Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 486700 vezes)

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Fiat 600 71

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1890 em: 02 de Maio, 2016, 09:46:28 »
Numa próxima vês que troques um desses apoios... é só usar uma chave de fendas e "empurrar" a borracha para fora do suporte:


Enfias onde tem o ponto 1... e fazes força no ponto 2 (na ponta do suporte), tem que ser com uma chave de fendas comprida para fazer de alavanca e preferencialmente utilizando um bocado de wd40 ou algo do género. (utilizar um lubrificante, seja ele qual fôr, vai ajudar bastante, tanto a pôr como a tirar porque ajuda a que a borracha deslize).

desculpa o atraso na ajuda, mas olha... é raro vir aqui (:
« Última modificação: 02 de Maio, 2016, 09:54:14 por Fiat 600 71 »
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1891 em: 02 de Maio, 2016, 23:42:01 »
Obrigado, Fiat 600 71! Foi mesmo assim que consegui!

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1892 em: 02 de Maio, 2016, 23:55:14 »
Mais uns problemas superados :-)

O suporte da panela deveria ficar alinhado com o da carroceria, a borracha deveria também ficar alinhada e não assim...

Tens de ver o que se passa, assim vai estoirar a borracha em menos de nada, está a fazer demasiada força.

:-)
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1893 em: 03 de Maio, 2016, 05:59:54 »
eu deu-me a entender que a panela está muito empurrada para dentro...
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1894 em: 03 de Maio, 2016, 08:22:52 »
Se calhar aquela panela já foi trocada e, quando soldaram, cortaram um pouco do tubo...
Mas não é dramático, pois dentro em breve hei-de trocar a linha toda.
(Luke, já pensaste no preço?)

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1895 em: 03 de Maio, 2016, 23:13:24 »
Como o Lovefiat te diz e se tiveres uma chave comprida e grossa ( :sombrero: ) faz alavancagem para facilitar a sua colocação passando-a pelo buraco do apoio, isto sempre com o bom sdnso de perceber se nao estas a fazer força demais para danificar o novo apoio, claro.

 :hail: :hail: :sombrero: :hail: :hail:
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Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1896 em: 04 de Maio, 2016, 09:30:49 »
Já pois
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1897 em: 05 de Maio, 2016, 00:29:55 »
Hoje tenho poucas fotos.
Fui a uma loja de peças comprar coisas para outro carro.
É à saída da cidade, por isso ainda fiz uns kms para lá chegar. Estranhei, por acaso, que no caminho o ponteiro da temperatura estivesse sempre mesmo nos 90º e não, como é habitual, um pouco abaixo (tipo 85º). Mas atribuí isso ao calor intenso que se fazia sentir. Até porque nunca passou dos 90º.
Estou eu atrasadíssimo para um compromisso, saio a correr da loja de peças e...
Uma poça gigante de paraflu debaixo do Uno... Abri o capot e vi que a saída de água era na entrada do radiador para o bloco. Ou era o tubo, ou era a braçadeira mal apertada.
Desmontei-o, voltei a montar de forma a tentar estancar a fuga. Entrei na loja de peças, comprei um anticongelante barato e voltei a encher.
Nada feito, continuava a pingar. Vim andando, vigilante até casa.


Altura de me dedicar ao Uno. Lá fui eu ver se continuava a pingar, mesmo tendo o circuito arrefecido e estando sem pressão.
Ainda pingava.



Mãos à obra. Desligar a bateria:


Esvaziar o circuito:


Retirar o tubo suspeito. É de origem, pelo que pode perfeitamente ter os 25 anos do carro.

E cá está o culpado: um corte no local onde a braçadeira estava apertada (ali no "A" do fim da palavra "Lancia").


Ainda pensei em cortar e colocar com menos um pedaço. Mas acho que não vale a pena, pois a borracha já começou a desintegrar-se.

Assim, amanhã vou comprar um tubo novo.
Pedia a vossa opinião para duas coisas:
1- Compro de origem? Ou posso comprar uma marca da concorrência? Nas borrachas, qual a vossa sensibilidade?
2- Ao fim de dois anos com trocas frequentes de anticongelante, com várias lavagens ao circuito, continuo a retirar porcaria do sistema. Ferrugem que claramente se acumulou nos 5 anos em que o carro esteve parado.
Que técnica aconselham para lavar o radiador definitivamente? Tenho lavado com água sob pressão e detergente da louça. Devo mudar de técnica?

Obrigado!

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1898 em: 05 de Maio, 2016, 00:45:58 »
Pois é, ainda bem que deste por isso, se fosse em andamento podia ser bem pior.

Ora bem para te veres livre da ferrugem, compra um produto limpa radiadores de qualidade e mete no sistema, talvez precises de várias embalagens para ires repetindo o processo. Para ajudar bastante substitui o radiador porque esse deve estar minado de ferrugem
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1899 em: 05 de Maio, 2016, 04:50:36 »
se calhar o melhor seria um tubo de origem.. não deve ser caro, tenta ebay

tira-o radiador fora, e lava-o com mistolin, deve ter porcarias no fundo.
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1900 em: 05 de Maio, 2016, 08:57:33 »
55€ de origem; 25€ se for da concorrência (Gates)

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1901 em: 05 de Maio, 2016, 10:26:14 »
55€ de origem; 25€ se for da concorrência (Gates)

Compra Gates que costuma ter qualidade.

Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1902 em: 05 de Maio, 2016, 10:57:45 »
Gates sem dúvida, tenho experiência com componentes da gates, mais propriamente correias de distribuição e de acessórios e nunca tive problemas de barulhos ou ressecamentos. E depois a diferença de preço é muita ainda.

Quanto ao radiador, experimenta a técnica do mistolin mas não sei se será boa ideia, se ele já não estiver famoso acabas por fazer uma peneira :)

Fundamental é lavar muito bem com água corrente e um pouco de detergente neutro depois do uso do mistolin. O radiador se tiver muito contaminado não vais conseguir livrar-te da ferrugem e da água acastanhada se não o substituires, porque mesmo lavando bem vai ficar sempre restos se sujidade que vão saindo com o uso do anticongelante e temperatura.



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Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1903 em: 05 de Maio, 2016, 21:56:28 »
Gates

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #1904 em: 06 de Maio, 2016, 22:37:38 »
Tira o radiador fora, e deixa de molho coca-cola durante uma hora e meia a duas horas.  :t_up:

Esse tubo ainda dava para aproveitar...cedeu aí derivado a algum artista andar no monta/desmonta a apertar antes de partir!  :D