Autor Tópico: Fiat 850 Sport Coupe  (Lida 134892 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #165 em: 08 de Janeiro, 2013, 22:49:36 »
O motor do 1000OT é da mesma família do original, mas tendo esse motor era de o montar completo.. Agora se esse carro é realmente um Abarth 1000 OT é muito provavelmente um dos achados do século, para além de ser um pecado ser desfeito às peças.. há um senhor lá para os lados da bélgica que dá bom dinheiro por meninos desses..

Quanto à bomba de óleo não sei de haverem diferenças entre as várias versões de 850..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #166 em: 08 de Janeiro, 2013, 23:00:03 »
deixas a bomba mecanica no sitio, tiras o veio... e metes a electrica escondida

o rodar ao contrario... ha alguma que se consiga por la que seja curta? ou da para trocar as pás?
Não conheço bombas de onde se possa tirar o rotor para a do 127, a não ser que o rotor da original do 850 tenha a mesma geometria mas tenho quase a certeza que não, até porque a orientação das tubagens relativamente às pás é diferente..
Normalmente a solução neste aspeto, tanto para 850 como para 600 apimentados, é colocar uma bomba de água elétrica..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #167 em: 09 de Janeiro, 2013, 03:27:03 »
Falei com o meu amigo á pouco, acho que o carro de chapa esta todo podre sem possibilidade de restauro, e que o motor vende por 1200€ mas que ja faltam algumas peças, que o meu amigo não chegou a perguntar quais. É muito dinheiro, depois mais o transporte que não deve ficar barato,ja desisti um bocado da ideia, ainda disse ao meu amigo para quando passar la oferecer 500€, mais não dou, se o homem não baixar dos 1200€, se alguem estiver interessado que diga  ;)

Ja me andei a informar na internet, e este motor apesar de nao ter muitos mais cvs, apenas mais 10cvs que o meu, em prestações é bastante melhor, por exemplo dos 0 aos 100km/h esta anunciado 12s, que para um motor com menos de 1000cc já é muito bom, mas penso que dar mais de 500€ por um motor que ainda deve precisar dum bom restauro seja muito, mas vamos la ver, ainda tenho esperança que o homem aceite  :D

Quanto á bomba de oleo vou mandar vir, penso que do special para o sportcoupe nao deve haver diferença.
« Última modificação: 09 de Janeiro, 2013, 13:49:06 por Ivoml »

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Re: Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #168 em: 09 de Janeiro, 2013, 09:05:32 »
Não conheço bombas de onde se possa tirar o rotor para a do 127, a não ser que o rotor da original do 850 tenha a mesma geometria mas tenho quase a certeza que não, até porque a orientação das tubagens relativamente às pás é diferente..
Normalmente a solução neste aspeto, tanto para 850 como para 600 apimentados, é colocar uma bomba de água elétrica..

na bomba de agua nao ha problema de por a do 127... o unico problema seria o termostato que tem de ser recolocado... faz sentido?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #169 em: 09 de Janeiro, 2013, 09:07:23 »
quanto á bomba de oleo... acho que o upgrade é uma de 127... acho que e isso que a scuderia topolino faz


ha uma melhoria qq nas de 127
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #170 em: 09 de Janeiro, 2013, 09:43:57 »
quanto á bomba de oleo... acho que o upgrade é uma de 127... acho que e isso que a scuderia topolino faz


ha uma melhoria qq nas de 127
A diferença acho que está no limitador de pressão do circuito hidráulico que no 127 faz parte da bomba, no 850 é implementado com uma limitadora diretamente no bloco.. Pode ter vantagens mas é necessário analisar o circuito hidráulico para verificar a compatibilidade e eliminar a limitadora original.. Com a bomba de óleo de 127 o cárter original não serve..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #171 em: 09 de Janeiro, 2013, 09:45:47 »
raio de confusões lol
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: Re: Re: Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #172 em: 09 de Janeiro, 2013, 09:50:06 »
na bomba de agua nao ha problema de por a do 127... o unico problema seria o termostato que tem de ser recolocado... faz sentido?
Estás a sugerir inverter o sentido de circulação do líquido de refrigeração?

Para a montagem será necessário fazer uma placa com a forma exterior da flange da bomba original do sport coupe (4 furos) e o furo interior da bomba do 127. Os 3 parafusos de aperto ao bloco da bomba do 127 penso que coincidem com os da bomba de 850, ficando o 4º apenas a fixar a placa de adaptação..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #173 em: 09 de Janeiro, 2013, 10:00:35 »
sim... e quanto á questão do óleo... porque não montar simplesmente um bloco 127, ou cinquecento... tem uns aninhos a menos pelo menos ;)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #174 em: 09 de Janeiro, 2013, 10:33:05 »
sim... e quanto á questão do óleo... porque não montar simplesmente um bloco 127, ou cinquecento... tem uns aninhos a menos pelo menos ;)
Tenho ali uns quantos blocos de 127 e de 850 (e o ab2000) para assim que tenha umas férias a sério começar a olhar bem para eles e pôr a mão na massa..
Há umas quantas alterações necessárias (e umas quantas permutas necessárias entre um e outro bloco) mas ganha-se em fiabilidade, tendo um motor mais atual e com material ainda disponível e mais barato.. (não aplicável ao 1050.. :s)
Atenção que é um desperdício de dinheiro usar uma base 903 de 850 (GBC ou GBS) para tirar peças para esta alteração. Os blocos de special e coupe (GB e GC se não me engano) partilham as peças necessárias com os GBC e têm uma cotação bastante inferior, sendo também mais fáceis de encontrar..

De qualquer forma não querendo mexer muito e tendo a base GBC sou adepto de manter essa base com os pozinhos de que falei, fica uma coisa engraçada sem comprometer a fiabilidade, com um investimento mais baixo, e sem preocupações com os senhores da farda..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #175 em: 09 de Janeiro, 2013, 15:26:59 »
Depois de muita pesquisa descobri que o sportcoupe tem um carter maior que o special e o coupe, o carro leva mais 20% de oleo para nao aquecer tanto, e que a bomba de oleo do sportcoupe é maior que a do special.
Ainda fui a tempo, mandei mensagem o user do ebay a explicar a situaçao, e ja consegui encontrar a bomba para o sportcoupe, estamos sempre a aprender  :)


Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #176 em: 09 de Janeiro, 2013, 16:26:28 »
Depois de muita pesquisa descobri que o sportcoupe tem um carter maior que o special e o coupe, o carro leva mais 20% de oleo para nao aquecer tanto, e que a bomba de oleo do sportcoupe é maior que a do special.
Ainda fui a tempo, mandei mensagem o user do ebay a explicar a situaçao, e ja consegui encontrar a bomba para o sportcoupe, estamos sempre a aprender  :)
Hum, dessa não sabia.. o carter original do sport coupe é de liga.. :t_up:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #177 em: 10 de Janeiro, 2013, 03:18:41 »
E já ha novidades do carro, já está pronto a pintar, coloco aqui as fotos para breve, nem me lembrei de tirar hoje, mas já esta pronto por fora,por dentro falta só dar uma lixadela para levar tambem aparelho, amanha já deve estar, penso que foi bastante rápida esta fase, começaram os trabalhos no carro dia 1 de Novembro, ainda teve uns dias parado, mas em 2 meses já esta pronto a pintar,é verdade que tambem passei muitas horas a lixar a ajudar o pintor, mas o trabalho no fim vai valer a pena  :D

Vai começar agora a parte que eu mais gosto, preparar o motor, e depois a fase de montagem, segundo o mecánico o carro ficará pronto la para Março, vamos la ver  :)

Se alguem precisar de restaurar um carro na zona do Porto, o senhor que me esta a restaurar é muito competente e os preços penso que é quase impossivel arranjar mais barato e que o restauro fique pronto em tao pouco tempo e bem feito. O senhor é mecanico de profissao, mas um mecanico de qualidade,ja tem muitos anos disto, e ele depois do trabalho ao fim do dia faz estes trabalhos em casa, faz o restauro em casa dele.
Na parte de chapa e pintura vai la a casa outro senhor tambem muito competente que ja restaurou todo o tipo de carros desdes jaguares a corvettes, e faz o serviço, depois de o carro tar pronto a pintar, vai para uma estufa la perto acabar o serviço. Não sei se sera proibido fazer este tipo de publicidade aqui no forum, mas penso que sera util para o caso de alguem precisar de restaurar o carro e nao saiba onde.
« Última modificação: 10 de Janeiro, 2013, 03:28:47 por Ivoml »

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #178 em: 11 de Janeiro, 2013, 20:20:12 »
Descobri hoje uma coisa um bocado estranha, como ja tinha dito, o antigo dono deste carro tinha comprado dois 850 sportcoupe, um deles para peças, como tal tenho quase tudo a dobrar, o carro que era para peças aproveitou-se tudo menos o chassi que nao tinha restauro.
Hoje lembrei-me e fui ver os codigos de motor, um deles ja tinha visto, que é o motor que esta para restauro, o codigo é 100gbc, ate aqui tudo normal, mas o segundo motor reparei hoje que diz 100gl, que penso ser do 127, e este motor estava a funcionar no tal carro que estava para peças, segundo o antigo dono quando comprou este carro, ja á uns bons anos, disse que o carro (o que estava em pior estado) funcionava com este motor e ainda deu umas voltas nele ja para aí á uns 7 ou 8 anos, agora so estou a ver duas maneiras, ou o antigo dono mentiu (que nao me parece ser o caso) porque quando fui ver o carro nem sabia que no preço ja estava incluido outro carro para peças, ou no motor foi alterado o sentido de rotaçao, é possivel alterar o sentido de rotação deste motor?

A caixa de velocidades deste motor é compativel com a do sportcoupe? Teria algum ganho em meter esta caixa ou a do sportcoupe é melhor?

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: Fiat 850 Sport Coupe
« Responder #179 em: 12 de Janeiro, 2013, 12:09:28 »
Deixa lá ver uma coisa, a caixa desse motor extra também não é igual à do teu?

A inversão do sentido de rotação é possível, outra alternativa é colocar a caixa de um 600 e alterar apoios.. Agora fiquei curioso..

Partindo do pressuposto da honestidade do senhor, ou tens um motor de 127 com sentido invertido e caixa de 850 (há 3 diferentes), ou motor de 127 com caixa de 600 (com apoios alterados ou em alternativa estaria alterado no carro)..
Ou tens um motor de 127 e caixa de 850 e era um 850 que só andava para a frente em R.. :P
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------