Fiatistas

Geral => Discussão Geral => Tópico iniciado por: BlueCat em 12 de Agosto, 2008, 12:46:32

Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 12 de Agosto, 2008, 12:46:32
Pegando na "eterna" discussão do tamanho da jante/pneu que equipam os Fiat Bravo 1.4 T-JET, optei por abrir este tópico para que existisse uma "discussão" saudável sobre o tema, sem injúrias e ofenças pela escolha de cada um.

Para começar, vou enriquecer o tópico com um comparativo feito pela Revista Turbo.

TESTE DE PNEUS (04 de Fevereiro de 2008)

Muitos escolhem os pneus pela estética, mas a sua importância vai mais longe.

Se num automóvel há algo a que a esmagadora maioria dos condutores raramente dedica um mínimo de atenção, os pneus são os mais sérios candidatos ao título. São vistos como “pretos e redondos”, apesar de serem o primeiro elemento do contacto entre o carro e a estrada e, por isso mesmo, o primeiro garante de tudo o que respeita à eficácia, conforto e economia. E a única coisa que leva o condutor a debruçar-se sobre os pneus é quase sempre a questão estética, pois é um facto incontornável que os automóveis ficam mais atraentes e “racing” com pneus mais baixos e largos.

O desafio
Para ajudar a colocar um fim a esta eterna injustiça e chamar a atenção para aspectos do pneu mais importantes do que estética, decidimo-nos por comparar três versões diferentes de um mesmo pneu da Continental, fazendo variar entre elas a largura e o perfil, elementos fundamentais e que tanto influem no conforto – a um pneu de perfil mais alto corresponde uma maior capacidade de filtrar as irregularidades - e na aderência – em piso seco, uma maior largura da banda de rolamento indicia uma maior capacidade de “colar” o automóvel à estrada. É claro que nem tudo é tão simples quanto parece, pois um pneu mais alto vê-se limitado pelos ombros mais generosos que, ao dobrarem de forma mais acentuada, permitem uma diferença considerável entre a direcção determinada pelas jantes e controlada pelo volante, e a direcção assegurada pelo piso do pneu propriamente dito, facto que lesa e muito a eficácia do comportamento. Por outro lado, se corresponde uma maior eficácia em seco a um pneu mais largo, corresponde também uma maior probabilidade de “aquaplaning” no molhado. E, como se isso não bastasse, uma maior largura do piso cria igualmente uma maior resistência ao rolamento, péssima para o consumo e para a velocidade máxima.

Se isto é a teoria, que ninguém contesta, nada melhor do que pô-la à prova e verificar até que ponto os pneus ditos melhores, até porque são consideravelmente mais caros, são mesmo mais eficazes e em que condições.
Para este teste, escolhemos o Audi A3 2.0 TDI, na versão Sport de 170 CV, um automóvel que está homologado com três medidas diferentes, respectivamente 205/55 R16, 225/45 R17 (sendo este o equipamento de origem) e 225/40 R18. E para garantir, na medida do possível, que são as dimensões dos pneus e não as características das borrachas utilizadas a fazer a diferença, pedimos à Continental que fornecesse o mesmo modelo de pneu, no caso o Continental ContiSportContact 2, nas três medidas solicitadas, em jantes de 16, 17 e 18 polegadas, com a particularidade do desenvolvimento (perímetro) dos três pneus ser tão similar quanto possível, oscilando entre 1920 mm para o mais estreito e 1975 mm para o mais largo e baixo, por forma a que a desmultiplicação final do A3 (distância percorrida por volta de roda) fosse ligeiramente alterada.
Se não é um furioso do volante e privilegia o conforto, o pneu ideal para si é o ContiSportContact 2, na medida 205/55 R16. Já é um pneu relativamente largo e baixo para a potência do A3 2.0 TDI, permite-lhe rodar mais depressa em segurança, com a vantagem de absorver melhor as irregularidades do piso.
Se gosta de andar depressa e de sentir que tem um controlo próximo do ideal sobre o seu carro, então não hesite e opte pelos 225/40 R18. É certo que o seu A3 ganha outro visual mas, acima de tudo, ganha uma aderência notável, passando a obedecer cegamente à direcção e evitando sustos quando se excedem os limites da física.
Na mesma largura de pneu, uma pequena alteração no perfil faz toda a diferença. O 225/45 R17 é apenas cinco por cento mais alto, mas trava pior, escorrega mais e fica mais sensível aos incrementos de temperatura perante uma condução mais agressiva.
 
A lei do cronómetro
Com perímetros semelhantes e borrachas similares, as maiores diferenças surgiram nas travagens, onde a maior superfície de contacto com o solo assegurava uma maior capacidade de desacelerar. A partir de 100 km/h, o pneu mais estreito revelou-se claramente menos eficaz, necessitando de 45 metros para parar, contra 43 e 41 metros das medidas mais largas, com a jante 18 a revelar-se mais estável perante uma solicitação violenta, a que o seu ombro mais rígido, bem como a estrutura dos gomos, não é obviamente alheia.
Na prova de “slalom”, o pneu 225/40 R18, com perfil mais baixo, foi de longe o mais rápido. As mudanças de direcção rápidas e consecutivas são digeridas sem problemas, sem obrigar a correcção pelo condutor. O ganho pode parecer pequeno, mas não se deixe enganar. Os 1,38 segundos correspondem a uma diferença de 13,6 por cento, o que, numa volta ao Autódromo do Estoril se poderia traduzir em mais de 16 segundos por volta, algo que nem o Schumacher conseguiria ganhar ao mais vulgar dos condutores.
Se a vitória do pneu 225/45 R18 foi indiscutível no “slalom”, já o equipamento 225/50 R17, com a mesma largura mas um perfil mais alto, sentiu algumas dificuldades em conquistar uma vantagem nítida no cronómetro sobre o Continental 205/55 R16, de perfil ainda mais alto e com menor largura de banda de rolamento. Mas não se deixe enganar pelo magro décimo de diferença, pois a menor aderência associada à maior deriva (deformação lateral) provocada pelos ombros mais generosos, provocavam o soltar da traseira, dificultando a inscrição da frente na curva seguinte e obrigando o condutor a trabalho extra.

O teste de ultrapassagem, segundo a norma ISO 3888, confirmou a maior facilidade dos perfis mais baixos em lidar com mudanças bruscas de direcção e o 225/40 R18 cumpriu a manobra com facilidade a 70 km/h. À mesma velocidade, o 225/45 R17 atravessava-se ligeiramente e derrubava dois dos pinos que limitavam o trajecto, enquanto o 205/55 R16 nunca permitiu ao A3 cumprir o percurso acima dos 65 km/h.
O terceiro teste a pôr à prova a eficácia das três medidas do mesmo pneu foi o círculo de aderência. Aqui, o pneu mais estreito começou a escorregar a 30 km/h, obrigando o condutor a virar mais o volante ou a retirar pressão ao acelerador. A fasquia elevou-se para 32 km/h com o equipamento 225/45 R17 e voltou a subir de forma mais evidente, quando montámos o 225/40 R18, com o qual o Audi apenas começava a escorregar a 36 km/h. Mais uma vez, uma diferença que parece pequena, mas que representa a enormidade de 20 por cento de aumento.
 
Conclusão
Os resultados dos nossos testes falam por si e não hesitam em apontar o pneu de perfil mais baixo como o vencedor. O 225/40 em jante 18 é melhor na travagem, no teste de ultrapassagem e, de longe, na prova de slalom e no círculo de aderência. Isto traduz-se em maior eficiência, maior segurança e mais prazer de condução.
O mesmo pneu, com a mesma largura mas com perfil 45, montado em jante 17 para manter inalterado o perímetro, fica a anos-luz. Não garante a mesma precisão à direcção e o ombro mais alto penaliza-o a curvar em apoio, obrigando o expor mais a zona exterior do piso, que acumula temperatura, perde eficácia e começa a degradar-se mais rapidamente.
O pneu menos desportivo, o 205/55 R16, perde para os rivais em todas as condições, mas as diferenças são por vezes diminutas para o mesmo pneu, montado em jante 17. É surpreendentemente eficaz, mas não está indicado para condução desportiva, não tanto por ser o mais estreito, mas sim por ser, e de longe, o mais alto. Mas é o que filtra melhor as irregularidades do piso, garantindo o maior conforto, tornando-o ideal para um cliente sem pretensões desportivas, sendo ainda o mais económico e com larga vantagem sobre as versões mais largas e de mais baixo perfil.

A Turbo agradece a colaboração da Continental, Pneuvita e QF na realização deste trabalho

Artigo publicado na revista nº317 deFevereiro de 2008


Nos Fiatistas, existem os seguintes Bravistas turbinados, com os vários tipos de pneu/jante.

JLT-JET (205/55 R16 - Continental ContiSportContact2)
Fiat-Matrix (225/45 R17 - Pirelli P7)
Di Nunes + BlueCat (225/40 - Continental ContiSportContact3)

Eu sei que existem mais membros com estes carros mas como não sei os tamanhos, não os coloquei aqui.

Pelo que já li neste fórum.... existe vários testemunhos de proprietários destas máquinas.

Digam o que acham da vossa escolha de pneus, sem "gozar" a escolha do outro sff!

Fiquem bem.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: di nunes em 12 de Agosto, 2008, 12:59:12
Quanto a mim, as jantes "18" não são apenas um mero acessorio estético, o texto em cima, confirma.
Agora, também para não alimentar "guerrinhas" à que ponderar sobre o assunto e não assumir favoritismos, foi aqui que em principio começou a discussão, mas tudo não passou de más interpretações...mais que isto desconheço mais causas :t_up:

Continuando o texto é assim, poderemos agora também esclareçer os prós e os contras de ter jante "18" ...os prós já aqui estão, faltam os contras.
Em relação a medida mais abaixo, jantes "17" que concerteza terá os seus prós.
Atenção que isto não me pareçe que seja um tópico com ingredientes para discussões descontroladas e sem fundamento, porque é bem interessante que se debatam, pneumáticos e jantes, porque um carro não é só motor, é muito mais :t_up:

 
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 12 de Agosto, 2008, 13:00:44
Eu, no meu caso (R18) enalteço a estabilidade em curva, a potência de travagem e a impressão que as rodas fazem exactamente o que o volante manda.

Por outro lado, sempre que o piso não é perfeito, sinto "umas porradas" devido a ter pneus de baixo perfil.

Quanto a peso, apesar de serem grandes acho o peso igual às jantes que o meu anterior carro Fiat Stilo trazia (205/55 R16)...logo não ser por aí que é mais lento.

Acredito que a velocidade/recuperação/acelaração tenha mais a ver com a maior tracção que estes pneus têm pois é mais borracha no solo.

É espectacular o comportamento em estradas de montanha, pelo menos para mim, pois os limites do carro só os encontro a fundo em AE.

Fiquem bem.

PS. Espero por uma resposta do JLT-JET (Ele tem R16 e já conduziu muitos kms com R18)
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: di nunes em 12 de Agosto, 2008, 13:11:15
Então eu enalteço os contras  :t_up:
Jante 18 implica mais peso nos eixos e consequentemente, como disse o Luke no tópico dos "encontros de Lisboa" implicam mais carga nas suspensões a não ser que estas jantes sejam fabricadas numa liga mais leve e aí até serem mais leves que as de medida mais baixa...não sei.
Ao implicarem mais carga na suspensão, estas pdoem ou não suportar o pseo da jante/pneu, ou seja neste caso a suspensão trabalha em maior esforço e atinje os niveis de fadiga mais depressa, e consequentemente num determinado espaço de tempo perdem eficáçia.
Com isto pode-se ganhar...mais barulhos parasitas, ja que a suspensão não absorve tão bem "caçetadas", pode trazer problemas ao nivel da direcção, e casquilhos e cinoblocos de componentes na suspensão, ou seja, tudo no carro fica mais em esforço cada vez que a suspensão é posta em estradas menos boas...é aqui que vejo os contras...outro será concerteza o preço dos pneus, pois nao são medidas banais :t_up:
 
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 12 de Agosto, 2008, 13:15:11
Pois... mas quanto ao peso não achei uma diferença significativa quando andei a trocar as rodas de trás para a frente.

Pode mesmo ser uma questão de ligas...

Temos que testar na balança!
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: di nunes em 12 de Agosto, 2008, 13:19:43
Um carro quando sai de fabrica com rodas assim, em principio deverá ser reforçado para aguentar mais carga. Mas também pode não ser...no caso do BRAVO eu continuo a queixar-me dos amortecedores, por exemplo.
De resto está "normal" para o que é, que é muito bom. Barulhinhos, não digo que não tenha, mas são bastante suportaveis, se carros de 20 mil contos fazem barulhos por terem rodas grandes, porque raio um de 4 mil contos não há-de fazer barulhos com rodas grandes???
Eu acho que não há milagres, a não ser que o carro só ande em auto-estradas ou estradas com sem buracos :t_up:  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 12 de Agosto, 2008, 13:24:42
Citar
Eu acho que não há milagres, a não ser que o carro só ande em auto-estradas ou estradas com sem buracos :t_up:
Humm, mas em Portugal, até as AE têm buracos... quanto mais as estradas secundárias!


 (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: di nunes em 12 de Agosto, 2008, 13:47:54
Pois...por essas e por outras e que não há carro que resista e pior de tudo é o fabricante marca do carro, dizer que não tem culpa do estado das nossas estradas :d_umpf:  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Fiat-Matrix em 12 de Agosto, 2008, 14:29:01
Do que experimentei para o bravo:

:Jante 18" o carro fica demasiado seco e duro e sem conforto. Os pneus acabam por ser mais caros porque não são os que mais procura têm no mercado. Para pessoas que gostam de uma condução mais viva e não se preocupam com conforto, esta é uma escolha a ter em consideração, existe uma diferença notória entre 18" e 17".

:Jante 17": Sem descorar a segurança em curva consegue manter um excelente compromisso entre conforto e condução dinâmica. Ideal para quem quer ter o melhor dos 2 mundos, o carro fica muito confortável e nunca fica cepo no rolamento.

:Jante 16": Beneficia o conforto e perde mais um pouco para a condução dinâmica, mas a diferença entre 16" e 17" não se nota tanto como de 17" para a 18". Ideal para quem gosta de pensar ou sentir que está num rolls royce.

 
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: di nunes em 12 de Agosto, 2008, 14:37:13
Concordo com o facto de teres posicionado a jante "17" como opção mais equilibrada, embora eu tenha notado diferenças no conforto, não considero o meu carro desconfortável, mas não quer dizer que agrade a todos :t_up:
Com o resto estou de acordo :t_up:  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 12 de Agosto, 2008, 14:48:27
Citar
Concordo com o facto de teres posicionado a jante "17" como opção mais equilibrada, embora eu tenha notado diferenças no conforto, não considero o meu carro desconfortável, mas não quer dizer que agrade a todos :t_up:
Com o resto estou de acordo :t_up:
Assino por baixo.

Até digo mais... O meu Bravo é mais confortável que o meu anterior Stilo que trazia jantes de 16".
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 12 de Agosto, 2008, 14:50:15
a jante será sempre a mais pequena necessária para livrar os travões... o que a tornará simultaneamente a mais leve no seu conjunto

estão a confundir medidas de jante com perfis de pneu, se fizerem o mesmo teste em 3 carros com as mesmas jantes mas perfis diferentes obtem exactamente os mesmos resultados, sem obterem tanta diferença de peso dos conjuntos rolantes.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 12 de Agosto, 2008, 14:57:19
Citar
a jante será sempre a mais pequena necessária para livrar os travões... o que a tornará simultaneamente a mais leve no seu conjunto

estão a confundir medidas de jante com perfis de pneu, se fizerem o mesmo teste em 3 carros com as mesmas jantes mas perfis diferentes obtem exactamente os mesmos resultados, sem obterem tanta diferença de peso dos conjuntos rolantes.
Boas, Luke.

Gostava que nos desses a tua opinião sobre o assunto.


 :t_up:  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: di nunes em 12 de Agosto, 2008, 15:07:40
Por acaso também não consegui perceber bem a "dialéctica" do português desse post  :P  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Fiat-Matrix em 12 de Agosto, 2008, 15:20:34
Citar
a jante será sempre a mais pequena necessária para livrar os travões... o que a tornará simultaneamente a mais leve no seu conjunto

estão a confundir medidas de jante com perfis de pneu, se fizerem o mesmo teste em 3 carros com as mesmas jantes mas perfis diferentes obtem exactamente os mesmos resultados, sem obterem tanta diferença de peso dos conjuntos rolantes.
Claro, mas isso é a tal história da avozinha... :t_up:
Se ela não nascesse eu não estava aqui.  :d_grin:

Para decidir os pneus a meter no Fiat Bravo ou noutro carro existem regras a cumprir sob pena de terem problemas em caso de inspecção ou acidente (com os seguros), etc.

Cumprindo as normas quando se pensa em mudar ou optar por umas jantes os perfis do pneu têm que acompanhar o estipulado ou homologado pela marca.
Assim quando se sobe o tamanho das jantes tem que se baixar o perfil do pneu, ou seja, é algo que está implícito a essa alteração.

Isto para dizer o quê? Que existem regras, que não se deve ter para o mesmo carro (em condições normais quotidianas) jantes diferentes com perfis idênticos, ou seja, está errado quando dizes que o efeito é igual desde que mantenhas o perfil do pneu porque não se aplica em situações normais, além disso corres o risco de o conjunto roda + Jante não te caberem dentro da cava da roda sem as alterares.
 :t_up:

Existem casos especiais, sim, mas isso é um risco que o dono corre e as consequências terão que ser assumidas por essa pessoa.
 
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 12 de Agosto, 2008, 15:35:32
Citar
Claro, mas isso é a tal história da avozinha... :t_up:
Se ela não nascesse eu não estava aqui.  :d_grin:

Para decidir os pneus a meter no Fiat Bravo ou noutro carro existem regras a cumprir sob pena de terem problemas em caso de inspecção ou acidente (com os seguros), etc.

Cumprindo as normas quando se pensa em mudar ou optar por umas jantes os perfis do pneu têm que acompanhar o estipulado ou homologado pela marca.
Assim quando se sobe o tamanho das jantes tem que se baixar o perfil do pneu, ou seja, é algo que está implícito a essa alteração.

Isto para dizer o quê? Que existem regras, que não se deve ter para o mesmo carro (em condições normais quotidianas) jantes diferentes com perfis idênticos, ou seja, está errado quando dizes que o efeito é igual desde que mantenhas o perfil do pneu porque não se aplica em situações normais, além disso corres o risco de o conjunto roda + Jante não te caberem dentro da cava da roda sem as alterares.
 :t_up:

Existem casos especiais, sim, mas isso é um risco que o dono corre e as consequências terão que ser assumidas por essa pessoa.
Sim, de facto tanto em 16", 17" ou 18"... se agarrarmos numa fita métrica iremos ver que as rodas têm todas a mesma altura, daí os perfis serem diferentes...

16" (55)
17" (45)
18" (40)

Para o caso de perguntarem o porquê das 16" serem 55 e não 50 tem a ver com a largura de banda... 205 contra os 225 das 17" e 18".

O motivo das 17" serem 45 e as 18" serem 40 tem a ver com o maior diametro da jante 18" ficando assim com menos borracha em altura.

Tudo se resume à quantidade de ar nas diferentes rodas o que influencia muitos factores.
 
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: JLT-JET em 12 de Agosto, 2008, 19:08:10
Citar
Do que experimentei para o bravo:

:Jante 18" o carro fica demasiado seco e duro e sem conforto. Os pneus acabam por ser mais caros porque não são os que mais procura têm no mercado. Para pessoas que gostam de uma condução mais viva e não se preocupam com conforto, esta é uma escolha a ter em consideração, existe uma diferença notória entre 18" e 17".

:Jante 17": Sem descorar a segurança em curva consegue manter um excelente compromisso entre conforto e condução dinâmica. Ideal para quem quer ter o melhor dos 2 mundos, o carro fica muito confortável e nunca fica cepo no rolamento.

:Jante 16": Beneficia o conforto e perde mais um pouco para a condução dinâmica, mas a diferença entre 16" e 17" não se nota tanto como de 17" para a 18". Ideal para quem gosta de pensar ou sentir que está num rolls royce.
É isto mesmo, apesar de não ter andado em nenhum com jante 17 é a sensação que tenho

 :fiatistas:  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 12 de Agosto, 2008, 19:51:17
parece que ninguem me entendeu... para mim os pneus e jantes, assim como toda a mecanica, tem uma razão de ser, segurança, performance, o visual é secundário, ha um fio condutor que une todo o carro, ha uma função para tudo!

entre umas jantes 17 e umas 15, se as 15 la couberem nas bombas e discos de travões... porque haveria de ir para os 17? se os discos para jante 15 chegam e sobram a nivel de travagem... porque colocar discos maiores e bombas maiores? que só vão tirar manoberabilidade á machinna?

o importante é sempre o equilibrio, á uns tempos um conhecido meu num outro forum postou que tinha vendido as jantes de 16" que tinha no 124 CC dele... musculado, com travões ainda para jante 13, maiores que origem, ventilados, mas ainda pequenos... e como vendeu as jantes grandes... voltou a montar as CD30. Resultado ficou maravilhado com  o comportamento do carro... quer a nivel de esforço em virar, quer com a facilidade de brincar com ele.

nos meus 127 ja usei 3 medidas de pneu, sempre em jante 13, 135/80, 155/70 e 195/45, os 135 são OPTIMOS para brincar, tem uma aderencia ideal em chuva, os 155 são bons em seco, mas tem alguma tendencia em soltar em pisos mais vidrados, contudo também se brinca muito bem com eles, mas o carro "acama" perde um pouco de alma

os 195, são de baixo perfil, como seria de esperar ajudam bastante a por a potencia no chão, contudo, devido ao baixo perfil e á curta area de contacto com o solo, arrancam alcatrão como quaisquer outros, e por serem de baixo perfil são dificeis de falar com eles, o carro não avisa quando vai sair.

o que voces estão a discutir no bravo a nivel de conforto deve-se aos perfis dos pneus, que quanto maior a jante menor o perfil, o peso do conjunto só pode ser avaliado em curva e com pneus identicos (piso, etc), o que tiver o menor peso não sustentado vai curvar melhor, mais neutro, enquanto que os outros vão tender a subvirar, devido á inercia do peso extra, o carro terá a tendencia a seguir em frente.

no fim é tudo uma questão de equilibrio de massas
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 12 de Agosto, 2008, 19:54:29
Citar
Do que experimentei para o bravo:

:Jante 18" o carro fica demasiado seco e duro e sem conforto. Os pneus acabam por ser mais caros porque não são os que mais procura têm no mercado. Para pessoas que gostam de uma condução mais viva e não se preocupam com conforto, esta é uma escolha a ter em consideração, existe uma diferença notória entre 18" e 17".

:Jante 17": Sem descorar a segurança em curva consegue manter um excelente compromisso entre conforto e condução dinâmica. Ideal para quem quer ter o melhor dos 2 mundos, o carro fica muito confortável e nunca fica cepo no rolamento.

:Jante 16": Beneficia o conforto e perde mais um pouco para a condução dinâmica, mas a diferença entre 16" e 17" não se nota tanto como de 17" para a 18". Ideal para quem gosta de pensar ou sentir que está num rolls royce.
o carro equipado com jante 16 em curva vai ser muito mais previsivel que o de jante 18, embora o limite de aderencia e a manoberabilidade entre os dois possa tender para as 18, o carro nos limites vai ser falso, ou está agarrado ou no momento seguinte ja n está, quando com mais perfil de pneu, o condutor irá receber informação a tempo e horas que a aderencia está em risco
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 12 de Agosto, 2008, 20:06:38
deixo-vos uma comparação... quem curva melhor? um alfa sud ou um alfa 33?

depois eu explico o porque desta comparação....
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Agosto, 2008, 01:11:14
Citar
deixo-vos uma comparação... quem curva melhor? um alfa sud ou um alfa 33?

depois eu explico o porque desta comparação....
Tens que me dizer qual o Alfasud e as jantes /pneus em causa.

O Alfasud vem com 165/70-13?
O 33 de que falas com 175/65-14???
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Agosto, 2008, 01:18:15
Sobre o Bravo não me posso pronunciar em particular, porque não andei a testar o carro com os diferentes conjuntos jante/pneu.

Agora, o Luke fala e muito bem em peso, mas esses dados não sabemos.
Sabemos o tamanho das jantes e pneus.

De qualquer das formas, a lógica será sempre a capacidade de curvar aumentará com jante maior/pneu de mais baixo perfil.
Assim como a rapidez, aceleração, conforto, esforços na suspensão e direcção, desgaste dos pneus, preço dos pneus e normalmente a velocidade de ponta, vai piorar consoante o tamanho do pneu aumente e o perfil baixe.

Resumindo:
- 16 será a indicada para uma utilização normal
- 18 será a indicada para quem quer andar nos limites
- 17 poderá ser como diz o Matrix, o compromisso mais equilibrado.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Agosto, 2008, 01:26:01
Citar
nos meus 127 ja usei 3 medidas de pneu, sempre em jante 13, 135/80, 155/70 e 195/45, os 135 são OPTIMOS para brincar, tem uma aderencia ideal em chuva, os 155 são bons em seco, mas tem alguma tendencia em soltar em pisos mais vidrados, contudo também se brinca muito bem com eles, mas o carro "acama" perde um pouco de alma

os 195, são de baixo perfil, como seria de esperar ajudam bastante a por a potencia no chão, contudo, devido ao baixo perfil e á curta area de contacto com o solo, arrancam alcatrão como quaisquer outros, e por serem de baixo perfil são dificeis de falar com eles, o carro não avisa quando vai sair.
Amigo Luke, uma coisa fundamental que não foi referida por ti é que em 135/80-13 e 155/70-13 só existem pneus normais, até "T".

Tu na altura, só chegando a 165/65-13 é que já te aparecia um pneu razoável, o Pirelli P8 por exemplo.

Mas só em:
175/60-13
195/55-13

é que apareciam as boas borrachas dos principais fabricantes.

Estas 2 medidas equipavam 3 carros desportivos, por exemplo:
- Uno Turbo
- 5 Turbo
- Polo G40

Todos traziam de origem 175/60-13 H, depois o pessoal costumava colocar 195/55-13 H ou V.

Adorei uns Dunlop SP Le Mans em 195/55-13.

Mas por exemplo, o que se passava nos Unos normais, é que vindo de origem por exemplo com um fraco Firestone 135/80-13, ao mudares para um pneu bom em 155/70-13 ou 165/65-13 não era só a largura, mas sim a grande melhoria na borracha.

Depois com 175/60 ou 195/55 podias então ter já pneus desportivos, que óbviamente agarravam o carro à estrada como cola.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 13 de Agosto, 2008, 10:54:10
Citar
Amigo Luke, uma coisa fundamental que não foi referida por ti é que em 135/80-13 e 155/70-13 só existem pneus normais, até "T".

Tu na altura, só chegando a 165/65-13 é que já te aparecia um pneu razoável, o Pirelli P8 por exemplo.

Mas só em:
175/60-13
195/55-13

é que apareciam as boas borrachas dos principais fabricantes.

Estas 2 medidas equipavam 3 carros desportivos, por exemplo:
- Uno Turbo
- 5 Turbo
- Polo G40

Todos traziam de origem 175/60-13 H, depois o pessoal costumava colocar 195/55-13 H ou V.

Adorei uns Dunlop SP Le Mans em 195/55-13.

Mas por exemplo, o que se passava nos Unos normais, é que vindo de origem por exemplo com um fraco Firestone 135/80-13, ao mudares para um pneu bom em 155/70-13 ou 165/65-13 não era só a largura, mas sim a grande melhoria na borracha.

Depois com 175/60 ou 195/55 podias então ter já pneus desportivos, que óbviamente agarravam o carro à estrada como cola.
Pois isso também é uma verdade.

As melhores borrachas encontram-se nas gamas altas (altas performances), são os mais macios, mas vão embora também mais rápido!

Mas numa pseudo pesquisa neste site:

PneuCity (http://www.pneucity.com)

Descobri qu a diferença de preços dos 18" para 17" (mesmo pneu) não é significativa, até em alguns casos o 18" é mais barato que o 17".

Fiquem bem.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 13 de Agosto, 2008, 11:52:35
Citar
Tens que me dizer qual o Alfasud e as jantes /pneus em causa.

O Alfasud vem com 165/70-13?
O 33 de que falas com 175/65-14???
o alfasud até pode ter pneus de bicicleta...

o alfasud tem os travões na caixa, logo não contam para o peso não sustentado, é esse o facto fundamental, aliado com o baixo centro de gravidade para o fazer curvar como se não houvesse amanhã!
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 13 de Agosto, 2008, 12:00:03
eu falo e voces não ouvem...

eu falei em 3 medidas, duas compativeis e uma de baixo perfil
135 e 155 tinham o mesmo rating de velocidade, sendo que uns eram bfgoodrich e os outros yokohama (155), os 195 tem um indice muitissimo mais elevado (pirelli p5000 drago), o enfase que eu quis dar não foi á borracha foi ao peso não sustentado (unsprung weight) que vai fazer com que em asfalto/piso irregular se perca contacto entre o pneu e o chão, que a direcção seja mais imprecisa.

um carro com pouco peso não sustentado SEGUE o asfalto, o mesmo carro com mais peso não sustentado NÃO SEGUE o asfalto, as ruas não são autodromos, como tal existem inumeras variações de piso, por muito liso que nos pareça, e essas irregularidades são adversas a usar algo com um peso não sustentado muito alto

a isto junta-se a necessidade do condutor falar com a maquina, que com a diminuição de perfil se perde, existe uma falsa sensação de confiança, que embora seja algo verdade, no limite engana , e só com muitos kms de "aço" se conhece verdadeiramente o limite, mas num local desconhecido nos pode sempre iludir...
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Agosto, 2008, 13:26:21
Citar
Pois isso também é uma verdade.

As melhores borrachas encontram-se nas gamas altas (altas performances), são os mais macios, mas vão embora também mais rápido!
Bem mas para já os pneus de "alta performance" são construídos em 16, 17 e até 18.
Pelo que existem para já quase todas as possibilidades de modelo de pneu para 16, 17 e 18.
 
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Agosto, 2008, 13:28:59
Citar
alfasud tem os travões na caixa, logo não contam para o peso não sustentado, é esse o facto fundamental, aliado com o baixo centro de gravidade para o fazer curvar como se não houvesse amanhã!
Explica lá isso dos travões na caixa, e já agora porque motivo foi abandonada essa suposta excelente solução???

Quanto ao centro de gravidade,  :palmas: , já tinha escrito isso, devido em parte ao motor boxer de cilindros "deitados", mas até pessoal que tem  :alfa: boxer, desconhecia esse facto e achou  (lol) ...
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 13 de Agosto, 2008, 13:30:20
o problema dos travões na caixa é que n ventilam tão facilmente, e é tudo mais complicado, mas a nivel de manobrabilidade, NÃO HA MELHOR! e resume-se tudo a peso não sustentado
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Agosto, 2008, 13:33:13
Citar
eu falo e voces não ouvem...

eu falei em 3 medidas, duas compativeis e uma de baixo perfil
135 e 155 tinham o mesmo rating de velocidade, sendo que uns eram bfgoodrich e os outros yokohama (155), os 195 tem um indice muitissimo mais elevado (pirelli p5000 drago), o enfase que eu quis dar não foi á borracha foi ao peso não sustentado (unsprung weight) que vai fazer com que em asfalto/piso irregular se perca contacto entre o pneu e o chão, que a direcção seja mais imprecisa.

um carro com pouco peso não sustentado SEGUE o asfalto, o mesmo carro com mais peso não sustentado NÃO SEGUE o asfalto, as ruas não são autodromos, como tal existem inumeras variações de piso, por muito liso que nos pareça, e essas irregularidades são adversas a usar algo com um peso não sustentado muito alto

a isto junta-se a necessidade do condutor falar com a maquina, que com a diminuição de perfil se perde, existe uma falsa sensação de confiança, que embora seja algo verdade, no limite engana , e só com muitos kms de "aço" se conhece verdadeiramente o limite, mas num local desconhecido nos pode sempre iludir...
Atenção Luke, da forma como escreves podes levar as pessoas a interpretar mal, pois pelo facto dos pneus serem desta ou daquela marca, não significa que sejam desportivos.
A Yokohama tem muitas borrachas e imensos modelos.

Outro assunto é que 195 num  :fiat: 127 é manifestamente exagerado, só slicks para prova de asfalto.
175/60-13 e e...
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Agosto, 2008, 13:34:31
Citar
o problema dos travões na caixa é que n ventilam tão facilmente, e é tudo mais complicado, mas a nivel de manobrabilidade, NÃO HA MELHOR! e resume-se tudo a peso não sustentado
Tens uma foto / desenho desse tipo de travagem?
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 13 de Agosto, 2008, 13:37:32
MAS EU NÃO FALEI EM PNEUS DESPORTIVOS!!!!! fiz enfase nessa parte

o que quero frisar é o que o peso adicional de uma jante ENORME provoca no carro


IRRA!
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 13 de Agosto, 2008, 13:39:51
alfasud até 85

(http://alfasud.alfisti.net/tech02.jpg)

(http://alfasud.alfisti.net/getriebe.jpg)
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Agosto, 2008, 13:42:04
Citar
alfasud até 85

(http://alfasud.alfisti.net/tech02.jpg)

(http://alfasud.alfisti.net/getriebe.jpg)
Provavelmente os travões não seriam eficazes???
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Agosto, 2008, 13:44:54
Citar
MAS EU NÃO FALEI EM PNEUS DESPORTIVOS!!!!! fiz enfase nessa parte

o que quero frisar é o que o peso adicional de uma jante ENORME provoca no carro


IRRA!
Tem calma  :crash:

Mas tens dados do peso com:
135
155
195
???
Ou é pesado a olho?

E eu o que queria dizer, para além dessa questão do peso é que o tal Pirelli P5000 Drago deveria agarrar muito mais.

Lembro-me de ver tanto esses Drago como os Vizzola, mas não me lembro se eram Direzzionali ou Assimetrici...
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 13 de Agosto, 2008, 15:40:00
direcionais

não tenho dados de peso dos meus o peso sendo tudo dentro da mesma jante é mais ou menos a mesma coisa, no caso dos 195 a jante é em magnesio de 6"
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 13 de Agosto, 2008, 22:57:48
mas ja agora pensem... na diferença de um carro de rally preparado para lama ou gelo, e o mesmo carro afinado para asfalto
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Fiat-Matrix em 13 de Agosto, 2008, 23:05:50
Citar
MAS EU NÃO FALEI EM PNEUS DESPORTIVOS!!!!! fiz enfase nessa parte

o que quero frisar é o que o peso adicional de uma jante ENORME provoca no carro


IRRA!
Tem calma, tens que ter paciência com o Pintainho.
Ele é um pouquinho lento.

 :fiatistas:  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Fiat-Matrix em 13 de Agosto, 2008, 23:06:55
Citar
mas ja agora pensem... na diferença de um carro de rally preparado para lama ou gelo, e o mesmo carro afinado para asfalto
Já estás a misturar alhos com bugalhos, começaste bem mas já estás a sair fora do "penico".

 (lol)  (lol)  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 13 de Agosto, 2008, 23:07:54
Citar
Já estás a misturar alhos com bugalhos, começaste bem mas já estás a sair fora do "penico".

 (lol)  (lol)
não... em gelo/lama, a jante é pequenita, em asfalto a jante é enorme... a diferença em altura de perfis é brutal
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Fiat-Matrix em 13 de Agosto, 2008, 23:11:15
Citar
não... em gelo/lama, a jante é pequenita, em asfalto a jante é enorme... a diferença em altura de perfis é brutal
Eu sei, o meu ponto não era esse.
O meu ponto era mais o inicio da discussão que se baseia no uso quotidiano.
Daqui a pouco levamos isso para os slicks. eu percebo que o teu exemplo é para dar uma noção da diferença.  :t_up:    
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Luke em 13 de Agosto, 2008, 23:33:33
ok então se é para uso quotidiano... 50% das pessoas n sentem diferença e 90% não sabem tirar partido de um carro mais equilibrado

só quis salientar que escolher jantes e pneus n é uma questão estilistica... esqueçam.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Fiat-Matrix em 13 de Agosto, 2008, 23:40:39
Citar
ok então se é para uso quotidiano... 50% das pessoas n sentem diferença e 90% não sabem tirar partido de um carro mais equilibrado

só quis salientar que escolher jantes e pneus n é uma questão estilistica... esqueçam.

-Mas alguém disse que era uma questão estilistica?  :d_roll:

Citar
90% não sabem tirar partido de um carro mais equilibrado

Xii, tantos assim?
O que vale é que ainda sobram 10%

 
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 14 de Agosto, 2008, 23:04:05
Citar
Tem calma, tens que ter paciência com o Pintainho.
Ele é um pouquinho lento.

 :fiatistas:
Matrix, estás a exagerar nos modos...
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Stainless em 20 de Agosto, 2008, 11:21:28
Sobre o Bravo li algures (axo que foi no catálogo), que no caso de  escolher jante de 18'', a caixa de direcção é reforçada em relação as jantes de 17''!  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 20 de Agosto, 2008, 11:29:08
Citar
Sobre o Bravo li algures (axo que foi no catálogo), que no caso de  escolher jante de 18'', a caixa de direcção é reforçada em relação as jantes de 17''!
Exacto... para ser mais exacto:

Pneus:

225/40 R18 92V Reforçado (com caixa de direcção específica)

Retirado da página 34 (18) do catálogo do Bravo em PDF.

Catálogo do Fiat Bravo (http://www.fiat.pt/FIAT_PORTUGAL/uploads/1006/1074127200/20080220/FIAT_BRAVO.pdf)

Fiquem bem.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Stainless em 20 de Agosto, 2008, 11:35:07
Pois tinha quase a certeza que tinha visto no catalogo!
 
E embora saiba que as jantes de 17 serão as mais equilibradas nao consigo tirar as 18'' da cabeça..

Ja fiz alguns km num 1.9 mjet com jante de 18 e nao axei assim tao desconfortavel!  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 20 de Agosto, 2008, 12:50:41
Citar
Pois tinha quase a certeza que tinha visto no catalogo!
 
E embora saiba que as jantes de 17 serão as mais equilibradas nao consigo tirar as 18'' da cabeça..

Ja fiz alguns km num 1.9 mjet com jante de 18 e nao axei assim tao desconfortavel!
Desconfortável não é... até porque a diferença das 18" para as 17" é pouca... (225/40 R18 para 225/45 R17).

Eu vim do Stilo com 16" para o Bravo com 18" e acho o Bravo mais confortável mas mais seco... ou seja quando pisas num buraco sentes o buraco e acabou enquanto no Stilo, podia-se sentir menos o buraco mas a suspenção oscilava mais.

Quanto ao resto, bem ganhas uma estabilidade notável e isso nota-se em relação às 17"... a direcção responde melhor e ganhas melhor poder de travagem (mais borracha no solo).

Quanto a preços... bem a diferença entre o mesmo pneu para a medida de 17" e 18" oscila em cerca de 20€ por pneu... e há até pneus em que o 18" é mais barato 1€ ou 2€.

Confirma tu mesmo aqui (http://www.pneucity.com/start.html)

exemplos: no site pneucity.com

Bridgestone Potenza RE 040 (225/45 R17 90W): 163,30€
Bridgestone Potenza RE 040 (225/40 R18 88Y): 162,30€

Continental ContiSportContact 3 (225/45 R17 91W) com bordo da jante saliente: 146,00€
Continental ContiSportContact 3 (225/40 ZR18 92Y XL) com bordo da jante saliente: 155,10€

Pirelli P ZERO ROSSO Asimmetrico (225/45 R17 91W M0), ohne P ZERO Label: 141,50€
Pirelli P ZERO ROSSO Asimmetrico (225/40 ZR18 92Y XL) ohne P ZERO Label: 150,40€

Nokian NRY (225/45 R17 94Y XL): 144,50€
Nokian NRY (225/40 R18 92Y XL): 156,40€

E para quem diz que não arranja penus baratos :d_naughty::

Sunny SN3630 (225/45 R17 91W): 57,80€
Sunny SN3630 (225/40 R18 92W XL): 72,30€

(lol)  (lol)  (lol)  (lol)

O ideal se estás para encomendar uma destas bestas... experiementa com 17" e 18" só assim podes perceber o que disse.  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Outubro, 2008, 00:08:55
Bridgestone Potenza RE 040:
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Outubro, 2008, 00:10:07
Continental ContiSportContact 3
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Outubro, 2008, 00:12:17
Pirelli P ZERO ROSSO Assimmetrico:
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Outubro, 2008, 00:14:27
Nokian NRY:
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: GT Abarth em 13 de Outubro, 2008, 00:16:08
Citar
Desconfortável não é... até porque a diferença das 18" para as 17" é pouca... (225/40 R18 para 225/45 R17).

Eu vim do Stilo com 16" para o Bravo com 18" e acho o Bravo mais confortável mas mais seco... ou seja quando pisas num buraco sentes o buraco e acabou enquanto no Stilo, podia-se sentir menos o buraco mas a suspenção oscilava mais.

Quanto ao resto, bem ganhas uma estabilidade notável e isso nota-se em relação às 17"... a direcção responde melhor e ganhas melhor poder de travagem (mais borracha no solo).

Quanto a preços... bem a diferença entre o mesmo pneu para a medida de 17" e 18" oscila em cerca de 20€ por pneu... e há até pneus em que o 18" é mais barato 1€ ou 2€.

Confirma tu mesmo aqui (http://www.pneucity.com/start.html)

exemplos: no site pneucity.com

Bridgestone Potenza RE 040 (225/45 R17 90W): 163,30€
Bridgestone Potenza RE 040 (225/40 R18 88Y): 162,30€

Continental ContiSportContact 3 (225/45 R17 91W) com bordo da jante saliente: 146,00€
Continental ContiSportContact 3 (225/40 ZR18 92Y XL) com bordo da jante saliente: 155,10€

Pirelli P ZERO ROSSO Asimmetrico (225/45 R17 91W M0), ohne P ZERO Label: 141,50€
Pirelli P ZERO ROSSO Asimmetrico (225/40 ZR18 92Y XL) ohne P ZERO Label: 150,40€

Nokian NRY (225/45 R17 94Y XL): 144,50€
Nokian NRY (225/40 R18 92Y XL): 156,40€

E para quem diz que não arranja penus baratos :d_naughty::

Sunny SN3630 (225/45 R17 91W): 57,80€
Sunny SN3630 (225/40 R18 92W XL): 72,30€

(lol)  (lol)  (lol)  (lol)

O ideal se estás para encomendar uma destas bestas... experiementa com 17" e 18" só assim podes perceber o que disse.
Atenção, esses Sunny são baratos mas são pneus de Inverno ("neve").
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Stainless em 13 de Outubro, 2008, 09:19:10
Uma pergunta para os 'bravistas' com jante 18'' e já com alguns km! Como se encontra o desgaste dos pneus? Vão se num instante? Ou ainda não apresentam muito desgaste?
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 13 de Outubro, 2008, 13:03:53
Citar
Uma pergunta para os 'bravistas' com jante 18'' e já com alguns km! Como se encontra o desgaste dos pneus? Vão se num instante? Ou ainda não apresentam muito desgaste?
Boas.

O meu tem montados uns Continental ContiSportContact 3 225/40 R18 92V e têm actualmente 17500kms.

Estão como novos, não se notando desgaste quase nenhum... ainda nem chegaram ao meio da vida útil.

Eu troco os pneus de trás para a frente de 10000km em 10000km para que o desgaste seja igual e não muito diferenciado, mas caso não o faças monta sempre os melhores pneus no eixo traseiro.

Acredito que estes pneus consigam fazer mais de 40000kms, claro está que isso depende do tratamento que lhes dás, não é di nunes?


 (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)

Fica bem.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: di nunes em 13 de Outubro, 2008, 14:12:33
É possivel fazer 10 12 mil com os pneus...neste momento os meus contam com 34 mil...mas demoraram mais a gastar dos 12 mil até agora.
Agora estão bons para trocar...alias aos 20 mil ja tavam no ponto...mas agora é que é  :t_up:  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: Stainless em 13 de Outubro, 2008, 14:14:59
Citar
É possivel fazer 10 12 mil com os pneus...neste momento os meus contam com 34 mil...mas demoraram mais a gastar dos 12 mil até agora.
Agora estão bons para trocar...alias aos 20 mil ja tavam no ponto...mas agora é que é  :t_up:
Depois conta o rompo na carteira !! he hehe
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: di nunes em 13 de Outubro, 2008, 14:17:28
Conduzi um T-JET SPORT com jante 17 e achei a direcção do meu com jante 18...mais "consistente" e sim a caixa de direcção é especifica, para jante 18 :t_up:  
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: di nunes em 13 de Outubro, 2008, 14:24:42
Citar
Depois conta o rompo na carteira !! he hehe
Quem compra um carro com rodas grandes, já sabe o que espera  :d_grin:
No entanto é possivel fazer a festa por 600€...bem calçado e com os ajustes necessarios incluidos.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 13 de Outubro, 2008, 15:01:45
Citar
Depois conta o rompo na carteira !! he hehe
A diferença do rombo da jante 17" para a jante 18" não é muita... mas é sempre de chorar!

Para teres ideia dos preços passa por aqui (http://www.pneucity.com).

Fica bem.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 13 de Outubro, 2008, 15:37:50
Fiat Bravo 1.4 T-JET 150cv equipados com jante 18"

Pneus que os equipam de fábrica:

Continental ContiSportContact 3 (http://ssl.delti.com/cgi-bin/rshop.pl?details=Ordern&cart_id=81529075.134.5420&typ=R-128517&ranzahl=4&Breite=225&Herst=Continental&Quer=40&Felge=18&Speed=V&weiter=0&kategorie=6&Ang_pro_Seite=10&Transport=P&F_F=&dsco=134&Achse=)

(http://ssl.delti.com/tyre-pictures/Continental/SportContact3.jpg)


Pirelli P Zero Rosso (http://ssl.delti.com/cgi-bin/rshop.pl?details=Ordern&cart_id=72218586.134.27915&typ=1425300&ranzahl=4&Breite=225&Herst=Pirelli&Quer=40&Felge=18&Speed=V&weiter=0&kategorie=6&Ang_pro_Seite=10&Transport=P&F_F=&dsco=134&Achse=)

(http://ssl.delti.com/tyre-pictures/Pirelli/PZEROROSSOAsimmetrico.jpg)


Acho que são apenas estes dois pneus  que equipam os Bravos de 18".

Se alguém souber de mais algum, avise para enriquecermos entes tópico, sff.

Fiquem bem.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 13 de Outubro, 2008, 15:43:58
Fiat Bravo 1.4 T-JET 150cv equipados com jante 17"

Pneus que os equipam de fábrica:

Pirelli P7 (http://ssl.delti.com/cgi-bin/rshop.pl?details=Ordern&cart_id=82461702.134.25513&typ=1310700&ranzahl=4&Breite=225&Herst=Pirelli&Quer=45&Felge=17&Speed=V&weiter=0&kategorie=6&Ang_pro_Seite=10&Transport=P&F_F=&dsco=134&Achse=)

(http://ssl.delti.com/tyre-pictures/Pirelli/P7.jpg)


Bridgestone Potenza RE 050 (http://ssl.delti.com/cgi-bin/rshop.pl?details=Ordern&cart_id=25201448.134.14796&typ=76982&ranzahl=4&Breite=225&Herst=Bridgestone&Quer=45&Felge=17&Speed=V&weiter=0&kategorie=6&Ang_pro_Seite=10&Transport=P&F_F=&dsco=134&Achse=)

(http://ssl.delti.com/tyre-pictures/Bridgestone/PotenzaRE050.jpg)


Acho que são apenas estes dois pneus  que equipam os Bravos de 17".

Se alguém souber de mais algum, avise para enriquecermos entes tópico, sff.

Fiquem bem.
Título: Comparativo De Jantes/pneus
Enviado por: BlueCat em 13 de Outubro, 2008, 15:47:09
Fiat Bravo 1.4 T-JET 150cv equipados com jante 16"

Pneus que os equipam de fábrica:

Continental ContiSportContact 2 (http://ssl.delti.com/cgi-bin/rshop.pl?details=Ordern&cart_id=3156867.134.5098&typ=R-104516&ranzahl=4&Breite=205&Herst=Continental&Quer=55&Felge=16&Speed=V&weiter=0&kategorie=6&Ang_pro_Seite=10&Transport=P&F_F=&dsco=134&Achse=)

(http://ssl.delti.com/tyre-pictures/Continental/SportContact2.jpg)


Pirelli P7 (http://ssl.delti.com/cgi-bin/rshop.pl?details=Ordern&cart_id=40809596.134.5646&typ=1180000&ranzahl=4&Breite=205&Herst=Pirelli&Quer=55&Felge=16&Speed=V&weiter=0&kategorie=6&Ang_pro_Seite=10&Transport=P&F_F=&dsco=134&Achse=)

(http://ssl.delti.com/tyre-pictures/Pirelli/P7.jpg)


Acho que são apenas estes dois pneus  que equipam os Bravos de 16".

Se alguém souber de mais algum, avise para enriquecermos entes tópico, sff.

Fiquem bem.