitando a nascente de um dos vários riachos existentes (Rio Ervilha) que nasce cerca de 500 metros a Este, hoje quase todos entubados.
Hoje passam-se dias sem ver ninguém, mas no final dos anos 70 ainda se via muitas senhoras a lavarem lá a roupa, pois era de borla e nem toda a gente tinha máquina de lavar ou mesmo tanque.
Oporto British School 1894:Túnel da FozTúnel do antigo comboio sob o “Monte da Luz” onde está instalado o farol marítimo mais antigo, devido a ser o ponto mais alto da região costeira na zona do Porto, entretanto desactivado.
O comboio funcionou até aos primeiros anos do século XX, quando foi substituído pelos carros eléctricos.
Tanto um como o outro acompanhavam a linha da Costa de forma paralela, o comboio a cerca de 100 metros do mar, passando mais ou menos na actual rua de Gondarém.
Os carris do eléctrico foram construídos mesmo junto ao passeio da Marginal do Mar.
Mas ao fim ao cabo as linhas eram paralelas.
Existia uma estação de Comboios de nome "Cadouços", edifício onde hoje funciona a esquadra da PSP.
A “Máquina” da Boavista à FozO
Porto foi a primeira cidade portuguesa a contar com um sistema de transporte público sobre carris – o “Americano” –, com a abertura, em 15 de Maio de 1872, da linha da Companhia Carril Americano desde o Infante até à Foz (Castelo) pela beira-rio, então com tracção animal.
A
14 de Agosto de 1874 é aberta uma nova linha, desde a Praça Carlos Alberto até à Foz (Cadouços), via Boavista e Fonte da Moura, gerida pela Companhia Carris de Ferro do Porto, também com tracção animal.
Em
1878, a Câmara autoriza as duas Companhias a utilizar tracção a vapor, surgindo assim a “Máquina”, que substituía as mulas no reboque das carruagens do “Americano” desde a Boavista até Cadouços, e, a partir de
1882,
até Matosinhos, via Rua de Gondarém(Passando pelo túnel)Em 30 minutos, os banhistas chegavam da Boavista às praias.
Uma particularidade da “Máquina” era a sua forma paralelipédica, com cobertura da caldeira.
Em 1914, depois de 36 anos de serviço, a “Máquina” foi substituída por veículos de tracção eléctrica.
Do traçado desta linha apenas subsiste actualmente
o primeiro túnel nacional para transportes urbanos, na Rua do Túnel, o qual acompanhava a forma da Máquina, pelo que a respectiva abóbada é quase horizontal.