F1: Pirelli vai testar em Silverstone pneu-conceito de 18 polegadas
A Pirelli está introduzindo um novo pneu-conceito de 18 polegadas, para mostrar de que maneira a Fórmula 1 pode vislumbrar uma evolução tecnológica no futuro. No entanto, em vez de um projeto abstrato, este é um pneu totalmente funcional, capaz de dar boas voltas de demonstração no circuito de Silverstone, depois da prova deste fim de semana, nas próximas terça-feira e quarta-feira (8-9 de Julho).
O pneu de 18 polegadas é uma ideia que a Pirelli tem sugerido desde que a empresa anunciou a sua volta como fornecedora oficial de pneus para a F1, em 2010. Rodas e pneus maiores refletem as tendências modernas do mercado; e adotá-los nas competições, certamente, resultaria em um aumento da transferência de tecnologia entre os pneus da F1 para os pneus de carros de rua.
A Pirelli decidiu que só levaria esta iniciativa à frente se houvesse um desejo genuíno das equipes, do promotor e de outras partes interessadas neste sentido. Afinal, isso faz parte da filosofia da empresa italiana: ser um parceiro técnico e um patrocinador inteiramente a serviço tanto das equipes quanto do esporte, a fim de beneficiar o espetáculo como um todo.
Estes novos pneus, desenvolvidos e criados por engenheiros da Pirelli como parte da estratégia premium da empresa, servem apenas como um exemplo do que é possível. No entanto, a mesma tecnologia já está em vigor e é empregada para produzir pneus com os mesmos padrões de desempenho e confiabilidade em produtos de aro 13 polegadas. Na verdade, com esse novo conceito de pneu estabelecido desde a base de sua curva de desenvolvimento, as possibilidades são quase ilimitadas. Ou seja, esta mesma tecnologia pode ser aplicada também a pneus de tamanhos ainda maiores no futuro.
O novo pneu de 18 polegadas traz, claro, desafios técnicos para a sua produção, embora tudo isso seja compensado pela sua maior rigidez na banda de rodagem e por uma menor flexibilidade nos “ombros” dos pneus – as paredes laterais. Este trabalho dos pneus é uma parte importante dos sistema de suspensão e amortecimento dos carros da Fórmula 1.
A parede lateral menor também traz, inevitavelmente, uma redução drástica do tamanho dos pneus. Apesar disso, a Pirelli está completamente pronta e preparada para avançar com esse desenvolvimento, desde que isso seja realmente do interesse das equipes. E a prova deste entendimento e destas possibilidades poderá ser vista nos testes que serão realizados na semana que vem, em Silverstone.
A Lotus já está agendada para colocar um dos seus 2014 E22 no circuito de Silverstone na quarta-feira, equipado com os novos pneus conceito Pirelli P Zero de 18 polegadas.
De acordo com o diretor de automobilismo da Pirelli, Paul Hembery, “os pneus de 13 polegadas já não são mais tão bons para uso no dia a dia e, atualmente, até mesmo modelos de entrada de carros usam pneu de 18 polegadas. Enquanto os pneus de 18 polegadas seriam um grande passo para a Fórmula 1, há muitas outras categorias de automobilismo que já utilizam esse tamanho. Portanto, há espaço para ir ainda bem mais longe do que na Fórmula 1 em anos próximos. E como forma de destacar a importância do papel da F1 como um banco de ensaios e estudos para as soluções de mobilidade futuras, acreditamos que seja importante mostrar quão próximos podem ser os pneus de carro de rua e os pneus de competição. E é isso que temos feito, desde sempre, como, por exemplo, quando desenvolvemos os pneus de perfil baixo, na década de 1970, e que hoje são usados normalmente nos carros de rua. No entanto, é importante destacar que este tipo de ação não é algo que estejamos fazendo com pressão, ou por insistência. Quero deixar claro que o nosso papel na Fórmula 1 não é o de instigar mudanças. Pelo contrário! Nossa missão é ajudar tanto equipes quanto pilotos a tirarem o máximo de proveito de seus equipamentos, regulamentos e dos recursos que têm à sua disposição. Cabe a eles, e só a eles, decidir quando e se querem novas mudanças”.
A decisão de demonstrar este pneu conceito em Silverstone foi tomada pela alta cúpula da empresa, a fim de mostrar a reatividade e o know-how técnico da Pirelli.
Maurizio Boiocchi, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, destacou ainda que a “história da Pirelli nas competições começou quando os pneus de corridas tinham uma relevância direta para os de rua; quando o príncipe Borghese pilotou seu Itala para a vitória, na prova Pequim-Paris, disputada em 1907. Mais de 100 anos depois, este é um conceito que nós estamos prontos para adotar novamente. O pneu que você vai ver na próxima semana foi principalmente concebido para demonstrar mais estética do que desempenho. E pela velocidade de nossa capacidade reativa, se for preciso, nós temos condições de colocá-lo em produção em bem poucos meses. Enquanto isso, seguimos ansiosos para ouvir as opiniões de todos sobre o novo pneu, e esperamos que as pessoas gostem de ver na pista algo que é um pouco diferente daquilo que estão habituados”, concluiu.
Fonte: Pirelli