Autor Tópico: A1 Grand Prix Series  (Lida 2363 vezes)

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Tiffosi

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A1 Grand Prix Series
« em: 22 de Setembro, 2005, 16:23:39 »
O A1 Grand Prix Series foi criado pelo Sheik Maktoum Hasher Maktoum Al Maktoum, membro da família real do Dubai, que conta com a coadjuvação do luso descendente Tony Teixeira, como a "World Cup of Motorsport".

O Campeonato inicia-se no próximo fim-de-semana, no circuito britânico de Brands Hatch, estando representados 25 países - Portugal, Austrália, Áustria, Brasil, Canada, China, Republica Checa, França, Alemanha, Reino Unido, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Líbano, Malásia, México, Holanda, Nova Zelândia, Paquistão, Rússia, Africa do Sul, Suiça e Estados Unidos da América.

 Este campeonato só os países pontuam. Isto é, a cada país tem direito a um carro, mais um segundo de reserva, e escolherá o piloto que desejar, podendo mesmo utilizar dois por evento – um na corrida de “sprint” de sábado e outro na mais longa de domingo. Para além do, ou dos pilotos titulares, existe a possibilidade de cada nação convidar um piloto para provas selectivas, não havendo limite quanto ao número de pilotos a usar durante uma temporada. Resumindo, pela primeira vez temos uma competição em que pilotos, equipas, construtores são colocados em segundo plano, e onde o espírito patriótico ganha primazia, um pouco como acontece na maior parte das modalidades desportivas.

O formato dos fins-de-semana de prova compreenderá três sessões de treinos livres de uma hora de duração (à sexta e sábado), quatro sessões de qualificação de quinze minutos cada (sábado) e duas corridas no domingo, a primeira "sprint", com 30 minutos de duração e partida lançada, e a segunda com 1 hora de duração, troca de pneus obrigatória e partida normal.

O sistema de pontuação é o seguinte e contempla do primeiro ao décimo: 10-9-8-7-6-5-4-3-2-1 e quem efectuar as melhores voltas do dia recebe pontos extra.

Todos os países utilizarão o mesmo equipamento, chassis Lola, com motores V8 com 3.400 cc e 520 cv, com Powerboost, que pode ser usado durante um tempo limitado de prova e que permite 30 cv adicionais para auxiliar o piloto nas manobras de ultrapassagem, tal como acontece nas corridas do Champ Cars, por exemplo.

Álvaro Parente esta confirmado para as seis primeiras corridas, campeão britânico de Fórmula 3.

A RTP tem os direitos televisivos para Portugal, muito provavelmente será a RTPN a transmitir a prova de domingo, para confirmar em breve.

-Lista de Inscritos Provisória:País - Proprietário - Pilotos - Equipa responsável-

-AUSTRALIA - Alan Jones - Christian Jones, Will Power e Will Davison - Alan Docking Racing

-AUSTRIA - Lauda Sport Management - Mathias Lauda - Team Rosberg

-BRASIL - Ronaldo e Emerson Fittipaldi - Nelson Piquet Jr e João Paulo Oliveira - ART

-CANADA - Wade Cherwayko - Sean McIntosh - JVA Racing

-CHINA - Liu Yu - Ma Qinghua e Teng Yi Jiang - Astromega

-REPUBLICA CHECA - Antonin Charouz - Tomas Enge, Jarek Janis e Jan Charouz - Ma Con

-FRANÇA - Jean Paul Driot - Alexandre Premat e Nicolas Lapierre - DAMS

-ALEMANHA - Willi Weber - Timo Scheider - Super Nova

-UK - Tony Clements e John Surtees - Robbie Kerr e Alex Lloyd - Arden Motorsport

-INDIA - Atul Gupta - Karun Chandhok e Armaan Ebrahim - Akbar Ebrahim

-INDONÉSIA - Família Mikola - Ananda Mikola - CMS

-IRLANDA - Mark Kershaw e Mark Gallagher - Ralph Firman e Michael Devaney - A1 Team Ireland

-ITALIA - Piercarlo Ghinzani - Enrico Toccacello - Team Ghinzani JAPAN - ??? - Ryo Fukuda e Hideki Noda - Carlin Motorsport

-LIBANO - Tameem Auchi - Kalil Beschir e Basil Shaaban - Carlin Motorsport

-MALASIA - Sdn Bhd - Alex Yoong e Fairuz Fauzy - A1 Team Malaysia

-MEXICO - Juan Cortina e Julio Jauregui - Salvador Duran - DAMS

-HOLANDA - Jan Lammers - Jos Verstappen e Jeroen Bleekemolen - Racing for Holland

-NOVA ZELÂNDIA - Colin Giltrap - Jonny Reid e Matt Halliday - West Surrey Racing

-PAQUISTÃO - Arif Hussain - Adam Khan - Super Nova

-PORTUGAL - Luís Figo e Carlos Queiroz - Pedro Lamy, Álvaro Parente e João Urbano - Carlin Motorsport

-RUSSIA - Svetlana Strelnikova- Nicolai Fomenko e Alexey Vassiliev - A1 Team Russia

-ÁFRICA SUL - Tokyo Sexwale - Stephen Simpson - BCN

-SUIÇA - Max Welti - Neel Jani e Romain Grosjean - A1 Team Switzerland
 





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A1 Grand Prix Series
« Responder #1 em: 22 de Setembro, 2005, 16:40:59 »
vamos la a ver se é nesta nova disciplina que portugal se vai impor! :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Tiffosi

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« Responder #2 em: 21 de Fevereiro, 2006, 13:50:14 »


A1 GP: Zandvoort no lugar do Estoril  

Não é propriamente uma novidade, nem sequer é nada que surpreenda o comum fã do automobilismo nacional, muito menos aquele que 25 de Outubro de 2005 se deslocou ao Autódromo do Estoril para assistir à terceira prova do A1 Grand Prix Series, mas a ronda nacional desta competição está completamente perdida.

A ausência de publico no décimo mês do ano passado no único Autódromo do país foi desastrosa e só trouxe má imagem para Portugal. "Foi uma desilusão, dado que esperávamos uma maior aderência da parte do público. No entanto, gostaria de agradecer a todos os adeptos portugueses que vieram ao Autódromo e nos apoiaram ao longo destes dias. Ainda assim, vai ser muito difícil manter a nossa prova, dado que existem muito países a tentar garantir uma corrida que estão dispostos a oferecer muito dinheiro e com a possibilidade de ter as bancadas cheias”, comentou na altura Luís Vicente, CEO do A1 Team Portugal, ao SportMotores.com.

A prova do Estoril, tal como a da Eurospeedway de Lausitz, na Alemanha, estão condenadas, sendo praticamente certo que vão ser substituídas por uma rodada em Zandvoort, Holanda. A presença assídua e bem visível dos adeptos da "Laranja Mecânica" e a relativa facilidade que existe em encher o circuito holandês são duas condições que atraem os pupilos do Sheik Maktoum Hasher Maktoum Al Maktoum. Todavia, os problemas de ruído, que limitam a utilização do espaço motorizado, podem atrapalhar esta fortíssima possibilidade que é muito bem-vinda no Paddock da A1 GP.

Ninguém da organização da A1 Grand Prix Series está autorizado a falar do calendário 2006/2007, nem o próprio Bruce Holmes. Contudo, é quase certo que a competição termine mais cedo e tenha menos dois eventos, passando de doze, para onze, se esquecermos que a ronda do Brasil foi anulada, mas permaneceu no calendário. A redução de provas prende-se com o facto da organização do campeonato preferir evitar corridas com pouco publico, coincidências com alguns dos maiores eventos da FIA e igualmente para cortar nos custos.

O início da segunda temporada da Taça das Nações do Automobilismo está marcado para 26 e 27 de Agosto em Brands Hatch, Inglaterra. Esta é a única certeza, mas é provável que apareçam mais duas ou três novidades no calendário da próxima época.
 
Fonte: Sportmotores
 
 





mekinhos

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A1 Grand Prix Series
« Responder #3 em: 21 de Fevereiro, 2006, 19:27:27 »
Só vi A1 GP uma vez, quando foi no Estoril. Não me cativou muito, mas usam um sistema engraçado. Ao toque de um botão têm mais uns cavalitos disponíveis, enquanto não levantarem o pé (acho eu). E estão limitadas as utilizações deste sistema por corrida. Uma espécie de "overboost" como o que aparece no Ford Focus 1.6 TDCi, por exemplo.  :t_up:  

Tiffosi

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« Responder #4 em: 23 de Novembro, 2007, 17:49:11 »
Sport TV vai passar a transmitir corridas do A1GP


Campeonato do Mundo A1GP

Os portugueses vão, finalmente poder vibrar com o espectáculo do Campeonato do Mundo A1GP.Já no próximo fim-de-semana poderão assistir ao Grande Prémio da Malásia no Circuito de Sepang.

Aqui ficam os horários das transmissões: Sábado, 24 de Novembro: qualificações para a "sprint race" e "feature race" entre as 10h20 e as 11h30 da manhã; Domingo, 25 de Novembro: "sprint race" e "feature race" entre as 9h40 e as 10h50 da manhã, com repetição entre as 23h20 e as 00h30 da noite.

Serão, naturalmente, transmissões em diferido, pois as corridas principais disputam-se a partir das 7 horas de Lisboa (diferença horária entre Kuaka Lumpur e Lisboa + 8 horas).

Sepang é a terceira prova do Campeonato do Mundo A1 GP e marca o início das etapas asiáticas, seguindo-se Zhuhai na China, Nova Zelândia e Austrália.

O A1GP Team Portugal está de partida para a Malásia com a vontade de fazer sempre mais e melhor. João Urbano aproveitou esta longa paragem para se preparar a fundo tanto técnica como fisicamente.

Fonte: Velocidade Online
« Última modificação: 11 de Março, 2010, 16:17:54 por Tiffosi »





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« Responder #5 em: 11 de Março, 2010, 16:24:55 »
É o fim: A1GP vende tudo



Monolugares, 'safety car', peças, caixas – a A1GP está à venda, por ordem do executor judicial. É o fim da Taça das Nações

Todo o material utilizado no campeonato A1GP, também conhecido como Taça das Nações de automobilismo, foi colocado à venda pela melhor oferta pelo executor judicial encarregado de administrar a falência da organização, liderada pelo empresário sul-africano Tony Teixeira.

Há muito material à venda, incluindo 12 monolugares Lola-Zytek construídos em 2005 e utilizados nos três primeiros anos do campeonato, e vinte monolugares desenvolvidos pela Ferrari em 2008 e utilizados na última temporada. O carro da equipa portuguesa, pilotado no ano passado por Filipe Albuquerque, está incluído no lote.

Também fazem parte do “pacote” em licitação um Ferrari 599 GTB e um Maserati Quattroporte Sport GT, os carros de segurança e médico do campeonato.

É solicitada uma oferta para todo o material (ver aqui), mas a leiloeira já adianta a possibilidade de, caso isso não seja possível, aceitar ofertas para lotes individualizados.

O campeonato A1GP não resistiu às dificuldades financeiras e terminou em 2009, com a vitória da Irlanda, seguida da Suíça e de Portugal. A temporada 2009/10 foi anunciada, mas não chegou a começar.

Fonte: AutoPortal