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Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Delta1300 em 14 de Abril, 2004, 14:55:10

Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Delta1300 em 14 de Abril, 2004, 14:55:10
Ora, o meu popo sempre fez um "tik-tik" compassado com as RPM quando trabalha e esse barulho vem da cabeça do motor.
Segundo consta, esse barulho não é mais que folga das válvulas.

Mas o meu mecanico disse que o barulho " é mesmo assim e que é bom estar assim pq se não houver folga, queima".

Até aí , tudo bem. Mas ao dizer-me que não da para tirar a folga e eu sabendo que existem umas pastilhas de compensação... já comecei a ficar na duvida se aquilo já não terá folga a mais do que a folga normal que ele diz ser necessário ter.

Isto influenciará a cavalagem, binário, consumos, etc , ou é apenas uma questao de barulhinho ? :)
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: SkyNet3D em 14 de Abril, 2004, 19:17:49
Não tem que fazer tic tic nenhum. Se as folgas estiverem correctas, o motor deve ser relativamente silencioso. Pelo menos o meu é.

As folgas têm medidas certas que vêm nos manuais do carro como aquele que andou a circular em pdf. Se a medida for inferior ao que é suposto, causa um desgaste prematuro da arvore de cames. Se for superior também causa danos devido ao impacto das cames nas pastilhas.
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Luke em 14 de Abril, 2004, 23:21:33
não é suposto fazer barulho, ao teres folga nas valvulas podes ter perda de compressão logo menor rendimento e maiores consumos
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Delta1300 em 15 de Abril, 2004, 00:04:03
Pois, bem me pareceu que não era normal e que há a folga correcta e a folga excessiva.
É normal um carro com 142.000 necessitar de abrir o motor pra isso?
Se sim, aonde posso comprar essas pastilhas? Se não fosse muito complicado, até eu faria a correcção... mas tenho receio de fazer asneira. :smash:

A junta terá que ir com os porcos, quase de certeza, se estiver colada. De resto...

Em relação à perda de rendimento, não sei se será algo assim muito notório. Mas para fazer a correcção, só espero que se sinta no acelarador e na carteira :)

 
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Luke em 15 de Abril, 2004, 09:07:31
não é trabalho para tu fazeres... o motor não é aberto, o trabalho é feito na cabeça do motor
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Delta1300 em 15 de Abril, 2004, 12:13:30
Ah, é isso. É só a tampa de cima do motor :) thanks.
Mas , as melhoras são assim tão notórias? Ou só se o meu caso for extremo é que vai compensar?
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Gran Turismo em 15 de Abril, 2004, 14:19:26
As folgas do teu Delta não sei quais serão, mas estão bem definidas nos manuais técnicos. Ainda há bem, bem pouco tempo mandei afinar as folgas das válvulas de um motor e a diferença é notória em termos de suavidade e alguma performance. Como deves ter uma folga acima do previsto as "tuas" válvulas estão a abrir tarde e a fechar cedo o que induz menor rendimento (logo, maior consumo), mais aquecimento e maior stress mecânico dos componentes. Além de que, como o Sky disse, aumentas a pancada do excêntrico na válvula.

Não é trabalho para tu fazeres, decididamente. Precisas de trocar as juntas da tampa das válvulas, embora haja quem te dirá que "não é preciso". Eu mudei. Conta com uma hora e meia a duas de mão de obra para fazer isso, consoante a acessibilidade e obstrução das tampas. Vale a pena, verdadeiramente a pena teres isso sempre afinado.

Quanto aos 140.000 kms, não é por aí. Depende muito do tipo de condução que se tenha, o aumento gradual da folga das válvulas. Parece-me até que se ele nunca afinou as válvulas, deve estar desreguladíssimo.

Uma última coisa quanto ao som do motor. Tens que estar bem consciente de qual o som "normal" desse motor. Há motores que são caracterísiticamente ruidosos pelo bater de válvulas (Dino, por exemplo...  :love: ) sem que esteja nada desafinado. Essencial é arranjares quem te faça o serviço bem feito e "memoriza" o som correcto do motor.

AVANTI Delta...
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Delta1300 em 15 de Abril, 2004, 20:28:00
Obrigado GT, pelo conselho.

Eu tenho uma noção do som do motor para após a reparação o poder comparar.
É claro que nunca ouvi outro Delta Lx, embora o Lancisti diga que o dele não faz nenhum bater de válvulas, logo suponho que deveria ser mais silencioso e que haja mesmo desafinação, mesmo que não seja nada do outro mundo. Mas há.

Se alguém me souber dizer aonde posso comprar os " compensadores ", eu agradecia! Ou quanto é que essas peças deverão custar :)



 
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Luke em 16 de Abril, 2004, 10:56:58
isso não é comprado por ti, isso é trabalho do mecanico, a unica coisa que tens de fazer é levar la o carro e mandar fazer o trabalho, mas queres um conselho?, mete o carro no concessionário, é barato e tens a certeza de um trabalho bem feito, e não é caro!

o meu surf foi afinar valvulas à autodiniz
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Delta1300 em 16 de Abril, 2004, 13:10:59
:) já agora, se não for indiscrição.. quanto pagaste pelo serviço + material, etc?

Falas em concessionário por saberem melhor quanto são as medidas correctas de folga?
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Luke em 16 de Abril, 2004, 14:06:38
falo de um concessionsrio para levares o carro onde o conhecem e não dizem que é normal ter bater valvulas, deixa de meter o carro em sapateiros!!!!

paguei 6 contos salvo erro
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Gran Turismo em 16 de Abril, 2004, 14:48:10
A afinação das folgas do Delta é diferente da do 127 e mais demorada, bem mais. Conta aí com €10 por pastilha + 2 horas de mão de obra, numa Oficina FIAT.

Mas vale a pena e tens garantia. Se não o fizeres, vais arrepender-te... e bem...
Título: Afinação Valvulas
Enviado por: Delta1300 em 16 de Abril, 2004, 16:54:33
Pois... espero que realmente compense !!


Então qd for a revisão em junho, axo que aproveito a embalagem :)