Autor Tópico: Dunlop  (Lida 12086 vezes)

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Tiffosi

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Dunlop
« em: 26 de Abril, 2007, 17:12:13 »
Dunlop tem novos produtos no mercado nacional    

SP Sport GT Maxx GT, e ainda o Dunlop Grandtrek Touring, são duas propostas que a marca britânica de pneus tem à venda entre nós desde o início do mês.  



A Dunlop, um dos primeiros fabricantes mundiais de pneus de altas e ultra-altas condições, introduziu o SP Sport Maxx GT, o novo pneu de condições ultra-altas que oferece uma aderência superior e precisão na direcção, magnifica estabilidade a altas velocidades nas curvas e propriedades extraordinárias durante a condução, combinando todos estes factores com uma percepção excepcional do contacto com o piso. Desenhado tanto para veículos desportivos como para veículos de turismo, o SP Sport Maxx GT é o pneu ideal para piso seco, e proporciona uma magnífica percepção do contacto com o piso maximizando o controlo, resultando numa condução tranquila.

O SP Sport Maxx GT deixa de fora os seus concorrentes no que diz respeito às capacidades de travagem e condução. Ao testar a travagem, a direcção ou a condução, em piso seco ou molhado, demonstrou-se que o SP Sport Maxx GT supera qualquer um. O composto de sílica da Dunlop na banda de rodagem, inspirado na competição reforça as propriedades do pneu sem interferir com a aderência em piso seco. Para além disso, a superfície de contacto mais plana nas zonas exteriores da banda de rodagem proporciona um melhor contacto com o piso especialmente nas curvas.

“Dunlop desenvolve pneus para condutores experientes e entusiastas. Para quem espera uma capacidade excepcional durante a condução, temos agora o novo SP Sport Maxx GT, o melhor pneu do nosso catálogo. Este pneu permite aos condutores superar um pouco os seus limites”, disse Frédéric Schilling, director da marca Dunlop na Europa, Médio Oriente e África. A sofisticada tecnologia Multirradio (MRT) da banda de rodagem da Dunlop, também contribui para uma avançada capacidade de tracção do novo SP Sport Maxx GT.

A MRT permite calcular uma superfície muito precisa da banda de rodagem. Quanto mais preciso for o cálculo da forma da banda de rodagem, mais homogénea será a distribuição da pressão na superfície de contacto. Quanto mais uniforme for a distribuição da pressão, mais superfície do pneu estará em contacto com o piso. Uma maior superfície de contacto, melhora a capacidade de condução em piso seco. A melhor distribuição de pressão facilita também uma transição gradual da condução em recta e nas curvas. As maiores vantagens da MRT vêm-se quando se curva e a altas velocidades quando o pneu actua em condições extremas. A MRT também garante uma percepção precisa do piso o que permite ao condutor reagir mais rapidamente.

Com o passar do tempo garante-se a aderência e a estabilidade, uma exclusiva tecnologia de sobreposição híbrida (possibilitada por materiais de grande solidez e grande resistência ao calor) que limita a deformação do pneu que pode ser provocada por altas velocidades. Os esboços, especialmente optimizados para a banda de rodagem permitiram uma capacidade de direcção inigualável. A sua construção interna é rígida e permite a estabilidade do pneu em esforço, num desafio exigido em alta velocidade. Desde a sua introdução, o pequeno irmão do novo pneu, o SP Sport Maxx GT foi submetido a uma série de testes que tiveram sucesso em todo o mundo, reforçando a posição da Dunlop no segmento de carros de luxo para condução desportiva. Fabricantes de equipamento original destacados de todo o mundo, consideram a Dunlop uma das primeiras opções do ranking. Para além disso, o pneu demonstrou no campeonato alemão de turismo onde a Dunlop é fornecedor exclusivo de pneus, ter grandes capacidades. O SP Sport Maxx GT equipa carros que vão desde o Lamborghini ao Mini, permitindo aos condutores entusiastas utilizar diariamente uma tecnologia de competição.

Medidas disponíveis
235/40Z R18 (95Y) XL
235/35Z R19 ZR XL
245/40Z R18 (97Y) XL
255/40Z R19 ZR XL
255/35Z R18 (94Y) XL
285/35Z R19 ZR
285/35Z R18 (101Y) XL
295/30Z R19 (100Y) XL

Dunlop Grandtrek Touring



Entretanto, e para além do SP Sport Maxx GT, acaba de ser introduzido no mercado o Dunlop Grandtrek Touring, concebido para uma melhor percepção do piso para veículos SUV em todas as condições meteorológicas. Este novo pneu para SUV (Sport Utility Vehicles), foi criado com a Touch Technology da Dunlop para oferecer condições equilibradas em todas as condições, bem como com uma extraordinária adaptação ao piso. Muita estabilidade nas curvas, maior aderência, melhor condução e fácil adaptação ao piso, são características que contribuem para um bom rendimento deste pneu de primeira categoria. O lançamento do Grandtrek Touring A/S comprova o aumento da popularidade que os SUV têm vindo a ter. Utilizando um design e uma tecnologia superior, a equipa da Dunlop criou o acessório mais importante para estes veículos actuais e cada vez mais populares.

Com a sua tecnologia virada para todas as estações do ano, o Grandtrek Touring engloba um conjunto de propriedades que asseguram as melhores prestações. Este pneu apresenta um composto de misturas de polímeros na banda de rodagem, para se conduzir em qualquer condição meteorológica. A combinação dos sulcos cónicos, a inovadora rigidez e o desenho assimétrico da banda de rodagem do Grandtrek Touring, é feita para potenciar ao máximo as imensas possibilidades do pneu durante qualquer condição meteorológica. A rigidez do flanco reforçado controla a distribuição da energia que é normal nos veículos grandes ao contornarem uma curva.

As equipas de engenharia da Dunlop, concentraram-se no desenvolvimento de pneus que tivessem capacidade para transmitir um alto nível de aderência. “Supõem-se que os condutores não só devam sentir mais do que nunca o a estrada e o contacto do pneu com o piso”, disse Frédéric Schilling, Director da marca Dunlop da Europa, Médio Oriente e África. “A Dunlop investe na constante melhoria técnica dos pneus. O parâmetro mais importante para os nossos engenheiros é a qualidade de percepção do piso que os pneus podem proporcionar.”

Na sua qualidade de marca de 1ª categoria, a Dunlop optimiza todas as prestações chave dos pneus, tendo em consideração a percepção do contacto com o piso. “O novo Grandtrek Touring foi desenhado para satisfazer as especiais necessidades dos consumidores dos SUV. As pessoas que possuem um SUV pesado, desejam poder confiar no seu carro em qualquer situação e em todas as condições meteorológicas sem perder o prazer de conduzir”, disse Frédéric Schilling. O Grandtrek Touring é composto por um equipamento original no SUV de luxo de fabricantes de automóveis como a BMW, a Audi e a Mercedes.

O Grandtrek Touring é comercializado em diversas medidas:
235/60 R16 100 H
215/65 R16 98 H
255/65 R16 109 H
225/70 R16 103 H
235/70 R16 106 H
245/70 R16 107 H
265/70 R16 112 H
275/70 R16 114 H
225/55 R17 97 V
225/65 R17 102 H
255/55 R18 109 V

Refira-se, a propósito da Dunlop, que estamos perante um dos primeiros fabricantes do mundo de pneus de altas e ultra-altas prestações, com um enorme historial de triunfos em competições desportivas. A vasta experiência da Dunlop em competição traduz-se em tecnologias inovadoras de pneus desenhados para uma condução diária. Tendo sempre como objectivo aumentar o prazer de conduzir, a Dunlop oferece a todo o tipo de condutores as condições e a duração que as últimas tecnologias de pneus tornam possíveis, entre elas a tecnologia RunOnFlat, que equipa veículos galardoados como as séries 1 e 5 da BMW. Muitos dos principais fabricantes de veículos do mundo equipam-nos com pneus da Dunlop; entre eles, desportivos do segmento superior como a Alfa Romeo, AMG, Audi, Bentley, BMW, Jaguar, Lexus, Mercedes-Benz, Porsche e TVR.

Fonte: LusoMotores





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Dunlop
« Responder #1 em: 27 de Abril, 2007, 01:59:09 »
so tem medidas enormes.
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Recuperaçao do Bolide

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Dunlop
« Responder #2 em: 17 de Outubro, 2007, 16:54:15 »
Queres ser piloto Dunlop?

Inscrições abertas até dia 22 de Outubro

O projecto da marca Dunlop “Quero ser piloto Dunlop”, chega a Portugal, depois de quatro anos de sucesso na vizinha Espanha. Trata-se de uma iniciativa que vai permitir a 10 candidatos mostrarem o seu talento, perante pilotos consagrados para integrarem uma das equipas (num total de 4 pilotos) que vai estar presente nos “1000 kms Hyundai”, que terão lugar, a 15 de Dezembro, no traçado de Jarama, nos arredores de Madrid.

A primeira fase da selecção já em andamento e até 22 de Outubro, resposta a um questionário através do site, onde os candidatos têm de mostrar os seus conhecimentos dos regulamentos de mecânica e de comportamento em pista, o sucesso foi imediato como o demonstram as mais de 1.500 inscrições registadas até agora, a exemplo do que sucedeu em Espanha, em Portugal também assim está a acontecer na primeira fase. É com ansiedade que aguardam pela próxima terça-feira, dia 23 de Outubro, data em que serão divulgados os nomes dos 10 concorrentes que terão a oportunidade de passar a fase seguinte, a selecção em pista.

A escolha dos pilotos, que estarão em acção na corrida, será feita no dia 7 de Novembro, data em que os 10 escolhidos portugueses e os 30 espanhóis terão oportunidade de, em Jarama, mostrarem os seus dotes de condução perante um júri de reconhecida competência que determinará aqueles que vão ter a oportunidade de sentir toda a adrenalina que a presença numa competição automóvel sempre acarreta.

É que só após a superação das provas teóricas é que os melhores classificados terão oportunidade de passar para os comandos dos carros da Equipa Dunlop QSP, para então demonstrarem as suas capacidades de condução, que serão determinantes na escolha daqueles que serão os “Pilotos Dunlop”, em cada uma das disciplinas.

O projecto “Quero ser piloto Dunlop”, que mais tarde poderá ser extensível a outras disciplinas dos desportos motorizados, representa uma mais valia para o desporto automóvel nacional proporcionado pela Dunlop, uma vez que vai permitir o aparecimento de novos pilotos, que poderão ouvir os conselhos e seguir os passos de Pedro Couceiro e Manuel Gião, os “padrinhos” da iniciativa em Portugal, e que utilizam pneus da marca no Campeonato GT de Espanha.

Em Espanha, onde a iniciativa surgiu em 2003, o sucesso foi de tal ordem que o número de interessados ultrapassou os 20.000, havendo mesmo uma comunidade Dunlop à volta do programa “Quero ser piloto”, o que levou a que, ao longo destes quatro anos, o investimento cresce-se de forma exponencial, estando já disponível na modalidade de 4x4 e moto, como consequência da inscrição de milhares de interessados que o fizeram com a esperança de conseguirem, um dia, concretizar o sonho de serem pilotos de competição.

O site www.queroserpiloto.com é o local de eleição para ficar a saber tudo sobre esta iniciativa, mas quer ser mais do que um mero ponto de inscrição e selecção e, aos poucos tem-se transformado num ponto de encontro dos apaixonados da competição.

No “site” é possível descarregar, gratuitamente, protectores de ecrã e fundos de ecrã com as mais espectaculares fotografias da competição e ficar a saber, dia a dia, as notícias mais importantes das competições nacionais e internacionais.

A escolha do “Piloto Dunlop” está cada vez mais perto, com o eleito a dar o primeiro passo para abrir a porta do sonho.

Fonte: Motores
« Última modificação: 17 de Outubro, 2007, 16:55:19 por Tiffosi »





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Dunlop
« Responder #3 em: 19 de Março, 2008, 20:30:41 »
Dunlop Sport Maxx TT

Tecnologia Kevlar®

O Kevlar® da DuPont™, uma das fibras sintéticas mais revolucionárias do mundo, é também utilizado em todo o apex do novo pneu SP Sport Maxx TT da Dunlop – uma inovação na tecnologia dos pneus.

Sicília, Itália, 12 de Março de 2008 – A utilização do elastómero sintético (EE) Kevlar® da DuPont™ em todo o apex do novo pneu SP Sport Maxx TT da Dunlop representa um avanço na tecnologia dos pneus. O EE Kevlar® é uma pré-dispersão sintética de fibras para-aramidas que é extremamente resistente ao processamento, ao desgaste e às mudanças de temperatura.

Adicionar o EE Kevlar® ao composto do apex cria um flanco mais rijo, que é, por conseguinte, mais resistente à torção e à compressão e que melhora significativamente o comportamento dinâmico, especificamente a altas temperaturas, típicas de um pneu em movimento. Estas características proporcionam uma maior estabilidade nas curvas, para além de uma melhor resposta da estrada e uma condução mais precisa. O apex faz parte do flanco do pneu e está localizado radialmente para fora do talão do pneu.

O que é o Kevlar®

O Kevlar® da DuPont™ é uma ‘aramida’, um termo inventado como abreviatura de poliamida aromática. A composição química precisa do Kevlar® é poli-para-fenileno tereftalamida, mais conhecida como para-aramida.

As aramidas pertencem à família dos nylons. Os nylons comuns geralmente não têm propriedades estruturais optimizadas, por isso a diferença da para-aramida é vital. O anel de aramida confere estabilidade térmica ao Kevlar, enquanto que a estrutura lhe dá força e módulo.

O Kevlar® da DuPont™ é portanto uma fibra para-aramida que é feita em diferentes formas, cada uma adequada a um conjunto específico de consumidores e aplicações industriais. A DuPont disponibiliza Kevlar® na forma de fibra cortada que pode ser convertida em fios ou tecido, fio de filamentos contínuos, folhas e polpa fibrilada.

O EE Kevlar®, que é utilizado no Sport Maxx TT da Dunlop, é uma forma pré-dispersa de polpa de Kevlar®. As polpas de Kevlar® são fibras cortadas altamente fibriladas que podem ser utilizadas como aditivos especializados para melhorar a performance e oferecer um excelente reforço e controlo da viscosidade sob tensão.

Quem inventou o Kevlar®?

O que começou como a experiência de uma mulher para descobrir polímeros num laboratório de pesquisa da DuPont em 1950, evoluiu desde então para se tornar no Kevlar® – uma das mais importantes fibras orgânicas sintéticas alguma vez inventadas. Cinco vezes mais forte do que o mesmo peso de aço, o Kevlar® é utilizado de diversas formas numa miríade de aplicações, desde coletes à prova de bala a cabos subaquáticos, pára-quedas, veículos espaciais e, com o lançamento do SP Sport Maxx TT da Dunlop, também pela primeira vez, em todo o apex de um pneu.

Acerca da Dunlop

A Dunlop é um dos fabricantes de pneus líder a nível mundial de pneus de Alta Performance com um currículo impressionante no que diz respeito aos êxitos no desporto motorizado. A vasta experiência da Dunlop na competição permitiu desenvolver tecnologias inovadoras para pneus para uma utilização diária.

Procurando constantemente maximizar o prazer da condução, a Dunlop oferece, a todos os tipos de condutores, o desempenho e a durabilidade das mais recentes tecnologias de pneus, incluindo os pneus com tecnologia RunOnFlat, que equipa os veículos premiados como os Mini, os BWM das séries um, três e cinco e o X5.

Muitos dos fabricantes de carros líderes a nível mundial, incluindo Alfa Romeo, AMG, Audi, Bentley, BMW, Jaguar, Lexus, Mercedes-Benz e Porsche, montam de série pneus Dunlop.

Para obter mais informações sobre a Dunlop, visite www.dunlop-tires.com e www.dunlop.pt

Fonte: Velocidade Online Co





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Dunlop
« Responder #4 em: 19 de Março, 2008, 20:36:26 »
Dunlop celebra 120 anos

As ideias simples podem mudar o mundo. O que começou de forma humilde em 1888 como o desejo de um homem de dar ao seu filho um triciclo confortável,

Convertendo os seus pneus de borracha sólida em pneus rudimentares amortecidos por ar, seria o primeiro passo na criação de uma das principais marcas de pneus do mundo, como foi provado pelos 120 anos seguintes. O cirurgião veterinário John Boyd Dunlop mal podia imaginar nessa altura que os seus pneus para triciclo improvisados marcariam o início de uma sucessão de inovações, sucessos nas corridas e “primeiros lugares” mundiais e que em 2008 a empresa orgulhar-se-ia de ter uma reputação duradoira como uma das principais marcas de pneus.

Dunlop – a garantir o prazer da condução ao longo dos tempos

A história da Dunlop é rica em inovações importantes que melhoraram a experiência de condução para todos na estrada. Se a descoberta do fenómeno do aquaplaning, a invenção de pneus com segurança activa e a apresentação da tecnologia 3S se destacaram como pontos altos, a Dunlop orgulha-se de inúmeros outros sucessos durante os 120 da sua história.

• 1902 – A vitória em Paris-Viena dá à Dunlop o gosto pelas corridas
A vitória da corrida Paris-Viena em 1902 despertou na Dunlop o gosto pelo sucesso nos desportos motorizados e na década de 1920 a empresa já produzia pneus capazes de ir a velocidades superiores a 300 kmh.
• 1923 – A Dunlop celebra a sua primeira vitória no Grande Prémio
• 1924 – A primeira vitória da Dunlop e da Bentley em Le Mans
Esta parceria dominou a década - ganhando também em 1927, 1928, 1929 e 1930.
• 1927 – o primeiro recorde de velocidade em terra da Dunlop
Em 1927 a Dunlop ajuda Henry Segrave a estabelecer o recorde da velocidade em terra de 203 mph 327 kmh.
• 1935 – A Dunlop ajuda a estabelecer outro recorde de velocidade em terra
Os pneus da Dunlop garantem o recorde de velocidade em terra de Sir Malcolm Campbell em 1935 de 301 mph 484 kmh no Bluebird.
• 1938 – O Railton Mobil Special é equipado com os pneus Dunlop
O Railton Mobil Special, concebido por Reid Railton e equipado com pneus Dunlop, arrasa o recorde mundial de velocidade em terra.
• 1947 – Os pneus da Dunlop são bem-sucedidos a 403 mph 648 kmh
O Railton Mobil Special entra novamente para o livro dos recordes, quando o condutor John Cobb se torna o primeiro homem a quebrar a barreira dos 400 mph em terra atingindo os 403 mph e estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade média de 394 mph 634 kmh.
• Nos anos 1950s – Os pneus Dunlop conseguem 66 vitórias na Fórmula 1
Durante a idade de ouro dos desportos motorizados, os pneus da Dunlop alcançam sessenta e seis vitórias na Fórmula 1 com oito campeões do mundo.
• 1964 – O inovador pneu da Dunlop que é o primeiro a ajudar a prevenir o aquaplaning
O técnico da Dunlop, Tom French, patenteou uma descoberta inovadora no desenho do piso do pneu. O pneu radial SP 41 da Dunlop ofereceu aos condutores protecção contra o aquaplaning ao incluir um sistema de micro-ranhuras que absorviam a água da superfície como uma esponja para expeli-la posteriormente.
• 1972 – A Dunlop desenvolve o primeiro pneu da série 60 com cintas de aço
• 1973 – A Dunlop cria o primeiro pneudo mundo com segurança activa’
A Dunlop cria o Denovo - o primeiro pneu do mundo com segurança activa’ - proporcionando aos condutores um controlo em distâncias longas e em alta velocidade, mesmo após furos ou rebentamentos.
• 1994 – O pneu com cinta de construção ultraleve da Dunlop é uma inovação a nível mundial
A Dunlop apresenta o primeiro pneu com cinta de construção ultraleve. Este reduz o peso do veículo cerca de 12 kg. Desenvolvimento do Sistema de mobilidade instantânea (IMS) como substituto para a roda sobresselente - em caso de furo, é injectado um composto de látex no pneu para o isolar.
• 2002: A Dunlop ganha o 100º Grande Prémio de Motociclismo 250 cc consecutivo
Os pilotos da Dunlop venceram mais de 50 de todos os 2321 Grandes Prémios realizados, conquistando 105 títulos de Campeonatos de Mundo ao longo da história.
• 2008: Le Mans – 85 anos de vitórias da Dunlop
Le Mans é a corrida mais antiga, mais dura e mais longa do mundo. No total, 34 das 71 corridas das 24h de Le Mans foram ganhas com pneus Dunlop - mais do que qualquer outra empresa de pneus.

Nos últimos 120 anos, as impressionantes inovações da Dunlop e os registos das corridas desportivas garantiram que a empresa continuasse a beneficiar de uma excelente reputação entre os apaixonados de automóveis e motociclos de alta performance em todo o mundo. A força impulsionadora do seu começo humilde e do seu sucesso contínuo - o espírito pioneiro e empresarial do fundador da Dunlop - continua a ser o espírito característico da Dunlop. O objectivo da empresa contínua a ser produzir constantemente produtos superiores para melhorar a performance dos veículos e a experiência de condução dos condutores. Por conseguinte, a Dunlop espera oferecer aos apaixonados da condução outros 120 anos de prazer de condução.

Acerca da Dunlop

A Dunlop é um dos fabricantes de pneus líder a nível mundial de pneus de Alta Performance com um currículo impressionante no que diz respeito aos êxitos no desporto motorizado. A vasta experiência da Dunlop na competição permitiu desenvolver tecnologias inovadoras para pneus para uma utilização diária. Procuramos constantemente maximizar o prazer da condução, a Dunlop oferece, a todos os tipos de condutores, o desempenho e a durabilidade das mais recentes tecnologias de pneus, incluindo os pneus com tecnologia RunOnFlat, que equipa os veículos premiados como os BWM das séries um, três e cinco e o X5.

Muitos dos fabricantes de carros líderes a nível mundial, incluindo Alfa Romeo, AMG, Audi, Bentley, BMW, Jaguar, Lexus, Mercedes-Benz e Porsche, montam de série pneus Dunlop.

Fonte: Velocidade Online Co





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Dunlop
« Responder #5 em: 20 de Abril, 2008, 04:59:03 »
ARAMIDAS
 As Aramidas são fibras sintéticas muito fortes e resistentes ao calor.
São usadas em aplicações militares e aeroespaciais, de balística, em armaduras corporais e em coletes à prova de bala. São as substitutas naturais do amianto, que é muito prejudicial para a saúde humana. O nome é uma forma abreviada de "poliamidas aromáticas". São fibras em que a cadeia molecular é altamente orientada ao longo do eixo da fibra, pelo que a força das ligações químicas pode ser explorada.

Um pouco de História
As Poliamidas aromáticas foram introduzidas pela primeira vez em aplicações comerciais no início dos anos 1960, com uma meta-aramida produzida pela DuPont com o nome “Nomex”. Esta caracteriza-se pela sua excelente resistência ao calor, uma vez que não derrete, nem inflama em níveis normais de oxigénio. É amplamente utilizada na produção de vestuário protector, filtragem de ar, isolamento térmico e eléctrico, bem como um substituto do amianto.
Com base em pesquisas anteriores da Bayer e da Monsanto, uma para-aramida com muito maior tenacidade e módulo elástico também foi desenvolvida na década de 1960 e 1970 pela DuPont e pela Akzo Nobel, beneficiando ambas dos seus conhecimentos de processamento de poliéster, Nylon e Rayon.
Após um grande trabalho de Stephanie Kwolek em 1961 na DuPont, esta firma foi a primeira a introduzir uma para-aramida com o nome Kevlar em 1973.
Uma fibra semelhante chamada Twaron com aproximadamente a mesma estrutura química foi introduzida pela Akzo em 1978. Devido às patentes anteriores sobre o processo de produção, a DuPont e a Akzo mantiveram uma guerra na década de 1980. A Twaron é actualmente detida pela empresa Teijin.
As Para-Aramidas são utilizadas em muitas aplicações “High-Tech”, como aplicações aeroespaciais, militares, de balística, em armaduras corporais e em coletes à prova de bala.
Definição de fibra de Aramida para a “Federal Trade Commission” dos EUA:
Fibra manufacturada cuja substância componente é formada por que a uma longa cadeia de poliamida sintética, em que pelo menos 85% das ligações amida, (-CO-NH-) estão ligadas directamente a dois anéis aromáticos.


Produção
A produção de para-aramidas ronda actualmente 55.000 toneladas/ano, sendo que tem vindo a subir entre 5 a 10% de ano para ano.

Preparação do polímero:
 
As Aramidas geralmente são preparadas pela reacção entre um grupo amina e um ácido carboxílico.
Um homo-polímero simples AB, pode ser erepresentado por:
nNH2-Ar-COCl → -(NH-Ar-CO)n- + nHCl
As Aramidas mais conhecidas (Nomex, Kevlar e Twaron) são polímeros AABB.
O Nomex ou o Teijinconex contêm predominantemente a meta-ligação e são poli-metafenileno isoftalamidas (MPIA).
O Kevlar e o Twaron são ambos de p-fenileno tereftalamidas (PPTA), a forma mais simples de para-poliaramida AABB.
PPTA é um produto de p-fenileno diamina (PPD) e Dicloreto Tereftálico (TDC ou TCl).
A Produção de PPTA baseia-se num co-solvente, com uma componente iónica (cloreto de cálcio (CaCl2)) a ocupar as pontes de hidrogénio dos grupos amida, e uma componente orgânica (N-metil pirrolidona (NMP)) para dissolver o polímero aromático.
Antes da invenção deste processo por Leo Vollbracht, que trabalhou na empresa química holandesa Akzo, nenhum meio prático de dissolver o polímero era conhecido. A utilização deste sistema levou a uma guerra entre a Akzo e a DuPont.

“Fiação”
Após a produção do polímero, a fibra de aramida é produzida fiando o polímero numa solução líquida, numa mistura química, produzindo uma fibra sólida.
O solvente do polímero para a fiação de PPTA é geralmente o ácido sulfúrico (H2SO4) 100% livre de água.
A aparência da aramida pode ser em Fibra, em Fibra Cortada, em Pó ou Pasta.
 

Características da fibra de Aramida:
As aramidas partilham um alto grau de orientação com outras fibras como as de Polietileno Ultra Resistente de Elevado Peso Molecular, uma característica que domina as suas propriedades.
Gerais:
•   boa resistência à abrasão e aos solventes orgânicos
•   não condutora
•   sem ponto de fusão, a degradação só começa a 500°C
•   baixa Inflamabilidade
•   boa integridade dos tecidos a temperaturas elevadas
•   sensivel a ácidos, sais e radiações UV
Para-aramidas:
•   as fibras de para-aramida como o Kevlar, garantem elevadas propriedades de resistência a peso, força e alongamento.
•   alto módulo de Young
•   alta tenacidade
•   baixa fluência
•   baixo alongamento à rotura (~3.5%)
•   excelente Estabilidade Dimensional
•   difícil de tingir, normalmente usam-se soluções tingidas
O Kevlar (marca registada) é uma fibra sintética (para-aramida bastante forte e leve), estando relacionada com outras Aramidas como o Nomex e a Technora.
Desenvolvido na DuPont em 1965 por Stephanie Kwolek e por Herbert Blades, foi usada comercialmente pela primeira vez no início dos anos 70.
Normalmente é fiado em cordas ou em folhas de tecido que podem ser utilizadas como tal ou como componente de materiais compósitos.
A sua fórmula básica é: (-CO-C6H4-CO-NH-C6H4-NH-)n; “n” vezes, teremos a formação do polímero “Kevlar”.

 

Actualmente o Kevlar tem muitas aplicações, que desde os pneus de bicicleta ou velas para barcos de competição, até ás armaduras corporais e coletes anti-bala; devido à sua famosa elevada relação peso/resistência, de onde nasceu a célebre frase: "... 5 vezes mais forte do que o aço para um peso idêntico..."
Uma fibra similar chamada Twaron, com sensivelmente a mesma estrutura química, foi introduzida em 1978 pela Akzo, e agora é produzida pela Teijin.

Propriedades
Ao fiar o Kevlar, a fibra resultantes tem grande resistência à tracção (cerca de 3000 MPa), a densidade relativa é de 1,44, e não oxida. Quando é usado como um material tecido, é adequado para amarras e outros objectos para aplicações subaquáticas.

Existem 5 tipos de Kevlar, de onde se destacam 3:
- Kevlar;
- Kevlar 29;
- Kevlar 49.
Tipicamente, o Kevlar é usado como reforço de pneus e de artigos mecânicos em borracha.
O Kevlar 29 é aplicado industrialmente em cabos, em substituição do amianto, em revestimentos de travões e em armaduras corporais e coletes anti-bala. É5 vezes mais resistente a impactos que o aço convencional; 10 vezes mais que o alumínio e com uma densidade de cerca de metade daquela encontrada na fibra de vidro habitual; não se funde e pode ser usado sem degradação a temperaturas que vão até níveis insuportáveis pelo corpo humano; não incandesce; sendo uma fibra flexível, tornou-se passível de ser costurada e inserida em vestes comuns.
Apesar de poder ser considerado 100% eficaz na protecção a projécteis, dependendo do nível utilizado em relação aos calibres previstos, o Kevlar apresenta apenas cerca de 90% de protecção quando é atingido por objectos perfuro-contundentes, tais como lâminas do tipo estilete, adagas, picadores de gelo, pontas de flechas de competição, etc.
O Kevlar 49 apresenta a maior resistência à tracção de todas as aramidas, e é utilizado em reforços plásticos dos cascos de barcos, aviões e bicicletas.
Os raios UV solares degradam e decompõe o Kevlar, logo raramente é utilizado no exterior sem que tenha protecção contra a luz solar.

Síntese do Polímero
É sintetizado a partir dos monómeros 1,4 - fenileno-diamina (para-fenilenodiamina) e cloreto tereftálico, numa reacção de condensação, produzindo também ácido clorídrico.
O resultado é um líquido cristalino com um comportamento mecânico e uma estrutura que orientam as cadeias de polímero na direcção da fibra.
 
Primeiro utilizava-se como solvente de polimerização a Hexametilfosforamida (HMPA), mas testes de toxicologia demonstraram que provocou tumores no nariz de ratos, de modo que a DuPont a substituiu por uma N-metil-pirolidona e por cloreto de cálcio.

Propriedades Químicas
As Fibras de Kevlar consistem em longas cadeias moleculares produzidas a partir PPTA, poli(parafenileno tereftalamida).
Existem muitas ligações internas na cadeia que tornam o material extremamente forte. O Kevlar deve parte da sua alta resistência, as pontes de hidrogénio inter-moleculares, que formam autênticos laços entre os grupos carbonilo e os protões, na vizinhança das cadeias de polímero, e os parciais “Pi” do “amontoado” de Anéis Aromáticos.
 
Estas interacções têm maior influência sobre o Kevlar do que as interacções de “Van der Waals” ou o próprio comprimento da cadeia, que costumam influenciar as propriedades dos polímeros sintéticos e de outras fibras, tais como a Dyneema.
A presença de sais e de outras impurezas, especialmente cálcio, pode interferir com as tais interacções, pelo que prudentemente se evita a sua inclusão na produção.
O Kevlar possui uma estrutura relativamente rígida de moléculas que tendem a formar na sua maioria folhas planas, um pouco como a proteína da seda.

Propriedades Térmicas
Para um polímero, o Kevlar tem muito boa resistência a altas temperaturas, e mantém a sua força e resistência quando descemos até temperaturas criogénicas (-196°C); na verdade, até é ligeiramente mais forte a baixas temperaturas.
A temperaturas mais elevadas a resistência à tracção é imediatamente reduzida em cerca de 10 a 20%, e após algumas horas vai descendo progressivamente. Por exemplo, a 160°C temos cerca de 10% de redução após 500 horas; mas a 260°C já temos 50% de redução após 70 horas.
A 450°C, o Kevlar sublima.

Aplicações
Este “mundo” das aplicações das Aramidas, foi o que mais me fascinou nestas fibras, pois hoje em dia estão omnipresentes na nossa vida; e logo nas áreas mais avançadas da Técnica e Engenharia.
O Kevlar é muito conhecido como um componente de coletes anti-bala.
As forças militares Americanas utilizam-no desde os anos 80 como um componente chave das suas peças de vestuário e capacetes.
Nas aplicações civis temos por exemplo roupas reforçadas para motociclistas, para os proteger contra as lesões por abrasão ou os cintos de segurança.
No mundo do material desportivo, o Kevlar aparece muitas vezes como parte de um material composto, utilizado na produção de raquetes de ténis, badmington e Squash; varas; bem como em canoas. É também usado como revestimento interior de alguns pneus de bicicletas para evitar furos, e devido à sua excelente resistência térmica, é usado até em mechas para performances artísticas envolvendo fogo.

Alguns exemplos:
•   Amianto (veio substituir este em muitas aplicações)
•   Vestuário resistente ás chamas
•   Vestuário e capacetes protectores de calor
 
•   Armaduras corporais e coletes à Prova de Bala, que competem com produtos baseados na fibra de PE como a Dyneema e a Spectra
•   Vestuário para Forças de Segurança e Exércitos
•   Vestuário para Guardas Prisionais (anti armas artesanais cortantes)
•   Vestuário anti objectos cortantes e perfurantes
•   Coletes à Prova de Bala
 
•   Botas anti minas
•   Capacetes
 
•   Luvas
•   Luvas “Ove Glove” (permitem manusear materiais até 282ºC)
 
•   Veículos Militares Blindados e anti bomba
•   Materiais compósitos
•   Compósitos para turbinas eólicas
•   Compósitos para estruturas de construção civil
•   Compósitos para todo o tipo de embarcações, principalmente ao nível do casco, que se torna assim muito leve, logo o barco mais veloz.
•   Filtros de ar quente
•   Canos termoplásticos reforçados
•   Pipelines para petróleo
•   Betão armado reforçado por fibras
•   Cabos para elevadores
•   Reforços para estruturas de pontes
•   Cabos Ultra resistentes para pontes
•   Cabos Aéreos dieléctricos auto-suficientes
•   Fitas protectoras de cabos eléctricos (anti balísticas)
•   Fios bloqueadores de água (protecção de cabos eléctricos)
•   Cabos Industriais
 
•   Diversas aplicações náuticas
•   Velas Náuticas e outros componentes de navios
•   Cordas de Salvamento marítimo
•   Estruturas de salvamento aquático feitas com cordas
•   Plataformas Aquáticas
•   Mangueiras Umbilicais
•   Barreiras anti gelo
•   Linhas de Pesca
 
•   Componentes de Aviões e veículos Espaciais
 
•   Cabines Aeronáuticas “favo de mel”
•   Pavimentos e Interiores de Aeronaves
•   Portas hidráulicas de Aeronaves
•   Asas de Aeronaves
•   Superfícies de controlo de Aeronaves
•   Diversas peças e protecções de motores
•   Fuselagens
•   Pneus de Aviões
•   Laminas para Rotores de Helicóptero
•   Pneus e artigos de borracha reforçados
 
•   Diversos cabos para Automóveis
•   Cintos de Segurança
•   Travões e embraiagens
•   Filtros de Ar de alto rendimento
 
•   Tubagens Automóveis (Turbos e radiadores)
•   Guarnições Automóveis
•   Compósitos para carroçarias e carenagens
•   Veículos Blindados
•   Vestuário Protector de Motociclistas e Pilotos
•   Botas e luvas de Motociclista
•   Capacetes de Motociclista
 
•   Pneus de Mota
•   Travões de Mota
•   Carenagens de Mota
•   Equipamentos para Montanhismo
•   Pranchas de Surf, Snowboard e Skates
•   Tacos e Luvas de Basebol
•   Sticks de Hockey (caso partam não ferem os atletas)
 
•   Máscaras para Guarda-redes de Hockey
•   Esquis
•   Botas e luvas de esquiar
•   Cordas para raquetes de ténis, squash e badmington
 
•   Cascos de Canoas e Kayaks
•   Cabos componentes de Fibras Ópticas (normalmente da parte externa)
•   Cabos para Computadores
•   Cabos para Telemóveis
•   Cabos USB
•   Cabos para auscultadores de mp3
•   Cabos ultra finos para equipamentos electrónicos
•   Componentes de Instrumentos musicais, como cabeças de tambor, colunas, woofers
 
•   Reforços de matrizes termoplásticas
•   Reforços de revestimentos têxteis
•   Reforço de botijas de oxigénio e outros gases
•   Linhas de Costura Especiais
•   Pulseiras para relógios
 
•   Cabos protectores domésticos “Fiber to the home” (FTTH)
•   Colchões domésticos anti fogo
 
•   Vestuário canino anti mordeduras
•   Mechas para performances artísticas envolvendo fogo
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
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Punto GT3
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Dunlop
« Responder #6 em: 22 de Abril, 2009, 19:54:00 »
Dunlop cria concurso Dunlop Art Car

A Dunlop criou o Dunlop Art Car, um concurso que dá a oportunidade a designers amadores para desenhar a nova pintura do carro da marca para as Le Mans Series

A Dunlop acaba de criar o concurso Dunlop Art Car, que dá a oportunidade a designers amadores de criar o próximo carro de corrida Dunlop para o campeonato Le Mans.

O vencedor vai ver o seu design realizado no Ferrari F430 GT, que vai participar nas 24 horas de Le Mans e na restante temporada de 2009 do Le Mans Series. A competição está aberta a participantes da Alemanha, Espanha, França, Portugal e Reino Unido.

O concurso consiste em três etapas. A primeira é a nível nacional, com início a 14 de Abril de 2009, durante 24 dias, até 7 de Maio. Da primeira fase vão sair os quatro melhores designs de cada país, dos quais três são seleccionados por um júri especializado e o outro é o preferido do público, por votação on-line. Os quatro melhores designs passam para a semi-final pan-europeia, que constitui a segunda etapa. O público europeu escolhe o seu preferido entre os 20 designs nomeados pelos cinco mercados participantes. Os outros três são seleccionados por um júri pan-europeu especializado. Na terceira e última etapa, os quatro finalistas vão ser convidados VIP da Dunlop Motorsport para assistir às 24 Horas de Le Mans, onde vão saber qual o design vencedor.

Os participantes devem visitar www.dunlop.pt e descarregar os modelos do design, logótipos e informação para o Concurso Dunlop Art Car de 2009 (apenas os residentes dos países participantes podem entrar no concurso). O design final precisa depois ser carregado para o site dentro de 24 dias, a partir do início do concurso, bem como o argumento para defender o trabalho.

Fonte: Auto Motor





Virtua

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Re:Dunlop
« Responder #7 em: 28 de Abril, 2009, 16:37:05 »
já passou mais de metade do prazo mas eu vou participar! pode ser que consiga meter um "plug" ao Fiatistas! :P
Não sou um completo inútil, pelo menos sirvo de mau exemplo... ;)

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Re:Dunlop
« Responder #8 em: 28 de Abril, 2009, 18:22:49 »
Forza :lol:





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Re:Dunlop
« Responder #9 em: 02 de Junho, 2009, 22:02:34 »
O dunlop NOVUS, que passou à meia-final europeia, é meu :rolleyes:
convido todos a classificarem o melhor.
500>124>127>UnoI>UNOII>2 PuntoI>Cinquecento>PuntoII

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Re:Dunlop
« Responder #10 em: 03 de Junho, 2009, 16:27:43 »
Parabéns  ^_^





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Re:Dunlop
« Responder #11 em: 06 de Junho, 2009, 15:54:44 »
O dunlop NOVUS, que passou à meia-final europeia, é meu :rolleyes:
convido todos a classificarem o melhor.

E onde se vota? Nao consigo abrir o site

Boas curvas
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Re:Dunlop
« Responder #12 em: 08 de Junho, 2009, 13:58:13 »





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Re:Dunlop
« Responder #13 em: 08 de Junho, 2009, 23:41:18 »
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Dunlop
« Responder #14 em: 23 de Junho, 2010, 17:08:36 »
Dunlop lança pneu de Verão para citadinos

A Dunlop anunciou o lançamento em Portugal de um novo pneu de Verão para os modelos citadinos, denominado SP StreetResponse. Os preços iniciam-se nos 47,91 euros

A Dunlop lançou em Portugal um pneu de Verão. Apelidado SP StreetResponse, foi desenvolvido para oferecer maior tracção em piso seco, sem comprometer o desempenho em piso molhado, aos automóveis do segmento dos citadinos. Este pneu estreia a tecnologia Touch Technology no segmento dos pneus padrão. Esta tecnologia combina os sistemas Multi Radius Tread Technology, com um um perfil de banda de rodagem mais raso e um design assimétrico, para melhor feedback na estrada, precisão e estabilidade nas curvas, assim como tracção melhorada em superfícies secas.

O novo SP StreetResponse vai estar disponível numa ampla gama de tamanhos, sendo proposto por preços que se iniciam nos 47,91 euros, variando de acordo com as medidas.

Fonte: Auto Motor