Autor Tópico: Scut, IP, IC  (Lida 10685 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Scut, IP, IC
« Responder #15 em: 22 de Setembro, 2011, 22:57:18 »
nop...

o local onde se poupa mais é mesmo na AE

é sempre a andar e se for normalmente a 120, gasta menos combustivel e peças!

além de ser muitissimo menos perigoso porque não tem ninguém a passar à frente

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Scut, IP, IC
« Responder #16 em: 22 de Setembro, 2011, 23:14:53 »
lá nisso tens razão  :t_up:
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Scut, IP, IC
« Responder #17 em: 22 de Setembro, 2011, 23:49:21 »
nop...

o local onde se poupa mais é mesmo na AE

é sempre a andar e se for normalmente a 120, gasta menos combustivel e peças!


Isso depende, caso seja um carro que dê uma velocidade maxima 140, não é a 120 que vai a poupar muito, com medias de 70/80 até se poupa mais que a 120, o que mata é o para/arranqua!!


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Scut, IP, IC
« Responder #18 em: 23 de Setembro, 2011, 12:25:23 »
há 30 anos atrás havia Renaults 4´s com 200.000 Km porque só andavam em AE, or alguma razão era


BlueCat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4031
  • Karma:
    +6/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re: Scut, IP, IC
« Responder #19 em: 23 de Setembro, 2011, 12:38:33 »
Em EN a velocidades entre 80km/h e 100km/h sem trânsito, consomes menos que em AE pois andar a estas velocidades em AE é monótono mas em EN já não.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

BlueCat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4031
  • Karma:
    +6/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re: Scut, IP, IC
« Responder #20 em: 23 de Setembro, 2011, 12:40:42 »
Isso depende, caso seja um carro que dê uma velocidade maxima 140, não é a 120 que vai a poupar muito, com medias de 70/80 até se poupa mais que a 120, o que mata é o para/arranqua!!

Sim, o Panda Cross a 120km/h já vai às 3000rpm, as mesmas que o Bravo, mas enquanto um acaba às 4000rpm... o outro ainda está a começar a festa. É bastante audível a diferença. O ideal é sempre entre 80km/h e 100km/h... ritmo de EN vazia!
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Scut, IP, IC
« Responder #21 em: 23 de Setembro, 2011, 14:03:38 »
Faço longas viagens de noite e noto diferença no ponteiro, na nacional gasto menos combustível, o dinheiro da portagem quase paga o gasóleo, menos monótono, menos sonolência, menos seguro* devido ao animais de todas as espécies, demoro mais tempo, mas tempo é coisa que não falta.

*Na auto-estrada por vezes há choques em cadeia, autocarros caiem pelas ravinas …





rfsbaptista

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1431
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Scut, IP, IC
« Responder #22 em: 23 de Setembro, 2011, 14:08:58 »
Mas acima de tudo, dá muito mais prazer conduzir em EN. Pelo menos para mim.  :)
Ultrapassagens, reduções, curvas, tudo isso enriquece a experiência de condução.
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

BlueCat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4031
  • Karma:
    +6/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re: Scut, IP, IC
« Responder #23 em: 23 de Setembro, 2011, 15:59:48 »
Exacto... em EN estamos mais atentos, nem que seja pelo facto de termos curvas.

Quando vou de férias até o T-JET faz consumos abaixo de 6L em EN nas calmas... :D
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Scut, IP, IC
« Responder #24 em: 24 de Setembro, 2011, 11:24:17 »
agora é que não percebi..

mas estamos a falar de segurança ou de consumos e gastos??

qualquer AE que seja fechada com rede dum lado e do outro e a direito e seja de estrada "normal" em relativo bom estado é sempre melhor que uma estrada nacional ! já nem falo nas alturas em que se tem de passar por povoações!

se é uma questão de andar mais devagar na AE, também se anda; andam mais depressa... andem ! é porque a estrada é boa, porque senão não conseguiam!

se forem sempre a 120 garanto que poupa muito mais o carro que andar em curvas e contra curvas e no meio de população e passagem de peões, etc. etc. etc..

gasta-se mais nas portagens, claro que se gasta! mas em poupança de material e combustivel, garanto que gasta menos! façam a mesma média que uma nacional a 90 e depois digam-me; não conseguem andar devagar numa AE, epá... isso não tem a ver com a AE, tem a ver com vocês..

não querem gastar dinheiro numa portagem! tudo bem isso compreende-se, mas dizerem que uma AE é tão perigosa como uma nacional, por causa dos choques em cadeia.... então falem dos atropelamentos nas estradas nacionais e comparem

PeteCunha

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Torres Novas
  • 10189
  • Karma:
    +12/-4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Re: Scut, IP, IC
« Responder #25 em: 24 de Setembro, 2011, 23:05:10 »
Pois, eu bem sei o que custa pagar as portagens... Mas não há nada como uma viagem tranquila em auto-estrada...

As viegens em estradas nacionais enjoam os putos!!! :)
« Última modificação: 24 de Setembro, 2011, 23:05:38 por PeteCunha »

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Scut, IP, IC
« Responder #26 em: 25 de Setembro, 2011, 15:33:35 »
Eu não aconselho a ninguém a andar a 80 numa AE!!


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

tom_dee

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1079
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Scut, IP, IC
« Responder #27 em: 25 de Setembro, 2011, 15:45:02 »
Eu não aconselho a ninguém a andar a 80 numa AE!!

Eu a trabalhar só ando a mais 7 km/h que isso e já é no corte :sombrero:

E digo já que se fizer uma viagem de AE de 100 Kms um deposito de gota dá-me para mais quilómetros do que se fizer tudo em nacional, mas claro que com estou habituado a andar sempre a menos de 90 quando vou no meu carro é muito difícil passar de 110 e além disso mais de 110 já é infração. :t_up:

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Scut, IP, IC
« Responder #28 em: 26 de Setembro, 2011, 15:38:04 »
Foi eu que falei em choques em cadeia e não disse que uma AE é tão perigosa como uma nacional, é favor não deturpar, está lá escrito, EN menos seguro.

Médias estou farto de fazer, na EN gasto menos combustível, as estradas que frequento devem ser outras.  :t_up:





BlueCat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4031
  • Karma:
    +6/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re: Scut, IP, IC
« Responder #29 em: 26 de Setembro, 2011, 16:07:29 »
Pois eu refiro-me às EN para Sul e não a N10 para o Porto. :D
« Última modificação: 26 de Setembro, 2011, 16:09:45 por BlueCat »
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)