Autor Tópico: Lista de acrônimos e termos utilizados em torno de veiculos.  (Lida 7933 vezes)

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smokeme

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Lista de acrônimos e termos utilizados em torno de veiculos.
« em: 06 de Novembro, 2009, 18:57:13 »
Esta é uma lista básica e serve somente para dar algum conhecimento sobre os acrônimos e termos utilizados em mecanica e veiculos em geral. Tentei verificar que a informação não tivesse erros, no entanto peço que se encontrarem erros avisem alguem da moderação para os corrigir. Lembrem-se que isto é a internet e nem tudo o que se lê é verdadeiro.

Se quiserem pesquisar o documento podem primir control+F e inserir o  acrônimo/termo que pretendem encontrar.



Numeros

5MT

(Five Speed Manual Transmission) caixa manual de 5 velocidades

6MT

(Six Speed Manual Transmission) caixa manual de 6 velocidades

4WD

Tracção as quatro rodas, geralmente utilizado onde a tracção não é permanente como em veiculos todo o terreno.

4WS

http://pt.wikipedia.org/wiki/4WS


A

Abarth:

ABS

(Anti-Lock Braking System) Sistema de travagem que evita o bloqueio das rodas.

AC

(A/C) Ar condicionado

ACU

Centralina de airbag.

ACU2

Centralina de airbag da segunda geração.

ACU3

Centralina de airbag da terceira geração.

AFM

Air flow meter. Dispositivo utilizado para medir a quantidade de ar a entrar na admissão, funciona tendo por base uma "porta" movel que move consoante a quantidade de ar que passa. Geralmente utilizado por sistemas de injecção primitivos (Jetronic), constitui uma "restrição" na admissão. Actualmente substituido pelo sensor MAF que é totalmente electronico e mais eficaz.

AFR

(Air fuel ratio) ratio of air to fuel. See Lean and Rich.

Aftermarket

Normalmente indica material que não o original ou OEM.

Admissão

Tubagem por onde passa o ar até ao motor.

Air Intake

Entrada de admissão.

Airresearch

Fabricante de turbos. Garrett ou Airresearch é a mesma firma.

ALS

Active lighting system ou automatic lighting system. Sistema que equipa alguns veiculos de luxo, consiste em farois que viram para a direita ou esquerda (até 15 graus) consoante as rodas da frente viram para iluminar a estrada durante as curvas.

ALS

Anti-Lag System. Geralmente utilizado em carros de competição para manter o turbo a produzir pressão positiva entre trocas de mudança. Faz o caracteristico "bang" e chama no escape.

Amortecedor

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amortecedor

Antiskid

Nome utilizado para descrever modelos com ABS.

Aquaplanning

Perda de contacto do pneu com o solo devido ao excesso de água no pavimento. Acontece quando é ultrapassada a capacidade de escoamento do rasgo do pneu. Mais passível de ocorrer em pneus gastos e largos.


Arvore de cames

(veio de excentricos) http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_de_cames

Auto-blocante

Diferencial com bloqueio manual ou electrico. http://pt.wikipedia.org/wiki/Diferencial

Aux air valve

Valvula de relanti utilizada por sistemas de injecção primitivos como o Bosch jetronic.

AWD

Veiculo com tracção permanente as quatro rodas.

B

Backpressure

A pressão criada pelos gases de escape até a saida.

Balanceiro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanceiro

Biela

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biela

Binario

http://www.xl.pt/autopedia/motores/binario_motor.shtml Unidade que representa o binário é o Kg x metro ou Newton x metro (Kgm ou Nm)

BHP

(Brake Horsepower) cavalagem medida antes da transmissão, geralmente referida como crank horsepower ou potencia ao volante de motor.

BMW

Bayerische Motoren Werke (Bavarian Motor Works)

Bobines

(bobinas) Componente que fornece a faísca para o motor. Os sistemas antigos (ignição convencional) utilizam uma bobina e um distribuidor para distribuir a faísca a todos os cilindros, já os sistemas modernos (ignição estática) utilizam uma bobina ligada diretamente a dois cilindros ou até uma bobina por cilindro. A centralina é responsável pelo avanço e sincronismo das faíscas.

Body Computer

(Central)Centralina principal num veiculo, normalmente utilizada em veiculos modernos. Controla todas as outras centralinas e relata os diagnosticos.

Bloco

(bloco de motor) http://pt.wikipedia.org/wiki/Bloco_do_motor

Boost

Pressão positiva no collector de admissão, geralmente assossiado a carros com turbocompressor/compressor volumetrico.

Boost creep/spike

Subida de pressão a alta rotação ou pico de pressão. Tem muitas causas. A pressão de admissão é superior ao pretendido e pode provocar estragos no motor.

Boost Gauge

Manometro de medir vacuo e pressão. Utilizado normalmente em carros com turbo ou compressor volumetrico.

Boost Leak

Fuga de admissão, quando a pressão de admissão é inferior ao pretendido para o regime.

Boost threshold

A rotação mais baixa na qual o turbo produz pressão positiva com o motor em esforço maximo.


BOV

(Blow-Off Valve)

BTC

Ponto morto inferior. Ponto mais baixo no percurso do piston.


C

CAN

(Controller Area Network)

Cabeça

(cabeça de motor) http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabe%C3%A7a_do_motor

Cambota

(embolo) http://pt.wikipedia.org/wiki/Cambota

Cam-in-block

Quando o motor tem a arvore de cames no bloco. Existe 3 tipos de cam-in-block, L-head, F-head e I-head http://en.wikipedia.org/wiki/Cam-in-block

Camless

Motor sem arvore de cames, geralmente utiliza actuadores electromagneticos, hydraulicos, ou pneumaticos para abrir as valvulas.Os actuadores podem ser utilizados para abrir e fechar ou apenas abrir enquanto uma mola fecha as valvulas.

Carter

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1rter

Cardã

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eixo_(autom%C3%B3vel)

Cat

(Catalizador) Dispositivo utilizado no sistema de escape para reduzir poluição.

Catalizador

Dispositivo utilizado no sistema de escape para reduzir poluição.

Cavalo

Cavalo-vapour. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_(unidade)

CCM

Centralina de injecção, ECU, Engine Management Control Unit.

CEL  

(Check Engine Light) Mais conhecido por luz de injecção, indica uma avaria ou erro no sistema de injecção.

Central

Centralina principal num veiculo, normalmente utilizada em veiculos modernos. Controla todas as outras centralinas e relata os diagnosticos.

Centralina

Computador utilizado para controlar certos sistemas como airbags, injecção, ABS etc Tambem existe centralinas aftermarket http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=2419.0

Cilindrada

Volume coberto pelos pistons de um motor ao deslocarem-se no interior dos cilindros desde o ponto porto superior até ao ponto morto inferior. A cilindrada mede-se normalmente em centímetros cúbicos.

Cilindro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cilindro_(motor)

Chassi

Chassis. http://pt.wikipedia.org/wiki/Chassis

CO2

Carbon Dioxide, Dioxido de Carbono

Colector de escape

http://pt.wikipedia.org/wiki/Colector_(motor)

Colector de admissão

http://pt.wikipedia.org/wiki/Colector_(motor)

Combustivel

http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%ADvel

Compressão estatica

Compressao estatica é a mais conhecida e a anunciada pelos fabricantes, é calculada pelo volume do curso do piston comparado ao volume da camara de combustão, o seja o volume do cilindro de BDC a TDC...  
a compressão estatica é fixa durante a montagem do motor e nunca muda durante a operação do mesmo..

Compressão dinamica

Compressao dinamica é a compressao real do motor e é sempre mais baixa que a compressão estatica.. é a compressão calculada apenas depois da valvula de admissão fechar..
a não ser que um motor use alguns tipos de timing variavel, a compressão dinamica nunca muda durante a operação do motor..


Compressor

Normalmente refere a um compressor volumetrico ou a parte do turbo que comprime o ar de admissão.

Corpo de borboleta

Mais conhecido por corpo de injecção, é o que controla o fluxo de ar para o motor atraves do pedal de acelarador em motores a gasolina.

Cruise control

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruise_control

Curso

Percurso do piston entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior.

CX  

Coeficiente de resistência ao ar, valor que define a aerodinâmica da configuração do automóvel. Quanto mais baixo for o CX, melhor.


D

Diametro

Neste caso o diametro (largura) do cilindro. Geralmente medido em melimetros.

Diesel

Gasoleo, geralmente refer a motor a gasoleo.

Diferencial

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diferencial

Distribuidor

http://pt.wikipedia.org/wiki/Distribuidor

DOHC  

(Double Overhead Camshaft) Dupla arvore de cames a cabeça, geralmente assossiado a motores 16V erradamente, a Fiat tem motores DOHC com 8V.

DP

(Downpipe) Tubo de escape que vai do turbo ao tubo central do escape.

Drive-by-wire

Tambem erradamente chamado fly-by-wire. http://pt.wikipedia.org/wiki/Drive-by-wire

E

EBC

(Electronic Boost Controller) Uma maneira de controlar a pressão debitada por um turbo electronicamente.

EBD

Um subsistema electronico de ABS chamado electronic brake force distribution.

EGT

(Exhaust Gas Temperature) Temperatura de gases de escape.

ECU

Centralina. Computador que controla certa parte do veiculo.

EFI

Injecção electronica.

Eixo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eixo_(autom%C3%B3vel)

Embraiagem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem estas podem ser do tipo "Push ou do tipo "Pull" http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15786.0

ESC/ESP

Electronic stability control ou electronic stability program. Controlo de tração, controlo de estabilidade. Uma extenção do ABS, ESC utiliza sensores e computadores para determinar quando um veiculo entra em subviragem ou sobreviragem e tenta corrigir evitando que o veiculo saia do controlo.

Exhaust

Gases de escape. Tubagem do motor á ponteira de escape.

Exhaust Manifold

Colector de escape.

F

Faróis de Xénon

Faróis que utilizam lâmpadas de descarga de gás cujos eléctrodos inflamam o xénon existente numa câmara de quartzo. Duram mais, dão mais luz e ocupam menos espaço que as lâmpadas convencionais.

Faróis de superfície livre

Farol cuja superfície exterior é lisa e totalmente transparente, podendo mesmo ser de plástico em vez de ter uma parábola para dirigir o feixe luminoso.

Faróis elipsoidais

Faróis que têm uma lente em frente à lâmpada. Encarrega-se de direccionar devidamente a luz.

F-head

Uma combinação entre L-head e I-head, onde as valvulas de admissão se encontram na cabeça enquanto as de escape são laterais no bloco.

Flash  

reprogramar a centralina.

Flathead engine ou Sidevalve engine

Motor onde as valvulas se encontram no bloco. http://en.wikipedia.org/wiki/Flathead_engine

FIAT

Fabbrica Italiana di Automobili di Torino

Filtro de ar

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_de_ar

Fluido de freio

Oleo dos travões. http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluido_de_freio

Fly-by-wire

Termo incorrecto para Drive-by-wire. http://pt.wikipedia.org/wiki/Drive-by-wire Fly-by-wire é o termo utilizado em aeronautica.

FMIC

(Front Mount Intercooler) Intercooler montado na frente do motor.

Fuel Injectors

Injectores. Injectão combustivel.

FWD

Tracção as rodas da frente.


G

Garrett

Fabricante de turbos. Garrett ou Airresearch é a mesma firma.

GM

General Motors

GMC

General Motors Corporation

GPS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Posicionamento_Global

H

H4

Motor horizontal de 4 cilindros opostos (boxer)

H6

Motor horizontal de 6 cilindros opostos.

HEMI

Camera de combustão hemisferica.

HICAS

Sistema de direção as 4 rodas utilizado pela Nissan. http://pt.wikipedia.org/wiki/HICAS

HID

HP

Medida de potencia, cavalagem.

I

I4

Motor de 4 cilindros em linha.

I6

Motor de 6 cilindros em linha.

Icing

Gelo nos carburadores convencionais, forma-se na passagem de ar através da "borboleta", devido ao efeito de Venturi que acarreta um resfriamento médio de 15º C no ar. A evaporação da gasolina tira, por sua vez, 3ºC do sistema, o que faz com que o ar a 18º C positivos passe a sofrer problema de gelo no carburador. É uma boa medida dar pequenas "rajadas" no motor, para acionar a borboleta e desprender pedaços de gelo que se estejam a formar.

IDC

(injector duty cycle) Normalmente medido em percentagem da capacidade maxima. Por norma não se deve exceder 80% duty cycle devido a se ter problemas dos injectores ficarem abertos e bloquearem.

I-head

Motores OHV.

IHI  

(Ishikawajima Harima Heavy Industries) Fabricante de turbos.

Inlet pipe

Tubo usado entre o filtro e o collector de admissão.

Injectores

Injectão combustível no motor, a centralina controla a quantidade de combustível através do tempo que mantem o injector aberto ( tempo de injecção/duty cycle). Existe dois tipos de injectores: monoponto que tem apenas um injector para todos os cilindros e multiponto com um injector por cilindro. Sendo que esses injectam combustível de forma indireta, antes das válvulas de admissão, existe também a injecção direta em que os injectores de combustível injectam dentro da camara de combustão. Motores a gasoleo são sempre multiponto, directo DI ou indirecto IDI.

Intake Manifold

Colector de admissão.

Intercooler

Radiador de ar utilizado em motores com turbo/compressor. Existe intercoolers ar/ar e ar/agua. O arrefecimento do ar possibilita o aumento de boost no turbo e aumenta a densidade do ar.



J

Judd (motor)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Judd_(motor)

Junta de cabeça

http://pt.wikipedia.org/wiki/Junta_da_cabe%C3%A7a

K

KKK

(Kuhnle, Kopp & Kausch) Fabricante de turbos.

kW

(Kilowatts) Medida de potencia geralmente utilizada na Europa.

kW ATW

(Kilowatts At The Wheels) Medida de KW de potencia as rodas.


L

Lambda

Refere-se à letra grega que se utiliza para descrever o volume de ar na mistura combustível-ar. Tem o valor 1 quando é atingida a relação ideal.

Lean

Mistura pobre, demasiado ar e pouca gasolina. AFR acima dos 14,7:1

L-head

Tambem conhecido por L-block, flathead or sidevalve. Comun em motores antigos, caiu em desuso.

Luz avaria do sistema

Permite a central avisar ao condutor do automóvel que existe uma avaria no sistema da injeção eletrônica, ela armazena um código de falha referente ao componente e aciona a estratégia de funcionamento para o respectivo componente permitindo que o veículo seja conduzido até um local seguro ou uma oficina.

M

Macaco

http://pt.wikipedia.org/wiki/Macaco_(carro)

MAF (mass air flow)

Sensor utilizado para medir a quantidade de ar ingerido pelo motor.

Map

Mapa utilizado pela centralina de um veiculo EFI para controlar certos parametros.

MAP

(manifold absolute pressure sensor) Sensor usado para medir a pressão de ar na admissão ou para correção de altitude.

MBC

(Manual Boost Controller) Uma forma mecanica de controlar a pressão debitada por um turbo.

Megatron (motor)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Megatron_(motor)

Midpipe

Tubo central do escape, onde em tempos era localizado o catalizador e resonador. Hoje em dia apenas é um tubo ou tem resonador.

MIL

Malfunction Indicator Lamp (CEL) Mais conhecido por luz de injecção, indica uma avaria ou erro no sistema de injecção.

Mod

(modificação) Alterar.

Motor Stirling

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_Stirling

Motor monocilindrico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_monocil%C3%ADndrico

Motor radial

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_radial

Motor VR

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_VR

MPG

Milhas por galão, medida de consumos utilizada no sistema imperial.

Muffler

Escape ou panela final de um sistema de escape. Serve para reduzir ruido.

Multiair

Multiair (ou Uniair) é uma tecnologia patentiada pela Fiat em 2002. É um sistema de actuação das valvulas electro-hydraulico variavel que tas aumentos de potencia e binario ao mesmo tempo que reduz consumos e poluentes. http://en.wikipedia.org/wiki/Multiair


N

N4

Motor V4 utilizado pelo Lancia Fulvia e Fulvia HF. http://en.wikipedia.org/wiki/Lancia_V4_engine

N/A

Naturally Aspirated.  Refer motores sem turbo ou compressor.

NBC

Body Computer Connector. Ficha da centralina principal. Maioritariamente utilizado em carros com CAN bus.

NQS

Ficha do painel de instrumentos. Maioritariamente utilizado em carros com CAN bus.

NRR

Ficha de radio De-Luxe. Maioritariamente utilizado em carros com CAN bus.


O

OBD-II / OBD-2

(on board diagnostics 2) Sistema de diagnostico electronico implementado em veiculos mais recentes.

OE (original equipment)

De origem do veiculo em questão.

OEM (original equipment manufacturer)

Geralmente significa de origem ou vendido pelo fabricante/marca do veiculo.

Off boost

Regime onde o turbo ou compressor ainda não produz pressão positiva na admissão. Geralmente a baixa rotação.

OHC

(Overhead Cam) Motor com arvore de cames a cabeça. http://en.wikipedia.org/wiki/Overhead_camshaft

OHV

(Overhead valve) Valvulas a cabeça. Anteriormente chamado de motor "pushrod" onde a arvore de cames se encontra no bloco do motor. http://en.wikipedia.org/wiki/Overhead_valve

P

PCV

(Positive Crankcase Ventilation) Valvula que regula a respiração do carter.

Perguiça

Jack stand. Nome dado a ferramenta utilizada para suportar o peso do veiculo enquanto se trabalha debaixo do mesmo.

Pulley

Poli

PSI

(Pounds per square inch) Uma medida de pressão de ar normalmente usada no sistema Americano.

Pistão (Piston)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pist%C3%A3o_do_motor

Poluentes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Poluentes

Ponto morto superior

(TDC) Ponto mais alto no percurso do piston.

Ponto morto inferior

(BDC) Ponto mais baixo no percurso do piston.

PSA

Peugeot-Citroën SA

Pushrod



Q


R

Rich

Mistura rica. Demasiado combustivel e pouco ar. AFR abaixo dos 14,7:1

RPM

Rotação por minuto.

RSC

Roll stability control. Sistema que previne capotamentos atraves de sensores e computadores.

RSU

Sensor de impacto lateral. Remote Side Sensing Unit.

RWD

Tracção as rodas traseiras.

S

SAE

 
Sidevalve engine ou Flathead engine

Motor onde as valvulas se encontram no bloco. http://en.wikipedia.org/wiki/Flathead_engine

SOHC

Single Overhead Camshaft. Arvore de cames á cabeça. (Unica, uma)

Selespeed

http://en.wikipedia.org/wiki/Selespeed

S/AFC

Super Air Flow Converter. Uma maneira barata de enganar a centralina a injector mais combustivel. Não muito utilizado devido a ser incerto.

SMIC

(Side Mount Intercooler) Intercooler montado na lateral do motor.

Sonda lambda ou Sensor de oxigenio

Dispositivo que envia um sinal eléctrico à centralina de injecção indicando a presença de oxigénio nos gases de escape, possibilitando o controlo da quantidade de combustível a enviar para o motor. Também por vezes chamado sensor EGO (exhaust gas oxygen). Classificado por narrowband (sonda de óxido de zircónio) que tem um funcionamento não linear e não reflecte a quantidade de oxigenio na mistura, apenas oscila entre mistura rica e pobre. wideband (sonda de titanio) é um semicondutor à base de óxido de titânio que altera a resistência eléctrica em função da concentração de oxigenio existente, é alimentada por uma tensão de 5V e são mais caras que os sensores narrowband. Encontra-se num local de passagem dos gases de escape, geralmente entre o colector de escape e o catalizador, alguns carros recentes tambem possuem uma a seguir ao catalizador para verificar o bom funcionamento do mesmo.

Sobreviragem

(oversteer) Quando um veiculo foge de traseira. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobreviragem

Subviragem

(understeer) Quando um veiculo foge de frente, segue a direito. http://pt.wikipedia.org/wiki/Subviragem

Supertec

http://pt.wikipedia.org/wiki/Supertec


T

Tach

Tachometer. Conta-rotações.

TCS

Traction control system. Controlo de tração atraves de sensores de ABS.

Taxa de compressão

Relação entre o volume existente dentro do cilindro quando o piston se encontra no ponto morto inferior e o volume que sobra quando o piston se encontra no ponto morto superior. Ver compressão estatica e compressão dinamica.

TB

Throttle Body. Corpo de injecção. Corpo de borboleta.

TBE

(Turboback Exhaust) Refer a secção de escape entre o turbo e a ponteira final.

TDC

Ponto morto superior. Ponto mais alto no percurso do piston.

TDI

Turbodiesel Intercooler

TMIC

(Top Mount Intercooler) Intercooler montado por cima do motor.

TPMS

Tire-pressure monitoring system. Sistema que verifica a pressão dos pneumaticos e assim previne capotamentos e outros acidentes devido a pneumaticos com pouca ou muita  pressão.

Trem de valvulas

Consiste em valvulas, martelos/balanceiros, pushrods, pastilhas, impulsores, e a arvore de cames. Existe diferentes modos de actuação de valvulas. http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15715.msg234238#msg234238

Tuning

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuning_de_motores

Turbo

(turbocharger, turbocompressor) http://pt.wikipedia.org/wiki/Turbocompressor

Turbo lag

É o tempo entre pisar o acelarador e o turbo produzir a pressão pretendida.

Turbo Timer

Mantem o carro a trabalhar mesmo depois de se tirar a chave, normalmente utilizado em carros equipados com turbo.

TPS

(Throttle Position Sensor) Sensor que detecta a posição do acelarador. Em carros mais recentes (fly-by-wire) é o proprio pedal.


U

 


V

V6

Motor com 6 cilindros em V.

V8

Motor com 8 cilindros em V.

Vacuo

Pressão negative no collector de admissão.

Valvula

http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A1lvula_(motor)

Valvula de admissão

Valvula que controla o fluxo de gases de admissão.

Valvula de escape

Valvula que controla o fluxo de gases de admissão.

Vapor lock

Bloqueo por vapour, quando combustivel evapora e bloqueia passagens num carburador. Causado por aquecimento do carburador ou tubo de retorno entupido.

Veio de excentricos

(arvore de cames) http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_de_cames

Vela

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vela_de_igni%C3%A7%C3%A3o

VIN

(Vehicle Identification Number) Numero de identificação de chassis.

Volante de motor

(flywheel) Disco pesado fixado numa das extremidades da cambota do motor. Actua como um reservatório de energia suavizando os impulsos provenientes da explosão em cada cilindro. Serve tambem para acoplar a embraiagem.

VVT

Variable valve timing. Comando de distribuição variavel.

VTEC

http://pt.wikipedia.org/wiki/VTEC

VW

Volkswagen

W

W10/W12

Motor em formato W com 10 e 12 cilindros respectivamente.

Wastegate

Valvula na parte de escape de um turbo. Existem dois tipos; Interna-  onde faz parte do turbo (maioria dos turbos pequenos e os de fabrica), e externa- (montada no colector de escape. Abre e fecha atraves de um actuador para manter uma predeterminada pressão e manter o turbo de exceder essa pressão. Wastegates externas podem recircular os gases de volta para o escape (downpipe) ou descarregar para a atmosfera e fazer barulho.

Wastegate Flutter

Fenomeno causado quando a wastegate deixa passar gases de escape quando não se quer. Resulta em menos pressão de admissão e flutuações da mesma.

Wankel

Motor rotativo sem cilindros, ultimamente apenas utilizado pela Mazda no modelo RX8. http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_Wankel

WDC

(wastegate duty cycle) Medido em percentagem de abertura maxima, normalmente aplicavel em carros com controlo electronico da pressão do turbo.

WHP

(Wheel Horsepower) Potencia medidas as rodas.

WTQ

(Wheels Torque) Binario medido as rodas.

WOT

(Wide Open Throttle) Acelarador a fundo, curso maximo do acelarador.


X

Xenon


Y

 

Z

Zetec

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zetec
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« Última modificação: 29 de Novembro, 2009, 19:47:00 por smokeme »

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Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.