Fiatistas
Tecnica => D.I.Y. => Tópico iniciado por: dasMinas em 09 de Agosto, 2008, 16:34:52
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Olá a todos!
Tenho andado às voltas com a instalação dum rádio no meu Punto Mk1.
A minha primeira "luta" foi conseguir ligar e desligar o rádio juntamente com a ignição.
Com a ajuda dum multimetro verifiquei que os pins 4 e 7 da ficha ISO do carro estão sempre a 12V.
E não existe mais nenhum pin que esteja ligado à ignição.
Portanto utilizando a pré-instalação do Punto o rádio tem de ser ligado e desligado à mão. Um bocado chato para mim que sou distraido :(
Entretanto encontrei um site em que é apresentada uma solução para o problema
http://www.killminus9.net/index.php?article=4 (http://www.killminus9.net/index.php?article=4)
Ainda não sei se vou fazer esta alteração, de qualquer maneira aqui fica.
Segunda "luta", alterar a luminosidade do display rádio quando as luzes são ligadas.
Desta vez o sucesso foi total. A pré-instalação do Fiat vem com o pin 6 correctamente ligado ao comando das luzes. Foi preciso programar o rádio (Blaupunkt) para utilizar este pino. Existem duas opções no menu do rádio (dim night e dim day) que configuram esta funcionalidade.
A ficha ISO do Punto ainda tem mais dois fios que ainda não percebi para que é que servem, um dos quais no pino 1, que geralmente não tem correspondência na tomada dos rádios. Alguém sabe para que servem estes fios ?
A minha próxima alteração vai ser instalar uma ficha USB ligada à parte de trás do rádio.
Alguém sabe de uma maneira de fazer isto sem ter de fazer buracos no tablier ?
Um abraço,
dasMinas
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a ficha usb... mete-a no porta luvas
quanto a ligar e desligar com a ignição... é só puxar corrente de chave para a ficha
se precisares de ajuda apita
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Quanto a colocar uma ficha USB, não sei se tal é possível. Consoante o rádio seja capaz ou não "de ler" dados. É que normalmente os rádios trazem é um jack 3.5mm fêmea para se ligar um cabo macho-macho desde a saída audio do leitor á entrada audio do rádio. Os que trazem porta USB têm outro sistema de leitura onde até é possível controlar o leitor com o rádio. Mas experimenta porque os aparelhos são mais inteligentes do que pensamos.
Em relação á ignição, tou com o mesmo problema no meu seicento e vou passar no electricista porque electricidade e electrónica não é o meu forte.
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Quanto a colocar uma ficha USB, não sei se tal é possível. Consoante o rádio seja capaz ou não "de ler" dados. É que normalmente os rádios trazem é um jack 3.5mm fêmea para se ligar um cabo macho-macho desde a saída audio do leitor á entrada audio do rádio. Os que trazem porta USB têm outro sistema de leitura onde até é possível controlar o leitor com o rádio. Mas experimenta porque os aparelhos são mais inteligentes do que pensamos.
Em relação á ignição, tou com o mesmo problema no meu seicento e vou passar no electricista porque electricidade e electrónica não é o meu forte.
Para colocar uma tomada USB num auto-rádio normal é necessário instalar um adaptador, geralmente uma caixa que se coloca atrás do rádio. É necessário que o rádio tenha uma entrada "line/RCA". A sugestão de colocar a tomada USB no porta-luvas parece-me boa, não gosto de furos no tablier.
No meu caso vou instalar um adaptador da Blaupunkt tipo dois em um (Bluetooth e USB).
Quanto ao rádio ligado pela ignição acho que vou abandonar a ideia.
Pelo que estive a vêr os carros do grupo FIAT dessa altura não ligam/desligam rádios de origem e isqueiros com a ignição. Vou mantêr a filosofia. :-)
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No punto mk1 do meu irmao o radio da sony desliga quando se desliga a igniçao, e se estiver desligado quando se desliga o carro ao voltar a ligar o carro o radio so acende a luz nos butoes, e tb apita quando se desliga o carro e nao se tira o painel.
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a ficha usb... mete-a no porta luvas
quanto a ligar e desligar com a ignição... é só puxar corrente de chave para a ficha
se precisares de ajuda apita
O meu foi feito aqui pelo Master Luke :yeah: :yeah:
Ligações POWER (lol)
:t_up: :t_up:
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... e tb apita quando se desliga o carro e nao se tira o painel.
Isso parece mesmo muito fixe, mas acho que nos blaupunkts não dá.
Pelo que estive a vêr no manual não há nenhum pin nas fichas ISO da parte de trás que indique que o painel não foi retirado.
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isso ja é o proprio radio k reconhece, pk quando desligas a igniçao cortas os 12v, mas fica la 12v no outro fio (savemod) k serve para a memoria das estaçoes e etc, o meu pionner tb apita quando deixo la o painel e é mais antigo k o do meu irmao.
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O meu Sony também agora gosta de apitar quando lá deixo o painel (sempre). Agora tou com umas ideias para ligar e desligar o rádio com a ignição (o seicento ou tá ligado ou não) e depois sem ignição, ligá-lo. Isto com a ajuda de um mini-imterruptor bem escondido sobre o rádio. Ora bem, ligar e desligar ele já faz. Falta o resto :violino:
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Obrigado a todos pelas sugestões.
Entretanto comprei no ebay um DVD com o manual de serviço do Punto MK1.
No manual vem o diagrama do circuito eléctrico da instalação de rádio.
Confirmei a minha teoria:
O rádio não desligar com a ignição não é defeito é feitio. As duas alimentações que vão para o rádio estão ligadas ao fusível F10, que não está ligado à ignição.
Para quem mesmo assim quiser desligar o rádio com a ignição deve puxar um fio do circuito que vem do fusível F11, que já está ligado à ignição e que não está ligado a nenhum componente vital (tipo faróis). Pode por exemplo puxar um fio do botão do desambaciador do vidro de trás.
Entretanto vou iniciar o meu próximo projecto, ligar o GPS às colunas do carro, com mute automático do rádio sempre que o GPS "falar".
Já percebi que isto não é lá muito normal. Estive a vêr uns GPS que têm um emissor de FM (!!??) para fazer isto. Eu vou tentar um solução mais hardwired.
Depois posto aqui os resultados.
Um Abraço