Autor Tópico: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos  (Lida 4153 vezes)

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Tiffosi

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Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« em: 10 de Julho, 2014, 16:44:31 »

Pagar mais por combustíveis e energia para ajudar o ambiente


Reintrodução do incentivo ao abate de carros em fim de vida e incentivo à aquisição de bicicletas são outras propostas da Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde

O aumento do preço dos combustíveis e energia, um imposto sobre o transporte aéreo de passageiros e uma taxa sobre os sacos de plástico são algumas das medidas propostas ao Governo pela Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde.

Entre as principais medidas previstas no anteprojeto de reforma que a comissão entregou na quarta-feira ao Governo, e a que a agência Lusa teve acesso, está a tributação do carbono através de «uma reformulação da estrutura do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (IPS), com a criação de uma componente (adicionamento) calculada com base nos fatores de emissão daquele gás e tendo em conta o valor definido pelo legislador para a sua tonelada».

Este adicionamento incide sobre os setores que não estão abrangidos ainda pelo Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE): energia e processos industriais, transportes, gases, resíduos, agricultura, terciário e residencial.

A comissão admite que a tributação do carbono terá «impactos diretos e indiretos, de curto e de longo prazo, em todo o sistema económico, afetando produtores e consumidores».

No caso do consumidor final, o impacto traduz-se «imediatamente num aumento do preço dos produtos energéticos utilizados, proporcional ao conteúdo de carbono de cada produto energético».

A comissão estima que, caso o preço da tonelada de dióxido de carbono se mantenha nos cinco euros, o preço do gasóleo aumente 1,12%, da gasolina 0,96%, do gás natural doméstico 1,40% e do gás engarrafado 0,74%.

A entidade liderada por Jorge Vasconcelos propõe também a introdução de um imposto sobre o transporte aéreo de passageiros, para «compensar a sociedade pelo impacto poluente que lhe é imputável», estimando uma receita fiscal que se situará entre os 35 e os 41 milhões de euros anuais, já que a taxa de imposto é de três euros por cada transação efetuada.

A comissão recomenda ainda a introdução de um imposto sobre sacos de plástico, de 0,10 euros a cada saco sobre o consumidor final, o que poderá trazer uma receita de 35 milhões de euros por ano. Essa receita deverá ser reafetada em 20% para o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade e noutros 20% para a Agência Portuguesa do Ambiente.

A comissão apresenta ainda várias propostas de promoção de veículos elétricos e pretende reintroduzir o incentivo ao abate de carros em fim de vida, com benefícios até 3.500 euros na compra de carros elétricos novos. A revisão do limite de emissão de dióxido de carbono nos táxis, o incentivo à aquisição de bicicletas são outras propostas na área dos transportes.

Os membros da comissão sugerem ainda introduzir mecanismos de incentivo à redução de perdas de água, à reutilização de águas residuais tratadas e reduzir ou agravar o imposto municipal sobre imóveis (IMI), conforme os impactos positivos ou negativos que os edifícios tenham no ambiente.

No documento que acompanha o anteprojeto de reforma, são feitas ainda algumas recomendações para adotar no futuro, como a criação de uma taxa de congestionamento nas grandes cidades e uma taxa municipal de ocupação turística.

Fonte: TVI 24





Luke

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Re: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« Responder #1 em: 10 de Julho, 2014, 16:51:36 »
esta gente é louca!!!!
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Re: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« Responder #2 em: 10 de Julho, 2014, 16:53:24 »

Ainda não incluíram o oxigénio  :lol:





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Re: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« Responder #3 em: 10 de Julho, 2014, 22:55:42 »
As desculpas que servem para justificar mais uns milhões em impostos que o povinho vai pagar...  :smash: :smash:


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Re: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« Responder #4 em: 11 de Julho, 2014, 00:32:55 »
Eu não posso escrever aqui o que me passou pela cabeça para lhes pagar os impostos...
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Re: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« Responder #5 em: 13 de Julho, 2014, 04:20:37 »
Sem impostos para o consumo elétrico e com eventuais benefícios adicionais na compra de automóveis de tração elétrica. Sinto-me com sorte.  :happy:
Work in progress................(...)

hmlopes

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Re: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« Responder #6 em: 13 de Julho, 2014, 21:45:43 »
Boas.

Já discuti algo deste género por aqui no fórum.

A meu ver, mais uma vez os pensadores pecam pela abordagem.

Sei que posso gerar polémica, mas concordo em parte. Acho que os carros devem ser tributados directamente pelas emissões. Discordo de por os carros a pagar IUC do modo como está, pois um carro que faça 5000Km por ano paga o mesmo IUC (circulação falam eles...) que um que faça 20000Km... Todos os combustíveis deviam ter o seu preço derivado da cotação, um ISP fixo entre todos os combustíveis e uma taxa de emissões função das mesmas.

Tenho carro a GPL/Gasolina, mas acho mais equitativo por um ISP igual para todos, ou em função da cotação real do refinado.
Infelizmente o documento que está em consulta prefere manter o ISP, em vez de o ajustar, e acumular ainda mais uma taxa ECO... e continuar a manter os mais poluentes com um enorme benefício (gasóleo).

Ou seja, o GPL iria subir bastante mas continuar como sendo o mais barato e a gasolina iria disputar preço directamente com o gasóleo, ao contrário da palhaçada actual.

Quanto à electricidade, bem vistas as coisas a produção emite mais que o que parece, mas em determinados locais, sendo que muitas vezes a mesma pode ser obtida com recursos endógenos e recursos renováveis. Como tal, e como podemos produzir com o que é nosso, baixamos a importações e promovemos uma mobilidade muito mais limpa. O senão será a tendência de crescimento do preço da energia eléctrica... mas ainda assim está a anos luz do custo de deslocação de um carro de motor de combustão interna.

Cumprimentos.






Luke

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Re: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« Responder #7 em: 13 de Julho, 2014, 22:39:30 »
aqui não está em causa o ajustar por causa do ambiente, está em causa o gerar receitas para o estado!
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Re: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« Responder #8 em: 14 de Julho, 2014, 22:00:28 »
oi.

pelas contas que fizemos na firma se andassemos a entregar toda a documentação com carro de aluguer, sai mais barato do que comprar, por gasolina, pagar impostos, arranjos, revisões, impostos e por aí fora!
nos tempos actuais, carro é luxo e tendo um como o meu é só usar um ano e vai fora; venha outro

Tiffosi

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Re: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« Responder #10 em: 16 de Julho, 2014, 23:07:15 »


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Re: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« Responder #11 em: 17 de Julho, 2014, 18:33:00 »
O afundamento do fundamento.

Vai ser giro os carros a largar alguidares  :lol:





hmlopes

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Re: Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos
« Responder #12 em: 19 de Julho, 2014, 12:27:57 »
A natureza sempre se encarregou de captar o carbono...

O carbono tem um ciclo, que com as florestas se encerra com a captação... o problema é estarmos a retirar do solo o carbono (petróleo) e ao mesmo tempo abater em larga escala florestas.

No entanto, voltando ao tópico, sabemos que é mais um saque, mas de uma vez por todas que se crie um ISP equitativo, nada dos ricos que andam a gasolina no seu 1.0 12v pagarem o ISP dos pobres dos 320d.

Cumprimentos.