Novidades: fui colocar os tampões originais do meu a pintar. Com a cor original e a meio brilho, sem verniz, a ver se fica tal e qual o original.
Entretanto, coloquei os horrorosos tampões pintados a spray com que me embarretaram no OLX:
Entretanto, comecei a ficar preocupado. Comecei a achar que muitas vezes o ponteiro da temperatura andava no traço superior aos 90°, ali quando dispara o ventilador. Já na viagem a Almada no Verão achei estranho que em autoestrada andasse sempre nos 95º (em estrada nacional andou sempre nos 85º); mas agora mesmo em cidade tem ficado nos 90º ou nos 95º...
Começou a não me sair da ideia o pânico da junta da cabeça. O motor nunca foi aberto e comecei a pensar que uma junta, se calhar, não aguenta 26 anos...
Bom, fui à procura de mais sintomas de uma junta queimada. A meio da tarde e tudo, pois o fantasma não me largava.
Ou para ele todo sujinho (o Peugeot anda com avarias e o Uno tem sido usado como daily driver)
Primeiro passo, abrir o capot e respirar fundo.
Comecei por ver a tampa de colocar o óleo e o respiro para o carburador...
Que alívio! Não havia água no óleo. Ufff.
Passo seguinte, procurar óleo no circuito de refrigeração:
Nada de pasta e maionese! Felizmente.
Mas o circuito parece estar, outra vez, cheio de ferrugem. Parece-me que o Paraflu à diluição correcta (que só tem há 3 meses) está a soltar muita porcaria no radiador e no bloco. Ainda está verde e com o cheiro intocado, mas vê-se muita ferrugem a passear.
Enfim, ao menos comecei a ficar mais descansado, pois a menos eficiente refrigeração dos últimos tempos pode dever-se, apenas, a um circuito que precisa de ser bem lavado, graças à acção detergente do Paraflu.
Sintoma seguinte: não sei se sempre foi assim, mas ultimamente, quando ligo o carro depois de umas horas parado, a luz da pressão do óleo demora 1 a 2 segundos até apagar. Comecei a achar que podia haver pressão a menos no óleo... Fiz um vídeo a ligá-lo (o carro estava parado há 6 horas), mas o safado desta vez apagou logo a luz do óleo...
De todo o modo, andei a ver vídeos de Unos a arrancar a frio na internet e todos fazem isto, demorando 1 segundo a apagar a luz depois do arranque.
Mais descansado, e já que tinha parado de trabalhar, resolvi prolongar o intervalo para ir lavar o bicho...
Depois dar-lhe de beber...
E levá-lo à inspecção, já que se aproxima o 26º aniversário do Uno.
Resultado?
Uma máquina. Os Unos são efectivamente os carros que, com uma fama de só darem problemas, não dão um único problema... Aguentam tudo. Inclusive o tratamento que lhes é dado pela maioria dos donos.
Apesar da aprovação com distinção e louvor, o inspector avisou-me de duas coisas.
Por um lado, há uma diferença de travagem nas rodas traseiras, só no travão de mão (com o pé trava equilibrado). Ou seja, deve precisar de uma afinação do cabo, coisa que eu namorei como se faz (tenho de ir investigar...).
Por outro, o médio esquerdo está com menos intensidade que o direito. Pode ser simplesmente a lâmpada a morrer, mas também ele notou que os espelhos da óptica esquerda (a que não é Carello e que eu já queria trocar) estão já a degradar-se. Enfim, vou estar de olho para encontrar uma óptica carello o para o lado esquerdo, de preferência nova...
Quanto ao aquecimento, agora em Outubro vou lavar todo o circuito de refrigeração e colocar Paraflu novo, a ver se melhora. Se não melhorar, acho que avanço para o radiador...
Até breve!