Fiatistas
Geral => Discussão Geral => Tópico iniciado por: JoãoDeAlmeida em 17 de Setembro, 2007, 20:43:40
-
Serve este tópico apenas para desabafo duma revolta enorme por uma situação que aconteceu há pouco tempo. Vinha eu bem sossegado de Almada, para casa, no dia 13 de Setembro, Quinta-feira, por volta das 11 da noite, quando ao chegar à praça da portagem da ponte 25 de Abril, o meu carro, vai abaixo, quando se abre a cancela. Dei novamente à chave e liguei os faróis (mínimos por engano), no meio da confusão de arrumar o troco, e o ticket. Mete-se uma carrinha Mercedes à frente que vinha da Via Verde a toda a força e liguei os faróis de médios nesse momento. De repente vejo um GNR a fazer sinal para encostar. Para meu espanto mandou-me entrar a mim para aquele edifício deles. O abutre do FDP do GNR, vem de encontro a mim, pede-me o BI e a carta. Depois pede-me os documentos do carro, mas nem olha para eles. Depois perguntou-me porque é que eu vinha em mínimos, expliquei-lhe e o gajo disse que ía passar um auto de contra-ordenação por vir com os mínimos acesos uns metros. Passado uma meia hora, chama-me lá dentro e diz para assinar, ainda falei (pouco) com ele, e diz que não tem Multibanco e que ficarei com a carta apreendida, por não pagar voluntariamente!
Acho que é uma vergonha esta situação, completamente vergonhosa. Fui tratado como um bandido qualquer, e ainda vou ter que pagar 120€ de multa por uma coisa destas?! Todos os dias vejo gajos em excesso de velocidade, a passar vermelhos, traços contínuos, a fazerem todo o tipo de conduções selvagens e por levar os mínimos acesos uns metros sou tratado como um bandido, e pagarei 120€ de multa?! :boxe:
Acho que há qualquer coisa de muito errada no nosso país... :red:
Um abraço e desculpem o desabafo,
João.
PS: Foi considerada contra-ordenação muito grave.
-
Realmente. Esses gajos da GNR são uns autênticos grunhos, para não dizer pior (FDP ao cubo)...
Faz na mesma uma reclamação ao Comandante da Brigada de Trânsito - [email protected]
Andei a ver o site da GNR e encontrei estes Códigos; devem ser para inglês ver... vale a pena dar uma vista de olhos, só rir. É assim mesmo o comportamento de 90% dos militares.
> GNR Organização (http://www.gnr.pt/portal/internet/gnr/organizacao/organizacao.asp)
Código de Honra do Militar da Guarda
"...2- O militar da Guarda, como "soldado da lei", impõe-se à consideração, respeito e simpatia das populações, através de uma impoluta integridade de carácter, reconhecida a honestidade, esmerada educação, exemplar comportamento moral e cívico, boa conduta nos procedimentos da sua vida pública e privada e respeitável ambiente familiar. ..."
Código Deontológico do Serviço Policial
O presente Código visa promover a qualidade do serviço policial, reforçar o prestígio e a dignidade das Forças de Segurança, bem como contribuir para a criação das condições objectivas e subjectivas que, no âmbito da acção policial, garantam o pleno exercício dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.
Artigo 3º
Respeito pelos Direitos Fundamentais da pessoa humana
1. No cumprimento do seu dever, os membros das Forças de Segurança promovem, respeitam e protegem a dignidade humana, o direito à vida, à liberdade, à segurança e demais direitos fundamentais de toda a pessoa, qualquer que seja a sua nacionalidade ou origem, a sua condição social, as suas convicções políticas, religiosas ou filosóficas.
Enfim, é a caça total à multa! Não deixes de reclamar. E diz que vais mais longe - comunicação social, tribunal europeu dos direitos humanos, etc.
-
:boxe: :boxe:
-
Amigo Tipo11, fui hoje buscar a minha carta de condução, a qual ficou apreendida naquela noite. Entretanto, escrevi um relatório de 3 páginas a expôr o sucedido. E tem piada, também incluí alguns desses artigos do código de ética e deontologia profissional da GNR, que disseste, no meu relatório.
Sei que me fartei de escrever. Amanhã irei entregar a carta na DGV, em Lisboa.
O interessante foi hoje novamente. Fui à Brigada de Trânsito e o GNR porteiro, foi um porreiro, impecável. Agora o bronco que estava a atender, fez um favor em me atender. Eu disse que ía deixar um cheque caução, pois discordei do modo como fui multado e da atitude do agente. Então não é que me chega um camelo, com o meu auto à frente, a dizer que eu tinha pago e que para esperar uma carta para me apreenderem a carta, por causa da inibição de conduzir. Tive que voltar a repetir que o cheque não era para pagar, mas sim para deixar como caução.
O filho da put@, que não tem outro nome respondeu torto: "Já podia ter dito. É que quando é assim, deve-se dizer logo". Reparem que foi a primeira coisa que fiz quando lá cheguei! :boxe: :crash:
Isto foi uma completa caça à multa. Deve-lhe ter apetecido ganhar dinheiro naquela noite!
Ainda não percebi uma coisa, é como é que na GNR só aceitam broncos e gente burra! E parece que depois de lá estarem ainda ficam mais refinados! :boxe:
-
Lembrei-me de outra. Estava a explicar ao bronco hoje, e disse-lhe o porquê de ser multado, e o porquê de discordar. O gajo vira-se para mim e responde: "Se o senhor foi autuado foi por alguma razão, o agente deve ter tido boas razões, senão não o faria. E como sabe circular em mínimos dá direito a multa".
Nem respondi. Contra broncos não há argumentos. Infelizmente o nosso Portugal é assim. Desde as altas instâncias às inferiores estamos minados de broncos e de corruptos. A corrupção na GNR é das maiores, eles protegem-se todos! É por isto que nós não evoluimos, nem socialmente, nem moralmente.
Se eu antes já odiava GNR's, então acho que agora nem os posso ver à frente de tanta raiva que me metem!
-
Infelizmente grande parte (leia-se a maior parte) do contingente das forças de segurança tem pouca formação, os resultados estão à vista.
É uma questão de sorte, pode-se apanhar um bacano ou um marreta.
Eu o ano passado em Coimbra (quando estava lá em trabalho) a 200m de casa fui mandado parar por dois barrigas de água, porque vinha com os farois auxiliares ligados.
Ora como o IP3 não tem iluminação, às 02 da manhã vinha com os auxiliares porque a estrada é um perigo.
O que vale é que disse que era novo na zona e estava muito escuro, e lá me deixou ir, senão era também uma multa...
-
Na minha humilde opinião o grande problema é que o povo português não está habituado a cumprir leis e quando alguém do contingente das forças de segurança as fazem cumprir revoltam-se contra isso, não sabendo aceitar que estão a desrespeitar as leis establecidas.
Atenção que não quero dizer com isto que a atitude moral do agente que te multou fosse a mais correcta, para mim, não é isso que está aqui em questão.
No entanto o Código da Estrada na Secção VIII, entre os Artigos 59º e 62º é bem explicito quanto à obrigatoriedade da utilização de luzes "desde o anoitecer ao amanhecer".
Há uma coisa que discordo totalmente daquilo que li nos post's anteriores. Nenhum agente, quer da GNR quer da PSP ganha qualquer tipo de "comissão" pelas multas que passam. Se assim fosse seriamos muito mais multados...
-
Nenhum agente, quer da GNR quer da PSP ganha qualquer tipo de "comissão" pelas multas que passam. Se assim fosse seriamos muito mais multados...
Pois te garanto que ganham... :red:
E sei-o de fonte segura.
Mas voltando ao tema. Em Portugal todos temos de cumprir regras! Agora, o problema é porque é que havemos de ser apenas nós, os contribuintes que pagam impostos (que não é o meu caso, que não trabalho), que têm que cumprir regras, pagar multas, impostos elevadíssimos, etc? Se os grandes senhores empresários, governantes e GNR's são os primeiros a nunca cumprirem com as suas obrigações pecuniárias, civis e morais? :boxe:
Se fôssemos todos escrupulosos cumpridores da Lei, desde as mais altas instâncias, aí sim, não haveria razões para criticar. Mas o que se passa é infelizmente o contrário! Uns pagam tudo, para outros viverem à grande e fazerem grandes vidas e ainda se riem dos otários que somos nós todos, como se estavam uns grandessíssimos GNR's filhos da put@ na Brigada de Trânsito, por um gajo ter tido um acidente e ainda ter sido multado porque os pneus (de origem) não constavam no livrete!
-
O problema é que o povo esquece-se depressa das coisas. E isso sabe-se que o povo esquece. Podes cometer um crime (passional, económico, homicídio, pedofilia, fraudes, etc.) que passado algum tempo já ninguém se lembra...
Já não se lembram do guardas da BT algarvia que andavam a receber para fecharem os olhos e foram apanhados? Não se recordam... :smash:
Isso de ser as classes média e baixa a pagar quase tudo nunca há-de mudar. Somos a maioria que trabalha e onde o estado vem pôr a mão, porque comemos e calamos. :smash:
-
Pois esquece! Basta vermos a cambada de políticos que temos que são todos iguais e continuamos sempre a votar nos mesmos e continuamos na mesma. O país não avança, não por todos os da classe média (que quase nem existe), mas sim pelas nossas altas instâncias que gostam de manter tudo na mesma, para se governarem à grande. A GNR é um desses casos. Tem ordens para cumprir do Governo de caça à multa. Ou o défice reduz-se como? E claro, os GNR agradecem, porque uma percentagem das multas vão para eles. E eu nunca vi um gajo da BT pobre! :red: Por alguma razão deve ser! E quando os vejo, têm sempre boas casas e grandes carros. Se não é das multas, é das luvas que ainda é pior! E reformam-se cedo e não fazem nada, que é mais engraçado!
-
Eu aguentei com a multa, mas não me vou calar! É por comermos e calarmos que hoje todos fazem o que querem de nós, porque sabem que somos "cordeiros"!
-
se bem percebi foste multado por andar com os minimos acesos?
onde está escrito no codigo da estrada que é proibido circular de dia com os minimos acesos ou até com os médios acesos?
-
para quem lê na diagonal (a tracejado) (lol)
Resumindo: Eram 22 horas. Sai da portagem, o carro vai abaixo, confusão com troco e recibo, engana-se e acende os mínimos em vez dos médios. Nos próximos segundos que levou até detectar o erro já um geninho mandava-o encostar.
Grande azar. :d_cry:
-
Anos atrás, um conhecido meu da GNR disse-me que, uma pequena percentagem da multa, era para o Posto onde estava agregado o agente. Da GNR-BT, PSP e PSP-T não sei, não foi feita conversa.
-
ou seja multado por circular em minimos e n em médios
a praça da portagem é bem iluminada da ultima vez que la passei....
-
E a seguir às portagens é só um sentido... O procedimento correcto do oficial era mandar parar, chamar à atenção (ele viu que o condutor acendeu os médios) e mandar seguir. Nem com explicações... Foi mesmo caça à multa!
-
Não se faz. Acho que além da reclamação á própria BT, deverias impugnar a multa na DGV e se necessário recorrer á Brisa (ou a concessionaria em questão), para ver se seria possivel uma cópia das filmagens.
Enfim, é o nosso país. Boa sorte com o processo. Um abraço
-
olhem, desdo o momento, em que com a nova lei, se solta violadores assassinos, e se prende pessoas que lancem piropos, ja acredito em tudo!!
-
É proibido?
É
mas pode-se fazer!!
O que acontece??
Depennnnnnnnnde...