Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 488971 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

pjrcampos

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 131
  • Karma:
    +1/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1425 em: 30 de Setembro, 2015, 21:59:48 »
Já esta! Muito, muito obrigado! :fiat: :fiat:
Abraço!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1426 em: 02 de Outubro, 2015, 00:29:43 »
Esta semana tenho usado o Uno todos os dias. Tem sido o meu daily driver e só tenho bem a dizer!
Despachado em baixas, estaciona-se em qualquer lado, económico, confortável, espaçoso. Uma referência, mesmo 25 anos depois.

Além disso, a pensar nele, dei uma arrumadela à garagem, para ver se perco menos tempo à procura das ferramentas, invariavelmente depositadas numa caixa. Agora estão à vista e à mão. Pelo menos a maioria delas (vou precisar de mais ganchos).


Mas, claro, com o uso diário, comecei a aperceber-me de coisas a rever. Algumas coisas foram picuinhices, outras não sei.
Vejamos.
1- Apercebi-me que o pisca frontal esquerdo está separado da óptica dos faróis. Tem lá uma folga.

Não devia ter. Como se pode ver pelo lado direito, a ideia é estar encaixado à pressão (aliás como diz no manual do carro):


Fui ver a razão e descobri: o pisca deve encaixar na óptica com três patilhas. Ora, os encaixes do farol principal estão partidos e achanatados. Deve ter havido ali um toque qualquer e partiu os apoios.
Para remediar, alguém colocou lá uns parafusos pequenos, furando o plástico, para tentar servir de guia e prender as patilhas no sítio. Não resulta.
Bom, como este farol esquerdo não é Carello (é Valeo), vou passar a andar vigilante para ver se aparece algum bom negócio e o troco.

2- O farolim traseiro esquerdo está mais escuro que o direito:


Achei que podia ser sujidade interna que o escurecesse. Tratei de desmontar tudo e lavar por dentro. A água saía completamente preta, depois de umas borrifadelas de mistolim no interior do farolim.
A sujidade que saiu era tanta que fiquei mesmo a achar que tinha resolvido o problema!
Montei tudo outra vez e...

Exactamente igual. Não melhorou nada. Bom, tenho de me mentalizar que simplesmente o direito deve ser mais novo que o esquerdo. E que o esquerdo escureceu com a idade...

3- Voltei à carga na operação dobradiças da porta do condutor.
Sem sucesso aquelas porcas/parafusos estão absolutamente imóveis.


Voltei a borrifar com mais WD40. Pode ser que amanhã já saiam. Mas o que eu precisava mesmo era de um tubo metálico que pudesse envolver a chave luneta, para a prolongar e fazer alavanca. É que ali não cabe uma chave de caixa, pelo que um roquete não é opção...

4- O mais chato: desde há 2 dias que ouço dois ruídos estranhos.
Por um lado, uma espécie de raspar de roda quando faço marcha atrás.
Por outro, um chiar constante, bastante alto, nas velocidades inferiores a 40kms/h. De vez em quando não faz, mas agora está cada vez mais constante.

Fui tratar de pôr o carro em preguiças para rodar as rodas e detectar de onde viria.
Pois bem, só consegui identificar o primeiro (o ruído a raspar quando recuo). Vem da roda dianteira direita.
Aqui está o vídeo:


O que será isto?? Falta de lubrificação na junta homocinética? Junta nas couves? O que devo fazer para descobrir?

E quanto ao outro ruído (o chiar constante). Alguma dica?

Obrigado pela ajuda!
« Última modificação: 02 de Outubro, 2015, 00:31:35 por afonsopatrao »

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1427 em: 02 de Outubro, 2015, 08:30:25 »
E pah,... ganda lista de coisas logo pla manha,... Q biulencia!!! :D

Qt ao painel de ferramentas, se me permites um conselho, desenha e pinta a ferramenta no painel (no teu caso concreto parede inclusive  :sombrero:), e mais facil para arrumar e mais facil para detetar a falta de ferramenta no quadro.
Vai por mim o meu n esta pintado e volta e meia ando as voltas a procura de ferramenta que devia estar no quadro e n esta.  :point:

Os farolins de tras podem ser de fabrico diferente e nao causa da idade como referes. Em todo o caso se saiu tto esterco como dizes do farolin te garanto que da mais luz agora.  :t_up:

Qt aos parafusos da dobradiça, começa a ter algum cuidado com o deixar escapar a chave, depois da cabeça moida diria q so a rebarbadora lhe pega,... num sei se me estou a fazer entender...  :mcool:

Por fim o ruido, mete o olho nos calços. Na minha opiniao ou estao gastos ou a pinça n esta a abrir como deve.

Ja tens q fazer ao fim de semana.  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1428 em: 02 de Outubro, 2015, 08:32:40 »
Obrigado, TwinThema. Discos e pastilhas são novos. Não têm mais de 1000kms...
Quanto aos parafusos, estou a ter esse cuidado! Também por isso só uso chave de luneta e não de bocas.
Quanto aos farolins, parecem-me exactamente iguais, com os mesmos dizeres gravados.

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1429 em: 02 de Outubro, 2015, 08:42:12 »
Tambem tinha ideia que tinas trocado isso ha pouco tempo, mas e de manha e a preguiça de ir atras ver ainda e mta.  :D

Tira a roda fora, e ve donde vem o ruido, isso parece-me o aquele sensor sonoro de calços em fim de vida mas sendo novos nao se coloca a questao,... ate pode ser uma pedra entalada em qq sitio. Uma forma relativamente facil de veres se tem haver com os calços a roçar no disco e ao fim duma qualquer viagem verificares se a jante esta a aquecer mais do q as outras.  :t_up:

Qt aos farolins, o q me refiro tem haver com injecçao de plastico, o molde pode ser o mesmo o material e q pode na ser examente igual.  :t_up:
Acredita que e mt vulgar trocar um farolin e ficarem diferentes... Eu com as picuinhices do "tem de ficar impek" ja me meti a comprar dois novos so pra n ficar um diferente do outro,... manias.  :)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1430 em: 02 de Outubro, 2015, 08:48:31 »
Obrigado pela dica dos travões! Vou então ver isso!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1431 em: 02 de Outubro, 2015, 08:52:10 »
Chave de luneta e maço de borracha
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1432 em: 03 de Outubro, 2015, 00:14:10 »
Ora lá fui eu passar uma horinha na garagem, de volta do barulho.
Antes de mais, o resultado: Afonso - 1; barulho - 0. ;).

Cheguei e tratei de tirar a roda. Repare-se que, tirando a preguiça, só usei ferramentas Fiat, que vinham com o Uno (o macaco e a chave).


Depois de tirados 3 pernos, o tampão sai mantendo montado o perno junto à boca do ar.


De seguida, fui rodar o cubo, a ver se o barulho se mantinha. E... Sim. Mantinha.



Tratei então de desmontar a pinça e verificar se as pastilhas estavam correctamente colocadas.
Estavam, mas de facto o pistão estava a fazer força a mais! Com uma chave de fendas, empurrei o pistão para trás. O resultado foi imediato!
Voltei a montar tudo e o barulho nada!


Tudo montado e fui dar uma volta.
Não só desapareceu o barulho de raspagem como o chiar.
Ou seja, muito provavelmente, o chiado vinha também do facto de o pistão estar sempre com alguma pressão de travagem.

Agora, a minha preocupação é esta: será que eu tratei o sintoma mas deixei a doença? Por que razão o pistão nao estava tão recolhido como devia? Precisará de um kit de reparação, novas juntas e etc.?

Obrigado, TwinThema, pela ajuda!
« Última modificação: 03 de Outubro, 2015, 10:58:00 por afonsopatrao »

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1433 em: 03 de Outubro, 2015, 14:50:29 »
Não será o tudo do travão que já está em mau estado? pode não deixar recuar o oleo...  :smash: :smash:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1434 em: 03 de Outubro, 2015, 15:37:59 »
Boa dica, Naso. Obrigado! De facto, é coisa que não mudei ainda. Se o ruído voltar, vou tratar de trocar os tubos flexíveis dos dois lados. Mal não fará e como é material de desgaste, não perco nada.

Tubos flexíveis convém ser de origem ou pode ser concorrência?
« Última modificação: 03 de Outubro, 2015, 15:44:55 por afonsopatrao »

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1435 em: 03 de Outubro, 2015, 18:00:27 »
Boa dica, Naso. Obrigado! De facto, é coisa que não mudei ainda. Se o ruído voltar, vou tratar de trocar os tubos flexíveis dos dois lados. Mal não fará e como é material de desgaste, não perco nada.

Tubos flexíveis convém ser de origem ou pode ser concorrência?

Penso que e a tua carteira quem deve decidir.  :D
Concordo com o Naso, mas,... (ha sempre um mas) no caso de ja teres trocado os vedantes do pistao. Se n o fizeste eu faria o mesmo em todos. Se um se queixa a saude dos outros n deve ser mt melhor!!!

Naso,... sorry, n e nada pessoal.  :sombrero:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1436 em: 04 de Outubro, 2015, 01:59:24 »
TwinThema, vou começar pelo mais fácil em direcção ao mais complexo. Começo com os tubos. Se não revólver, então compro kits de reparação para os êmbolos.

2 questões:
1- devo trocar os dois tubos? Ou só o doente?
2- Vi on-line que devia procurar uma chave de bocas especial, que não mói o parafuso da ligação entre tubo flexível e tubo metálico.
Alguém sabe o diâmetro do parafuso?

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1437 em: 04 de Outubro, 2015, 16:00:15 »
Eu trocava os dois.
Eu tenho sempre em mente que estamos a lidar com componentes com ano e kms as costas, Se um desses componentes começa a dar de si pq razao os semelhantes nao deveram estar em estado equivalente...
Desde que a despesa nao seja acima das possibilidades nao vejo pq nao trocar.

Qt ao trocares os tubos antes de ver os vedantes dos pistoes, nao perdes nada c isso. trocar os tubos tb nao e mal visto.  :t_up:

Qt a chave n te posso ajudar pq n conheço a porca em questao, assumo que seja entre 13 e 10mm mas n sei ao certo e se for para o local q estou a imaginar.

A chave especial q falas deve ser esta:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1438 em: 04 de Outubro, 2015, 17:53:04 »
A chave é mais ou menos isso! É uma chave sextavada, que parece de luneta mas com uma abertura só de um lado. Como se fosse uma chave de bocas mas mais suportada, evitando que o parafuso moa.
Sei que em inglês é uma "line wrench" (foi num site em inglês que vi para usar disso nos parafusos de ligação entre os tubos flexíveis e os rígidos).
 

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1439 em: 04 de Outubro, 2015, 21:33:29 »
salvo erro é ou 8 ou 10mm
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma