Hoje foi dia de mexer no Uno! Para uma actividade que levaria talvez meia hora a qualquer pessoa, eu demorei 3 horas e meia...
Apesar de tudo, sinto que estou a melhorar. É preciso lembrar que imobilizei o Uno durante dois meses só para trocar uma rela junto ao colector de admissão!
Qualquer dia, estou um pro!
Bom, o plano era, portanto, trocar o apoio de borracha que suporta a parte final da linha de escape. A borracha estava a ficar gretada, como notou o LoveFiat.
Por sugestão do Twinthema, levei uma fita muito forte, que permitisse não apenas retirar o apoio anterior como esticar o novo para entrar para o sítio.
Iniciei as operações colocando o macaco por baixo da panela, para que ela subisse e aliviasse a pressão no apoio de borracha
Depois coloquei a fita e puxei com toda a minha força, para libertar o apoio do gancho da panela.
Não resultou. O que eu pensei em fazer (e, para a próxima farei), era cortar o apoio velho com uma faca. Mas tive medo que, se eu não conseguisse tirar o apoio sem estragar, isso fosse sinal de que também não conseguiria colocar um novo. Se assim fosse, mais valia deixar lá o velho.
Agora já sei que não é assim: estes apoios estão feitos para ser muito mais difícil retirá-los do que colocá-los, cumprindo a sua função de suporte da panela. Para a próxima, cortarei logo.
Desta vez não fiz assim.
Bom, comecei a achar que o que eu precisava era um pouco mais de margem de manobra, de poder deslocar a linha de escape para um lado, de modo a retirar o apoio.
Só que o pará-choques prende a ponteira de escape, não deixando que a linha se desloque lateralmente.
Foi então que decidi retirar o pára-choques de trás.
Tem 3 parafusos junto à mala, na parte superior do pára-choques;
Depois é preciso desligar, dentro da mala, o fio eléctrico para iluminação da matrícula.
Debaixo do pára-choques, há mais três fixações à carroceria, em apoios de plástico; junto às cavas das rodas, há um parafuso de cada lado. (Não tirei fotos...)
Tirando estes parafusos todos e...
Nada de ferrugem...
O pára-choques é estupidamente leve!! Se me contassem eu não acreditava.
É de origem.
Agora com mais mobilidade da panela, lá fui eu tentar retirar o apoio de borracha.
Não resultou com a técnica da fita; mas resultou com uma chave de fendas a fazer alavanca.
Depois deste lado retirado, o outro saiu facilmente.
Colocar o novo não foi nada difícil! 100 vezes mais fácil do que tirar o apoio antigo.
Fui, de seguida, limpar a parte da carroceria que fica debaixo do pará-choques.
E depois analisar os apoios do pará-choques, em busca da causa que me faz te-lo sempre torto, descaído do lado esquerdo.
Descobri:
Tentei dar um jeito, mas sem grande esperança.
De todo o modo, ao remontar, tentei colocar o pará-choques direito, com ajuda do macaco, apertando bem todos os parafusos.
E não é que resultou??
Já não está descaído, em qualquer ângulo por onde se olhe!
Ou seja, sucesso absoluto! Resolvi o problema do apoio do escape e também o do pára-choques inclinado! Olé!